terça-feira, 26 de novembro de 2013

Artesãs participam de exposições no estado.


  A Secretaria da Mulher de Pernambuco estava com três estandes na 72ª. Exposição de Animais e Produtos Derivados, que encerrou domingo. O evento foi realizado no Parque de Exposição de Animais, no bairro do Cordeiro e, recebeu milhares de pessoas durante os oito dias de realização. 

   Os espaços da SecMulher foram utilizados pelos grupos de mulheres artesãs :Arte da Terra (de Jaboatão dos Guararapes), Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária (de Recife) e Associação de Mulheres Produtoras de Olinda - AMPO (de Olinda). Também estavam presentes ao local as mulheres artesãs que integram a Comissão Permanente de Mulheres Rurais – PE e a Rede Convergir Mulher.

   Entre os artigos comercializados no local estavam roupas customizadas em algodão cru e jeans, trabalhos em fuxico, pesos de porta, enfeites natalinos produzidos a partir de material reciclado, bonecas artesanais, além de acessórios femininos e outros trabalhos.

   Para o grupo de Mulheres Artesãs de Pernambuco contar com o apoio e a articulação da Secretaria da Mulher para se inserir nesses espaços de exposição e comercialização do Estado é muito importante, pois além de divulgar a imagem e aumentar a geração de renda com a venda das mercadorias, proporciona às mulheres artesãs a troca de experiências e de informações, além de contato direto com o mercado de trabalho e com outras artesãs e profissionais da área.

    Na opinião de Rosinete Maria, artesã do Arte da Terra, a iniciativa da SecMulher em apoiar as artesãs é muito importante pois o trabalho da equipe melhorou muito depois que começou a participar das feiras e eventos. “Assim podemos conhecer novos mercados, vender mais produtos e também nos qualificar ainda mais, já que antes de participar das atividades podemos participar de cursos. Peço a Secretaria da Mulher para não deixar de dar essas oportunidades a nós, mulheres artesãs”, comentou.

   Duas gerências da SecMulher estavam com ações na exposição, a Gerência de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero – GERAI e a de Programas de Ações Temáticas, GEPAT. A iniciativa em apoiar a inserção das mulheres artesãs nos espaços de divulgação, exposição e comercialização do Estado objetiva contribuir para a geração de renda e dar maior autonomia a este segmento.

   Para Aparecida Apolinário, da GERAI, é uma oportunidade das mulheres rurais artesãs de conhecerem o mercado de trabalho e de se fazerem conhecer por ele. Já Maria PanKararu, uma das mulheres da CPMR-PE, presentes na Exposição, com seus anéis, brincos, cocares e instrumentos musicais artesanais, produzidos com sementes penas e madeira registra que: “a importância em participar dessas feiras é que além de comercializar meus produtos, posso divulgar o trabalho produzido pelo meu povo”.

  Já para Janete Rodrigues, técnica responsável pelas ações de fomento ao artesanato, da GEPAT a inserção das artesãs nos espaços de comercialização cria novas oportunidades de exposição, comercialização e construção de novas parcerias que irão assegurar futuras comercializações. Ao longo do ano a GEPAT fortalece os grupos de mulheres artesãs através de cursos e oficinas direcionadas a cada segmento assegurando que as mesmas sejam fortalecidas e empoderadas economicamente.

FÓRUM DE RECURSOS HUMANOS - A SecMulher também participou do III Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estadual Saúde e as Secretarias de Saúde Municipais de Recife e Olinda. A Secretaria esteve presente no espaço da Mostra de Artesanato de Pernambuco, em dois estandes com os grupos de artesãs da Arte da Terra (de Jaboatão dos Guararapes), Chama Viva (de Recife) e Mimo de Mulher (de Paulista).

  Entre os produtos artesanais comercializados no local pelos grupos de mulheres artesãs, as bonecas educativas foram as mais procuradas, já que são muito úteis para ilustração de noções preliminares sobre amamentação e parto. Além delas, as bonecas tradicionais, as roupas de algodão cru do grupo Arte da Terra e necessaires e estojos de algodão com apliques de temas referentes a fauna e flora nordestina foram bastante concorridos pelo público.

  Janete Rodrigues disse que a participação da SecMulher no Fórum cumpre a meta de fomento ao artesanato com propósito de empoderar, dar autonomia e gerar renda para os grupos de mulheres artesão do estado de Pernambuco.



Da: Sec. da Mulher/PE.

Secretaria da Mulher de Pernambuco participa da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres‏.


  Ontem, 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, o Governo de Pernambuco enfatizou a data com a Campanha Basta de Violência contra as Mulheres. A iniciativa da Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Casa Civil, acontece desde 2008 e tem como objetivo conscientizar a população de que a violência doméstica e familiar contra as mulheres é crime e dá cadeia. 

  A Campanha estadual se junta à ação internacional que se inicia hoje e segue até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional de Direitos Humanos. Esta e outras iniciativas integram o Plano Estadual para Punir, Prevenir e Erradicar a Violência contra as Mulheres, documento que faz parte do Pacto pela Vida – Programa Estadual de Segurança Pública. 

 Reforçando o trabalho, a Secretaria da Mulher de Pernambuco lançou, no dia 23 de setembro, uma série de ações construídas em conjunto com outros órgãos do Poder Público, qual seja, o Programa Justiça para as Mulheres: Agora Sempre. Este Programa congrega os diversos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário responsáveis pela execução da Política de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres, num arranjo institucional imprescindível para enfrentar a problemática, que possui caráter endêmico e cultural.

  As ações do Programa são: (i) “Mutirão Arquivo Zero”, para dar celeridade ao julgamento dos processos que estão em tramitação nas seis Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; (ii) “Campanha Maria da Penha Vai à Escola”, como forma de promover uma educação não sexista nas unidades educacionais;  (iii) “Ação Mulher no Legislativo”, convite às Câmaras de Vereadores/as para realização de audiências públicas e sessões solenes em comemoração aos sete anos da Lei Maria da Penha; (iv) “Patrulha Maria da Penha”, para monitorar in loco o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência; (v) “Monitoramento Eletrônico de Agressores enquadrado na Lei Maria da Penha”, para garantir a integridade física das mulheres em situação de violência; e, (vi) Formação continuada de profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. 

  Histórico do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher – A data foi instituída para fazer referência à luta das irmãs Maria Teresa, Pátria e Minerva, conhecidas como "Las Mariposas", que combateram e foram brutalmente assassinadas pelo governo do ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas Trujillo, em 1960. A data ficou marcada como símbolo de luta e resistência dessas grandes mulheres, mas também de tantas outras que, como elas, enfrentam a ditadura do machismo e da opressão.

 Em alusão a este acontecimento, no ano de 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women's Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres com o intuito de denunciar e publicizar as várias formas de violência que acometem mulheres de todo o mundo. 

Da: Sec. da Mulher/PE.

DHPP investiga assassinato possivelmente praticado durante um ritual macabro.

 O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) está investigando o assassinato de uma homem, possivelmente praticado durante um ritual macabro. 
  O cadáver, em avançado estado de decomposição, foi encontrado na segunda-feira em uma mata às margens da PE-18, em Caetés 1, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
 O corpo tinha as mãos e os pés amarrados e a cabeça esmagada. A vítima, ainda não identificada, aparentava ter entre 25 e 30 anos.
 De acordo com a polícia, o crime aconteceu há cerca de 15 dias. No local foram achadas velas, penas de galinha e bebidas alcoólicas.
Do: DP.

Motociclista morre ao bater em traseira de caminhão em Itapissuma.


Imagem: TV Jornal
  Um motociclista morreu e o passageiro da garupa ficou ferido após baterem na traseira de um caminhão na BR-101 Norte, em Itapissuma, no Grande Recife. 

  O pedreiro Rodrigo Wagner da Silva Tavares seguia sentido Igarassu na hora do acidente. Com o impacto da colisão, a moto foi parar embaixo do caminhão e ele morreu na hora.

 A namorada de Felipe, que estava na garupa, ficou ferida e foi levada ao Hospital da Restauração, onde permanece internada. O estado de saúde dela não foi informado.

Da: TV Jornal.

Casas atingidas por caminhão em Paulista são parcialmente demolidas.

  Acidente aconteceu na Região Metropolitana do Recife, nesta manhã.

  Empresa dona do veículo vai custear aluguéis para moradores desabrigados.


Demolição de casas em Paulista, no Grande Recife (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)Equipe da Defesa Civil realiza demolição parcial de casas em Paulista (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)
   Duas das casas atingidas por um caminhão desgovernado que fazia a coleta de lixo na Rua Surubim, no bairro de Arthur Lundgren II, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, estão sendo parcialmente demolidas, na tarde desta terça-feira (26). O acidente aconteceu nesta manhã e deixou duas pessoas feridas.
 Após a demolição, os imóveis serão reavaliados novamente, para verificar a possibilidade de reconstrução ou se é necessário derrubar o restante. Um terceiro imóvel também foi interditado e a necessidade de demolição ainda será medida, na próxima vistoria que será feita pela Defesa Civil. As novas fiscalizações devem ser feitas nesta quarta-feira (27).
 "Mobilizamos as secretarias de Serviços Públicos e de Transportes, fechamos o trânsito, e agora estamos demolindo as casas. Tudo vai ser cercado com tapumes, para não acontecer acidentes", disse o secetário de Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar.
 As famílias que moravam nas casas atingidas estão procurando locais para alugar. "Como foi um caminhão de uma empresa que trabalha para o município, essa empresa está se responsabilizando por tudo, vai pagar esses aluguéis, já que foi ela que causou o acidente", informou Alencar.
Demolição de casas em Paulista, no Grande Recife (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)Caminhão de coleta de lixo causou o acidente, nesta manhã (Foto: Wanessa Andrade / TV Globo)
Susto
  A colisão derrubou as paredes do quarto que ficava na parte da frente de uma casa onde dormia um casal de aposentados - uma mulher de 48 anos e um homem de 64. Eles foram atendidos no local pela equipe do Samu e, como tiveram ferimentos leves, foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista.

  "O caminhão ficou sem freio e começou a descer a ladeira. Por conta do peso, eu não consegui controlar. O susto foi grande", disse Rodrigo Lourenço, motorista do caminhão. Ele informou que trabalhou a noite inteira e essa era a última rua de coleta.
  Também foi atingido o imóvel vizinho à casa do casal, um salão de beleza de primeiro andar. Segundo João Paulo Ferreira, tenente do Corpo de Bombeiros, os moradores do imóvel 239, colado no salão pelo lado esquerdo, tiveram que sair de casa, por precaução.
Do: G1/PE.

Policiais militares do 17º BPM prendem quadrilha e apreendem armas de fogo em Itapissuma.

Policiais militares do 17º BPM prendem quadrilha e apreendem armas de fogo em Itapissuma
 Policiais militares do 17º BPM tiraram de circulação uma quadrilha de criminosos e apreenderam, na manhã do último dia (20), três armas de fogo, no município de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife.
 Segundo os policiais havia a informação de que reclusos da Penitenciária Agroindustrial São João – PAISJ, que estariam saindo da unidade prisional seriam escoltados por indivíduos armados. De posse dessas informações a equipe da GG 8500, juntamente com a GG8200, o efetivo do Serviço de inteligência, da GT 8100 e Equipe Malhas da Lei realizaram uma operação para localizar os suspeitos.
  A ação resultou na localização de um veículo modelo Gol de cor branca, no qual os policiais encontraram três revólveres calibre 38, com capacidade para seis munições, cada, estando todos carregados. O carro estava sendo conduzido por um policial militar reformado.
  No veículo encontrava-se ainda o recluso Carlos Alberto Gomes Barbosa e José Manoel dos Santos.
  A polícia ainda abordou um veículo modelo Savero de cor prata, conduzido por Aécio Rubens da Rocha Silva, com quem a polícia encontrou duas munições de revólver calibre 38.
   Todos os envolvidos, citados, foram conduzidos para a Delegacia de Plantão de Itapissuma, onde todos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.
Da: SDS.

Homem é assassinado e duas pessoas ficam feridas no Janga.

  Por volta das 23h do último domingo, Misterlânio Silva do

 Nascimento, de 27 anos, foi baleado na rua Alcino Ferreira da

 Paz, no Conjunto Beira Mar.


 Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas ao serem abordadas por um desconhecido no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Por volta das 23h do último domingo (24), Misterlânio Silva do Nascimento, de 27 anos, foi baleado na Rua Alcino Ferreira da Paz, no Conjunto Beira Mar. No momento do crime, ele estava conversando com os irmãos André Henrique Xavier da Silva e Alexandra Xavier da Silva. Os disparos do suspeito acabaram acertando os irmãos.

  A polícia ainda não tem a identidade do suspeito e não se sabe a motivação do crime. Os irmãos André e Alexandra foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista Baixo e depois foram levados à emergência do Hospital Miguel Arraes, ambos em Paulista. Misterlânio havia voltado a poucos dias de São Severino dos Ramos junto com o padrasto. O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). 
Veja onde aconteceu o crime.

Do: JC Online.

Detento é autuado por tentativa de homicídio no Presídio de Igarassu.

  O Presídio de Igarassu, Grande Recife, viveu momentos de tensão na noite desta segunda-feira (25). O detento Leonardo Matias Bezzera foi vítima de tentativa de homicídio sendo atingido por dois golpes de faca. Denilson José do Nascimento, também presidiário, foi o responsável pelo crime. 
  A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu por vota das 20h04, mas recebeu alta às 22h02. De acordo com o 17° Batalhão da Polícia Militar, o acusado foi encaminhado para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) onde foi autuado por tentativa de homicídio. 
Do: NE 10.