terça-feira, 27 de março de 2012

Homicídio na Vila Velha.

Segundo informações das testemunhas a vítima Edvaldo da Silva Filho, com 43 anos de idade, solteiro, residente na Vila Velha, era motorista e eventualmente emprestava pequenas quantias de dinheiro a pessoas daquele bairro, na data de ontem, por volta das 19: 30 horas, 4 indivíduos, entraram em sua residência  e reviraram tudo em busca de algo, depois esperaram  até a vítima chegar em casa, momento em que foi surpreendida, tentou fugir, mas foi alvejada com um disparo de uma espingarda de grosso calibre nas costas e um tiro de revolver cal. 38,  a queima roupa, no lado esquerdo do corpo na altura das costas.
Fonte: PCPE.

Polícia apreende um quilo e 300 gramas de maconha.

Dois homens foram presos também com material para fabricação de crack.


Dois homens foram presos nesta terça-feira (27), acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico, no Janga. A polícia encontrou com José Guilherme Barbosa dos Santos, de 21 anos, um quilo e 300 gramas de maconha, além de materiais para a fabricação do crack.

Os policiais chegaram até a residência do rapaz através de um ex-presidiário. Após cumprir pena, José Francisco de Souza Neto, de 20 anos, foi encontrado com seis papelotes de maconha e levou a equipe à pessoa que fornecia a droga: José Guilherme.

Com ele os policiais encontraram ácido bórico, usado para fazer a mistura do crack e um cachimbo, além da maconha. Os dois foram encaminhados para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel).
Fonte: Folha-PE.

Dormir demais ou muito pouco faz mal ao coração, diz estudo.

Dormir mais do que oito horas ou menos de seis parece aumentar significativamente o risco de doença cardiovascular, segundo um estudo feito nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados no domingo em uma reunião de cardiologistas.

Aqueles que dormem menos de seis horas por noite poderiam ter o dobro do risco de sofrer de um ataque cerebral ou infarto. A probabilidade de insuficiência cardíaca aumenta igualmente 1,6 vez.

Ao contrário, os que dormem mais de oito horas por noite veem dobrar o risco de sofrer angina de peito, enquanto que o de desenvolver doença coronariana aumenta 1,1 vez.

Os cientistas estudaram retrospectivamente 3.019 pessoas com mais de 45 anos que participaram da pesquisa nacional sobre nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey).

"Desde agora temos uma indicação de que o sonho pode ter um impacto na saúde cardíaca", avaliou o doutor Rohit Arora, professor da faculdade de medicina de Chicago e principal autor do trabalho.

Os pesquisadores afirmam que se trata do primeiro estudo com amostragem nacional representativa da população americana que estabelece uma relação entre a duração do sono e a saúde cardiovascular.

As conclusões do estudo foram apresentadas na 61ª conferência anual do American College of Cardiology, reunido em Chicago, Illinois, neste fim de semana.
Fonte: NE/10.

Nova carteira de identidade deve diminuir golpes no comércio.

Moradores de Itamaracá serão os primeiros a receberem o documento.
Identidade nova terá foto a laser, dificultando ação de bandidos.

Especialistas apontam: quanto mais vendas, maior é a possibilidade de ter um golpista entre os clientes. Com o número cada vez maior de pessoas praticando golpes, a nova carteira de identidade, que deve ser implantada num prazo de nove anos no Brasil, promete diminuir o índice de crimes como esses. Em Pernambuco, a primeira cidade a receber as novas carteiras será a Ilha de Itamaracá, no Grande Recife.

Segundo Eduardo Catão, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, o golpe mais comum está relacionado a documentos falsos. “Tem pessoas especializadas em dar golpe. Ficam planejando o golpe no comércio, nas empresas de forma geral. Então, nós temos que estar sempre atentos”, alertou.

Dentre os documentos, o mais falsificado é a carteira de identidade. “Segundo especialista em fraudes, 80% dos casos que envolvem essas fraudes no comércio são praticadas por pessoas que detêm nenhum conhecimento tecnológico alto e não possui habilidade muito grande nisso. Os crimes acontecem por conta da rapidez que esses documentos são analisados quando recepcionados por balconistas e operadores de caixa”, contou o delegado Rômulo Aires, da Delegacia de Repressão ao Estelionato.
Jandir Carneiro Leão, do IITB, diz que falsificação ficará mais difícil. (Foto: Reprodução/TV Globo)Jandir Carneiro Leão diz que falsificação
será mais difícil. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A carteira de identidade vai ser modificada em todo o Brasil também para dificultar a falsificação. O cartão do registro de identificação civil vai ter diversos elementos de segurança: o papel vai ser substituído pelo plástico; a foto será impressa; o cartão terá chip e vai ser feito com base na identificação digital; e o número de dez dígitos, impresso em alto-relevo, vai ter validade em todo o território nacional. “Esse cartão é especial, a prova de água, com alta durabilidade, e permite que a foto seja a laser. Não é fácil falsificar, é custo alto. A carteira atual tem a falsificação facilitada”, concluiu Jandir Carneiro Leão, diretor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB).

Cuidados

Existem alguns cuidados apontados que podem ajudar o comerciante a prevenir esse tipo de golpe. Confira, abaixo:

- Pedir outro documento, além da carteira de identidade.
- Solicitar o número de telefone residencial e checar a infomação no mesmo instante.
- Consultar ferramentas de prevenção a fraudes, como o site da CDL, que tem um cadastro de pessoas que tiveram os documentos roubados.
- Consultar o Serasa, caso o pagamento seja feito em cheque.
- Prestar muita atenção nos documentos fornecidos.
Fonte: G1/PE.