terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bichos também precisam de proteção solar.

Poucos donos conhecem a necessidade de usar protetores solares em cães e gatos, embora já haja produtos específicos no mercado. Riscos vão de dermatites até o desenvolvimento de cânceres de pele. Imagem: Alex Ribeiro/DP/D.A Press
Alex Ribeiro/DP/D.A Press


Sol quente, praia, mar, piscina. Com a chegada das férias é tempo de saudar o verão. Nessa época as precauções com a pele estão em evidência. Mas a ladainha da necessidade de proteger a pele dos raios nocivos não vale só para humanos. Os animais – cuja estrutura cutânea, embora coberta de pelos, também é bastante suscetível à ação das radiações UVA e UVB - também precisam ser submetidos a cuidados.
Cães e gatos de todas as espécies são afetados por raios solares. Mas os de pele mais clara e especialmente os albinos, que apresentam o focinho e as orelhas - áreas mais expostas - despigmentados, são sérios candidatos a dermatites solares e cânceres de pele. Este último, mais grave, pode se apresentar como uma ferida que não cicatriza, apesar das várias tentativas de tratamento.
Segundo o veterinário Rogério de Hollanda, a aplicação do protetor solar no bichinho pode ser feita na com um produto na forma de spray ou creme, principalmente nas pontas das orelhas, no focinho e nos testículos (caso o peludo seja macho). Se o animal adora ficar em exposição ao sol é aconselhável passar também na barriga e em qualquer parte do corpo com pouco pelo. "Os animais predispostos ao câncer de pele, como os claros, albinos ou despigmentados, não devem ficar muitas horas expostos ao sol. As pessoas devem passear com o animal em horários antes das 10h e após as 17h", adverte o veterinário.
Outra preocupação é com os bichos mais velhos, de mais de seis anos, que têm tendência à redução na pigmentação natural da pele e precisam de mais cuidados. “Um pet de mais idade precisa usar protetor solar praticamente em todo o corpo. Tanto os animais albinos como os de pele mais escuras têm uma despigmentação natural e necessitam de maior proteção possível”, eplica Holanda.
Apesar de alguns protetores solares específicos para cães e gatos já estarem disponíveis em pet shops, a maioria dos donos ainda desconhece a necessidade de proteção solar para os bichos. Dona de uma poodle de 12 anos, a administradora Maria Claudia Tomaz nunca usou nenhum tipo de protetor solar em Malu, sua mascote. Ela sai pouco de casa e praticamente não se expõe ao sol. "Prefiro sair de manhã cedo ou no final da tarde com ela. Quando saímos em outro horário a pele dela fica irritada, mas mesmo assim não usamos nenhum produto. Nem sabia desse tipo de tratamento" reconhece Cláudia.
Para Holanda, o pouco conhecimento sobre a necessidade de proteger a pele do animal se deve à rara abordagem dos veterinários. "Posso confessar que é um pouco de nossa culpa a não-prevenção do animal . Não temos quase nenhum produto no mercado para a proteção e acabamos não difundindo esse tipo de tratamento". Por Alex Ribeiro.
Fonte: Diario de pernambuco.


Criança é atingida por aparelho de TV e morre no Cabo.

Uma menina de 3 anos morreu esmagada por um aparelho de televisão enquanto brincava na sala da casa onde morava, na zona rural do Cabo de Santo Agostinho, na manhã desta terça-feira (3).
Sara Raianny Reis da Silva chegou a ser socorrida pelos pais - que estavam na cozinha na hora do acidente - , mas morreu no Hospital Infantil Doutor Adailton de Alencar, bairro da Charneca.
O corpo da menina foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, e deve ser sepultado na próxima quinta (5).
Fonte: Pernambuco.com

Lia participa de 1º Festival Internacional de Brasília-DF.

     
    BRASÍLIA (O REPÓRTER) - Começa nesta quarta-feira (4) o 1º Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiartes). A programação vai até o dia 12 de fevereiro e traz como destaques os cantores Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Vanessa da Mata, além de atrações internacionais, como o Circo da China.

“Este festival amplia e democratiza as opções de cultura e lazer para a população, porque será um evento gratuito, em diversos pontos do Distrito Federal”, destacou o governador Agnelo Queiroz. O festival será realizado no Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e regiões administrativas.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, afirma que a intenção do Festival é democratizar o prazer de apreciar diferentes manifestações culturais no conjunto de cidades do DF. “Queremos ir além dos eventos e oferecer reflexões sobre a diversidade cultural, além do contato com ícones da cultura brasileira”, destacou.

A programação do Festiartes traz ainda nomes como Pedro Mariano, Trio Corrente, a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá e o mexicano Jorge Fernández. Haverá também mostras de cinema, teatro, dança, exposições e oficinas.

Um ano de investimentos – Neste primeiro ano de gestão, o novo Governo do Distrito Federal tirou o DF da situação de colapso institucional, promovendo um processo de reconstrução de credibilidade, autoestima e imagem pública da capital do país.

As Políticas Públicas de Cultura tiveram como base as discussões realizadas na 3ª Conferência Distrital de Cultura, que mobilizaram cerca de 6 mil pessoas  em 47 assembleias, que foram realizadas em todas as Regiões Administrativas. Nas conferências, foram instituídos os Conselhos Regionais de Cultura e aprovadas as diretrizes gerais das políticas públicas ligadas à área.

O Fundo de Apoio à Cultura (FAC) foi, em 2011, um importante instrumento de fomento para o setor cultural. Além de honrar compromissos dos exercícios de 2009 e 2010, o FAC investiu R$ 35 milhões, por meio de editais, para apoiar iniciativas culturais nas 30 Administrações Regionais do DF.

Festival de Ópera – Diversas ações marcaram o setor cultural do DF em 2011. Um dos destaques foi o primeiro Festival de Ópera, realizado em junho. O evento teve à frente o maestro Claudio Cohen, regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. As apresentações, no Teatro Nacional, tiveram entrada franca e levaram aos palcos, entre outras, peças de Mozart e Leoncavallo.

Outros destaques foram a aprovação, pela Câmara Distrital, da Lei de Subvenção ao Carnaval, que destina recursos para a realização da festa, e a realização de licitação – a primeira em mais de cinco anos – para oferecer à capital do país a festa da virada do ano. As duas medidas conferiram transparência às relações entre Estado e sociedade.

Houve ainda a realização da 44ª Edição do Festival de Cinema, o lançamento do Plano do Livro e da Leitura e as iniciativas da sociedade que receberam apoio do GDF, como o Cena Contemporânea.

Perspectivas para 2012 – O governador Agnelo Queiroz enviará à Câmara Legislativa a Lei de Incentivo à Cultura logo na abertura dos trabalhos na Casa, no começo de fevereiro. O objetivo é que a lei entre em vigência ainda neste exercício, ampliando a oferta de recursos para o setor, de forma a qualificar os bens e serviços culturais.

Veja a agenda completa do Festiartes
(Programação sujeita a alterações)

MÚSICA

4 de janeiro
20h – Show do Grupo Choro Livre (BSB)
Show “Acústico MTV”, com Paulinho da Viola (RJ)
Local: Sala Villa Lobos do TNCS

5 de janeiro
21h – Apresentação do violonista Jorge Ozires Fernandez (México)
Local: Sala Martins Penna TNCS

6 de janeiro
20h – Show do cantor Zelito Passos (BSB)
Show Juraildes da Cruz (TO)
Local: Sala Villa Lobos do TNCS

10 de janeiro
20h – Show Ellen Oléria e a Banda Pret.utu (BSB)
Show “Concerto de Cordas”, com Gilberto Gil (BA)
Local: Sala Villa Lobos do TNCS
21h – Apresentação do 34º Civebra
Local: Sala Martins Penna do TNCS

11 de janeiro
21h – Apresentação do 34º Civebra
Local: Sala Martins Penna do TNCS

12 de janeiro
21h – Concerto do pianista Carlos Guerreros (Espanha)
Local: Sala Martins Penna do TNCS
21h – Apresentação da Orquestra Sinfônica do 34º Civebra (BSB)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

13 de janeiro
20h – Show de Rose Maria (BSB)
Show de Iteberê Orquestra Família (RJ)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS
21h – Concerto da Opereta Caipira (GO)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

14 de janeiro
21h – Banda Sinfônica do 34º Civebra (BSB)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS
21h – Show Iteberê Orquestra Família (RJ)
Local: São Sebastião

15 de janeiro
20h – Apresentação do 34º Civebra
Local: Sala Martins Penna do TNCS

16 de janeiro
19h – Apresentação do 34º Civebra
Local: Sala Martins Penna do TNCS
21h – Apresentação do 34º Civebra
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

17 de janeiro
21h – Apresentação do Palco Popular do 34º Civebra
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

18 de janeiro
20h – Show de Ana Donizete (BSB)
Show do Trio Corrente (SP)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

19 de janeiro
20h – Show de Jaime Enest Dias (BSB)
Show de Milton Nascimento (MG)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

20 de janeiro
20h – Show da Banda Ho Ono Beck (BSB)
Show da Banda Vanguard (MS)
Local: Sala Villa Lobos do TNCS

21 de janeiro
20h – Concerto de Encerramento do 34º Civebra
Local: Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
21h – Show da Banda Vanguard (MS)
Local: Anfiteatro do Estádio Bezerrão

22 de janeiro
20h – Show de GOG (BSB) e Show do Berimbrown (BH)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

26 de janeiro
20h – Show de Mambembrincantes (BSB)
Show de Lia de Itamaracá (PE)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

27 de janeiro
20h – Show de Renata Jambeiro (BSB)
Show de Vanessa da Mata (MT)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS
21h – Show de Luz do Samba (BSB)
Show de Lia de Itamaracá (PE)
Local: Ginásio de Sobradinho

28 de janeiro
20h – Show de Vanessa da Mata
Local: Taguatinga

5 de fevereiro
20h – Show de Cris Maciel (BSB)
Show de Pedro Mariano (SP)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

11 de fevereiro
20h – Show de Cacai Nunes (BSB)
Show de Roberto Correia (BSB)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

12 de fevereiro
20h – Show da cantora Luiza Possi (SP)
Local: Sala Vila Lobos do TNCS


TEATRO E CIRCO

6 de janeiro
21h – Espetáculo de dança Retrato (BSB)
Espetáculo de dança Faça Algum Barulho (BH)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

7 de janeiro
21h – Espetáculo Crú (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

8 de janeiro
16h – Espetáculo O Romance do Vaqueiro Benedito – Cia Mamulengo Presepada (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

18 de janeiro
19h – Espetáculo O Menino que Vendia Palavras (RJ)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

19 de janeiro
19h – Espetáculo O Menino que Vendia Palavras (RJ)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

24 de janeiro
21h – Espetáculo Romeu e Julieta de Shakespeare – Juventude Interrompida (RJ)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

25 de janeiro
18h – Espetáculo Romeu e Julieta de Shakespeare – Juventude Interrompida (RJ)
Local: Sala Martins Penna do TNCS
21h – Espetáculo Romeu e Julieta de Shakespeare – Juventude Interrompida (RJ)
Local: Sala Martins Penna do TNCS.

29 de janeiro
16h – Espetáculo Nós no Bambu (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS
19h30 – Espetáculo Nós no Bambu (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

1º de fevereiro
21h – Espetáculo de dança Buquê, As Margaridas (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

5 de fevereiro
16h – Espetáculo O Marajá Sonhador – Eliana Carneiro (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

10 de fevereiro
20h – Apresentação do Circo da China
Local: Sala Vila Lobos do TNCS

11 de fevereiro
21h – Espetáculo Heróis Caminho do Vento Local: Sala Martins Penna do TNCS

12 de fevereiro
16h – Espetáculo O Cano – Grupo Udi Grude (BSB)
Local: Sala Martins Penna do TNCS

CINEMA

Local: Cine Brasília


14 de janeiro

20h - Mostra DE BERGMAN AO MODERNO CINEMA SUECO


15 de janeiro

20h - Mostra DE BERGMAN AO MODERNO CINEMA SUECO


20 de janeiro

20h - Mostra RETROSPECTIVA BRASÍLIA 2011


21 de janeiro

20h - Mostra RETROSPECTIVA BRASÍLIA 2011


22 de janeiro

20h - Mostra RETROSPECTIVA BRASÍLIA 2011


24 de janeiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER


25 de janeiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER


26 de janeiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER



28 de janeiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER


29 de janeiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER


1º de fevereiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER



4 de fevereiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER



5 de fevereiro

20h - Mostra CCBB EM CARTAZ: RETROSPECTIVA LARS VON TRIER
Fonte: O Reporter.


Governo planeja novos acessos ao Litoral Norte.

Rodovias terão pedágio, facilitando vida dos motoristas e dando nova vida econômica à região.

Por Giovanni Sandes

  Uma nova rota rodoviária de acesso ao Litoral Norte, sem necessidade de passar pelo caótico trecho da BR-101 entre Abreu e Lima e Cruz de Rebouças, pode resgatar de vez a Ilha de Itamaracá e revolucionar a praia de Maria Farinha e do Janga, em Paulista. Com autorização do governo estadual, a Galvão Engenharia apresentará até abril os resultados de um estudo para um grande sistema viário hoje avaliado em R$ 600 milhões, que envolve duplicação e requalificação de rodovias, construção de novos trechos de pista e até três novas pontes. A administração do sistema seria como no acesso à Praia do Paiva, com uma empresa responsável pela concessão e pagamento de pedágio pelos motoristas.
“Recebo a notícia com uma surpresa agradável”, diz o prefeito de Itamaracá, Rubens Catunda. Para ele, depois do intenso processo de degradação por que passou, a ilha começa receber projetos que vão integrá-la de vez à Região Metropolitana do Recife e ao Litoral Norte, que receberá megainvestimentos como a fábrica da Fiat, em Goiana.
O novo acesso foi proposto como uma parceria público-privada (PPP), a segunda de um projeto rodoviário no Litoral Norte. A outra, com estudos bem mais adiantados, é o Arco Metropolitano, avaliado em R$ 1,6 bilhão. Ele prevê 100 quilômetros de vias novas e existentes ligando a BR-101 Norte, na altura de Itapissuma, à BR-101 Sul próximo a Fábrica da Caninha 51, em Suape.
Técnico da Secretaria de Governo (Segov), Alexandre da Maia ressalta que a nova PPP ainda está em fase preliminar. “Uma das ideias é que o Arco e o acesso via Itamaracá se comuniquem, formando um sistema turístico e de cargas”, afirma Alexandre.
Hoje, para se chegar a Itamaracá, vindo da região metropolitana, é preciso encarar a BR-101, estrangulada em Abreu e Lima e Cruz de Rebouças, até Igarassu.
A proposta inicial do acesso por Paulista e Itamaracá prevê duplicação da Avenida Carlos José Gueiros Leite a partir da Ponte do Janga até a PE-001 em Maria Farinha. De lá, uma ponte cruzaria o Rio Timbó, ligando Paulista a Cruz de Rebouças aproveitando parte da Estrada de Nova Cruz e um novo traçado que, com outra ponte, sobre o Canal de Santa Cruz, chegará à ilha.
O novo sistema inclui melhorias, em Itamaracá, na PE-001 e PE-035 (principal via da ilha), até o acesso atual por Itapissuma. O estudo apontará se a ligação com a BR-101 será a mesma ou se haverá uma nova via cortando Itapissuma até a BR, na altura da PE-041.
O estudo da Galvão Engenharia custará R$ 10,7 milhões. A construtora avalia formar consórcio com a Andrade Gutierrez. O estudo será entregue ao Estado, que pode ou não licitar o contrato de construção, manutenção e operação do sistema por 30 anos.
Fonte: NE 10.

Onda de furtos a residência, em Itamaracá.

 Em apenas três dias de ano novo, já temos quatro casas furtadas em Itamaracá, os ladrões se aproveitam da ausência dos veranistas para cometerem arrombamentos e furtos, os casos atingem mais a região do Forte Orange, onde se encontram a maior parte dos veranistas de Itamaracá, a polícia civil está investigando os casos.

Violência vence Pacto pela Vida em 2011.

Depois de dois anos muito positivos, o resultado de 2011 interrompeu uma sequência sem precedentes na Segurança Pública de Pernambuco.

 

Por Eduardo Machado

Apesar de todas as ações emergenciais lançadas pelo governo do Estado no mês passado, a meta de redução de homicídios em Pernambuco não foi atingida. De acordo com dados preliminares, no comparativo com 2010, 2011 fechou com dois crimes violentos letais intencionais (CVLI), a menos (3.496 contra 3.494). Uma diferença que tende a ser modificada para mais, com a consolidação dos dados, prevista para o próximo dia 15. Será a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o marcador da violência mostrará crescimento.
Depois de dois anos muito positivos – 2009 com redução de 12% na taxa de homicídios e 2010, com queda de 14% no mesmo índice, o resultado de 2011 interrompeu uma sequência sem precedentes na Segurança Pública de Pernambuco.
Com resultados adversos já nos meses de março e abril do ano passado, a Secretaria de Defesa Social (SDS) passou, ainda no primeiro semestre, a oferecer bônus aos policiais que criassem práticas inovadoras voltadas para a redução de homicídios.
Em setembro, a campanha de “Procurados” para prender os 500 homicidas mais perigosos do Estado foi lançada. A SDS distribuiu um livro com a ficha criminal de cada um dos bandidos e colocou as fotos dos suspeitos na internet e em outbus.
A iniciativa não rendeu os frutos esperados e novembro registrou alta no número de assassinatos. O que fez o governo do Estado lançar mão de uma estratégia ainda mais ousada em dezembro: suspender as férias dos policiais e proibir a saída dos presos do semiaberto para as festas de fim de ano.
O resultado das duas medidas foi o melhor dezembro desde que a Secretaria de Defesa Social passou a contabilizar os homicídios, em 2003. Com 266 assassinatos, pela primeira vez o mês de dezembro teve menos CVLI do que o mês de novembro.
Em 2011, a Secretaria de Defesa Social recebeu R$ 57 milhões em investimentos, quase o triplo do que era aplicado na pasta em 2006.
O Pacto pela Vida, lançado em 2007 para conter a violência em Pernambuco, tem como principal balizador uma meta de redução de homicídios da ordem de 12% ao ano. O índice leva em conta a taxa de assassinatos que é quantidade de crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.
Em 2006, a taxa de homicídios de Pernambuco era de 56 por 100 mil habitantes. A do ano passado, deve ter ficado em torno de 38 por 100 mil habitantes. Para a Organização das Nações Unidas, as taxas de homicídios aceitáveis precisam ser menores do que dez por 100 mil habitantes.
A Secretaria de Defesa Social não quis comentar as informações. Na manhã desta terça-feira (3), o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, dará uma coletiva para anunciar o balanço da segurança pública.
Fonte: ne 10.

Aprovado no bafômetro.

 Flagrado em Noronha numa das estradas que dão acesso à praia, o ator Bruno Gagliasso foi fotografado ao fazer um teste de bafômetro. A notícia foi lançada e já ganhou repercussão nacional, especialmente pelo fato do ator ter sido aprovado no teste. Que sirva de lição para outras celebridades e para todos os fãs e conhecedores do Bruno, provando que responsabilidade não tira férias e bebida não combina com direção.
De cabelos descoloridos, Gagliasso foi aprovado no bafômetro – Foto: Reprodução
Fonte: pernambuco.com

Detran abre inscrições para programa de CNH gratuita.

Cerca de 18 mil pernambucanos poderão, a partir da próxima segunda-feira (9), dar entrada no Programa CNH Popular 2012, que vai oferecer retirada e/ ou reclassificação gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Terão direito a participar do programa, beneficiários de programas sociais, desempregados e alunos da rede pública de ensino. Nos últimos quatro anos, mais de 30 mil pernambucanos foram contemplados pela iniciativa do governo do estado.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 31 de janeiro, exclusivamente pelo site www.detran.gov.br. os nomes dos classificados serão divulgados no dia 8 de fevereiro e a convocação será feita a partir do dia 27 do mesmo mês.

O Detran irá convocar o primeiro grupo dos selecionados para comparecer à sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, ou nas Ciretrans Especiais localizadas nas cidades pólos do interior do Estado, para que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição feita pela internet.

O Programa CNH Popular 2012 prioriza a mudança de categoria, além de oferecer os procedimentos de adição de categoria e primeira habilitação. Por isso, das dezoito mil vagas previstas, 60% (10.800) são para mudança de categoria, 20% (3.600) são para adição de categoria e os ouros 20% (3.600) são destinadas à primeira habilitação. Do total de vagas, 50% são destinadas a candidatos da Região Metropolitana e 50% para o interior do Estado. O número de vagas também foi ampliado, saltando e 12 para 15 mil, e o DETRAN-PE irá investir R$ 12 milhões no programa.
Fonte:pernambuco.com

PRF registra 93 acidentes e seis mortes durante operação de fim de ano.

A polícia rodoviária federal divulgou nesta terça-feira (3) o balanço da Operação Fim de Ano, realizado entre a meia-noite da última sexta-feira (30) até a meia-noite desta segunda-feira (2). Neste período, foram registrados 93 acidentes, com 63 feridos e seis mortes.

Entre os 93 acidentes, 30 deles envolveram motos, o que representa um total de 32%. Dos 63 feridos, 31 (49,2% ) eram usuários de moto. Entre as mortes, cinco delas (83%) foram de motociclistas.

Dos acidentes, 34 ocorreram na BR 101 (36,5%), 31 na BR 232 (33%) e 07 na BR 408 (7,5%). Os tipos de acidentes mais frequentes foram: colisão traseira (20), colisão lateral (16) e saída de pista (11). Excesso de velocidade, falta de atenção e ultrapassagens forçadas foram os principais motivos dos acidentes.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, foi observado um discreto aumento de três acidentes. Durante o réveillon de 2010/2011 foram notificados 90 acidentes, com 53 feridos  e sete mortos. De acordo com a assessoria de comunicação da PRF era esperado para este ano um aumento mais significativo de acidentes , já que a festa deste foi realizada durante o fim de semana, período em que o movimento de veículos é maior nas rodovias federais que cortam Pernambuco.

Durante os quatro dias de operação, 380 policiais participaram das fiscalizações, que foram auxiliados por 55 viaturas e dois helicópteros. Também foram utilizados radares e etilômetros nas blitze.

Outros números - Além dos acidentes, mortes e feridos, a PRF também contabilizou neste período 34 auxílio a usuários,873 extrações de multas, 2628 fiscalizações de veículos, 10 recolhimentos de CNHs e 22 retenções de veículos.Também foram realizados 329 testes de alcoolemia , totalizando 14 condutores autuados, e cinco prisões.
Fonte: pernambuco.com

Moradores de Ipojuca fecham acesso a Porto de Galinhas para exigir lombadas.

Moradores do município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, interditaram um dos acessos a Porto de Galinhas no início da manhã desta terça-feira. Imagem: Gaby Pontes/DP/D.A Press
Gaby Pontes/DP/D.A Press

Moradores do município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, interditaram um dos acessos a Porto de Galinhas no início da manhã desta terça-feira (3), no cruzamento da PE 60 com a PE 38. Eles protestam pela instalação de lombadas eletrônicas no local. O protesto, que começou por volta das 6h, está sendo pacífico, no entanto, a polícia que já está presente no local, ainda não dispersou os manifestantes porque eles exigem a presença da imprensa.

O trânsito está parado nas proximidades do protesto. Quem precisar passar pelo local terá que desviar por rotas alternativas. Agentes de trânsito estão posicionados para orientar os motoristas.
Fonte: Pernambuco.com


Homem que se passa por jornalista é preso por falsidade ideológica.

 Com boa conversa, acusado afirma ser jornalista diplomado e mostrou carteira falsa. Segundo a polícia, ele nem mesmo tem o ensino fundamental completo.

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Um homem acusado de falsidade ideológica e uso de documento falso foi preso nesta segunda-feira (2), no Recife. Fábio Henrique Rocha, 43 anos, se identificou como jornalista formado ao se apresentar na Delegacia de Tejipió por tentativa de agressão à companheira.
De acordo com a delegada Andréa Melo, o acusado não tem nem o Ensino Fundamental completo. “Ele foi autuado em flagrante e esses crimes são inafiançáveis. Agora ele segue para o Cotel onde ficará à disposição da justiça. Caso condenado, ele poderá pegar até seis anos de prisão.”
Fonte: ne10.

Médico do Otávio de Freitas é indiciado após morte de paciente.

Há quatro meses Lindalva Zacarias da Silva, 65 anos, moradora do Ibura, no Recife, teve o intestino perfurado durante exame de colonoscopia.

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Um médico do Hospital Otávio de Freitas (HOF), da rede estadual, está sendo acusado pela Polícia Civil de causar em uma paciente lesão corporal culposa (sem intenção de matar) durante exame de colonoscopia. Há quatro meses Lindalva Zacarias da Silva, 65 anos, moradora do Ibura, no Recife, teve o intestino perfurado durante o procedimento invasivo, foi submetida a uma cirurgia e faleceu no dia seguinte, por complicações decorrentes da operação, de acordo com as investigações. No exame, um tubo é introduzido pelo ânus e possibilita a visão do interior do intestino.

“Em pessoas sadias, como foi o caso da paciente, o risco de perfuração é praticamente nulo. Houve inobservância de regra técnica”, disse a delegada Andréa Melo, de Tejipió, Zona Oeste do Recife, área onde está situado o HOF. Ela concluiu o inquérito na semana passada, depois de ouvir os envolvidos, verificar prontuário da paciente, laudos do Serviço de Verificação de Óbito e do Instituto de Medicina Legal, além de consultar especialistas no assunto para esclarecer dúvidas. As investigações foram iniciadas em setembro, a partir de queixa da família. O laudo do SVO apontou peritonite (inflamação da membrana abdominal), pneumonia, infecção generalizada e perfuração intestinal. Já o parecer do IML, após exumação do corpo solicitada pela polícia, indicou embolia pulmonar e infarto.

Andréa Melo mantém o nome do médico em sigilo e diz que se trata de um profissional qualificado. A delegada concluiu que o óbito foi uma fatalidade, decorrente de complicações previsíveis da cirurgia (embolia pulmonar e infarto). “O médico que fez a colonoscopia percebeu a perfuração e encaminhou a paciente de imediato para exames e cirurgia. A partir da perfuração, não houve negligência da equipe médica, tudo foi feito para salvar a vida de Lindalva”, afirma a delegada. Ela afirma que o profissional que fez a colonoscopia não teve responsabilidade direta pela morte, apenas pela lesão durante o exame. No laudo assinado por ele, explica que não conseguiu concluir o exame em virtude de prováveis aderências que impossibilitaram a insuflação (enchimento de ar) e a passagem do aparelho no resto do intestino.

A pena, para lesão culposa, é de seis meses a um ano de detenção. Pode ter acréscimo de mais quatro meses se a Justiça entender, como a polícia, que o médico não observou as regras técnicas. O crime é afiançável e o profissional poderá responder o processo em liberdade.
Fonte: Jc on line.
 

Homem assassinado a tiros na Ilha de Itamaracá.

Durante a execução, uma mulher foi atingida na perna.
Um homem morreu assassinado com quatro tiros na tarde desta segunda-feira (2), em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife (RMR). Testemunhas informaram que João Marciolino dos Santos, 42 anos, era ex-presidiário e atualmente trabalhava como camelô, mas ninguém soube informar o motivo ou a atoria do crime.

Durante a execução, uma mulher foi atingida na perna e levada para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), onde recebeu atendimento e foi liberada em seguida. A polícia trabalha com a hipótese de execução, já que todos os disparos foram direcionados para João Marciolino, e atingiram acidentalmente a mulher.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro, área central da Capital.
Fonte: JC on Line.
 

Pescador artesanal poderá acumular seguro-desemprego e auxílio-doença.

Arquivo/ Gustavo Lima
Roberto de Lucena
Roberto de Lucena: lei atual provoca prejuízo irreparável para pescadores.
 
 
   A Câmara analisa o Projeto de Lei 2354/11, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que garante ao pescador artesanal o direito ao seguro-desemprego durante o período de defeso, mesmo que esteja recebendo auxilio-doença. A Lei 10.779/03, que instituiu o benefício, prevê sua percepção simultânea apenas com pensão por morte ou auxílio-acidente.
Na opinião de Roberto de Lucena, essa limitação não faz sentido. “Se a legislação prevê que o pescador afastado por acidente pode receber o seguro-desemprego, não há motivo para que não receba quando estiver afastado por doença”, argumenta.
O parlamentar afirma ainda que muitos pescadores adoecem em virtude da atividade laboral e são obrigados a afastarem-se do trabalho no período de defeso. “Nesse caso, o pescador doente deixa de receber o seguro-desemprego, o que lhe causa prejuízo irreparável”, afirma.

Tramitação
O projeto , que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Maria Neves
Edição – Paulo Cesar Santos
Fonte: Agência Câmara de Noticias