segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mulher é executada em local público em Igarassu.

  Vítima tem dois irmãos presos e teria ligação com o tráfico de drogas.


  Dulce Francisca Martins dos Santos, 24 anos, foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (08), na rua Curitiba, na comunidade Água Mineral, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR), quando se preparava para entrar em um taxi com a mãe e os filhos. Ela foi abordada por quatro homens encapuzados, que a arrastaram por cerca de 50 metros e efetuaram vários disparos de pistola calibre 380.
   Também foi arrastado um adolescente que estava próximo. Rafael Henrique Soares da Silva, de 17 anos, também foi baleado e socorrido para o hospital Miguel Arraes. Dulce tem dois irmãos presos e já teve envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime pode estar ligado à disputa de ponto de tráfico. 
Folha PE.

Praias pernambucanas receberão reforço de bombeiros e PMs durante o verão.

Operação pretende combater risco de afogamentos, perdas de crianças e crimes.


Jorge Farias/Arquivo Folha
Bombeiros: 45 profissionais e seis embarcações a postos
 Embora a abertura da temporada de verão, que ocorre tradicionalmente no feriado de 7 de setembro, tenha sido de praias vazias na Região Metropolitana do Recife, por conta do tempo nublado, a expectativa para esta época do ano é de areias tomadas por banhistas. Por essa razão, o período também é sinônimo de cuidados redobrados. Risco de afogamento, perdas de crianças e crimes facilitados pela maior aglomeração de pessoas à beira-mar são algumas das demandas que exigem maior atenção do poder público e de quem se diverte no litoral.


  Por conta disso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou um esquema especial para praias de todo o Estado. Por meio da Operação Verão, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão reforço no número de profissionais e na estrutura empenhada na garantia da segurança no litoral.
 O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) vai elevar o número de postos de salvamento, embarcações e de guarda-vidas. Quarenta e cinco profissionais estarão a postos para socorrer possíveis vítimas de afogamento. Além disso, 17 postos e seis embarcações, entre essas jet skis e botes, serão disponibilizados.
  Já a Polícia Militar intensificará o policiamento ostensivo, com a presença de cerca de 160 integrantes dos batalhões de área e especializados da Região Metropolitana do Recife, bem como do Quartel do Comando Geral do Derby.
  O reforço abrangerá Olinda (avenidas Beira-Mar, Getúlio Vargas, José Augusto Moreira e Carlos de Lima Cavalcanti), Piedade (avenidas Beira-Mar e Bernardo Vieira de Melo), Recife (praias de Boa Viagem e do Pina), o Litoral Norte (Carne de Vaca, Barra de Catuama, Ponta de Pedras, Catuama, Mangue Seco, Forte Orange, Itamaracá e Praça do Pilar) e o Litoral Sul (Paiva, Itapuama, Enseadas dos Corais, Gaibu, Porto de Galinhas, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Barra de Serinhaém).
Da: Folha PE.

Moradores de Aldeia protestam contra construção de presídio em Araçoiaba.

  Manifestantes temem impactos sociais e à tranquilidade de quem vive na região.


  Moradores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, realizaram um protesto, na manhã desse domingo (7), na PE-27. O ato, intitulado de “O Grito de Aldeia”, foi uma manifestação de repúdio à construção de um complexo prisional em Araçoiaba, município vizinho. Quem vive na localidade teme os impactos à tranquilidade e as demandas sociais que o empreendimento pode provocar.
 Com camisas padronizadas, carro de som e faixas, o grupo distribuiu panfletos sobre o assunto. Entidades e associações locais também apoiaram o ato, que foi organizado pelo Fórum Socioambiental de Aldeia. “Ter uma estrutura como essa tão perto de casa pode trazer um perigo constante, como aconteceu com Itamaracá”, declara Wilton Jansen, que esteve à frente do movimento.
  “Ingressamos com uma ação civil pública contra essa medida, concentrando mais de dez mil assinaturas”, completou Jansen, que enumera a devastação ambiental, o possível surgimento de favelas e a proliferação do tráfico de drogas como fatores para rechaçar a unidade prisional.
  O complexo, anunciado pelo Governo do Estado em 2011, terá sete blocos e capacidade para 2.754 detentos, entre homens e mulheres. O investimento será de R$ 125 milhões. A expectativa é de que as obras comecem ainda este ano, com previsão para dezembro de 2015.
  Em nota enviada à Folha de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Ressocialização esclareceu que a obra está devidamente licenciada pelos órgãos competentes e que o presídio está sendo erguido em uma área rural, distante sete quilômetros das ocupações urbanas mais próximas.
Da: Folha PE.