quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Abreu e Lima – Audiência Pública para discussão da LOA e LDO.

Circular nº 01/2012.

 O secretário de Planejamento de Abreu e lima, Carlos Cardoso dos anjos, no uso de suas atribuições, convida as instituições civis, governamentais e o povo em geral para participar da audiência pública, nesta quinta, dia 16 de agosto, para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2013  do município de  Abreu e Lima a ser realizada na sala de reunião da Vigilância Sanitária na Praça da Bandeira, s/n, das 10 as 12 horas.

REUNIÃO: LOA/LDO

QUINTA, 16 DE AGOSTO DE 2012

AUDITÓRIA DA VIGILÂNCIA À SAÚDE – 10 ÀS 12 H

PRAÇA DA BANDEIRA, S/N, CENTRO DE ABREU E LIMA.

Da: Prefeitura.

Silêncio no Coral, em Igarassu.

 O Coral Municipal de Igarassu que há mais de dez anos promoveu inúmeras apresentações e cantatas para a população, infelizmente parou de funcionar.

 A prefeitura de Igarassu sem dar explicações aos seus integrantes demitiu a regente e acabou com as atividades do coral. O som das vozes que abrilhantou as noites da cidade vai fazer falta para a comunidade local. Fernando Melo – Igarassu /PE
Do: Fernando Melo – Igarassu /PE

Feira Literária de Paulista movimenta litoral norte de PE.

215962743388a1f7294266f03e5c75a3.jpg
Organização do evento apresentou programação nesta terça-feira (14/08)
Patrícia Nogueira.

 Pernambuco ganha mais um evento literário no seu calendário. Além das já consolidadas Bienal do Livro e Festa Literária Internacional, entre os dias 22 e 26 de agosto será realizada a primeira edição da Feira Literária de Paulista (Flipa), cidade localizada no litoral norte do estado. Com o tema Educação e Sustentabilidade e fazendo homenagem ao escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (Alap) Amaro Poeta e ao patrono da educação brasileira Paulo Freire, a Flipa chega com o objetivo de incrementar a discussão acerca da ciência da literatura entre profissionais da área, formadores de opinião e público em geral.

 A programação da feira conta com nomes da região, entre eles o cantor e poeta Nando Cordel, o escritor José Alves Sobrinho, o professor Hugo Monteiro, o psicólogo Luiz Schettini e a sexóloga Marta Menezes. A Flipa também reserva espaço para autores conhecidos nacionalmente, como o educador Celso Antunes, que tem 180 livros didáticos lançados e é membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O público poderá interagir com todos eles na Casa do Escritor, um dos espaços de convivência do evento.

 A meta da feira é receber cerca de 200 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação. A entrada do público será gratuita em todos os dias e ambientes. Livros estarão sendo vendidos com 30% de desconto. Segundo a organização do evento, a Flipa propiciará a geração 200 empregos diretos e 300 indiretos, além do aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino de Paulista. Para isso, a Secretaria de Educação de Paulista investirá em bônus-livro no valor de R$ 100 para 1.187 professores, gestores e técnicos do município.

 Montada na quadra do Clube Municipal do Paulista, a Flipa contará com 900m² para diversos espaços de convivência. Com 120 vagas, o Auditório Paulo Freire será o palco principal das principais palestras e apresentações culturais. No Estande Criança, arteeducadores ministrarão oficinas de pintura, contação de histórias, teatrinho, entre outras atividades recreativas para os pequenos. 12 estandes de distribuidoras e editoras serão montados para o público adquirir obras literárias com 30% de desconto.

 CONCURSO LITERÁRIO - Durante a Flipa, serão premiados textos inéditos, distintos nos vários gêneros literários e com temática livre, embora sejam sugeridos temas que tenham vínculo com as produções culturais da cidade de Paulista e litoral norte de Pernambuco. Os selecionados serão publicados de forma que contemplem uma coletânea.

 Além disso, os vencedores nas cinco categorias (7 a 10 anos, 11 a 14, 15 a 18, acima de 18 e “Professores e Profissionais do Livro”) levarão uma biblioteca com 20 títulos. As inscrições devem ser feitas no site www.flipape.com.br, onde também está o edital do concurso. O material será avaliado e os vencedores serão divulgados no último dia da Feira.

A programação do evento pode ser conferida no endereço eletrônico: http://flipape.com.br/
Do: NE 10.

Curso gratuito de Qualidade no Atendimento ao Turista.

São oferecidas 30 vagas e as aulas serão no Senac Paulista.

O objetivo da iniciativa é formar mão de obra para atender as demandas turísticas do Estado.
 
 Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Qualidade no Atendimento ao Turista. A ação integra o programa Learning For Life, do Centro de Formação Profissional do Senac Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em parceria com a empresa multinacional britânica Diageo.

 O objetivo da iniciativa é formar mão de obra para atender as demandas turísticas do Estado, tendo em vista os eventos de grande porte que se aproximam, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.

  Estão disponíveis 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas no Senac Paulista, que fica na Avenida Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30, Jardim Paulista.

 As aulas serão de 20 a 31 de agosto, das 8h às 11h40. O curso tem carga horária de 40h. Outras informações pelo telefone (81) 3438-5050.

Learning For Life

 O programa é direcionado a pessoas entre 18 e 29 anos, que estejam cursando ou já tenha concluído o ensino médio, além de possuir renda familiar de até três salários mínimos e morar com a família.
Do: Leia ja.

 Medalhista Yane Marques chega ao Recife e ganha festa no aeroporto.

Pernambucana ganhou medalha de bronze no pentatlo moderno em Londres.

Pentatleta foi recepcionada com flores, faixas e muito carinho.

A frase ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte’, cunhada pelo escritor Euclides da Cunha no livros Os Sertões tornou-se um clichê nos últimos dias de tanto que foi repetida pelos pernambucanos após a pentatleta Yane Marques conquistar uma medalha de bronze nas Olimpíadas 2012, em Londres.

 Nesta quarta-feira (15), a medalhista natural da cidade de Afogados da Ingazeira, a 377 km do Recife, mostrou que, além de força, o sertanejo também é orgulho, emoção e alegria como ficou comprovado no seu desembarque na capital pernambucana.
Yane Marques é recebida por amigos, parentes e fãs no aeroporto do Recife (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Yane Marques é recebida por amigos, parentes e fãs no aeroporto (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
 Após enfrentar uma maratona aérea, que começou na noite de terça (14) no terminal 1 do aeroporto de Heathdrow, na capital inglesa, passou por São Paulo e só foi encerrada às 11h50m desta manhã, Yane Marques foi recepcionada por uma pequena multidão no aeroporto internacional do Recife. Familiares, amigos, jornalistas e autoridades e torcedores anônimos, cada um com seus motivos, foram prestigiar a responsável por garantir a última medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. "Confesso que foi mais do que eu esperava. A festa já começou e é tudo digno de comemoração", disse Yane Marques em cima do carro do Corpo de Bombeiros, ainda no aeroporto.

 Na chegada, Yane recebeu um buquê de flores das mãos da secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti, que foi representar o governador Eduardo Campos. O presente mais esperado, no entanto, foi o abraço dos familiares. A irmã Cristina Marques enfrentou as cinco horas de estrada entre Afogados da Ingazeira e o Recife para recepcionar a medalhista. "A expectativa é comemorar bastante. A família está em festa e esta vai até Deus sabe quando", comentou a irmã.
Família de Yane compareceu em peso ao aeroporto (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Família de Yane compareceu em peso ao aeroporto (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
 Quem também foi ao aeroporto foi Maria Clara, 10 anos, aluna de pentatlo moderno. Ela treina no mesmo centro onde Yane se prepara para as disputas internacionais. "Vou treinar mais para chegar ao ponto onde ela chegou. Estou muito feliz com essa conquista", disse a garota.

 Entre os que se dispuseram a recepcionar Yane Marques no aeroporto internacional do Recife, houve quem levasse a bandeira da cidade natal da atleta, Afogados da Ingazeira. Outros compareceram com faixas com mensagens de apoio e carinho. A tradicional figura do cangaceiro, emblemática do Sertão pernambucano, também foi relembrada no terminal aeroportuário, que, por alguns momentos, tornou-se uma extensão do interior do estado.
Fãs da pentatleta levaram cartazes para recepcioná-la (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Fãs da pentatleta levaram cartazes
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 O clima de festa no desembarque de Yane Marques irá se estender pelas ruas do Recife. Do aeroporto, Yane Marques segue até uma faculdade onde conversará com os jornalistas sobre a inédita conquista do bronze. O trajeto, que passará pela praia de Boa Viagem e cortará o centro da capital pernambucana, será percorrido em carro aberto como reconhecimento ao feito da pentatleta, hoje um orgulho para o Brasil e para Pernambuco.

 Aos 28 anos, a loira (ou galega, como os pernambucanos costumam dizer) de olhos azuis, traço físico comum entre os sertanejos, mostrou ao mundo que de todos os significados que a “força sertaneja” apontada por Euclides da Cunha ganhou ao longo do tempo o mais bonito de todos reluz a bronze, é olímpico e desconhece barreiras geográficas.

A medalha

 A participação de Yane Marques nas Olimpíadas de Londres ocorreu no último dia do evento. A pernambucana, nem de longe favorita ao pódio, sobretudo por sua atuação nas Olimpíadas de Pequim (18ª colocação, em 2008), colocou em prática toda a preparação dos últimos quatro anos e garantiu a medalha graças à regularidade que manteve nas cinco provas do pentatlo moderno.

 Yane ficou em sexto lugar na esgrima, prova inicial do pentatlo moderno, e na natação. No hipismo, conquistou a nona colocação. O bom desempenho se repetiu na prova combinada entre tiro e corrida. Com a soma dos pontos de cada modalidade, ela ficou na terceira colocação geral, deixando o ouro com Laura Asadauskaite (da Lituânia) e a prata com Samantha Murray (da Inglaterra).

 Agora, a medalha de bronze de Yane Marques em Londres irá se juntar às medalhas de ouro (Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, e Aberto de França, este ano) e prata (Pan-Americano de Guadalajara, em 2011). Além de conquistar o maior objeto de todo atleta, a pernambucana acumula sonhos. O maior deles é o de ver mais brasileiros participando do pentatlo moderno nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na Inglaterra, Yane foi a única representante nacional na modalidade.

PM é assassinado a tiros em Abreu e Lima.

 Suenilton Rodrigues de Almeida, 41 anos, estava bebendo um refrigerante no momento em que foi abordado por desconhecidos.

 Um policial militar foi assassinado a tiros, na tarde da última terça-feira (14), em Caetés, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Suenilton Rodrigues de Almeida, 41 anos, era lotado do 17° Batalhão da Polícia Militar e trabalhava no Posto Policial do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.

 Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na Rua 51, em Caetés, quando Suenilton bebia um refrigerante em um bar na localidade. Ainda de acordo com a polícia, os responsáveis pelo assassinato estavam em uma moto. Após ocorrido, os suspeitos fugiram.

 Os motivos do crime ainda são desconhecidos mas, de acordo com informações da polícia, o PM pode ter sido morto por vingança. As primeiras investigações dão conta de que ele efetuou uma prisão há seis meses. No momento em que deteve os acusados, ele foi jurado de morte. 

 O caso foi registrado por policiais da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local do ocorrido.

 O corpo de Suenilton foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IMl), no Recife.
Do: JC on LINE.