sábado, 25 de maio de 2013

CPRH promove palestra sobre uso de geotecnologias para identificar corredores ecológicos.


  A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promove nesta sexta-feira, dia 21, em seu auditório, no bairro de Casa Forte, mais uma edição do Programa Novas Ambientais. 

  A apresentação versará sobre “o uso das Geotecnologias como instrumento de apoio e identificação de áreas com potencial para implantação de corredores ecológicos: O caso da Ilha de Itamaracá”.

 O convidado é o coordenador de geoprocessamento da Unidade de Geoinformação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Felipe José Alves de Albuquerque. 


 Segundo o palestrante, o objetivo da exposição é demonstrar a aplicação de um modelo teórico-metodológico para definição de corredores ecológicos, baseado em processos de interpretação e análise territorial.

 Ao abordar a Ilha de Itamaracá como área-objeto, será ressaltada a importância dos corredores ecológicos em assegurar trocas gênicas entre espécies vegetais e animais, assim como em promover a perenidade de sistemas ambientais. 

  Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade é o nome dado à faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, etc.), proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, conseqüentemente, a troca genética entre as espécies.

 Localizada no Litoral Norte do Estado, a Ilha de Itamaracá é constituída por seis áreas protegidas: Mata do Engenho Amparo, Engenho São João, Macaxeira, Jaguaribe, Santa Cruz e Lanço dos Cações. 

  Estas áreas, ocupantes da porção ocidental da Ilha, destacam-se por serem refúgios da vida silvestre, pela proximidade uma das outras e alto potencial para conectividade entre fragmentos florestais.

  O Programa Novas Ambientais da CPRH é um espaço aberto para receber as principais novidades da área ambiental: apresentação dos resultados de pesquisa, iniciativas que deram certo, novos produtos, ideias e conceitos, sempre com o foco no desenvolvimento sustentável de Pernambuco. 

  Os encontros ocorrem uma vez por mês e são abertos aos técnicos da CPRH e ao público em geral.

Do: DP.

Polícia Civil prende autor de estupro em Goiana.


  Policiais civis da Delegacia de Goiana prenderam na noite de ontem (23), um acusado de ter roubado e estuprado a vendedora de um estabelecimento comercial, localizado no centro de Goiana. 

   Josiel Feliciano de Souza, conhecido por "Dou Fim", de 32 anos, teve o mandado de prisão preventiva decretado pela prática dos crimes. Ele acabou detido quando chegava em sua residência, na cidade de Condado.

  O crime ocorreu no último dia 16 de maio de 2013. Josiel chegou ao estabelecimento comercial se passando por cliente, perguntou o preço de alguns produtos e saiu da loja. 

   Percebendo que a vítima estava sozinha, retornou, anunciou o roubo, tomando o celular da vítima e levando-a para o banheiro a estuprou. Denúncias, filmagens do sistema de segurança da loja vizinha e o reconhecimento da vítima, levaram a policia até o acusado. 

 Josiel foi recolhido à Cadeia Pública de Goiana, onde permanece à disposição da Justiça.

Da: PCPE.

Acusado de duplo homicídio é preso em Goiana.

  Policiais que integram a equipe Malhas da Lei de Goiana prendeu Márcio José de Santana Pereira, conhecido como “Chupetinha”, de 35 anos, no Mercado Público de Goiana, Zona da Mata pernambucana.

  Ele foi condenado por um duplo homicídio ocorrido em 2002. As vítimas Joaquim Belarmino da Silva, o “Gêmeo da Vila”, e a ex - companheira do acusado Sueli dos Santos Medeiros, conhecida como “MôMô”, foram mortas a tiros na saída do Motel Castelon localizado no Largo do Alvorada, na referida cidade.


  Márcio foi encaminhado à Penitenciária Barreto Campelo, onde permanece à disposição da Justiça.


Da: PCPE.

Homem morre atropelado na BR-101 Norte em Igarassu.


 Motorista alegou que o trecho não possui iluminação

 adequada e, por conta disso, o acidente ocorreu.


  Um homem morreu na noite desta sexta-feira (24) em um acidente na Norte, em Cruz de Rebolças, na altura do Km 44 da Br-101 Norte, em Igarassu, na Região Metropolitana do recife (RMR). 
  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, de nome não informado, e aparentemente de 50 anos, foi atropelada por um Pálio de cor preta de placa KGG-2498 de Itapissuma.
  Ainda segundo a PRF, o motorista alegou que a localidade não possui iluminação adequada, e por conta disso, só conseguiu enxergar a vítima quando estava próximo dela, não havendo a possibilidade de frear. Apesar do acidente, O trânsito no local não sofre retenções.

Do: Leia Já.