sábado, 15 de fevereiro de 2014

Participem.


Funcionários reivindicam a reabertura do Hospital Central do Paulista.


Imagem: TV Jornal
  Funcionários do Hospital Central do Paulista organizaram uma manifestação para reclamar do fechamento da unidade, ocorrido no dia 22 de janeiro. De acordo com eles, o motivo foi a falta de repasse de verbas do Estado e do Município.


  Mesmo com salários atrasados desde novembro, o grupo quer retomar as atividades e espera que o hospital volte a funcionar. A unidade era referência em várias áreas e atendia moradores da região, que agora sofrem com a falta de consultas.

  De acordo com a Prefeitura do Paulista, o hospital é privado, tem convênio com as redes municipal e estadual de saúde e teve os serviços suspensos porque os funcionários pararam de trabalhar por conta do atraso dos salários.

 A prefeitura disse ainda que fez o pagamento nessa quinta (13) no valor de R$ 300 mil, referente aos serviços prestados nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Com isso, o hospital deve voltar a funcionar na próxima semana.

http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/funcionarios-reivindicam-a-reabertura-do-hospital-central-do-paulista-0402CD983164D8C14326?types=A&

Da: TV Jornal.

Ex-detento sofre tentativa de homicídio em Itamaracá.

Vítima foi espancada e atingida com golpes de faca no rosto

, peito, braço e costas.


  Um rapaz de 20 anos sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (14), no bairro Roque Santeiro, na Ilha de Itamará, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Marinaldo Lúcio dos Santos teria sido espancado por três homens e sofrido golpes de faca nos braços, costas, peito e na cabeça. 

   A vítima segue internada com quadro estável no Hospital Miguel Arraes (HMA), para onde o jovem foi levado após terem sido realizados os procedimentos de primeiros socorros no Hospital Alzira Figueiredo, em Itamaracá. Ele deu entrada no HMA às 20h06.

  De acordo com PMs do Posto Policial do hospital, Marinaldo é um ex-detento com passagem na polícia por tráfico de entorpecentes. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar as circunstâncias do crime. 

Do: JC Online.

Funcionários do Hospital Belarmino Correia denunciam atrasos nos salários e problemas internos.


  Funcionários do Hospital Regional Belarmino Correia, em Goiana, Mata Norte, denunciam os baixos e atrasados salários. De acordo com a denúncia, os atrasos já chegam há 4 meses. Além disso, eles reclamam das péssimas condições de trabalho. Segundo uma técnica de enfermagem, que preferiu não ser identificada, os funcionários extras, como são chamados, tiveram os salários reduzidos, sofrem ameaças e trabalham sob pressão da coordenadora de enfermagem, Jaci Gomes. “Ela está demitindo pessoas que trabalhavam há anos, para colocar pessoas dela, de fora. A gente trabalha sob pressão”, desabafou.

   Ela ainda alertou para a falta de estrutura da unidade no atendimento a vítimas de acidente. “A emergência não nos dá condições de trabalhar. Quando chega uma vítima de acidente aqui (hospital), a gente encaminha para UPA de Igarassu e o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, por não ter condições de atender”, disse.

    Ainda segundo os funcionários, a alimentação fornecida pela unidade é de péssima qualidade. “As verduras e o feijão são azedos. A comida mais parece uma lavagem. Isso quando não vem sujeira dentro”. Disse uma funcionária. Ainda segundo ela, é a mesma comida servida aos acompanhantes dos pacientes.

    Enquanto isso, a reforma da emergência do hospital segue atrasada. Foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que prejudicou ainda mais o funcionamento da unidade.

Do:  Blog do Anderson Pereira.

Diretor da penitenciária de Itamaracá, em PE, deixa cargo após rebelião.

   Presos pediam a saída de Ricardo Pereira, atual diretor, em rebelião.

  Antigo gestor, Roger Moury, deve voltar ao cargo ainda nesta sexta (14).


Reeducandos ocuparam o telhado de um dos pavilhões da penitenciária (Foto: Reprodução/TV Globo)
Detentos ocuparam o telhado de um dos pavilhões da
penitenciária (Foto: Reprodução/TV Globo)
  Ricardo Pereira, gestor da Penitenciária Agro-industrial São João (PAISJ), no Grande Recife, deixará o cargo após a rebelião dos reeducandos, que aconteceu na quinta (13). O antigo diretor da PAISJ, Roger Moury, volta à função ainda nesta sexta-feira (14). A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Ressocialização (Seres). No protesto que acabou com a morte de duas pessoas, os reeducandos reclamavam da atual gestão.

   Doze deles foram autuados em flagrante após a rebelião, que deixou dois detentos mortos e oito feridos. Eles serão levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, Zona Sul da capital, e, em seguida, encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana. Esses presos devem responder por dano ao patrimônio e tentativa de homicídio, segundo a secretaria-executiva da Seres.

  Dos dois homens que permaneciam internados no Hospital Miguel Arraes (HMA), um já teve alta ainda na quinta, enquanto o outro segue em observação médica, segundo a assessoria do HMA. O estado dele é estável e aguarda uma reavaliação dos médicos.Segundo a secretaria, o tumulto foi provocado por internos do pavilhão G. 

  Os detentos se rebelaram no início da manhã da quarta, reivindicando a substituição da direção da penitenciária e reclamando da qualidade da comida e do uso de tornozeleiras eletrônicas. Atualmente, a unidade de regime semiaberto abriga 1.870 presos, mas só tem capacidade para 650.

Do: G1/PE.

BR-101 será bloqueada no próximo domingo (16).

  Trecho em frente à fábrica da Bombril, será novamente

 bloqueado para conclusão da 1° rampa do TI Abreu e

Lima.

  Os motoristas que trafegam pela BR 101, pelo município de Abreu e Lima, sentido Jaboatão dos Guararapes, precisam ficar atentos mais uma vez. É que no domingo (16), das 0h às 04h, o trecho da BR-101, em frente à fábrica da Bombril, será novamente bloqueado para conclusão da 1° rampa que ligará a passarela de pedestres, do Terminal Integrado Abreu e Lima.
  Com a interdição, os motoristas repetirão o mesmo trajeto sugerido na última interdição: os que desejarem seguir pelo caminho da BR-101, vindo sentido Abreu e Lima/Jaboatão dos Guararapes terão como rota alternativa o retorno localizado 1 km à frente, na PE-15, no sentido Paulista. O acesso localiza-se nas imediações do Hospital Miguel Arraes. O Consórcio EMSA / ATERPA e a empresa terceirizada Hispano, responsáveis pela obra, junto com o Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (BPRV) auxiliarão na sinalização do local para evitar transtornos durante o bloqueio.
  O TI também faz parte do corredor Norte/Sul que passará pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. O percurso de 33,2 km vai ter 29 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A expectativa é atender a uma demanda de 300 mil passageiros por dia quando o corredor estiver funcionando o sistema de Transporte Rápido de Ônibus (TRO).Obra - O Terminal de Abreu e Lima, de responsabilidade da Secretaria das Cidades, será inaugurado em março de 2014 e a rampa será uma dos quatros conexões para passarela de pedestres, que será ligado ao TI e passará sobre a BR-101.

  A previsão do novo Terminal é atender oito linhas, com 33 frotas, sendo 14 do BRT. A meta é realizar diariamente 374 viagens, que atenderá 30 mil pessoas, beneficiando diretamente seis comunidades próximas ao TI Abreu e Lima: Caetés I, Caetés II e Caetés III, Desterro e os loteamentos Planalto e Bonfim. O Terminal Integrado atende uma carência da população local desde a desativação do antigo terminal, desativado para inauguração do TI Pelópidas Silveira, e consequentemente também diminuirá a demanda no TI da PE-15.

Do: Leia Já.