segunda-feira, 5 de maio de 2014

Colisão em Paulista deixa uma pessoa morta.

 (João Roberto da Silva Pereira/Whatsapp/cortesia)


   Uma colisão envolvendo dois veículos no município de Paulista terminou com uma pessoa morta neste domingo. O acidente aconteceu por volta das 11h, na Avenida B, próximo a caixa d'água de Paulista. 

  De acordo com o 17ª Batalhão da Polícia Militar, dois carros bateram de frente e o motorista de um deles, que tinha 78 anos, morreu no local.

   A polícia ainda não sabe o que causou a colisão. Pelo menos três pessoas ficaram feridas no acidente e foram levadas para a UPA de Paulista.

Do: DP.

Tracoma persiste em Pernambuco.

  Pesquisa da Fiocruz detecta caso grave da doença em Chã

 Grande, Zona da Mata, e descobre crianças infectadas na

 capital.


 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

  Aos 75 anos, o agricultor Severino Apolônio de Santana só sabe diferenciar o claro do escuro. Não se trata de uma perda de visão natural da idade. Quando aprendeu a andar e articulava as primeiras palavras, antes dos 2 anos, já tinha os olhos comprometidos. Ao longo da vida o problema foi se agravando. Não enxerga e ainda por cima sofre com dores permanentes, pois os cílios, invertidos, roçam a córnea, numa agressão sem fim. Esse morador de Chã Grande, Zona da Mata, a 82 quilômetros do Recife, é a prova viva das sequelas de uma doença esquecida, considerada erradicada nos anos 70 do século passado, mas ainda presente na população rural e urbana: o tracoma.

  Severino foi descoberto na pesquisa iniciada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) há quatro meses, com apoio do Ministério da Saúde e do Estado. O Censo do Tracoma, de abrangência nacional, já visitou 11 municípios pernambucanos, com casos positivos em todos eles. A coordenadora do estudo e pesquisadora da Fiocruz no Recife, Giselle Campozana, explica que serão examinados moradores de outras 72 cidades até o final do trabalho. Os doentes estão sendo tratados. Além de Chã Grande, Aliança, na mesma região, está sob avaliação. No Grande Recife, o trabalho de campo já passou pela capital, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá, São Lourenço da Mata, Moreno, Igarassu, Itapissuma e Araçoiaba.

  “Na Ilha Joana Bezerra (Recife), de 607 moradores examinados, nove tinham tracoma, dos quais sete crianças com idade entre 1 e 9 anos”, adianta Giselle, a partir da apuração de dados parciais. O mal é uma conjuntivite de evolução crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, com cinco formas clínicas: duas transmissíveis (tracoma inflamatório folicular e tracoma inflamatório intenso) e três não-transmissíveis (tracoma cicatricial, triquíase tracomatosa e opacificação corneana). A Organização Mundial de Saúde estabeleceu como meta para 2020 a erradicação de toda perda de visão em razão da doença. A Chlamydia foi introduzida provavelmente no Brasil no século 18, com as migrações europeias.

  O agricultor Severino possivelmente sofreu repetidas infecções pela bactéria. O oftalmologista Marcos Matos, do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), examinou o paciente na semana passada, no Recife, e disse jamais ter visto um caso tão avançado de tracoma nos seus 16 anos de medicina. “Ele tem a parte externa do olho, a córnea, totalmente cicatrizada. Só tinha visto situação similar em livro”, afirmou o especialista. A sequela atinge os dois olhos e a recuperação da visão é incerta. Na ocasião da consulta, o médico tentou colocar lentes para diminuir a agressão dos cílios invertidos, mas a solução para esse problema será mesmo cirúrgica. A recuperação da visão exigiria um transplante de córnea e, mesmo assim, não é certo que funcione. “Pode haver alteração mais profunda no globo ocular”, explicou.

  Para quem nunca teve acesso a diagnóstico e tratamento, medida que alivie o sofrimento já é um bom começo. “Estou disposto para o que Deus quiser”, afirmou Severino Santana, ao sair do encontro com o oftalmologista. Até que seja providenciada a cirurgia, ele fará uso diário de um lubrificante para diminuir o atrito dos cílios com a córnea.

  Conforme Giselle Campozana, a doença atinge especialmente populações com baixa condição social, dificuldade de acesso a serviços de saúde e água tratada. Para o censo foram selecionadas áreas onde 50% dos domicílios são de famílias com renda domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo e mais de 5% das casas não têm ligação com a rede de água tratada. Durante o estudo, todas as famílias do território escolhido são visitadas. Mas apenas são examinadas aquelas que contam com crianças de 1 a 9 anos de idade, onde se concentra a maior incidência da forma inflamatória e transmissível do tracoma.

Do: JC Online.

Convite.


Do: Fernando Melo.

O Pau Brasil é nosso.

 
  O Pau-brasil é uma árvore nativa da mata atlântica que predominava em Pernambuco no período da colonização portuguesa, e que foi muito explorado pela indústria têxtil européia. Também chamado pelos nossos indígenas de Ybyrapytanga (Madeira Vermelha). 


  Através da Lei nº 6.607, de 07/12/1978 o Pau-brasil foi declarado como a árvore nacional e 03 de maio, como o Dia do Pau-brasil. Atualmente poucos são encontrados nas áreas remanescentes de Mata atlântica e até mesmo nas cidades que vem perdendo seus espaços verdes para a ocupação imobiliária desordenada. Enfim é o momento de enaltecer a importância do Pau-brasil para a nossa história, nossa cultura e a para o meio ambiente.


Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Caminhões colidem no Km-02 da BR-101 em Goiana.



 Conhecida por centenas de acidentes, o KM-02 da
 Rodovia BR-101, em Goiana, teve mais um acidente
 de trânsito, na tarde desta sexta (2). Três caminhões
 perderam o controle dos veículos e colidiram, 
durante uma curva, sentido João Pessoa/Goiana.
 Supostamente não houve vítimas graves. Todos
 os veículos foram avariados.

 Segundo motoristas, os veículos desciam o trecho

 (conhecida como ladeira da Usina Maravilhas),
 quando rodaram na pista e colidiram. Chovia
 forte no momento do acidente. O local estava
 repleto de óleo. Um dos caminhões, carregado
 com coco, tombou e deixou a pista interditada
 durante toda a tarde.

 A Polícia Rodoviária Federal esteve no

 local. Os motoristas foram atingidos pelo
 congestionamento até as proximidades da
 divisa entre os estados de Pernambuco e
 da Paraíba. Centenas de goianenses que
 voltavam do trabalho ficaram presos no trânsito.


Do: Blog do Anderson Pereira.

Regularização do transporte complementar da ilha de Itamaracá.

  Às vésperas do início da copa do mundo, a Prefeitura de Itamaracá, através da Secretaria de Defesa Cidadã continua realizando o cadastramento dos motoristas que fazem o transporte complementar na ilha de Itamaracá (taxis, kombis e carros) e o recadastramento (atualização) dos transportes existentes. 

  Além deste processo, a prefeitura está fazendo a atualização de todo sistema com a nova lei municipal, a lei de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU 2014). A ação pretende melhorar a mobilidade dos moradores, turistas e veranistas, para que possam se locomover da melhor forma nos 17 km de orla. 

  A iniciativa também beneficiará, no período da copa, cerca de 500 turistas alemães, com hospedagens confirmadas nos hotéis e pousadas da cidade. Até agora foram regularizados cerca de 60 veículos da ilha.  Maiores informações os proprietários devem procurar a Secretaria de Defesa Cidadã do município, através do telefone 3544-2043.

Da: Prefeitura.

Esclarecimentos da Prefeitura de Itamaracá‏.

   Em resposta à matéria publicada em (02/05), sobre uma mulher presa, em Itamaracá acusada de estelionatário,  a Prefeitura de Itamaracá informa que a senhora Juana Darc não é funcionária da atual gestão. 

   A senhora Juana trabalhou na gestão passada e não se sabe a função que ela exercia. Por tanto, Juana Darc do Rosário Carneiro de Albuquerque é ex-servidora e nunca trabalhou de 1º de janeiro de 2013 até o momento no órgão. A Prefeitura de Itamaracá esclarece, ainda, que não admite este tipo de conduta entre seus servidores.  

Da: Prefeitura.

Curso de Grafitagem.


  Conclusão do curso de grafitagem. Total de 23 alunos participaram do curso, com a professora Alessandra Ribeiro. A professora falou um pouco da importância desta iniciativa, proposta pela Prefeitura de Itamaracá.

  “Esse curso foi bom pra passar outra visão da grafitagem e da arte. Além de proporcionar outros horizontes aos alunos”, finalizou a professora Alessanda. O curso teve duração de dois dias e foi realizado pelas secretarias da Juventude de Itamaracá e Secretaria Estadual da Juventude.


Da: Prefeitura.

Hospital Miguel Arraes promove doação de sangue.


  O Hemope e o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, promovem nesta quarta-feira a 5ª Campanha de Doação de Sangue. O objetivo é  reforçar o estoque no hemocentro para o período da Copa do Mundo e facilitar o acesso dos doadores que moram na Região Metropolitana Norte.

  A mobilização será realizada das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, com o apoio de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

  Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, mas os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal - pai ou mãe. É necessário ainda ter mais de 50 kg, estar alimentado e apresentar boas condições de saúde. O doador deve apresentar documento com foto, como RG, carteira profissional ou carteira de habilitação. Não são válidos crachás e carteiras de estudante. O HMA fica na Estrada da Fazendinha s/n, Jaguaribe, Paulista. Mais informações pelos telefones 81 3182.4648 / 4651.

Do: PErnambuco.com.