quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vice-prefeito de Itamaracá sofre atentado em Igarassu.


Imagem: TV Jornal
   O vice-prefeito de Itamaracá, F. Macedo, sofreu um atentado na madrugada desta quarta-feira (31), em Cruz de Rebouças, Igarassu. O político do PPS estava em casa com a família quando homens armados em um carro efetuaram vários disparos contra a residência. 

 Ele acredita que o atentado ocorreu por causa das denúncias que ele fez contra o prefeito Paulo Batista (PPB) ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público.

 F. Macedo diz ter rompido com Paulo há três meses por não concordar com a atuação do prefeito. O vice acusa Paulo de enriquecer de maneira ilícita e diz que há fraudes em licitações de Itamaracá. 

 O suposto esquema incluiria ainda o aluguel de carros e de máquinas que pertencem a familiares e amigos do próprio prefeito e a aliados políticos dele.

  Ainda segundo Macedo, há bens públicos em nome de parentes do prefeito e do secretário de saúde do município. O político apresentou como prova a gravação de um telefonema de um dos irmãos de Paulo para ele. Nela, os dois conversam sobre o possível nepotismo e outras irregularidades na gestão.

  O prefeito negou ter participado do atentado e disse que tomou conhecimento do crime através da imprensa. Paulo foi encaminhado para a Delegacia de Cruz de Rebouças para ficar à disposição da polícia nas investigações do caso. Sobre o irmão, o prefeito disse que os dois tem um relacionamento difícil.

Do: NE 10.

Bebê morre no Lar do Neném, na Madalena.


Imagem: TV Jornal
  Um bebê de 10 dias morreu nesta sexta-feira (26), no Lar do Neném, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.  A Organização Não Governamental recebeu o menino e a irmã gêmea no dia 19 de julho, atendendo a um pedido do Conselho Tutelar de Itamaracá. Os irmãos nasceram de um parto prematuro.

  O Conselho informou que a mãe das crianças não tinha condições de cuidar delas porque sofre de problemas mentais, mas não esclareceu o motivo de o menino não ter ficado internado no hospital. A irmã gêmea ainda está acolhida no Lar do Nenen.

  Representantes da instituição disseram que os gêmeos estavam com a saúde muito debilitada e que o menino foi encontrado morto no berço, nesta madrugada. Uma testemunha disse ter visto o IML retirar o corpo do menino da ONG, que acolhe temporariamente crianças de até três anos que foram abandonadas ou em situação de risco social.

Do: NE 10.

 



Professores da rede pública do Paulista viajam para conhecer os passos do rei do cangaço.

  Trinta e oito professores da rede municipal do Paulista vão viajar, nesta quarta-feira (31), para conhecer os detalhes sobre a vida e morte de Lampião. 

  Os educadores, formados em história e geografia, vão participar de uma excursão pelo Sertão nordestino percorrendo os caminhos do Rei do Cangaço, incluindo as cidades de Angicos, em Sergipe, e Piranhas, em Alagoas. 

   A iniciativa, que faz parte do projeto Triatlo do Conhecimento, chega à quarta edição, desta vez, com o tema "Lampião, uma viagem ao cangaço". O trabalho conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.             

  O método aplicado com aulas em campo integra o plano de políticas públicas da educação municipal e visa elevar a qualidade do ensino na cidade. A proposta é qualificar os docentes para que eles possam atuar em sala de aula como agentes multiplicadores, transmitindo o aprendizado e a vivência ao alunado municipal.

 Durante a visita, o grupo vai percorrer locais históricos, assistir palestras e participar de debates. Um dos pontos existentes no roteiro é a gruta de Angicos, onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram assassinados. 

 Outro local histórico que consta na programação é o Museu do Cangaço. O espaço guarda um acervo vasto sobre o mais famoso cangaceiro do país.

Do: DP.