terça-feira, 19 de março de 2013


Denúncia: Cinco praias e o mesmo problema: o avanço do mar. Itamaracá está entre elas.

Videorreportagem: Jailson da Paz/DP/D.A Press.

Do: Anderson Pereira..

Câmara dos Vereadores de Igarassu encontra consenso para problemas de taxistas da Cidade.

  A pacificação entre as partes e a busca pelo consenso da melhor proposta, partiu da Audiência Pública realizada pela Câmara, ontem (18).



   Desde o protesto que os motoristas de transporte alternativo de placas cinza fizeram no Centro da Cidade, há duas semanas, queimando pneus e parando o trânsito, em protesto da decisão da justiça que os proíbem de transportar pessoas, tem trazido grandes prejuízos para eles e transtornos para os moradores de bairros e comunidades distantes do Centro, que se utilizam desse tipo de transporte para ir e vir.
  Como forma de contribuir com a resolução do processo, a Câmara de Vereadores atendeu a solicitação do Vereador Tote (PSB) em promover uma audiência pública com a presença do Procurador Municipal, Dr. Charles Roger e o Diretor Municipal de Transportes, Sr. Carlos Daniel.
A audiência aconteceu nesta segunda, 18, no plenário da Câmara Municipal, com a participação dos convidados acima especificados, além de outros secretários municipais, vereadores e dezenas de condutores dos veículos de transporte alternativo placa cinza.
  A sessão decorreu de forma ordeira, onde se ouviu esclarecimentos dos representantes da Prefeitura, que, segundo eles, a proibição de circulação dos carros particulares fazerem serviços de táxi, não foi da Prefeitura, mas de uma ação judicial da Associação dos Taxistas de Igarassu, ATALIG. 

  Os condutores expressaram seus sentimentos, e ficou acertado, por sugestão do Presidente da Casa, Ademar de Barros (PDT) e do Vereador Paulo Uchôa (PDT), que fosse feita uma comissão composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Categoria, para leitura e análise da minuta, que a partir daí seria iniciada a elaboração da nova legislação do segmento na Cidade. 

 Posteriormente será marcado um outro encontro geral para então apresentação do projeto concluído, que deverá durar o processo em torno de dois meses.

Do: Jornal de Pernambuco.


Tamanduá é encontrado em terminal de passageiros em Paulista.


 Animal foi encontrando por funcionários na noite da segunda-feira (18).


 Tamanduá será avaliado por veterinários antes de ser devolvido à natureza.


Tamanduá encontrado em terminal de passageiros, em Paulista, PE  (Foto: Reprodução / TV Globo)Equipe do Cipoma foi chamada para resgatar o bicho (Foto: Reprodução / TV Globo)
 Um tamanduá foi encontrado na noite de segunda-feira (18) no Terminal de Integração Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, por funcionários do local. Na manhã desta terça-feira (19), uma equipe da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foi ao local para resgatar o animal, que havia sido mantido dentro do prédio da caixa d'água, para que não fosse atropelado.
 O sargento do Cipoma, Ximenes José, explica ser normal que apareçam animais silvestres na região, uma vez que é próximo a uma área de mata atlântica. "A gente recebe chamadas frequentes de pessoas dizendo que encontraram preguiças no quintal de casa, tamanduás. O que as pessoas devem fazer é tentar isolar o animal, para protegê-lo, deixar longe de crianças e chamar o Cipoma", explica o sargento.
 Apesar de estar aparentemente bem, sem machucados ou feridas, o tamanduá vai ser avaliado por veterinários antes de ser devolvido ao meio ambiente, segundo o sargento. Sem essa avaliação, não é possível afirmar se o tamanduá é macho ou fêmea, ou ainda a idade aproximada.
dO: g1/pe.