quarta-feira, 27 de março de 2013

Moradores de rua realizam exames médicos gratuitos em Paulista.


 Nesta quarta-feira, estão sendo realizados exames de 

tuberculose e HIV, além de vacinação contra tétano e 

hepatite.


 Moradores de rua da cidade do Paulista têm a chance de realizar procedimentos médicos gratuitos na manhã desta quarta-feira (27). Um consultório médico móvel foi montado pela Prefeitura na frente da Secretaria municipal de Saúde. Lá, estão sendo realizados exames de tuberculose e HIV, além de vacinação contra tétano e hepatite.

 A ação faz parte da Campanha Nacional de Controle da Tuberculose 2013 e conta com a participação de 40 profissionais. A intenção da Prefeitura é combater a tuberculose entre os moradores de rua, devido ao alto risco de contágio. 

 Segundo dados do Ministério da Saúde, um morador de rua com turbeculose pode transmitir a doença para 67 pessoas, enquanto um cidadão com residência fixa oferece risco à saúde de dez indivíduos.

 Para identificar os moradores de rua que sofrem com a doença, serão realizados exames de baciloscopia. Além disso, elem vão assistir a um documentário sobre a tuberculose no Brasil, para obter informações sobre a doença e se prevenir. 

 Para garantir adesão ao projeto, agentes de saúde estão passando por pontos estratégicos da cidade para chamar os moradores de rua para o consultório móvel.

 A tuberculose é causada por uma bactéria contagiosa que atinge o pulmão. O principal sintoma é tosse contínua por mais de três meses. O tratamento é feito com medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura pelo menos seis meses.

Do: JC Online.


Pedreiro é assassinado numa casa em construção em Abreu e Lima.


Marcos José estava trabalhando quando foi morto no bairro 


do Planalto


 Um pedreiro foi assassinado na casa que estava construindo no bairro do Planalto, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Marcos José da Silva, de 41 anos, foi morto a tiros por um homem de identidade desconhecida por volta das 18h dessa terça-feira (25).

 No momento do crime, o pedreiro estava trabalhando numa casa da Rua Sete de Setembro. Marcos morava numa rua próxima ao local em que foi assassinado, no bairro do Planalto. Os moradores da região disseram que não viram quem praticou o homicídio e não imaginam a sua motivação.

 Marcos José ainda foi levado para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Do: JC Online.

Moradores de Araçoiaba protestam contra falta d'água.


Famílias da Vila Itapiré estão sem abastecimento há dias.


Vila Itapiré, em Araçoiaba, sem água / Fernando Melo

Vila Itapiré, em Araçoiaba, sem água.

 Moradores da Vila Itapiré, localizada às margens da PE-41, em Araçoiaba, realizaram um protesto, nesta terça (26), fechando a rodovia, para chamar atenção das autoridades para a falta de água na comunidade. 

Milhares de famílias não possuem mais água para o consumo e a preparação de alimentos.

Do: Fernando Melo.

Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente assinam projeto para marisqueiros.



 As secretarias de Meio Ambiente e Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania firmaram nessa quarta feira (20/3) uma parceria que irá beneficiar as comunidades de marisqueiros de Igarassu.

 Intitulado “Programa continuado de Reedução Ambiental dos Marisqueiros”, o projeto objetiva criar uma forma de conscientizar os profissionais da coleta do marisco sobre os impactos causados pelo mau uso e convivência com o ambiente.

 Na prática a secretaria de Meio Ambiente fará a viabilização do programa, como: frequência, duração e o conteúdo dos encontros com os marisqueiros. Já Desenvolvimento Social cuidará do cadastramento, seleção e convocação dos maricultores, assim como a estrutura física e operacional das palestras e cursos.

Da: Prefeitura.


Prefeitura de Igarassu realiza multirão de limpeza.



 A Prefeitura de Igarassu, através da Secretária de Serviços Públicos realizou no  sábado passado (23.03) um mutirão com capinação, pintura do meio fio e limpeza das canaletas  nas principais vias da cidade. A concentração aconteceu em dois pontos, no Posto Sertã e na Praça de Cruz de Rebouças.  A ação contou com o apoio do secretariado, servidores e a população.

 A nova administração municipal está investindo em uma campanha de conscientização junto aos moradores no combate a sujeira, com o objetivo de dar um novo visual à cidade, além de garantir o bem estar de todos. A ideia é divulgar para a população a importância da coleta seletiva com a ajuda da comunidade. Uma nova empresa de limpeza urbana  está trabalhando diariamente para combater a sujeira e degradação em Igarassu.

  O prefeito Mário Ricardo (PTB) classifica a ação como fundamental para o crescimento da cidade, que dessa forma estará contribuindo com a mobilidade no município e também nos preparativos para o período chuvoso, evitando tragédias no inverno. A Prefeitura pede a ajuda dos moradores no combate à proliferação do lixo e sujeira, com dicas simples: Evite jogar sujeira e detritos nas ruas, acondicione o material em sacos e espere a passagem dos caminhões que fazem a coleta, não jogue lixo nas canaletas e esgotos da sua comunidade.

Da: Prefeitura.


Mais 70 viaturas de Patrulha nos Bairros para a Região Metropolitana.

Patrulha nos bairros recebe reforço de 70 viaturas (Glynner Brandão/DP/D.A Press)



Nesta quarta-feira (26), mais 70 viaturas do Programa Patrulha nos Bairros serão entregues pelo governador Eduardo Campos para reforçar o policiamento na Região Metropolitana do Recife. A solenidade está marcada para as 16h, no Centro de Convenções. O investimento mensal está orçado em R$ 170 mil.

 Os veículos serão distribuídos nas áreas de responsabilidade dos 1° BPM, Olinda, 6° BPM, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, 17° BPM, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Itapissuma e Igarassu, 18° BPM, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, e 20° BPM, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Patrulha
 O programa foi relançado, inicialmente, na Capital pernambucana e nos municípios de Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Belo Jardim, Goiana, Carpina, Ouricuri e Arcoverde. A filosofia do programa é a mesma da Polícia Comunitária, tendo como objetivo debater com a comunidade as necessidades de segurança de cada localidade.

Do: DP.