quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em Olinda, feira de ciências reúne 320 projetos de escolas de todo o Brasil.

 9ª edição da Ciência Jovem vai até sexta (1º), no Chevrolet Hall.
 Expectativa é receber mais de 10 mil visitantes em três dias de evento.


Abertura da feira Ciência Jovem aconteceu nesta quarta-feira (Foto: Vitor Tavares / G1)Abertura da feira Ciência Jovem ocorreu na tarde desta quarta-feira (Foto: Vitor Tavares / G1)







 Com a participação de 320 projetos científicos de professores e alunos de todo o País, teve início, nesta quarta-feira (30), a 19º edição da Ciência Jovem, feira promovida pela Espaço Ciência de Pernambuco, no Chevrolet Hall, em Olinda, Grande Recife.  As mais de 10 mil pessoas previstas para visitar o evento, que segue até a próxima sexta-feira (1º), poderão encontrar trabalhos das áreas de mecânica, sustentabilidade, robótica, direitos humanos e gastronomia.
Alunos de Pernambuco trabalham com garrafas PET (Foto: Vitor Tavares / G1)Alunos de Pernambuco trabalham com garrafas
PET (Foto: Vitor Tavares / G1)
 Na tarde desta quarta, a cerimônia de abertura reuniu as delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A maioria dos expositores, entretanto, é local, de sete instituições de Pernambuco. Da Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) João Bezerra, do Recife, os alunos levaram um trabalho que propõe o reaproveitamento de garrafas PET para a produção de puffs.
 Os estudantes Rafael Vitor Lira e Leidiane da Silva, idealizadores do projeto, trabalham há cinco meses na fabricação das peças. Junto com outros estudantes, já conseguiram arrecadar R$ 1.783, que foram doados a uma instituição de caridade do bairro do Pina, na Zona Sul da capital. "É importante mostrar o trabalho que nos esforçamos para fazer. Fomos atrás de lixos, fizemos campanhas, até conseguirmos fabricar as peças com qualidade", comentou Rafael. Cada puff é vendido pelo valor de R$ 20.

 Após enfrentar dez horas e meia de viagem, a delegação do Acre chegou ao Recife para falar dos animais ameaçados de extinção na Floresta Amazônica. Débora Rodrigues, 9 anos, e Vitória Cristina, 10, viajaram junto a duas professoras e tiveram a oportunidade de ver o mar pela primeira vez, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. "Parece o rio que temos lá na Acre, mas, ao invés de redemoinhos, tem ondas. É lindo", contou Vitória. O trabalho da dupla, da Escola Padre Peregrino Carneiro Melo, de Rio Branco, mostra toda a campanha da instituição para proteger animais como o mico-leão-dourado.
Alunas do Acre viram o mar pela primeira vez em Pernambuco (Foto: Vitor Tavares / G1)Alunas do Acre viram o mar pela primeira vez em
Pernambuco (Foto: Vitor Tavares / G1)
 As viagens dos grupos de outros estados são custeadas pela organização do evento. Além de exposições, a feira conta com apresentações artísticas, comunicações orais de professores, pôsteres e palestras do projeto “Mão na Massa”.
 No final da feira, na sexta, haverá uma premiação para os melhores trabalhos, avaliados por mais de 150 profissionais. Um dos concorrentes na categoria de tecnologia é o do Instituto Federal Norte de Minas Gerais, da cidade de Araçuaí, que enviou as alunas Maria Laura Chaves, de informática, e Karolina Berg, de meio ambiente. Juntas, idealizaram um irrigador automatizado, que reconhece quando a terra está molhada e para de emitir água, evitando o desperdício. "Mais de 70% da água doce do mundo é usada na agricultura. Então, desenvolver meios para economizar é importante. Já estamos chamando atenção de pequenos agricultores", afirmou Maria Laura. As duas enfrentaram doze horas de viagem, entre Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Estudantes de MG fizeram um irrigador automatizado (Foto: Vitor Tavares / G1)Estudantes de MG fizeram um irrigador automatizado
(Foto: Vitor Tavares / G1)
 Os projetos premiados representarão a Ciência Jovem nas principais feiras nacionais e até internacionais, com custos de viagem pagos. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Educação de Pernambuco.

Serviço
Ciência Jovem
De terça (30) a sexta (1º)
Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Chevrolet Hall, Olinda, Grande Recife
Entrada gratuita.
Do: G1/PE.

Paraíba e Pernambuco devem ter região integrada até o final de 2013.


Paraíba e Pernambuco devem ter região integrada até o final de 2013
  A criação de uma região integrada entre a Paraíba e Pernambuco deve ser consolidada até o fim do ano. Esta foi a projeção apontada em reunião realizada nesta segunda-feira (4) entre representantes das Secretarias de Planejamento dos dois estados, na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambucano (Condepe/Fidem), em Recife, e que foi conduzida pelo secretário de Planejamento da Paraíba, Gustavo Nogueira, juntamente com o presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima.


  Participaram também do encontro o secretário executivo da Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio; o superintendente adjunto do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), Jakson Amâncio; o diretor de Desenvolvimento Econômico da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Juliano Gorski, além de representantes dos órgãos da Receita dos dois estados.


 Com o aporte de grandes empresas na região polarizada por Caaporã, Litoral Sul Paraibano, e Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, os dois estados estão estudando formas de estruturação conjunta, preliminarmente adotando o modelo de Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), para ampliação do desenvolvimento econômico e social dos municípios vizinhos.


  O diálogo, que teve início no começo do ano, deverá ser concluído no próximo mês com um estudo socioeconômico dos municípios participantes. O presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, assegurou que a redação do estudo está em fase de conclusão e que será apresentado até o mês de dezembro aos governadores Ricardo Coutinho e Eduardo Campos.


  A área entre os dois estados tem atraído empresas de porte significativo. E, segundo as palavras do secretário de planejamento da Paraíba, Gustavo Nogueira, é preciso “expor para o Brasil e o mundo que existe ali uma área de um dinamismo econômico e com uma infraestrutura instalada significativa que poderá trazer novos investimentos para a Paraíba e Pernambuco”.


  E este novo panorama na região demanda das cidades e dos estados a estruturação quanto à mobilidade, abastecimento, esgotamento, energia elétrica e demais itens necessários à instalação de empresas e ao desenvolvimento social.


 O projeto prevê a inclusão de 13 municípios, os mais próximos do raio de atuação dos polos cimenteiro, automotivo, farmacoquímico e do vidro. Caaporã, Alhandra, Pitimbu, Pedras de Fogo e Conde, irão compor a área pelo lado paraibano. Em Pernambuco, as cidades participantes deverão ser: Araçoiaba, Condado, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Itaquitinga.


 Com a RIDE, as políticas de desenvolvimento para a região serão potencializadas, bem como o planejamento de ações e captação de recursos serão feitos de forma integrada. Por estarem no Litoral Sul da Paraíba e Mata Norte de Pernambuco, a ação tem importância também para promover a interiorização do desenvolvimento e promover os benefícios sociais à população.


  Ao final, foi agendado um novo encontro para o próximo dia 14 de novembro, desta vez em João Pessoa. “Agora entramos na fase de ajuste de pequenos detalhes, são pontos específicos do texto que estão sendo melhor detalhados para justificar bem a formalização da área”, explicou Maurílio Lima.


 A sugestão apontada pelo secretário Gustavo Nogueira foi para que seja também apresentada na próxima reunião uma minuta do anteprojeto de lei que será apresentada aos deputados federais de ambos estados. “As duas equipes técnicas de governo estão reunidas, trabalhando, expondo dados para embasar o projeto de lei que será submetido aos governadores e apresentado ao Congresso Nacional para ser instituída a união por lei”, detalhou o secretário.

Do: PB Agora.

Três pessoas ficam feridas em um bar, em Igarassu.

Segundo a polícia, dois homens chegaram em uma moto, o garupa desceu e efetuou os disparos.


  Três pessoas ficaram feridas, na noite da última segunda-feira (4), durante um tiroteio no bar Sopão e Cia, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. Segundo a polícia, dois homens chegaram em uma moto, o garupa desceu com uma arma e efetuou os disparos.
  Alexsandro Ferreira Alves da Silva, de 30 anos, levou um tiro na cabeça e foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área Central do Recife. Ele passou por uma cirurgia e está entubado, seu estado de saúde é grave. 

 Os primos Joelisson Souza Bezerra, 20, e Edvaldo Silva Bezerra, 28, foram atingidos no tórax e encaminhados ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também na RMR. Eles passaram por uma drenagem torácica e permanecem estáveis, sem previsão de alta. A polícia desconhece a autoria a e motivação do crime.

Da: Folha PE.

Homem é assassinado a tiros e facadas em Igarassu.

 O crime foi cometido pelo vizinho da vítima e teria motivo

 passional.


  Um homem identificado como Wellington Nascimento de Albuquerque, 34 anos, foi assassinado na noite da última segunda-feira (4) a tiros e facadas, enquanto dormia em sua própria residência, localizada na Rua Boa Vista, na zona rural do município de Igarassu. O crime foi cometido pelo vizinho de Wellington, conhecido como “nego”. Ele seria ex-presidiário e teria cometido o homicídio por motivo passional. 

   A vítima era casada e mantinha uma relação extraconjugal com a esposa do vizinho. Os dois planejavam uma fuga, quando tiveram o plano descoberto pelo vizinho de Wellington. Após cometer o crime, o acusado fugiu do local. 

  O corpo de Wellington Nascimento foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Do: JC Online.

Ex-policial de PE é preso junto com quadrilha suspeita de estelionato.

Com o grupo, polícia recolheu documentos falsos e formulários em branco.
Inquérito também apura se houve fraude contra a Previdência Social.


Quadrilha de estelionatários é presa na Delegacia de Boa Viagem (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)Polícia recolheu RGs, cartões, carteiras de habilitação,
formulários, atestados médicos e carimbos
(Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)
  Quatro pessoas foram presas, nesta quarta-feira (06), na cidade de Paulista, no Grande Recife, por suspeita de envolvimento em um esquema de falsificação de documentos. Com eles a polícia apreendeu diversos itens que serão analisados no inquérito - identidades falsificadas, formulários para identidades ainda em branco, carteiras de trabalho, cartões de crédito, atestados médicos e carimbos. Um ex-policial civil faz parte do grupo, conforme informou o delegado Erivaldo Guerra.
  A captura foi feita pela equipe da Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, que investigava uma denúncia de extorsão e chegou a uma mulher de 38 anos que, descobriu-se então, fazia parte do grupo. A queixa inicial foi prestada por um homem que disse estar sendo vítima de extorsão por uma mulher com quem teve um relacionamento extraconjugal. Essa mulher estaria ameaçando mostrar para a esposa dele um vídeo onde os dois apareceriam fazendo sexo. Junto com os policiais, o homem foi à casa da suspeita, que pediu a ele R$ 3 mil para entregar o pen drive onde o suposto vídeo estaria salvo.
  No momento de prendê-la em flagrante pela extorsão, a polícia descobriu que a mulher usava documentos falsos. Questionada sobre isso, a suspeita revelou as atividades e os outros integrantes da quadrilha - três homens de 27, 47 e 58 anos. A Polícia Civil informou que um deles é ex-policial e foi exonerado em 1993 por envolvimento com crimes. Na casa dele, no bairro do Janga, foi encontrada a maior parte dos itens apreendidos: identidades falsificadas, formulários para identidades ainda em branco, carteiras de trabalho e cartões de crédito.
  Além disso, também foram recolhidos atestados médicos e carimbos que traziam dados atribuídos a servidores e médicos - com nome e número no Conselho Regional de Medicina - que seriam, supostamente, funcionários do Hospital Agamenon Magalhães, localizados no bairro de Casa Amarela, no Recife. Através da assessoria de imprensa, a direção da unidade de saúde informou ao G1 que não foi notificada oficialmente e se coloca à disposição da polícia para os devidos esclarecimentos.
  Os quatro serão indiciados por falsificação de documentos e estelionato. A polícia apura se as carteiras de trabalho e os cartões apreendidos são roubados ou se foram feitos com base em identidades falsas. Há indícios de fraude contra o Instituto Nacional de Seguridade Social, mas essa investigação ainda será aprofundada.
Do: G1/PE.

operação apreende mais de 8 mil frascos de medicamentos ilegais.

 Polícia e Apevisa fecharam fábrica clandestina de remédios em Paulista.
 Três pessoas foram detidas e levadas à delegacia do município.


Produtos eram produzidos em local sem higienização (Foto: Reprodução / TV Globo)Produtos eram produzidos em local sem higienização
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Operação conjunta das polícias Civil e Militar e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) fechou, nesta quarta-feira (6), uma fábrica clandestina de medicamentos que funcionava em Paulista, no Grande Recife. Policiais e fiscais apreenderam 8.456 frascos de produtos – entre xaropes, pomadas e massageadores com orientação terapêutica – que não tinham liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Três pessoas foram detidas e levadas à delegacia do município sob suspeita de cometer crime contra a saúde pública.
De acordo com o chefe do setor de medicamentos da Apevisa, Maryson Bezerra, as apreensões ocorreram em dois imóveis situados no bairro de Maranguape I e em uma terceira casa no bairro do Nobre, local onde era feita a fabricação clandestina dos medicamentos. “Também apreendemos um caminhão cheio de embalagens e rótulos. Os remédios eram vendidos para estabelecimentos da região e no esquema porta a porta”, disse.
Um dos remédios apreendidos, chamado Gastric, era indicado para o alívio da azia e má digestão, no entanto não tinha nenhuma inspeção por parte da Anvisa. “Os produtos eram feitos sem qualquer procedimento de higienização, eram todos ilegais. Na fábrica, encontramos bichos como lagartixas e baratas, além de produtos em decomposição”, acrescentou Maryson Bezerra.

Segundo o chefe do setor de medicamentos da Apevisa, os fiscais descobriram a fábrica clandestina após denúncias repassadas pelo setor de inteligência da Polícia Militar.

Fiscais apreenderam milhares de potes de massageadores (Foto: Reprodução / TV Globo)Fiscais apreenderam milhares de potes de massageadores (Foto: Reprodução / TV Globo)

Caixas de produtos clandestinos foram recolhidas pela Apevisa (Foto: Reprodução / TV Globo)Caixas de produtos clandestinos foram recolhidas pela Apevisa (Foto: Reprodução / TV Globo)

Xaropes eram comercializados sem liberação da Anvisa (Foto: Reprodução / TV Globo)Xaropes eram comercializados sem liberação da Anvisa (Foto: Reprodução / TV Globo)
Do: G1/PE.

Adolescente apreendido suspeito de tentativa de homicídio.

  Um adolescente de 17 anos foi apreendido por policiais civis da Delegacia de Goiana, na tarde de segunda-feira (4), em cumprimento de mandado de apreensão, após representação da autoridade policial. 

  Ele é acusado de juntamente com seu comparsa identificado como "Tiago", 20, ter tentado assassinar um desafeto seu. O adolescente foi encaminhado ao Centro de Internação Provisória (Cenip), na cidade do Recife.

Da: PC PE.