sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dep. Fed. Severino Ninho leva prefeitos de Itamaracá e Araçoiaba ao Governo do Estado em busca de apoios para suas cidades.

 Dessa vez a visita foi ao Secretário Chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar.


 Atendendo solicitação dos Prefeitos da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista (PTB) e de Araçoiaba, Joamy Alves (PDT), o Deputado Federal Severino Ninho (PSB) os levou até o Secretário Chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, a fim de obterem do Estado apoios importantes para suas cidades.

 O pleito do Prefeito Paulo Batista foi quanto o abastecimento d'água, asfaltamento do trecho entre Pilar e Jaguaribe, desobstrução de canais e recuperação da estrada de acesso à Praia do Sossego.

 Já o Prefeito Joamy fez solicitações a respeito da construção de uma upinha, conclusão da estrada Aldeia/Araçoiaba e a implantação de uma fábrica nas dependências da antiga fábrica de reciclagem.

 O resultado do encontro foi de grande valia para os Gestores, que saíram muito animados com as palavras do Secretário, que se comprometeu em empenhar-se no que for possível para poder atender o que ele chama de legítimos e importantes projetos.

 Segundo o Prefeito Joamy, e referendado por Paulo Batista, tem sido de suma importância o apoio que o Deputado Severino Ninho tem dado a ambos. E que era exatamente isso que o Litoral Norte de Pernambuco sempre necessitou: um deputado federal que conhecesse de perto suas necessidades e que tivesse o compromisso de se dedicar ao desenvolvimento dessa região.

Por Marcello Santanna/ Jornal PE da Gente/ Foto da Assessoria do Deputado.

Do: Jornal PE da Gente.

Deputado Federal Severino Ninho e o Prefeito Paulo Batista buscam desenvolvimento para a Ilha de Itamaracá.



 Há muitos anos, quem mora ou visita a Ilha de Itamaracá, RMR, se depara com o absurdo das condições em que se encontra a estrada de acesso do Pilar a Jaguaribe. Buracos, matos, lixo, esgotos a céu aberto e tantos outros problemas.

 Conhecedor da situação e agora maior responsável pela administração da Ilha, o Prefeito Paulo Batista (PTB), mais uma vez solicitou do Deputado Federal, e seu grande amigo, Severino Ninho (PSB), que atualmente vem em constante defesa e promoção do desenvolvimento do Litoral Norte de Pernambuco, para que essa parceria que vem dando certo, consiga resolver a situação.

 O Deputado articulou um encontro, para que juntos estivessem reunidos com o Secretário de Transportes do Estado de Pernambuco, Isaltino Nascimento, onde foi pleteado o recapeamento do referido trecho entre Pilar e Jaguaribe e também a recuperação da estrada de acesso a Enseada dos Golfinhos.

 Isaltino entendeu a necessidade de se fazer a intervenção e garantiu que buscará atender a solicitação do Deputado Ninho e do Prefeito Paulo Batista o mais breve possível.


Por Marcello Santanna/Jornal PE da Gente/Foto Assessoria do Deputado.

Do: Jornal PE da Gente.

Coisa feia.

  Esgoto a céu aberto durante todo o carnaval em

 frente a Pousada Ruínas do Pilar.










Do: Ilha Mulher.


Pronatec Pernambuco oferece 920 vagas para cursos técnicos.


 Programa tem 18 opções de cursos técnicos, para alunos do ensino médio.


 Estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada são o alvo.

 A partir desta segunda-feira (18), estão abertas as inscrições para cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para jovens e adultos que estejam cursando os dois últimos anos do ensino médio – 2º e 3º ano. Oferecido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, o edital foi lançado sexta-feira (15) e são oferecidas 920 vagas no nível médio.
 O programa oferece 18 cursos nas áreas de administração, comércio, design de interiores, edificações, eletrotécnica, eletromecânica, enfermagem, guia de turismo, logística, manutenção automotiva, produção de moda, química, radiologia, refrigeração e climatização, secretariado, segurança do trabalho, sistemas de energia renovável e vestuário.


 As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Só podem se matricular estudantes de escolas públicas – também fazem parte os alunos do Projeto Travessia – ou bolsistas integrais da rede particular.

 As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos, que terão de 18 de fevereiro a 1º de março para fazer a inscrição pela primeira chamada, e de 4 a 8 de março para tentar as vagas que ainda estiverem disponíveis.
 De acordo com a organização do programa, as aulas começam em março, para os alunos da primeira entrada, e têm duração que pode variar entre 18 e 24 meses.
Do: G1/PE.

Jardim Maranguape receberá posto reformado.


 Cerca de mil usuários vão poder contar com o 

atendimento da unidade.



Foto: DivulgaçãoA inauguração do prédio acontecerá nesta próxima terça-feira (15), pelo prefeito Junior Matuto

 Os moradores da região de Jardim Maranguape, na cidade do Paulista poderão contar com os serviços da Unidade de Saúde da Família Jurandir Freire II a partir das próxima terça-feira (19). 

 O posto passou por uma reforma, que vai contemplar cerca de cinco mil usuários com consultório odontológico, sala de atendimento de clínica médica, farmácia, setores de nebulização, vacina e de curativos, e banheiro com acessibilidade. 

 A unidade também vai contar com novos equipamentos, dentre eles, autoclave para esterilização, geladeira e fogão. Todas as intervenções promovidas no posto seguiram às recomendações do Ministério da Saúde.
 A Secretaria de Saúde da cidade aposta que a reativação da unidade vai desafogar a demanda do Centro de Saúde Josino Guerra, em Maranguape I. A inauguração do prédio acontecerá nesta próxima terça-feira (19), com a presença do prefeito Junior Matuto.

Do: Leia Já.

.

Comércio de animais domésticos.





 Os cidadãos precisam ter cuidado com o comércio de animais domésticos. Muitos filhotes de cachorros e gatos estão sendo vendidos em estabelecimentos comerciais contaminados por vírus e bactérias. 

 A vigilância sanitária deve com urgência fiscalizar esse tipo de comercio que não apresenta as mínimas condições de higiene, e que tem ocasionado a morte de milhares de animais. 

 Alias muitos deles já andam morrendo doentes dentro das gaiolas. É hora de punir os responsáveis por esses crimes contra os animais.

Do: Fernando Melo.

Arco Metropolitano.



 A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, em cumprimento ás disposições legais, estará realizando AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental da Implantação do Arco Viário da Região Metropolitana do Recife (RMR).


A Audiência Pública será realizada no dia 26 / 02/2013 no Ginásio poliesportivo Jota Raposo, em Igarassu, as 9:30h.

Do: Fernando Melo.

Favelas




 Sabemos que muitas dessas pessoas sobrevivem deste tipo de comércio, mas também sabemos que cabe aos governantes ajudá-los e educá-los, mas quero ver quando um prefeito vai ter coragem e tirar ou organizar estas favelas e bares instalados em nossas praças, é uma vergonha o que nós vemos aqui na nossa ilha.

Do: Ilha de Itamaracá.

Irmãos são baleados no Forte Orange, em Itamaracá.


Uma das vítimas, de 16 anos, não resistiu aos 

ferimentos e morreu.


 Dois jovens foram atingidos por vários disparos num lava-jato próximo ao Forte Orange, em Itamaracá, na noite dessa sexta-feira (15). 

 Ronaldo Deivison Rodrigues da Silva, de 18 anos, e Bartolomeu Rodrigues da Silva, de 16 anos, são irmãos e trabalhavam no estabelecimento. Bartolomeu não resistiu aos ferimentos e morreu.

 O adolescente ainda chegou a ser socorrido na Unidade Mista de Itamaracá, mas faleceu na noite dessa sexta-feira. 

 Ronaldo também foi levado para a Unidade Mista da cidade, mas depois foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Ele segue internado em estado grave. 

 Os jovens moravam nas proximidades do lava jato em que trabalhavam e foram baleados.

  A Polícia Civil está investigando o homicídio e a tentativa de homicídio, e já identificou um suspeito.

  As investigações apontam que um homem conhecido como Amaral, que mora perto do bar do Samuel, também no Forte Orange, pode ser o responsável pelos crimes. No entanto, a Polícia ainda não sabe o motivo que levou Amaral a atirar nos irmãos.

Do: Ne 10.

Mais dois suspeitos de envolvimento na morte de PM em Itamaracá são presos.



 A Polícia Militar prendeu mais dois suspeitos de envolvimento na morte do policial Moisés Félix da Silva, de 36 anos.
 O militar foi assassinado a tiros na última terça-feira de Carnaval, durante o desfile de um bloco, no município de Itamaracá, no Grande Recife. 
 Os dois envolvidos saíram feridos do tiroteio que resultou na morte do soldado. Eles estão sob custódia policial em hospitais públicos da Região Metropolitana.
 A polícia também fez a reprodução simulada do que aconteceu, com base nos depoimentos de duas testemunhas, e concluiu que o soldado foi mesmo vítima de latrocínio, roubo seguido de morte.
 Outros dois suspeitos já tinham sido presos por participação no crime, subindo agora para quatro o número de integrantes da quadrilha. A investigação também apontou que todos eles já tinham mandados de prisão decretados pela justiça por outros crimes.
Da: Rádio Jornal.

Filhotes de tartarugas marinhas são resgatados no Janga.


6aa314088a244bc258e47eff3496c933.jpg
Filhotes foram encontrados por acaso na praia do Janga.
Fotos: Adriano Artoni/Blog O Mareante
 Na noite desta sexta-feira (15), 18 filhotes de tartarugas marinhas foram resgatados de um ninho e soltos no mar da praia do Janga, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os bichos foram encontrados por moradores da região que alertaram um ambientalista voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 Adriano Artoni, que também escreve para o blog O Mareante, estava na redondeza após ser chamado para proteger um ninho de tartaruga marinha que havia sido feito na tarde dessa quinta-feira (14), quando encontrou um filhote na areia. Ao questionar os moradores sobre de onde havia saído o filhote acabou sendo levado a outro ninho.

 "Quando cheguei no ninho comecei a cavar com a ajudar de um morador e acabamos encontrando filhotes vivos, outros mortos, ovos que havia eclodido e outros que não chegaram serem chocados", contou Adriano. 

 O ponto onde o ninho foi encontrado fica nas proximidades da ponte do Janga, onde há uma Associação dos Pescadores. Confira um trecho do trabalho de resgate que começou ainda na tarde desta sexta.

 O ambientalista conseguiu um caiaque para entrar no mar e soltar os 18 animais que ainda estavam vivos. Segundo ele, 112 ovos foram encontrados já sem as tartaruguinhas. Além disso, também foram contabilizados 18 filhotes que não nasceram e 36 que morreram dentro no ninho.

 Segundo informações da população, alguns moradores da região chegaram a levar filhotes para criar em cativeiro, enquanto outros usaram os ovos das tartarugas marinhas para se alimentar. 

 O ambientalista alerta que manter esses animais em cativeiro é crime ambiental, sujeito a multa e detenção, assim como consumir os ovos. Ele ressalta ainda que o consumo desses ovos pode trazer graves problemas à saúde humana.


 O projeto Tamar e o Ibama já foram avisados sobre o ninho que já está protegido e acerca do ninho de onde as tartaruguinhas foram resgatadas, ambos na praia do Janga. Ainda segundo Artoni, há, pelo menos, nove ninhos de tartarugas nas praias da RMR. 

 São cinco em Jaboatão dos Guararapes (Piedade, Barra de Jangada e Candeias) e quatro em Paulista. Ainda há registros de outros ninhos nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, no Litoral Sul do Estado. O período de desova começou em novembro e vai até março, durante o verão no Brasil.

Do:  NE 10.