segunda-feira, 3 de setembro de 2012

 Pinguim é resgatado na Praia de Piedade, em Jaboatão.

 Animal estava cansado e muito magro, diz voluntário que fez o resgate.


 Pinguim foi levado para a sede do Projeto Peixe Boi, em Itamaracá.

Adriano Artoni resgatou o pinguim em Piedade. (Foto: Ronan Tardin / Tv Globo)
Adriano Artoni levou o pinguim para o Projeto Peixe Boi, em
Itamaracá. (Foto: Ronan Tardin / Tv Globo).


  Um pinguim foi resgatado na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, na tarde deste domingo (2). O animal tinha cerca de 45 centímetros e pesava menos de um quilo, de acordo com Adriano Artoni, voluntário de resgate e salvamento de animais, que socorreu o pinguim.

  Artoni, que é voluntário certificado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), conta que o Corpo de Bombeiros entrou em contato com ele por volta das 16h. "Eu já sou conhecido ali na região, trabalho com resgate de animais desde 1987.

 Eles estavam sem poder sair do local com a viatura e eu fui fazer o resgate. Parecia uma fêmea, vinda de Galápagos, mas não tenho como ter certeza. Ele estava bem fraco", diz o voluntário.

  O pinguim foi levado para o Projeto Peixe Boi, na Ilha de Itamaracá, também na Região Metropolitana, onde foi recebido por técnicos que fizeram os primeiros socorros do animal. Artoni conta que, nessa época do ano, é normal pinguins acabarem se perdendo pelo litoral do Nordeste. "Semana passada, encontramos um pinguim morto no Litoral Sul", explica.

Pinguim na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. (Foto: Adriano Artoni / Arquivo pessoal)Pinguim na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. (Foto: Adriano Artoni / Arquivo pessoal).
 
Do: G1/PE. 

veleiro de São Paulo naufraga próximo ao Porto do Recife.



  O veleiro Nanuk, de São Paulo, afundou nas primeiras horas deste domingo próximo ao Porto do Recife (PE). A embarcação veio até a capital pernambucana para participar da 24ª Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno), que deve ser realizada no mês de outubro.

  O veleiro chegou ao Cabanga Iate Clube - entidade organizadora da Refeno - no dia 23 de agosto. Antes de participar da regata, o capitão e mais cinco tripulantes decidiram fazer um passeio até o arquipélago de Fernando de Noronha. No retorno ao Recife, a embarcação apresentou problemas no motor próximo à Ilha de Itamaracá (PE).

  Ontem à noite, o comandante do veleiro comunicou ao Cabanga Iate Clube que precisaria de um reboque. Na manhã de hoje, a Marinha informou ao Cabanga que a embarcação havia batido nas pedras e naufragado já próximo ao Porto do Recife.

 O Nanuk tinha 42 pés e era feito de alumínio. O veleiro foi a primeira embarcação de fora de Pernambuco a chegar para a Refeno. Todos os tripulantes do barco foram salvos antes do naufrágio. A profundidade média onde a embarcação afundou chega a 12 m.

Do: Terra.com.br