quinta-feira, 12 de abril de 2012

Entrega de Peixe mantém tradição na Semana Santa.



Moradores da Ilha de Itamaracá beneficiados por programas sociais puderam manter a tradição de comer peixe na Semana Santa sem precisar apertar o orçamento. Uma ação desenvolvida pela Secretaria e Políticas Sociais distribuiu o pescado para os moradores já cadastrados na quinta-feira que antecedeu o feriado, no dia 05 de abril.
 
Ao todo, foram 1.200kg distribuídos na sede da secretaria, sendo dois quilos por família. No dia anterior, os beneficiários preencheram a ficha de recadastramento para garantir o recebimento.

A entrega do alimento foi realizada pelo prefeito Rubem Catunda e recebida com muita alegria pelos moradores, que puderam celebrar a data como manda a tradição.

Tradição - Comer peixe na Sexta-Feira Santa faz parte da tradição cristã como forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.

Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística.
Fonte: Prefeitura.