quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Preservar o aratu.


  A Destruição do manguezal VEM se tornando UMA Ameaça ao aratu, crustáceo ESSE Importante Que FAZ Parte da culinária regional. 

  Nos ultimos Anos tamanha E a Quantidade esgoto domiciliar Despejado NAS áreas de mangue, Assim Como o acumulo o Lixo e o desmatamento ocorrido. 

 O aratu E UMA iguaria Que enobrece a fauna fazer manguezal. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE

Jacarés são tratados como animais de estimação em Paulista.


Vice-Presidente da Associação de moradores de locais, Wilson dos Santos, Alimenta Jacaré COM RESTOS de Carne recolhidos no Matadouro.  Foto: Ivan Melo / Esp.  DP / DA Press (Vice-Presidente da Associação de moradores de locais, Wilson dos Santos, Alimenta jacaré com restos de carne recolhidos no matadouro Foto: .. Ivan Melo / Esp DP / DA Press)
Vice-Presidente da Associação de moradores de locais, Wilson dos Santos, Alimenta Jacaré COM RESTOS de Carne recolhidos no Matadouro. Foto: Ivan Melo / Esp. DP / DA Imprensa
 A Rua Catolé Novo, no bairro de Arthur Lundgren II, EM Paulista, Virou Cenário de UMA inusitada convivência Entre animais Selvagens e Seres Humanos. jacarés Que Vivem no Rio Paratibe foram "adotados" Pela Comunidade e, de TÃO Queridos, ganharam nomos e São tratados Como bichos de estimação Pelos moradores. Mas ESSA Relação aparentemente inofensiva oferece Riscos Paragrafo répteis e Humanos.

OS jacarés, da especie papo-amarelo, começaram a aparecer na Comunidade HÁ pouco Mais de Dois Anos, Segundo a dona de Casa Ana Maria de Santos , 60 Anos DESDE entao, Como TODAS Tardes UMA senhora oferece carne AOS animais. FOI ELA QUEM batizou Dois DELES, Nego e Chico. "Quando chamo, Enguias atendem", Garante. Uma reportagem acompanhou hum Desses momentos. Ao Ouvir a Voz de Ana, Nego apareceu boiando SOBRE o rio.

Como Margens da PE 15, Os répteis adaptados parecem uma Rotina urbana. Tomam banho de sol, dividem terreno com cachorros, gatos e crianças da Comunidade. O Convívio E facilitado Pela próximidade do rio com UMA praça Onde OS moradores se reunem. . Segundo o professor o o Sérgio Alves, 40, Que mora na área HA 18 Anos, Cerca de DEZ Animais de Tamanhos Diversos - O Maior metros DELES COM DOIS - Vivem naquele Trecho do rio

ATE QUEM Localidade: Não E da Comunidade FAZ Questão de Cuidar dos Bichos. Severino Lopes, de 48 Anos, mora no Centro, mas Vai Todos Os Dias AO Matadouro de Paulista, LOCALIZADO Próximo à Comunidade, EM Busca de carcaças de Pará vender na Feira. Na volta, FAZ UMA parada Paragrafo Alimentar OS jacarés com bofe de boi, vísceras de galinhas OU carne. "Só tenho hum pouco de receio dos Menores, o São o Porque Mais Rápidos e JÁ me Deram hum bote", Diz.

Apesar da aparente harmonia, a Relação Deveria Ser Motivo de Preocupação, Afirma a professora FAZ Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jozelia Correia. "ELES foram condicionados Pelos moradores", Ela Disse. "Associam o Chamado AO Momento de Serém alimentados Apesar da Boa Vontade, ESSE Tipo de Ação Localidade:. Localidade: Não ESTA beneficiando animais OS"., Declarou

Segundo a professora, a Interferência Humana FAZ COM Que o jacaré deixe de Exercer SUA função no Ambiente. "Ele TEM UM Papel Importante Localidade: Não Controle de Populações Otras. Quando São alimentados, deixam de caçar.". Ela lembra Que OS Acidentes PODEM Ser fatais, EO Fato de OS répteis Serem alimentados Localidade: Não Supressão chances Como de Ataques. Basta Que se sintam ameaçados "., Explica

Os moradores planejam Construir hum muro de par impedir a Passagem dos jacarés, mas acreditam Que, Como o Estação Semper alimentados, Enguias de: Não oferecem Perigo.

"Nunca acionamos o Poder Público o de o Porque: Não Queremos Que saiam daqui ", Disse Sérgio Alves. Ele acredita Ser Possível UMA convivência Entre Humanos e jacarés SEM Que Haja Danos Paragrafo Nenhum Dos Lados. Uma Única Maneira Disso Acontecer, Afirma a professora da UFRPE, E Deixando o Que animais exerça SUA função na Natureza.

Fazer: Pernambuco.com.