domingo, 28 de outubro de 2012

Grupos podem se inscrever para Festival de Teatro de Igarassu.


 Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 2 de novembro.


 Festival acontece entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro.



Espetáculo do Grupo Teatral Ariano Suassuna, de Igarassu. (Foto: Pedro Portugal / Divulgação)Grupo Teatral Ariano Suassuna realiza o FEstival de Teatro
de Igarassu (Foto: Pedro Portugal / Divulgação)
Os grupos de teatros interessados em participar da 4ª edição do Festival de Teatro de Igarassu, que acontece entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro de deste ano em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, têm até o dia 2 de novembro para se inscrever na seleção. O festival homenageia, este ano, a atriz e diretora Geninha da Rosa Borges.
Realizado pelo do Grupo Teatral Ariano Suassuna, que completa 12 anos em 2012, o festival aceita projetos de todo o país nas linguagens do teatro para a infância e juventude, para adultos, de rua ou de formas animadas. Como não é uma mostra competitiva, o evento entrega a cada um dos grupos selecionados um troféu de participação, certificado e custeia, ainda, alojamento e alimentação, segundo a organização.
Para se inscrever, é preciso preencher a ficha, cumprir os requisitos que constam no regulamento do projeto, disponíveis no site do evento  , e enviar pelos Correios para a Escola Santos Cosme e Damião (Grupo Teatral Ariano Suassuna) - Av. Joaquim Nabuco, nº 222,Centro, Igarassu/PE, CEP: 53610 070.
Do: G1/PE.

Igarassu, em Pernambuco, tem atividades do Dia Internacional da Animação.

 Várias oficinas já foram promovidas hoje e continuam amanhã, sábado, em Animação 2D, Pixilation e Sound Design, além de palestra às 18 horas com Bruno Monteiro.


 
 A cidade histórica de Igarassu, em Pernambuco, está participando da série de atividades realizadas em todo mundo relacionadas ao Dia Internacional da Animação, lembrado no próximo domingo, 28 de outubro. Diversas oficinas em animação, todas gratuitas, estão sendo oferecidas a crianças e adolescentes de Igarassu, na representação local das Aldeias Infantis SOS. As famílias e comunidade em geral também foram convidadas.

 Várias oficinas já foram promovidas hoje e continuam amanhã, sábado, em Animação 2D, Pixilation e Sound Design, além de palestra às 18 horas com Bruno Monteiro. A programação termina domingo, com mostra para deficientes auditivos às 16h30 e mostra oficial às 19h30. As Aldeias Infantis SOS de Igarassu ficam na rua Santina Gomes de Andrade, 30, no Centro.


 O Dia Internacional da Animação lembra a realização, a 28 de outubro de 1892, por Émile Reynaud, da primeira projeção do teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O evento ficou conhecido como a primeira exibição pública de imagens animadas na história e, para lembrar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) propôs a realização do Dia Internacional da Animação, lembrado desde 2002. No Brasil, a programação é coordenada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).


 Participam das oficinas, entre outros, crianças e adolescentes vinculados ao Projeto Solidariedarte, desenvolvido em Igarassu como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. As Aldeias Infantis SOS são a organização proponente do projeto, que também tem como parceiros a Sociedade Movimento dos Focolares, Escola Santa Maria, Escola Municipal “João de Queiroz Galvão” e União dos Meninos e Meninas de Igarassu (UMMI).


 A construção de uma cultura de paz, baseada em valores éticos, da solidariedade e da tolerância, é um dos eixos do ProjetoSolidariedarte, um dos três desenvolvidos na Região Metropolitana de Recife como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.


 O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, com a missão de prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens.O conceito de educação integral praticado pelo Fundo Juntos pela Educação abrange o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede.


 Com esta perspectiva, o Fundo Juntos pela Educação criou o Programa pela Educação Integral, voltado para apoiar projetos que envolvem a montagem de redes locais, articulando escolas públicas e outros parceiros locais e direcionadas para promover a educação integral de crianças e adolescentes.


 Igarassu é um município com rica história cultural, resultado do legado da cultura indígena, muito presente no cotidiano da cidade. Igarassu significaria "canoa grande" em idioma tupi, ou "rio dos grandes pássaros", em outras versões (como a de Manoel da Costa Honorato, em "Dicionário Topográfico, Estatístico e Histórico da Província de Pernambuco", SEC/PE, 1976, pág. 54.)


 Depois vieram as contribuições portuguesas e africanas, na rica mescla cultural que marca a formação do Brasil. Igarassu foi uma das primeiras vilas criadas no Brasil e nas Américas, a 27 de setembro de 1535. O sítio histórico de Igarassu é um dos mais importantes do Nordeste, formado, entre outros edifícios, pela Igreja dos Santos Cosme e Damião (que seria a mais antiga do Brasil), o Convento Franciscano, Igreja de São Sebastião e Igreja de Nossa Senhora da Conceição, além das ruínas das Igrejas da Misericórdia, Santa Cruz e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em sua maioria dos séculos 16 e 17.



Sobre o Instituto C&A


 O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 90 cidades.


 O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Foto: Foto Divulgação/ Fundo Juntos pela EducaçãoFonte: José Pedro Soares MartinsPostador: Surgiu Redação

























Do: Surgiu Entretenimento.

Adolescente morto em Maranguape II.


  Segundo familiares, garoto gostava de beber, mas não tinha envolvimento com “coisas erradas”.


 Ainda esta difícil para a família de Igor Fernandes de Holanda e Silva, 19, acreditar como o adolescente pode ter sido assassinado na madrugada de ontem.
  Isso porque, segundo os familiares, o garoto gostava de beber, mas não tinha envolvimento com “coisas erradas” e era benquisto na comunidade onde morava. 
 O rapaz e um amigo seu conhecido por Quiquinho foram baleados na rua 100, no bairro de Maranguape II, município do Paulista.
 Conforme informações de populares, que preferiram não se identificar, Igor bebia num terreno livre localizado na rua 100 com mais amigos. 
 Quando subia a ladeira que dá acesso a sua residência, na rua 95, ele e o seu amigo Quiquinho foram surpreendido por trás pelo algoz, não quantificado. Igor, que levou tiros nas costas e na cabeça, morreu na hora em plena via pública. 
 Já o outro rapaz foi socorrido para um hospital não informado.
 O crime já começou a ser investigado pela delegada de plantão da Força Tarefa do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Gleide Ângelo. 
 Porém, serão os policiais civis da delegacia de Paulista que elucidarão o ocorrido.
Da: Folha PE.

Problema em subestação deixa bairros de Olinda e Paulista sem energia.


14d9914dd720938a7300dc873bc08921.jpg
Imagem mostra Recife às escuras durante apagão esta semana
Foto: Rodrigo Lôbo / JC Imagem



 Após o apagão que assolou Nordeste e Norte do País na madrugada da última quinta-feira, mais um susto para quem está em Olinda e Paulista, no Grande Recife. Por volta das 9h30 deste domingo, a subestação de Pau Amarelo, que transmite energia para estes municípios, apresentou problemas e deixou a região sem energia.

 De acordo com a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe), foram atingidos os bairros de Maranguape, Jardim Paulista, Torres Galvão e Nobre, em Paulista, e muitas localidades de Olinda. A previsão é de que a energia seja reestabelecida a partir das 11h.
Do: NE10.