sábado, 19 de outubro de 2013

TRE veta eleitores apressados para fazer recadastramento biométrico.

Eleitores de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Paulista, São Lourenço da Mata, Sirinhaém e Olinda só devem fazer a biometria a partir de 2015. Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press
Eleitores de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Paulista, São Lourenço da Mata, Sirinhaém e Olinda só devem fazer a biometria a partir de 2015. Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press



   Mais de 2,5 mil eleitores da Região Metropolitana têm voltado para casa sem atendimento, todos os meses, ao procurarem os postos de recadastramento biométrico, no Recife. Eles são de cidades onde não está havendo, ainda, a revisão e que, por desconhecimento, acabam agendando atendimento na capital. A maioria vem das cidades de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A prática tira a oportunidade de outras pessoas serem atendidas. 

  “Mais de 100 pessoas vão todos os dias às centrais de cadastro sem preencher os requisitos. Grande parte são de fora do município do Recife”, afirma a coordenadora da revisão de cadastro biométrico do Tribunal Regional Eleitoral do Recife (TRE), Raquel Salazar. Os eleitores dos outros municípios conseguem fazer o agendamento porque o sistema não tem mecanismos para impedir que isso seja feito.

  Os eleitores de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Paulista, São Lourenço da Mata, Sirinhaém e Olinda só devem fazer a biometria a partir de 2015. O motivo é que o TRE ainda deve ampliar a quantidade de postos e máquinas para atender os eleitores dessas cidades. 

  Além do desconhecimento, outro problema tem contribuído para o transtorno. É que, segundo Raquel, apesar de saberem que nos respectivos municípios não tem o cadastramento biométrico, se inscrevem para fazer no Recife com o intuito de adiantar o processo. O que não é permitido. “O site do TRE não impede a inscrição de pessoas de outros municípios, o que vem gerando o erro de vários eleitores que residem fora do Recife e que conseguem agendar”, completa. 

    No principal posto de atendimento, a Central de Recadastramento do Eleitor, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, das 1,2 mil pessoas que chegam por dia para fazer a biometria, cerca de 50 voltam para casa. “Procurei me informar com o pessoal de onde moro. Disseram que o cadastro estava sendo feito, mas não sabiam que era apenas para o Recife. 

  Agora vou ter que esperar”, disse o encanador Benedito Lopes Bandeira, eleitor de Jaboatão dos Guararapes. Para os municípios que já começaram a biometria, o prazo não será prorrogado. Até agora, 383,4 mil pessoas, de 1,1 bilhão previstas, foram cadastradas no Recife. 

Confira as cidades onde a biometria está sendo realizada

Em andamento

Escada
Goiana
Igarassu
Ipojuca
Moreno
Recife

A partir de 2015

Jaboatão 
Paulista 
São Lourenço 
Sirinhaém 
Olinda 
Abreu e Lima 
Araçoiaba 
Camaragibe 
Cabo de Santo Agostinho 

PASSO A PASSO DO RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

NÃO SOU ELEITOR DE RECIFE

Eleitores fora do Recife devem aguardar a chamada da biometria para suas cidades. Confira no box.

SOU ELEITOR DE RECIFE 

Eleitores que votam no Recife devem fazer o agendamento e se recadastrar nos postos de atendimento do TRE-PE até 22 de março de 2014. Siga os passos abaixo.

COMO FAÇO O AGENDAMENTO? 

Pela internet ou telefone. 
Internet: www.tre-pe.jus.br 
Telefone: (81) 3194.9400, das 7 às 19h.

NO DIA DA BIOMETRIA

Levar carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de residência atualizado.


O QUE ACONTECE SE EU NÃO FIZER O CADASTRO? 
 De acordo com o TRE-PE, o eleitor que não fizer a revisão corre o risco de ter o título cancelado. Sem a inscrição eleitoral, o cidadão não pode assumir emprego público, efetuar matrículas em instituições de ensino, participar de concursos, solicitar empréstimos, regularizar CPF e renovar o passaporte.

DOCUMENTOS 

Para fazer a revisão o eleitor deve apresentar um documento que prove a identidade e um comprovante de residência, conforme listado abaixo. Os documentos devem ser originais. Cópias autenticadas não serão aceitas. 

-Carteira de identidade (RG)
-Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal controladores do exercício profissional
-Certidão de nascimento ou casamento
-Carteira de Trabalho
-Instrumento público que comprove ter o eleitor idade mínima de 16 anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários a sua qualificação
-Documento que contenha a nacionalidade brasileira

10 postos fazem o atendimento no Recife: 

- Juizado Especial da Imbiribeira; 
- CAEC, na Praça das Cinco Pontas, 241- São José;
- Central de Areias, na Av. Dr. José Rufino, 1643, sala 11 - Areias;
- Central do Fundão, na Rua Cel. Urbano Ribeiro de Sena, 76 - Fundão;
- Posto da UFPE, no Teatro da Universidade Federal, na Cidade Universitária;
- Fórum Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra;
- Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar, na Av. República do Líbano - Pina;
- Posto do TRE Rui Barbosa, na av. Rui Barbosa, 320 - Graças;
- Posto do TRT, no Cais do Apolo;
- Posto da Câmara dos Vereadores, na rua Princesa Isabel.

*Nos municípios do interior o funcionamento é no próprio cartório.

*O atendimento é feito por agendamento, por meio da internet ou telefone, 
visando proporcionar maior conforto ao eleitor.

Do: Pernambuco.com.

Grávida e bebê morrem após falha em atendimento, em São Lourenço.

  Vítima passou mal duas vezes, levou apenas injeção e foi 

liberada. Na terceira vez, acabou falecendo.


Família de Carina lamenta morte dela e do bebê / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Família de Carina lamenta morte dela e do bebê

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

  Uma mulher de 23 anos, grávida de oito meses, morreu após passar mal, ir até o hospital três vezes e receber alta médica nas três oportunidades. O caso aconteceu na última quinta-feira (17), no bairro Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR). 

   Neste sábado, familiares e vizinhos de Carina de Lima e Silva fizeram um protesto em frente ao hospital onde ela foi atendida e liberada três vezes, o Hospital Petronila Campos, em São Lourenço. Os manifestantes alegavam que houve negligência médica. O feto também morreu.

  De acordo com o marido de Carina, o ajudante de pedreiro João Luiz Benício da Silva, 23 anos, a esposa foi socorrida três dias seguidos na unidade de saúde alegando sentir fortes dores na barriga. “Ela foi na terça, quarta e quinta-feira passada. O médico só dava uma injeção e mandava a gente voltar pra casa. As dores pioravam sempre de madrugada, mas a resposta do doutor era a mesma: ela não está em trabalho de parto”, disse João Luiz.

  Após receber o atendimento no Petronila Campos pela última vez, Carina foi transferida para o Hospital Barão de Lucena, Zona Oeste do Recife, onde faleceu. O laudo médico indica que o feto já estava morto no útero e que a mulher teve embolia pulmonar. “Nós vamos prestar queixa. Minha esposa estava com muita saúde e, de repente, acontece isso. Nenhum exame foi feito nela”, completou o ajudante de pedreiro.

  A diretora do Hospital Petronila Campos, Tereza Bezerra, disse que o procedimento médico foi feito corretamente e que será apurado com o profissional quais foram os exames feitos na gestante. O caso, segundo ela, será investigado pelo Comitê de Mortalidade Materna do município.

Do: JC Online.

À meia-noite, moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão adiantar os relógios em 1 hora.

b4473e380ea43476c36199a0ceb26fdf.jpg
Onze estados adotaram a mudança. Pernambuco não adere ao horário de verão desde 2001
Ilustração: Keziah Costa/NE10

   O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (19) e terminará à zero hora de 16 de fevereiro. Na madrugada deste domingo, os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A redução no consumo deve ser de 5%, em função da menor demanda por energia no horário de pico, entre 19 e 21 horas.

  Este é o 38º ano em que o governo adota o horário de verão. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia prevista pelo governo federal é de 2.065 MW, enquanto na Região Sul a diminuição deve ser de 630 MW.

  Em São Paulo, a SPTrans e o Metrô irão adaptar suas operações para a mudança de horário. Nas estações do Metrô, a hora "perdida" será compensada postergando o fechamento para as 2h da manhã, inclusive na Linha Amarela, operada pela ViaQuatro. A reabertura será às 4h40 do novo horário.

   Este esquema de funcionamento também vale para os trens da CPTM e para a EMTU, com a diferença de que os serviços retornam às 4h. A SPTrans divulgou que o sistema municipal de transporte público irá operar normalmente durante a mudança de horário.

ECONOMIA - Ao todo, 11 Estados adotaram a mudança de horário proposta pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A medida terá duração total de 119 dias. A previsão é de que seja feita uma economia de R$ 400 milhões. O valor é mais que o dobro do apurado em 2012, quando o horário de verão diminuiu os gastos em R$ 160 milhões.

SERVIÇOS - Os correntistas da Caixa Econômica Federal devem se precaver durante a madrugada de amanhã, pois o sistema ficará indisponível por 1h30, para manutenção. Assim que o relógio for adiantado para as 1h da manhã, o banco irá interromper as salas de autoatendimento, o Internet Banking, os cartões de débito e os serviços nos terminais do Banco 24Horas. Usuários de cartões de crédito não serão afetados.

  Clientes de outras bandeiras bancárias não terão que se preocupar com esse tipo de problema durante a passagem para o horário de verão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Do: NE 10.

Intimações da polícia civil serão feitas via Correios.

  Piloto será anunciado, nesta segunda-feira, na delegacia de Boa Viagem.


   A Polícia Civil vai implantar um novo sistema de intimações no estado. Agora, os Correios serão responsáveis pela entrega das intimações policiais. O projeto piloto será detalhado, nesta segunda-feira, na delegacia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

  Essa será a primeira delegacia contemplada com o sistema. A ideia é que o serviço seja oferecido por todas as delegacias da Região Metropolitana do Recife.

  O projeto faz parte do Programa de Modernização da Polícia Civil que visa agilizar os serviços e otimizar os recursos humanos da polícia. O estado calcula que será possível economizar em 72% os recursos humanos e materiais a partir da implantação do convênio.


Do: Pernambuco.com.

Taxista é assassinado a tiros em rodovia de Itamaracá.

 Homem de 41 anos estava no ponto de táxi quando foi assassinado.

 Dois homens são suspeitos de atirar na vítima, que morreu no local.


  O Taxista Marcos Antônio dos Santos Ferreira de 41 anos foi assassinado a tiros na noite de sexta-feira (18), na rodovia PE-35, no município de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. 
   Dois homens são suspeitos de cometer o crime. A vítima era taxista da região e estava no ponto de táxi, aguardando a chegada de clientes, quando foi assassinado, por volta das 20h30.
  O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) suspeita que o crime tenha alguma relação com o fato de o taxista ter vendido sua praça, há alguns meses, a uma mulher. 
  Como ela não pagou o valor devido, ele tomou de volta o veículo. Os dois suspeitos se aproximaram do carro já com a intenção de atirar no homem, que morreu no local. Os atiradores continuam foragidos.
Do: G1/PE.

Jovem é preso com pedras de crack em Paulista.

   Irwin Kalleo de Lima Bezerra foi detido com 12 pedras de 

crack na Rua Surubim, no bairro de Arthur Lundgren II.


   Policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), do 17º Batalhão de Polícia Militar, prenderam em flagrante um jovem de 19 anos por tráfico de drogas, na tarde desta sexta-feira.

   Irwin Kalleo de Lima Bezerra foi detido com 12 pedras de crack na Rua Surubim, no bairro de Arthur Lundgren II, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

  Em depoimento na Delegacia de Paulista, o rapaz afirmou que era consumidor. Ele foi autuado por tráfico de entorpecentes e deve ser encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na noite desta sexta.

Do: JC Online.

Praias têm regras que podem até dar cadeia se descumpridas.

016e10d12ca2c95897a6173dc08f5538.jpg
As regras de boa convivência nas praias são importantes para tornar o ambiente agradável
Fotos: JC Imagem e Marília Banholzer/NE10

  Uma lei federal de maio de 1988 garante que as praias brasileiras são consideradas ambiente público. No entanto, como qualquer espaço voltado para a população, é necessário cumprir algumas regras para a boa convivência. 

   A necessidade de uma ordenação é tanta que há dez anos o Governo do Estado instituiu a Lei da Praia que cria normas disciplinadoras de utilização da orla marítima. É certo que boa parte das determinações não vem sendo cumpridas como deveriam, mas sem a lei a situação poderia ser pior.

   Fiscalizada por dez câmeras de videomonitoramento, a orla do Recife tem cerca de 14 km e é vigiada 24h por dia. Além das imagens de segurança, policias militares fazem ronda nos calçadões e salva-vidas cuidam do que acontece no mar. 

   Porém, mesmo com tanta fiscalização, ainda há ocorrências de situações consideradas proibidas. Confira algumas das infrações mais comuns e suas respectivas punições:

PRÁTICAS ESPORTIVAS

  Jogar futebol ou frescobol, ou qualquer outro esporte é proibido aos sábados, domingos e feriados. Já nos meses janeiro, junho e dezembro a proibição é específica para o horário das 8h às 16h. 

   Praticar esportes só é permitido nos dias que não coincidirem com o que está previsto na lei ou em áreas devidamente demarcadas, como acontece com as áreas reservadas para as "peladas" de vôlei de praia.

VEÍCULOS MOTORIZADOS

  É proibido o tráfego de veículos automotores, triciclos e bicicletas nos mesmos dias citados pela regra contra a prática de esportes.

ANIMAIS DOMÉSTICOS

  A permanência ou apenas o passeio de qualquer animal na faixa de praia é proibida, seja o bicho de grande ou pequeno porte. A medida visa evitar transtornos relacionados a qualquer falta de higiene que possa ser causa pelas fezes de animais e prevenir ataques aos banhistas. Como previsto na Lei da Praia, o dono pode ser multado se descumprir a regra.

POLUIÇÃO SONORA

  Esta infração não está entre as regras de boa convivência presentes na Lei da Praia, mas de acordo com a Polícia Militar, os casos de poluição sonora permitem punições previstas na Lei dos Crimes Ambientais, que vão da aplicação de multas, apreensão dos instrumentos e até mesmo a prisão das pessoas que insistirem no ato infracional. Não existem dias ou horários específicos em que o som alto é permitido.

SEXO NO MAR E/OU TOPLESS

  Esta proibição também não está prevista na Lei da Praia, mas sim no artigo 233 do Código Penal Brasileiro. O casal que for flagrado fazendo sexo em uma praia - ou qualquer outro espaço público - pode ser processado por ato obsceno. 

  O mesmo vale para as mulheres que decidirem fazer top less (não usar a parte de cima do biquíni). Apesar de ser um crime de menor potencial ofensivo, quem descumprir a lei pode ser multado ou pegar de três meses a um ano de prisão. Aos que preferirem curtir sol e mar sem roupas de banho, a praia de nudismo mais próxima dos pernambucanos é Tambaba, no Litoral Sul da Paraíba. 

EMBARCAÇÕES NO MAR

  A fiscalização do tráfego de veículos aquáticos (lancha, moto aquática, etc) na costa é de responsabilidade da Marinha, através da Capitania dos Portos. A orientação é de que as embarcações devem ficar a, no mínimo, 200 metro da faixa de areia, uma distância considerada segura para os banhistas. 

  Caso o dono da embarcação descumpra a medida, ele será multado em valores que variam entre R$ 40 e R$ 3 mil. O condutor que estiver embriagado, sem a habilitação específica ou sem a documentação em dia terá o veículo apreendido. Se no momento da infração não houver fiscalização da Marinha, é possível solicitar que os salva-vidas acionem órgão fiscalizador.
RESPEITO ÀS PLACAS

   Não é que seja uma lei ou algo do tipo. Mas não ler - e dar atenção - as placas indicativas colocadas pelo Corpo de Bombeiros pode causar um prejuízo muito maior que o pagamento de uma multa.

   A verdade é que as areais das praias do Recife estão povoadas de avisos sobre áreas em que o banho é perigoso por causa das fortes correntes ou de possibilidade de ataques de tubarão. Então a dica do Corpo de Bombeiros é respeitar a sinalização para não ter que pagar com a vida.
Do: NE 10.