quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pacientes são flagrados sendo atendidos no chão do setor de emergência do Procape.

  Imagens foram registradas nesta segunda e terça. Um dos homens aparece entubado.

Pacientes - um deles entubado - são atendidos no chão do setor de emergência do Procape
 Dois pacientes do Pronto-socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape-UPE) foram flagrados sendo atendidos no chão do setor de emergência da unidade. As imagens, registradas nesta segunda e terça-feira, mostram dois homens – um deles entubado – com vários eletrodos distribuídos pelo corpo. Os homens não tiveram os nomes nem as idades identificadas. Segundo denúncia feita ao Portal FolhaPE, o hospital enfrenta sérios problemas de falta de leitos na emergência, o que prejudica o atendimento de pacientes com estado de saúde mais graves.


   Após verificar as imagens, a reportagem procurou o chefe de emergência do Procape, Pedro Cazé, que lamentou o ocorrido e admitiu as dificuldades enfrentadas pela unidade. “É uma situação extremamente desagradável, que nos expõe muito”, explicou Pedro, acrescentando que quando chegou ao local os pacientes já não estavam mais no chão. Ele admitiu ainda a ausência de estrutura física que suporte a quantidade de pacientes que procuram atendimento diariamente. “As imagens são reflexo do paciente que chega aqui na condição crítica, que deveria ser atendido numa maca, mas todas estão ocupadas”, lamenta o médico.
   A resposta do chefe do setor de emergência sobre a estrutura física do Procape vai ao encontro da denúncia relatada à reportagem. Segundo informações, sobram médicos, mas falta espaço para acomodar os pacientes. “Nós somos uma emergência de portas abertas. Mesmo quando estamos lotados, não podemos limitar a quantidade de pacientes. Temos um espaço de cama e cadeiras para atender cerca de 50 pacientes ”, explica Pedro. Segundo ele, a escala de plantão é composta de quatro médicos por turno.
   Somente nesta manhã, 83 pessoas foram atendidas no setor de emergência da unidade de saúde. Cazé informa que no último fim de semana 100 pacientes precisaram ser internados. O problema da falta de estrutura física do Procape, inclusive, já foi alvo de outra denúncia recente, que motivou a visita de representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Segundo o médico, foi feito um levantamento das falhas encontradas na unidade, mas a entidade ainda não deu um retorno sobre o diagnóstico.
   Questionado sobre o estado dos pacientes que aparecem nas imagens, o médico informou que não tem informações sobre a saúde deles. Procurado pelo portal, o Cremepe informou que realiza fiscalizações constantes nas unidades hospitalares da rede pública de saúde. Quando a denúncia é constatada, a entidade disse que cobra das autoridades a resolução do problema, encaminhando documentos, relatórios e agendando reuniões para discutir determinada situação.
Da: Folha PE.

Ilha de Itamaracá está cheia de problemas.

  Moradoes se queixam de alagamentos e transporte público

 precário na ilha.


  Desde o mês de janeiro que nós, moradores da Rua Recife, no Bairro Novo, Itamaracá, solicitamos à prefeitura a limpeza do canal que passa ao longo desta via, que não tem mais do que 300 metros. 

  Como as solicitações não foram atendidas, com as últimas chuvas a rua ficou alagada. Outro problema grande por aqui é o transporte público, que está cada vez pior. Por que não temos direito a um coletivo que ligue a ilha à capital?

Do: JC Online.