terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bell se despede do Chiclete com Banana.

  Após 30 anos liderando banda, vocalista seguirá em carreira solo.


Anúncio oficial foi feito através de vídeo no Youtube
 Pelo Brasil afora, chicleteiros vão ficar órfãos de pai. O vocalista Bell Marques, líder do grupo baiano Chiclete com Banana há trinta anos, se despede da carreira __. O carnaval de 2014 será o último que terá o cantor no comando da famosa banda de axé. Em terras pernambucanas, Bell fará a última apresentação ao lado do Chiclete no dia 23 de fevereiro, no Olinda Beer.


 O anúncio oficial foi feito através de vídeo postado no Youtube onde o próprio Bell, antecipadamente, se despede da banda sem citar motivos específicos pela separação. “Desgastes, conflitos e divergências de opiniões envolvendo ambas as partes”, enfatiza. Além disso, artista convida previamente seus fãs a acompanhá-lo em uma futura carreira solo.
 O grupo já gravou 27 discos, dois DVDs, conquistou prêmios pelo Brasil e exterior e faz em média 130 shows por ano. Formam o Chiclete com Banana, Bell Marques (voz e guitarra), Wado Marques (teclados), Waltinho Cruz (percussão), Lelo Lobão (contrabaixo), Deny (persussão) e Walmar Paim (bateria).
Da: Folha PE.

Comitê avalia Planos Municipais Intersetoriais e ações de saúde para as pescadoras.




    Representantes do Comitê do Plano Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher estiveram reunidos nesta segunda-feira, 09, na sede da Secretaria Estadual da Mulher, com a presença da Secretária da pasta, Cristina Buarque. 
    A equipe discutiu dois temas importantes sob a ótica de gênero: a elaboração dos Planos Municipais Intersetoriais de Atenção Integral à Saúde da Mulher e a saúde das mulheres pescadoras, a qual compõe uma das ações do Plano Intersetorial. 
 Trinta e dois municípios já trabalharam em seus Planos Municipais Intersetoriais de Atenção Integral à Saúde  da Mulher. Destes, seis já concluíram os planos: Jaboatão dos Guararapes e  São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, Goiana, na Mata Norte, Garanhuns e Caruaru, no Agreste e Itacuruba, no Sertão.  Outros 10 estão em fase de conclusão: Olinda, Moreno, Itamaracá e Ipojuca (na RMR), Palmares (Mata Sul), Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Belo Jardim e Agrestina (Agreste) e Floresta (sertão). Os demais planos estão em fase de revisão ou em construção. 
   Estes Planos são elaborados em um processo participativo, entre  os Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres e as Secretarias Municipais de Saúde, onde são definidas ações que contemplem a Assistência à Mulher em Situação de Violência Sexual, a Feminização da Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Doença Falciforme, o Planejamento Reprodutivo, o Câncer de Colo Uterino, de Mama e de Pele.  
   Além de conversarem sobre as estratégias de ação que estão subsidiando os planos, as(os ) representantes do comitê estabeleceram a meta de duplicar o número de municípios envolvidos na elaboração dos Planos até março de 2014, chegando ao patamar de 64 municípios trabalhando na ação. 
   O ideal será que pelo menos um dos municípios em cada uma das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco tenha elaborado o seu Plano Municipal Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher até o próximo ano, disse a Secretária Cristina Buarque. 
   Com relação à saúde das pescadoras, foi apresentada uma pesquisa realizada pela SecMulher, em 2009, que mostra que o principal problema de saúde deste segmento é referente a doenças na coluna vertebral, devido a postura adotada ao longo do dia (com 73, 95%), seguida de problemas oftalmológicos (68,75%) e da hipertensão (20,83%). 
   A Secretária Cristina Buarque disse que uma nova pesquisa será realizada com as pescadoras inscritas no programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal, onde este trabalho será mais aprofundado. 
  Além disso, a equipe do comitê intersetorial avaliará a possibilidade de firmar parceria com entidades  de referência em oftalmologia, que ofereçam exame de vista gratuito, para beneficiar as mulheres pescadoras. A ideia é que elas realizem o exame durante as oficinas do programa.
Da: Sec. da Mulher de Pernambuco.

Travessia Perigosa.


  milhares de pessoas constantemente ariscam suas vidas atravessando a BR 101 Norte, mesmo estando bem ao lado da passarela de pedestres.

  Essa rotina ocorre diariamente em frente a Escola Estadual João Pessoa Guerra. Atitudes irresponsáveis como essa ainda persistem em nossa sociedade. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE.

Via Metropolitana Norte tem obra iniciada.

  A obra faz parte de um sistema viário que vai interligar o litoral norte de Olinda ao

 Recife, através da Perimetral II.

2 / 3
  
   A construção da Via Metropolitana Norte, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foi autorizada nesta segunda-feira (9) pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A obra faz parte de um sistema viário que vai interligar o litoral norte de Olinda ao Recife, através da Perimetral II. A via, que sai da ponte do Janga até a PE-15, é a terceira e última etapa do Projeto de Urbanização do Fragoso, em Olinda, que ainda contempla a construção de moradias, o revestimento do Canal do Fragoso e a construção de oito pontes.
  “Essa Perimetral termina na PE15, e já foi pensada há muitos anos atrás, mas nunca foi feita porque sempre teve muita dificuldade de recursos, de projeto. Não é uma obra simples de ser feita. E esta é uma via importante para o desenvolvimento de Olinda, a hora de serviço dela parecia um sonho”, enfatizou Eduardo. 

  A Via Metropolitana Norte, contratada por R$ 123 milhões (recursos oriundos do PAC da Mobilidade), tem prazo de execução de 30 meses e deve beneficiar cerca de 60 mil usuários de ônibus que saem dos bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo, Janga, Rio Doce e Jardim Atlântico. A intervenção causou a desapropriação de muitas casas em Fragoso I, o que tem sido tema de alguns protestos em Olinda. Segundo o prefeito da cidade, Renildo Calheiros (PCdoB), a maneira como os moradores que tiveram os imóveis desapropriados vão ser ressarcidos deve voltar a ser negociada, entre a gestão e os olindenses, na próxima quinta-feira (12). 

Do: Leia Já.


Pernambucana conquista título de Miss Universo Infantil.

 Maya Jardim Lisboa tem 10 anos e venceu concurso disputado no Peru.

 Ela já tinha conquistado a coroa de Miss Pernambuco e Miss Brasil Mirim.



Maya Jardim Lisboa, vencedora do Miss Universo Infantil 2014 (Foto: Juliana Jardim / Arquivo pessoal)
Maya Jardim Lisboa conquistou coroa de Miss
Universo (Foto: Juliana Jardim / Arquivo pessoal)
  A pernambucana Maya Luana Jardim Lisboa, de apenas 10 anos, foi eleita a criança mais bonita do mundo ao conquistar o Miss Universo Infantil 2014, concurso encerrado no último sábado (07), na cidade de Cuzco, no Peru. Em post publicado neste domingo (08), na rede social Facebook, a mãe da menina, Juliana Jardim, comemorava a conquista da filha.
   “Minha princesa me enche de orgulho, faz valer toda essa luta! Quem me conhece sabe que não foi fácil, foram muitos nãos. Mas o que importa mesmo nessa vida é não deixar passar as oportunidades, não desistir dos seus sonhos e sempre acreditar em você”, celebrou a mãe da garota.
    A competição durou quatro dias, de 4 a 7 de setembro. As candidatas foram avaliadas em requisitos como simpatia, carisma e capacidade de desfilar em trajes típicos, de gala e de praia. Somente no ano passado, Maya ganhou a coroa de Miss Pernambuco Mirim, Miss Brasil Mirim e Little Princess World, esta última em concurso realizado na Turquia.

Do: G1/PE.
.

Adolescente é apontado como suspeito de matar criança após briga por linha de pipa.

  Família de vítima também acusa jovem de estuprar garoto antes de matá-lo.


Wagner Ramos/Folha de Pernambuco
De acordo com delegado, serão feitos exames para descobrir se houve violência sexual contra o menino.

  Um garoto de apenas oito anos de idade foi morto no bairro de Maranguape 2, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a polícia, a criança a foi assassinada por outro menor de idade, um adolescente de 17 anos. 

   Segundo o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 8h30 do último sábado (7). Em seu depoimento, o suspeito contou que o menino cortou a linha da pipa que ele estava brincando. Então, o acusado teria ido junto com a criança até uma mata onde a pipa havia caído e, no local, teria afogado a vítima em um canal. 



  Já segundo a versão de vizinhos, a mãe do menino teria pedido que o menino fosse na casa da avó para pegar uma quantia de R$ 20 e alimentos para levar para o seu pai, que é presidiário. Depois de fazer o que a mãe pediu, já com o dinheiro e a comida, o menino teria sido abordado pelo adolescente, que teria tomado tudo dele e o levado para uma área de mata. Ao chegar no local, o menino teria sido estuprado e morto pelo adolescente, e depois jogado no rio. No local onde o corpo foi encontrado, também estava a bicicleta da vítima. 


                                                                           Foto: Clemilson Campos/Reprodução TV Jornal

 Ao sentir falta do menino, sua mãe pediu ajuda aos vizinhos para tentar localizá-lo, mas sem sucesso. Contudo, outra criança teria dito ter visto a vítima junto com o suspeito, que foi encontrado, porém negou ter informações sobre o paradeiro da criança. Neste domingo (8), a polícia foi até a casa do adolescente, que foi apreendido enquanto arrumava as malas, e foi levado para o DHPP. Na localidade, segundo os moradores, o adolescente é conhecido por praticar furtos e até a atear fogo em cachorros vivos na frente de todos. 
  O delegado Adyr Almeida, do DHPP, afirmou ter conhecimento sobre a índole criminosa do suspeito. Mesmo assim, o delegado relatou que o adolescente negou ter passagem pela polícia e disse ser, apenas, viciado em maconha. Ainda de acordo com a polícia, a perícia do Instituto de Criminalística (IC) não apontou nenhuma lesão aparente que levasse a crer que o menino foi estuprado. Contudo, ele ressaltou que serão realizados todos os exames e os resultados serão divulgados em breve. 
 Após o depoimento, o adolescente foi autuado por ato infracional correspondente a homicídio e será encaminhado, ainda para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai/Funase), onde ficará à disposição da Justiça. O corpo da criança deve ser sepultado na tarde desta segunda-feira (9), no Cemitério de Paulista.

Da: Folha Pe.

Em Paulista, operação interdita fábrica clandestina de produtos de limpeza.

   Apevisa encontrou cerca de 5.000 litros de água sanitária irregular no local.


  Também foram apreendidas 1.416 unidades de lava-louças e detergentes.




Fábrica funciona em um imóvel com condições precárias (Foto: Divulgação/Apevisa)Fábrica funcionava de forma precária em um imóvel de Paulista, Grande Recife (Foto: Divulgação/Apevisa).



  A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) interditou, nesta segunda-feira (9), uma fábrica clandestina de produtos de limpeza, situada no bairro de Maranguape, em Paulista, no Grande Recife. 

  Cerca de 5.000 litros de água sanitária, processada de forma irregular em um reservatório, foram encontrados no local. A operação contou com a participação de agentes da Delegacia do Consumidor e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

  Também foram apreendidas 372 garrafas de 1 litro de água sanitária e 1.416 unidades de 500 mililitros de lava-louças e detergentes. Todo o material seria comercializado em mercados da Região Metropolitana.

PRF e Delegacia do Consumidor participaram da ação (Foto: Divulgação/Apevisa)
PRF e Delegacia do Consumidor participaram da ação
(Foto: Divulgação/Apevisa).
 De acordo o gerente da Apevisa, Jaime Brito, os produtos oferecem risco à saúde. “Não sabemos se a dosagem usada na fabricação é permitida pelas normas sanitárias. 

  É um risco muito elevado para quem manipula esse produto porque ele entra em contato diretamente com a pele”, explicou.

  Ele acrescentou que as investigações que levaram ao fechamento da fábrica hoje começaram no mês passado com a apreensão de um caminhão carregado dos produtos clandestinos. “A PRF recolheu o material, apuramos onde era produzido e descobrimos a fábrica irregular em Paulista”, disse.

  Três funcionários que estavam no local foram encaminhados à Delegacia do Consumidor para prestar depoimento. A fábrica só poderá voltar a funcionar após a regularização, o que segundo o gerente da Apevisa é praticamente impossível. “As condições do local eram precárias. Só se refizerem a estrutura”, comentou Jaime Brito.

Do: G1/PE.