terça-feira, 5 de junho de 2012

No Ceará, ONG trabalha no resgate e salvamento de animais em extinção.

A equipe faz uma quarentena nas piscinas da sede, dando leite preparado especialmente para o animal
Leonardo Heffer
Do NE10 / Ceará
SJCC | Rio + 20
Amanhece no Ceará. Para muitos, o novo dia é de uma rotina puxada, marcada pelas mesmas ações diárias das obrigações e afazeres. Mas, para quem trabalha na Aquasis, uma Organização Não Governamental de proteção a animais, o novo dia é imprevisível. A ONG, criada em 1994 por alunos e professores das universidades federais e estaduais do Ceará, surgiu com base na preocupação de preservar espécies ameaçadas de extinção. Hoje, 18 anos depois, entre voluntários e integrantes da ONG, o "trabalho de formiguinha" permanece.
Eles combatem a extinção de quatro espécies: duas marítimas (peixe-boi e o boto cinza) e duas aves (soldadinho do Araripe e periquito cara suja). De acordo com a Organização, no litoral cearense só existem, em média, 50 peixes bois. Já os botos cinzas, na área do litoral do mucuripe (em Fortaleza), são pouco mais de 40. As aves somam cerca de 800 indivíduos de cada espécie, que só existem no Ceará.
"Esses animais estão em perigo extremo de extinção. Se não houver um trabalho de conscientização das pessoas, a tendência é piorar", afirma a bióloga Carol Meirelles. E é preciso mesmo atenção para esses animais. Segundo a ONG, de 2000 até 2011, já encalharam no litoral cearense, 356 mamíferos marinhos, incluindo baleias, botos, golfinhos e peixes-boi. "E isso é só o que registramos, porque pode ter havido muito mais do que isso", diz a bióloga.
*Passe o cursor do mouse sobre o gráfico, para visualizar o número de encalhes por ano
O peixe-boi, após o nascimento, passa pelo menos dois anos ao lado da mãe, e precisa de águas calmas e de preferência doce para a alimentação.
Carol Meirelles  já trabalha há mais de 10 anos na Organização. O trato com os animais marinhos que encalham no litoral é feito tanto nas praias quanto também na sede da ONG, que tem uma infra-estrutura de duas piscinas para a quarentena dos animais menores, como os filhotes de peixe-boi.
Aliás, eles são uma das principais preocupações dos que fazem parte da Aquasis. Nos últimos anos os registros de encalhes de filhotes no litoral tem aumentado consideravelmente. Segundo a bióloga, esse aumento se deve à alteração do habitat ideal para o desenvolvimento dos filhotes ao lado das mães.
O peixe-boi, após o nascimento, passa pelo menos dois anos ao lado da mãe, e precisa de águas calmas e de preferência doce, para a alimentação. Os locais mais apropriados são os rios e mangues que existem no litoral do estado. Mas segundo a bióloga, os mananciais, principalmente no leste do Ceará estão sendo degradados. Além da poluição, a criação de fazendas de camarão de água doce estão mudando as condições naturais para os peixes-boi se desenvolverem. Sem espaço nos rios, o desenvolvimento desses animais tem acontecido no próprio mar. Mas, muitas vezes, os filhotes são levados pelas correntes marítimas e acabam encalhando no litoral.
Mesmo com o resgate realizado pela Aquasis, a sede no Ceará não possui infra-estrutura para fazer a total reabilitação do animal. No estado, a equipe faz uma quarentena nas piscinas da sede, dando leite preparado especialmente para o bicho, e assim que recuperam as forças do animal, ele é levado de avião, com o apoio do governo cearense, para o Centro de Mamíferos Aquáticos, localizado na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, onde o animal passa por todo o processo de reabilitação e depois solto no litoral de Sergipe ou Alagoas.
Animais atendidos pela ONG 
Com a saída do animal para outro estado, surge uma outra problemática: o envelhecimento da população marinha local. "Os animais estão indo para outra área, não estão permanecendo no litoral cearense. A nossa preocupação é que chegue o momento em que não haja mais filhotes, porque todos foram levados para reabilitação após o encalhe", diz Carol.
Mas ainda há esperanças para esse problema. A Aquasis está construindo um novo centro de reabilitação com verba de um convênio com a Petrobrás. A ONG foi uma das poucas selecionadas no País para receber financiamento destinado a projetos ambientais. O novo centro terá tanques maiores, onde poderá ser feita toda a reabilitação do animal e a soltura no litoral cearense. O investimento do novo equipamento está em torno de R$ 2 milhões e tem previsão para ser inaugurado em agosto deste ano.
TRABALHO SÓCIO-EDUCATIVO NAS COMUNIDADES 
A Aquasis não faz apenas o trabalho de resgate dos animais. A organização também criou trabalhos sócio-educativos com as populações ribeirinhas e litorâneas, principalmente com pescadores e as crianças. Com os pescadores, os integrantes da Aquasis fizeram o trabalho de conscientização e deram aulas de resgate dos animais marinhos. "O nosso litoral é muito extenso. Se um animal encalhar no extremo leste ou oeste, posso levar até seis horas para chegar até o local, e nisso o animal pode morrer. Então, a gente precisava de pessoas que prestassem os primeiros atendimentos até a equipe chegar", diz Carol.
Não puxar pela cauda, proteger a pele do animal do sol, no caso dos golfinhos, já que ela é sensível e queima fácil, são apenas algumas das várias instruções repassadas aos pescadores e moradores próximo ao litoral. Além disso, todos recebem informativos e cartilhas com um número de telefone para acionar a equipe de resgate da organização, que fica à disposição 24 horas.
Já as crianças aprendem o trabalho de educação ambiental. Aulas de músicas, resgate de danças típicas das regiões e a compreensão de como funciona o ecossistema, tudo isso elas veem na prática e repassam para colegas e familiares. Foi dessas iniciativas que surgiu a Brigada da Natureza.
As crianças aprendem o trabalho de educação ambiental, veem na prática e repassam para colegas e familiares.
A cada dois anos, adolescentes passam por uma seleção e recebem aulas de cultura e meio ambiente no espaço do Sesc-Iparana, onde fica a sede da Aquasis. Eles também participam de ações de limpeza de praia e conscientização dos frequentadores da orla cearense.
"Já conseguimos mudar muita gente errada", afirma Dhemys Rafael, de 14 anos. Há um ano ele participa da brigada junto com Marian Ferreira, também de 14 anos, e juntos já atuaram em várias ações de conscientização na praia. "As pessoas precisam saber que um plástico no mar pode prejudicar todo um ecossistema; então, a gente tenta fazer com que eles não façam mais isso e nos ajudem a salvar o planeta", afirma Marian.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Aquasis, acesse: http://www.blogger.com/www.aquasis.org ou http://www.blogger.com/www.projetomanati.org.br

192 municípios são pré-selecionados para projeto de Cidades Digitais.


A Secretaria de Inclusão Digital (SID) do Ministério das Comunicações divulgou, nesta terça-feira (5), os municípios habilitados para a concorrência no projeto-piloto para implantação de Cidades Digitais. Das 263 cidades que apresentaram proposta, 192 foram habilitadas e participarão da segunda etapa do processo que, ao final selecionará 80 municípios.

Na região Centro-Oeste, foram selecionadas as cidades satélite de Brasília – Estrutural, Paranoá e Sobradinho II – o município goiano de Nerópolis; as cidades de Santo Antônio do Leste, do Mato Grosso, e Ponta Porã, do Mato Grosso do Sul. 

A região Nordeste teve 105 projetos selecionados, sendo 13 da Bahia: Guanambi, Guaratinga, Igrapiúna, Itaberaba, Itabuna, Ituberá, Jandaíra, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca e Vitória da Conquista.

No Ceará, foram pré-selecionadas 14 cidades: Araripe, Barreira, Brejo Santo, Crateús, Icapuí, Jaguaruana, Maracanaú, Milhão, Miraíma, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará. No Maranhão, foram duas: Bom Jesus das Selvas e São José de Ribamar.

Mais 32 cidades da Paraíba foram selecionadas: Água Branca, Aguiar, Alagoinha, Belém do Brejo da Cruz, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Caraúbas, Condado, Congo, Esperança, Itaporanga, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Maturéia, Monte Horebe, Monteiro, Nova Floresta, Nova Olinda, Olho d’Água, Pocinhos, Pombal, Queimadas, Santa Teresinha, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José de Espinharas, São José do Brejo da Cruz, São José dos Cordeiros, São Mamede, Sumé, Teixeira e Tenório.

Em Pernambuco, com maior participação, 39 municípios foram escolhidos: Abreu e Lima, Águas Belas, Alagoinha, Angelim, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Correntes, Iati, Ibirajuba, Inajá, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Manari, Palmeirinha, Panelas, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Quipapá, Saloá, Sanharó, São Benedito do Sul, São Bento da Una, São João, Tacaimbó, Terezinha e Venturosa.

No Piauí foram quatro cidades: Inhuma, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres e São José do Divino. E no Rio Grande do Norte, duas: São João do Sabugi e São Rafael.

Na região Norte foram selecionadas 18 cidades. Duas no Acre: Jordão e Xapuri. Cinco no Amazonas: Coari, Humaitá, Japurá, Manacapuru e Manaquiri. Na Amapá, uma: Serra do Navio. Outras nove no Pará: Conceição do Araguaia, Curuçá, Goianésia do Pará, Itaituba, Marituba, Paragominas, Trairão, Tucuruí e Uruará. E mais uma no Tocantins: Presidente Kennedy.

A região Sudeste teve 29 cidades pré-selecionadas. Duas no Espírito Santo: Cariacica e Ibatiba. Seis em Minas Gerais: Conselheiro Lafaiete, Frei Inocêncio, Mariana, Nepomuceno, Pimenta e Rio Acima. No Rio foram cinco: Engenheiro Paulo de Frontin, Maricá, Natividade, São Gonçalo e São José do Vale do Rio Preto.
Em São Paulo foram escolhidas 16 cidades: Araçatuba, Bady Brassit, Casa Branca, Descalvado, Flórida Paulista, Guararapes, Guarulhos, Iperó, Jales, Lourdes, Penápolis, Presidente Epitácio, Santa Gertrudes, Santo Anastácio, Santo Antônio da Alegria e Socorro.

Na região Sul foram 34 cidades, 17 delas no Paraná: Apucarana, Assis Chateaubriand, Bandeirante, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Ibiporã, Iguatu, Inajá, Moreira Sales, Palmas, Quatro Barras, Realeza, Santa Cecília do Pavão, Santa Cruz de Monte Castelo, São Miguel do Iguaçu, Tibagi e Toledo.

No Rio Grande do Sul, foram 16 municípios: Boqueirão do Leão, Cacequi, Candelária, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Entre-Ijuís, Forquetinha, Jari, Marques de Souza, Não-Me-Toque, Nova Bassano, Progresso, Santo Ângelo, São Borba, São Miguel das Missões e Serio. Em Santa Catarina, uma: Joaçaba.

A Secretaria de Inclusão Digital abrirá prazo de cinco dias para que sejam apresentado eventuais recursos à seleção. Depois começa a segunda etapa, de classificação dos projetos.
Do: Telesintese.

Alcoa pode fazer novos investimentos em Pernambuco.

Presidente do grupo esteve reunido com o governador Eduardo Campos.
 (Humberto Pradera/Divulgação)


O presidente mundial da Alcoa, Klaus Kleinfeld, esteve reunido hoje com o governador do estado, Eduardo Campos, e se mostrou motivado a fazer novos investimentos em Pernambuco. A Alcoa estuda a implantação de três novas unidades o Brasil para ampliar a produção de alumínio para embalagens tanto do tipo longa vida quanto tampa de latas de refrigerante e de cerveja.

"Avaliamos as condições de novos empreendimentos em nosso estado", disse Eduardo Campos ao final do encontro. "O quadro é muito promissor", completou. O encontro contou ainda com a presença do presidente Alcoa América Latina e Caribe, Franklin Feder, e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Para Kleinfeld, que após a reunião iria encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff, a Alcoa tem fortes ligações com o estado, possuindo uma grande fábrica em Itapissuma. O presidente do grupo mostrou-se informado sobre o crescimento econômico pernambucano. "Não é por acaso que a sigla BRICs começa com 'B'. O Brasil é, entre os países emergentes, o que tem avançado mais e queremos participar cada vez mais do dia a dia dos brasileiros, principalmente os nordestinos, que impulsionam o consumo. Nos últimos três anos a Alcoa investiu US$ 4 bilhões no Brasil e queremos investir mais", disse.
Do: Pernambuco.com.