quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sítio histórico abandonado em Itamaracá.




Casa serviu de moradia para o Padre Tenório, participante da Revolução Pernambucana de 1817. Foto: Fernando Melo/Divulgação
Casa serviu de moradia para o Padre Tenório, participante da Revolução Pernambucana de 1817. Foto: Fernando Melo/Divulgação.
 Um espaço de importante registro para a história de Pernambuco encontra-se abandonado na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. Uma casa que serviu de moradia para o Padre Tenório, participante da Revolução Pernambucana de 1817, localizada no Sítio dos Chacon, entre Vila Velha e o Forte Orange, está apenas com as paredes erguidas. 
 
 O teto ruiu e a cor da casa, que nunca passou por manutenção, não pode mais ser vista por causa do lodo e das plantas que tomam conta da fachada. A situação, motivo de indignação da população local, foi denunciada no fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, Cidadão Repórter.

 “O local poderia ser um museu que retratasse essa importante parte da História de Pernambuco”, sugere o professor de história Fernando Melo, 38 anos, usuário do fórum. 
 
 Segundo ele, muitos turistas ainda visitam a casa mesmo não estando conservada. “Um dos atrativos turísticos que fica bem próximo da casa é a trilha dos holandeses. Ao passar pelo caminho, muitas pessoas aproveitam para visitar a antiga residência”, conta.

  Segundo o historiador Axel Alves, o vigário Pedro de Souza Tenório foi um importante líder da Revolução e contribuiu para o desenvolvimento pastoral e na agricultura local. 
 
 De acordo com o professor, diante da sua importância histórica, o espaço deveriar ser preservado. “O imóvel que servia de residência ao Padre deve ser considerado como importante sítio histórico a ser preservado pelas autoridades públicas competentes”, afirma.

 Segundo informações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o imóvel não é tombado por nenhum dos órgãos, portanto não é protegido nos níveis estadual e federal. 
 
 Segundo o secretário de turismo da lha de Itamaraca, Pepito Acevedo, a casa está localizada em uma área privada, mas informa que a Secretaria de Turismo já abriu um processo junto à Fundarpe solicitando o tombamento. 
 
 "A situação da casa é deplorável, mas ela é um dos itens do nosso patrimônio histórico que iremos recuperar", afirma. O secretário informa ainda que a pretensão é restaurar a casa para futuramente construir um museu em memória ao Padre, considerado mártir da Ilha.
 
Do: Pernambuco.com.

Prefeito Mário Ricardo visita secretarias.

No primeiro da gestão, prefeito de Igarassu acabou realizando uma reunião a céu aberto. Foto: Ivanildo Pedro/ Divulgação (Ivanildo Pedro/ Divulgação)
No primeiro da gestão, prefeito de Igarassu acabou realizando uma reunião a céu aberto. Foto: Ivanildo Pedro/ Divulgação.

 No primeiro dia de trabalho, o novo prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), chegou cedo à sede da prefeitura, às 6h50, e de lá percorreu todas as secretarias da cidade. 

 O objetivo das reuniões foi de conversar com os servidores e interagir com os funcionários a respeito da conduta que será aplicada na nova administração municipal.

 Durante visita à Secretaria de Saúde, uma surpresa: Mário Ricardo se deparou com as portas fechadas do prédio público e acabou fazendo a reunião de improviso no meio da rua, localizada no centro do município. 

 O gestor sabe das dificuldades que estão sendo encontradas na cidade, porém acredita no trabalho em conjunto para deixar Igarassu no rumo do desenvolvimento de Pernambuco.
Do: Pernambuco.com.

Mário Ricardo é empossado em Igarassu.

Prefeito Mário Ricardo e a vice Professora Elcione prometem investir mais no município (Prefeitura de Igarassu)
Prefeito Mário Ricardo e a vice Professora Elcione prometem investir mais no município

 O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), foi empossado nesta terça-feira (1º) na Câmara Municipal ao lado da vice Professora Elcione e dos 13 vereadores da cidade. 

 Durante o discurso, o trabalhista declarou que recebe um município com menos de 5% das residências saneadas, com desigualdades sociais, com prédios públicos sem condições de funcionamento e poucas praças, além de comunidades abandonadas.

 O novo prefeito da cidade destacou também que vai respeitar cada centavo que entrar nos cofres públicos do município e lembrou que quem toma conta de algo tem que dar conta. 

 “Estou consciente dos enormes desafios que vamos encontrar, mas clamo pelos filhos naturais e adotivos de Igarassu para trabalharmos em conjunto e cuidar das pessoas com a implantação de um novo modelo de governo , frisou o trabalhista.

 Após a programação, o novo prefeito Mário Ricardo e a vice, Professora Elcione seguiram caminhando até a sede da prefeitura onde receberam a chave da sede municipal. 

 Logo em seguida, convidados e o público festejaram a chegada do novo gestor com shows de artistas locais e atrações culturais em palco que foi montado nas proximidades.
Do:Pernambuco.com

Vereador pode ter mandato cassado em Igarassu.


 Em Igarassu, o vereador Valdemir Nunes, conhecido como Maguila (DEM), será alvo de um processo de cassação de mandato por parte do novo presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar de Barros (PDT). 

 Durante a eleição para escolha da mesa diretora na terça-feira (1º), o democrata deu início a um tumulto, chegando a rasgar uma das cédulas de votação. 

 A confusão aconteceu porque a vereadora Érica Maria, após preencher a cédula com o nome de Maguila, mostrou-a aos presentes. 

 A vereadora Prazes (PT), que presidia a sessão, no momento, determinou, então, a anulação do voto dela, alegando que o regimento interno obrigava o sigilo do voto. Insatisfeito, o democrata deu início a uma discussão. 

 Maguila é aliado do prefeito Mário Ricardo (PTB) e concorria ao cargo de presidente com Ademar de Barros, que é oposição ao governo. 

 Eles foram os únicos integrantes do Legislativo igarassuense a serem reeleitos em outubro. O democrata soma cinco mandatos na Casa e o pedetista quatro. Ambos já presidiram a Câmara anteriormente.

Do: Pernambuco.com.