quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pernambuco em destaque no Salão de Turismo Rota 101 Nordeste.

 Feira terá 128 estandes, além de espaços para gastronomia, mostras culturais e artesanato.


  As potencialidades turísticas de Pernambuco serão mostradas no I Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que tem início nesta quinta-feira (4) e segue até o domingo (6), no Centro de Convenções de Natal. 
  A feira tem o propósito de apresentar um roteiro integrado entre o Estado, a Paraíba, Alagoas e o Rio Grande do Norte, o anfitrião desta edição, todos beneficiados pela duplicação da BR 101. Haverá espaços para gastronomia, mostras culturais e artesanato.
  Pernambuco será representado no salão pelos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Moreno, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros e Caruaru.
  Para a promoção do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará do evento com três diferentes estandes. 
  No espaço institucional, os visitantes poderão encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas e dos guias Rota da Fé, 232, produzido em parceria com a Folha de Pernambuco, Litoral e Pernambuco de 1 a 8 dias.
  Representando a gastronomia, o chefe Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, localizado em Olinda, participará do espaço gastronômico, onde cada chefe oferecerá duas opções de pratos típicos de seus Estados. 
  Para a ocasião, Alcindo irá preparar o bobó de camarão com arroz de açafrão e o cuscuz de mandioca com queijo coalho e paleta de bode ao molho de vinho do São Francisco.
 O estande voltado para o artesanato de Pernambuco reunirá peças de oito artesãos de diferentes municípios do Estado. 
 No local, serão comercializados artefatos representativos do maracatu, as famosas máscaras e palhaços de Bezerros, itens de couro de Gravatá e também feitos da palha da bananeira, confeccionados em Vicência. 
 Além disso, também poderão ser encontrados no espaço os mamulengos de Carpina, as bonecas de Vitória de Santo Antão e a renascença de Pesqueira.
Dados
 O evento se configura como um meio de integração regional e já foi devidamente reconhecido pelo Ministério do Turismo, que enxerga na ação intra-regional um modelo a ser seguido por outras regiões. 
  Será o primeiro salão do gênero no país. Serão 128 estandes, comercializados junto à rede hoteleira, operadoras, empresas aéreas, locadoras de ônibus e automóveis, além de empresas de passeios, de shows e de eventos.
  O público poderá também adquirir pacotes a preços promocionais. Várias caravanas de agentes de viagem da Paraíba, Pernambuco e Alagoas estarão presentes no Salão. Serão cerca de 350 profissionais dos três estados, além de operadores que virão não só do Nordeste, mas também de São Paulo. 
 Outra vantagem estão os projetos futuros de capacitação e qualificação, assim como sinalização turística e linhas de crédito para a instalação ou modernização de equipamentos turísticos que compõem a Rota 101 Nordeste.
  O Salão de Turismo Rota 101 Nordeste terá́ um evento agregado. Trata-se do Encontro de Prefeitos e Secretários de Turismo da Rota 101 Nordeste, que prevê a participação de cerca de 100 gestores. A Rota 101 Nordeste abrange 57 municípios. 
  São 18 no Rio Grande do Norte, 15 na Paraíba, 16 em Pernambuco e oito em Alagoas. No encerramento do Salão será anunciada a cidade que sediará o II Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. A data já está marcada: 7 a 9 de agosto de 2014.

PROGRAMAÇÃO

4 DE JULHO - Quinta-feira
8h às 14h - Credenciamento do expositor
16h - Solenidade de abertura
16h às 22h - Salão de Turismo Rota 101 Nordeste
Salão Gastronômico
Salão de Artesanato
20h às 22h - Apresentações culturais

5 DE JULHO - Sexta-feira 
15h às 18h - 1º Encontro de Prefeitos e Gestores de Turismo da Rota 101 Nordeste
16h às 22h - Salão de Turismo Rota 101 Nordeste
Salão Gastronômico
Salão de Artesanato
20h às 22h - Apresentações culturais

6 DE JULHO - Sábado
16h às 22h - Salão de Turismo Rota 101 Nordeste
Salão Gastronômico
Salão de Artesanato
20h às 22h - Apresentações culturais.

Da Folha PE.

Litoral Norte terá R$ 24 milhões para requalificação de estrada e infraestrutura.

 Serão realizadas obras em pontos turísticos, além de capacitação profissional.


  Na manhã desta quinta-feira (04), o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, participou de encontro juntamente com os prefeitos das cidades de Igarassu, Itamaracá e Itapissuma, onde foram anunciados investimentos nos três municípios.
 O secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, anunciou nesta quinta-feira (04) investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões para as cidades de Igarassu, Itapissuma e Itamaracá. 
  Será desenvolvida uma série de intervenções nos três municípios, como a requalificação da PE-035, que vai beneficiar o turismo nas três cidades.
  Com início na BR-101 Norte, passando por Igarassu e Itapissuma, a obra chega até o Pilar, na Ilha de Itamaracá. 
  Os principais serviços a serem executados são a restauração da pavimentação, a drenagem e obras de arte complementares e a sinalização vertical e horizontal da via.
  Feitosa destacou que a melhoria na estrada irá melhorar o acesso dos 150 mil habitantes dos três municípios e os turistas que visitam os destinos do Litoral Norte, além disso, haverá investimentos em infraestrutura, como no Mercado de Itapissuma e em locais patrimônios culturais.
   Em Igarassu, os investimentos serão voltados para o projeto executivo da Casa do Artesão e para requalificação do Museu Histórico. 
  Em Itamaracá, acontecerá a requalificação do Forte Orange, além da qualificação dos profissionais que atuam na região.
Da Folha PE.