quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adolescentes detidos com armas e uniformes do exército em Itapissuma.



 Quatro adolescentes conhecidos como os "Guerrilheiros de Itapissuma" foram apreendidos nessa terça-feira (3) com três revólveres, uma pistota, munições e uniformes do exército em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife.

 Na Delegacia de Paulista, os jovens disseram que só andavam armados para se defender de uma gangue rival, localizada na comunidade do Ferro Velho, na mesma cidade.

 À reportagem, o pai de um dos garotos disse que foi praticamente expulso de casa pelo filho, de apenas 15 anos. Apesar disso, ele disse que não vai desistir do filho.

Da: TV Jornal.

Data Magna relembra história de Itamaracá.



 O dia 10 de julho é marcado pela sua relevância histórica para a Ilha de Itamaracá, sendo escolhido para ser a Data Magna do município. A data faz referência à morte do Padre Tenório, pároco de Vila Velha e herói da Revolução de 1817, que lutava pela independência do Brasil.

 Para reviver este momento, um ato em memória do Padre Tenório foi realizado em Vila Velha, na última terça-feira. As comemorações começaram com uma pedalada de 5km e uma trilha. Os presentes puderam conhecer um pouco mais da história deste líder e assistir a apresentação cultural do Grupo Maracambuco. Ainda foram sorteadas duas bicicletas e relógios.

 A celebração contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, da Maçonaria, da ONG Amigos da Praia e da comunidade local.

HISTÓRIA - Padre Tenório foi educado na famosa Universidade de Coimbra, em Portugal, e havia sido designado para ocupar a paróquia da Vila De Nossa Senhora Da Conceição, em Itamaracá.

 Ali desenvolveu um estupendo trabalho junto aos seus paroquianos, tanto no plano pastoral quanto na agricultura, implantando novas culturas de cana de açúcar e máquinas revolucionárias para aquela época.

 Logo após eclodir a revolta em Recife, o Padre Tenório e os paroquianos cercaram o Forte Orange, ocupado pelos portugueses, e se uniram a Revolução de 1817.  

 Este seu ato de bravura deu grande ânimo aos revoltosos que dominaram todos os demais distritos, sendo o Padre Tenório imediatamente nomeado como Secretário-Ajudante do novo governo, porém, meses depois, culminou com a sua condenação e enforcamento, quando os bravos e destemidos patriotas foram derrotados. A Revolução durou 74 dias.
Da: Prefeitura.