quarta-feira, 26 de setembro de 2012

 Casal é denunciado e preso por tráfico de drogas em Paulista.

 Polícia recebeu informações através do Disque-Denúncia.
Suspeitos estavam com 300 gramas de maconha e revólver.

  A população ajudou a polícia a prender um casal suspeito de traficar drogas em Paulista, no Grande Recife, na terça-feira (25). Através do Disque-Denúncia, foi identificada a casa que servia de apoio ao tráfico, no bairro de Maranguape I. Foram encontrados 300 gramas de maconha, além de um revólver calibre 38.

  De acordo com informações da delegada Thaís Galba, de Paulista, o homem, de 26 anos, no momento da investida policial, teria tentado atirar com uma arma de fogo, mas foi impedido. “Nós tínhamos recebido duas denúncias, uma de julho e uma desse mês, falando que os dois mantinham o ponto de tráfico. Chegamos lá e confirmamos as informações”, contou a delegada. A mulher presa tinha 19 anos.


  Segundo a polícia, os dois vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O suspeito ainda foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo; ele seguiu para Centro de Triagem e Observação Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. A mulher foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Recife. O telefone do Disque Denúncia é o 3421-9595.
 
Do: G1/PE.

 

 Duas mulheres são presas com maconha em terminal de Paulista.

 Elas estariam traficando droga no Pelópidas Silveira, em Paulista.


 Ao todo, foram encontrados pela polícia quase 20 kg de maconha.

Cerca de 20 kg de maconha foram encontrados em Paulista, PE (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Cerca de 20 kg de maconha foram encontrados em
Paulista, PE (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
 
 Duas mulheres foram presas suspeitas de traficarem drogas no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15, em Paulista, na terça-feira (25).

  Ao todo, policiais do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) encontraram quase 20 kg de maconha, que seriam distribuídos em vários pontos de venda da cidade.

 A delegada Maria Elizabeth Patriota, que apresentou o caso nesta quarta (26), informou que uma das detidas já vinha sendo investigada há cerca de uma semana. Após uma campana, os policiais a viram fornecendo um tablete de 1 kg de maconha dentro de uma bolsa para a outra suspeita, nas dependências do terminal de passageiros.


 “Ela nos levou para um depósito, que era uma casa alugada só para armazenar a droga. Lá tinham mais 18,4 kg de maconha”, contou a delegada.

 Ainda de acordo com a responsável pela prisão, as investigações continuam para identificar outras pessoas envolvidas no esquema que as duas suspeitas participavam.


 “Nos trinta dias que temos para concluir o inquérito policial, vamos conseguir mais informações das pessoas que fornecem a droga. Já sabemos que ela vem da região de Cabrobó, no Sertão”, contou a delegada Maria Elizabeth.

 As duas mulheres foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Elas seguiram para a Colônia Penal Feminina do Recife ainda na quarta-feira.

Do: G1/PE.

Fiscalização interdita usinas em Igarassu e Goiana.

 A Equipe do Projeto Rural e de Proteção de Máquinas e Equipamentos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco interditou este mês máquinas e equipamentos pertencentes a duas usinas de açúcar e álcool, localizadas nos municípios pernambucanos de Igarassú e Goiana. As ações que alcançaram cerca de 8 mil trabalhadores (cerca de 4 mil por usina), ocorreram entre os dias 10 e 13 de setembro.
 De acordo com o coordenador do Projeto Rural da SRTE/PE, Carlos Silva, as máquinas e equipamentos interditados  da usina de Igarassú sondas, forrageiras, prensas hidráulicas, tombadores de cana, filtros, centrífugas, esmerilhadeiras, furadeiras, ensacadora, serra de fita, além de acessos a máquinas, passarelas e escadas foram interditadas porque apresentavam risco iminente de quedas, choques elétricos, prensagens, esmagamentos e mutilações de membros, dentre outros riscos, aos trabalhadores que os operavam.

 As interdições na usina de Igarassú se deram em função de irregularidades graves como a não utilização de Equipamento de Proteção Individual nos acessos às zonas de perigo de várias máquinas e equipamentos, inexistência de equipamentos elétricos específicos para a atividade, acessos à transmissão de forças de várias bombas e motores desprotegidos, passarelas, rampas e plataformas de trabalho desprovido de sistema de proteção contra queda entre outras irregularidades.

 Na usina de Goiana foi interditada toda a planta da destilaria em função de grave e iminente risco de explosão, relatou Silva, afirmando que as fiscalizações nas usinas vão continuar durante a safra em andamento.

Do: Salário Mínimo.

Em itamaracá, Programa Chapéu de Palha da pesca.


  Num total de 530 pessoas beneficiadas, onde cada turma terão no máximo 50 alunos.

                         
 Telefones para informações: 9127-4830/9641-0684   Falar com Elizete.

 Fotos das mulheres na Colônia de Pescadores, para a retirada da Carteira do Programa.



Do: Ilha Mulher.

Hospital sem atendimento ou transferência, em Itamaracá.


Voto de repúdio do Programa Rádio Ilha Mulher, ao atendimento emergencial no Hospital Alzira Figueiredo em Itamaracá.

    Morador Espera por Atendimento ou Transferência para UPA de Igarassu e não conseguiu.
                                            Amigos fizeram a Transferência.



Do: Ilha Mulher.

Traficante é detido com mais de 100 porções de maconha em Paulista.

 Um jovem traficante de 18 anos foi preso nesta segunda-feira (24), com 120 porções de maconha. Luiz Eduardo da Silva, conhecido por “Peste”, comandava uma boca de fumo na comunidade do Campo da Mata, no bairro de Jardim Paulista, em Paulista. Policiais civis da Delegacia da cidade investigavam o suspeito há pelo menos uma semana. 

 Ele foi detido na Comunidade da Bolívia, no mesmo bairro onde mantinha o ponto de venda de drogas. De acordo com a delegada Thaís Galba, viciado em crack, o traficante também vendia pedras do entorpecente para custear seu vício. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado ao Centro de Triagem, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Da: PCPE.

Polícia prende suspeito de assassinar jovem em Paulista.


 De acordo com o delegado responsável pelas investigações, o suspeito é casado com a prima da vítima.

A Equipe de Crimes Violentos Letais Internacionais (CVLI) de Paulista, no Grande Recife, conseguiu prender nesta segunda-feira (24), o homem suspeito do assassinato da jovem Isabelle Viana Silva de Saboia, de 15 anos. 
Leandro Rodrigues de Souza, 24 anos, é apontado pela polícia como o autor do homicídio da garota, ocorrido no dia 7 de julho deste ano. Ele teve o mandado de prisão temporária decratada pela Comarca de Paulista. 

 Leandro foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, para aguardar a conclusão das investigações.De acordo com o delegado Jader Alves Brasiliense, responsável pelas investigações, o suspeito é casado com a prima da vítima. 
 Testemunhas disseram no interrogatório que Leandro teria saído de casa para pegar uma máquina de lavar junto com a garota. Três dias depois o corpo de Isabelle foi encontrado numa mata, na Estrada do Frio, em Paulista.
Do: Leia Já.

Capitão da Polícia Militar da Paraíba é baleado durante assalto em Goiana.




 
















 Um capitão da Polícia Militar da Paraíba, de 36 anos de idade, foi baleado na noite desta segunda-feira, dia 24, durante uma tentativa de assalto, ocorrida na Rodovia BR-101, no Km 8, no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. O policial Djalma Rocha foi perseguido por uma dupla de assaltantes em uma motocicleta, após quebrar uma barricada de concreto. Ele foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo, sendo atingido na coxa, virilha, tórax e braço, ambos no lado esquerdo do corpo. 

 Durante a ação criminosa, o policial ainda conseguiu balear um dos elementos, que fugiram em seguida. O PM foi socorrido às pressas por um motoqueiro, que passava no momento, para o Hospital Ana Virginia, no município de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, e depois transferido para o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL), em João Pessoa, onde passou por uma intervenção cirúrgica.

 De acordo com a polícia, o PM seguia pela rodovia, sentido o estado da Paraíba, quando três pneus de seu veículo Fiat Stilo foram estourados após passar por cima de algumas vigas de concreto, que haviam sido deixadas pelos assaltantes. Djalma tentou fugir, mas foi perseguido pelos elementos. Houve troca de tiros e a dupla fugiu. A vítima perdeu muito sangue. Foram identificados seis disparos realizados, sendo dois no veículo e quatro na vítima.Ele trabalha no 6º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, na cidade de Cajazeiras, no Sertão. De acordo com o boletim divulgado pelo HEETSHL na manhã desta terça-feira (25), o estado de saúde do capitão é considerado regular. 

 Policiais da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (GT11A, Cb Márcio e Sd Maia) e da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, estiveram no local e realizaram a remoção do veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Goiana. Haverá a instauração de inquérito policial.


Obra de construção de presídio em Itaquitinga está parada e causando prejuízos.


 


A empresa baiana Advance Construções e Participações, que obteve concessão do governo de Pernambuco para construir e administrar o presídio, enfrenta problemas de fluxo de caixa e depende da negociação de um empréstimo para retomar a obra

A primeira parceria público-privada (PPP) do sistema prisional do Brasil empacou. O Centro de Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga (Zona da Mata Norte do Estado), que deveria ser entregue no próximo mês, está sem data para começar a operar. 

 A empresa baiana Advance Construções e Participações, que obteve concessão do governo de Pernambuco para construir e administrar o presídio, enfrenta problemas de fluxo de caixa e depende da negociação de um empréstimo para retomar a obra. A construção do empreendimento de R$ 350 milhões vai ajudar Pernambuco a se redimir do título de pior sistema carcerário do Brasil conferido em 2011 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de reforçar a vocação turística de Itamaracá, com a desativação de unidades prisionais do município.

 A “obra redentora”, que chegou a receber prêmio da revista americana Infrastructure Journal como uma dos 100 projetos sociais mais importantes do mundo em 2011, emperrou na reta final. Pelas contas da Advance, 90% da construção foi executada. Na última quarta-feira, o JC esteve em Itaquitinga e constatou o esvaziamento da obra. 

 No local, apenas funcionários da AK Vigilância controlando a portaria e informando que os trabalhos foram suspensos desde junho. Encravada no meio do canavial, a construção só tem sua rotina pacata quebrada por fornecedores em busca de informações sobre pagamento ou tentando negociar a retirada de equipamentos de dentro do canteiro. Do lado de fora é possível ver restos de material de construção, muito entulho e cercas quebradas.

 Apesar do cenário de esvaziamento e de ter mandado os operários para casa, o diretor-presidente da Advance, Eduardo Fialho, insiste que a obra não está paralisada. “O ritmo foi diminuído, mas tem trabalho sendo feito”, afirma, sem especificar quantos funcionários estariam atuando, nem que serviços estariam sendo executados. O empresário justifica que a obra começou a perder fôlego em junho, por conta das chuvas. “Não queríamos amargar prejuízo. Por isso, diminuímos a produtividade.”

 A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco (Marreta), Dulcilene Morais, diz que os operários começaram a ser mandados para casa desde junho. “Eles não foram demitidos, estão aguardando a retomada da obra e o pagamento da folha de agosto que está em aberto.” 

 Na quinta-feira, patrões e empregados participaram de audiência na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, mas não chegaram a um acordo e um novo encontro foi marcado para a próxima terça. Além da folha de agosto, o Marreta diz que a Advance não estava recolhendo INSS e FGTS.

 “O melhor seria que eles nos demitissem porque a gente pegava nossa carteira e ia tentar outro emprego ou o seguro desemprego. Do jeito que está, nem recebemos os salários nem temos perspectiva”, diz o encarregado Gildo Luiz Silva, junto com outros dois funcionários da obra, moradores do distrito de Chã de Sapé, em Itaquitinga. Na avaliação dos operários, a paralisação da obra é uma frustração para o município, que aposta nos empregos. Só em Sapé, 50 pessoas trabalham na obra.

 A dívida trabalhista é a menor na lista de credores da Advance. Alguns fornecedores falam em débitos na casa dos milhões. Um fornecedor de uma empresa de serralheria de São Paulo, que preferiu não se identificar, diz que tenta receber R$ 4 milhões. 

 “Tínhamos 40 funcionários e precisamos demitir 20. Estamos sem conseguir honrar nossos compromissos por causa da falta de pagamento da Advance. Esperamos que a obra seja retomada, mas não podemos deixar os equipamentos aí dentro. Temos dez máquinas no canteiro, sem funcionamento”, diz.

 Um dos sócios da D+ Refeições, Diogo Reis, também reclama dos créditos a receber. A empresa investiu para instalar um refeitório dentro da obra e está sem receber há 90 dias. “Fornecíamos alimentação para 2 mil operários. Não quebrei porque minha empresa é maior e tenho outros clientes, mas alguns empresários menores dependiam exclusivamente da Advance”, destaca.

 A Advance venceu concessão para administrar o CIR por um período de 33 anos e vai receber um repasse anual de R$ 114 milhões do governo do Estado. O presídio terá capacidade para abrigar 3.126 detentos. 

 O secretário de governo, Lauro Gusmão, diz que aguarda um retorno da empresa sobre o novo prazo de entrega da obra. “A Advance terá que cumprir o que foi acordado, entregando a obra em perfeitas condições. E não será possível fazer aditivo de contrato porque está fora da regra de PPP”, sentencia. O valor inicial da obra era de R$ 287,3 milhões, com as correções ficou em R$ 350 milhões.




Do: Blog do Anderson Pereira.