sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em Paulista, casal disfarçado de funcionários assalta agência bancária.

 Crime aconteceu em uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade.

  Valor levado pela dupla não foi divulgado pelo banco.


Os clientes que estavam na agência não foram abordados (Foto: Reprodução/TV Globo)
Agência assaltada fica no Centro de Paulista (Foto:
Reprodução/TV Globo)
  Um casal assaltou, na manhã desta sexta-feira (29), uma agência do Banco do Brasil na rua Adeilson João Alves da Silva, que fica nas imediações da praça Frederico Lundgren, no Centro de Paulista, Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia Militar, os dois estavam vestidos como se fizessem parte de uma equipe de manutenção.

  Eles entraram no local sem serem percebidos e foram direto para a tesouraria do banco, de onde roubaram uma quantia não informada pela agência. Ainda de acordo com a PM, eles não usaram armas e os clientes que estavam no local no momento do crime não perceberam o assalto.

Do: G1/PE.

Ponte de Itamaracá tem trechos sem parapeito e com piso afundado.

 Prefeitura diz que recuperação está prevista em programa turístico.

 Ferragem está exposta em vários trechos, oferecendo riscos a pedestres.


 Os pedestres que utilizam a ponte Presidente Getúlio Vargas para ir ou voltar da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, estão em perigo. O piso cedeu em uma parte da ponte e em várias áreas o parapeito desabou, colocando em risco quem passa no local a pé. A ferragem está exposta em vários trechos.
   O Secretário Estadual de Turismo, Alberto Feitosa, afirmou que a recuperação do local é uma prioridade para o governo. Ela está incluída em um projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste, que irá requalificar 18 quilômetros da PE-35, no trecho entre a BR-101, em Igarassu, passando por Itapissuma e indo até Itamaracá. Segundo Feitosa, o projeto completo está arcado em R$ 13 milhões e tem prazo de execução de um ano.
  Enquanto as obras não começam, os pedestres continuam se arriscando para ir ou voltar do continente. "Pode cair uma pessoa ali e morrer, pois vai bater a cabeça no cimento e se afogar no rio. É uma ponte relativamente nova e já está assim", avisou o marinheiro Oberdan Gomes, que utiliza a ponte regularmente.
Do: G1/PE.

Preso pela Lei Maria da Penha por ameaçar mãe e irmã em Goiana.



Um homem foi preso pela Lei Maria da Penha por ameaçar a mãe e a irmã, na noite desta segunda-feira (25), em uma residência na comunidade do Bom Tempo, município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Após denúncias, Josenildo Lopes dos Santos, vulgo "Guga", de 29 anos, foi preso por Policiais Militares da 3ª Companhia de Goiana.

Segundo a polícia, Josenildo ameaçou de morte a mãe e a irmã, além de tentar agredir o irmão. Ele estava bastante agressivo e teria entrado em luta corporal com alguns vizinhos.

Participaram da prisão, os PM's Sd Herculano, Sd Leandro Sousa e Sd T. Rodrigues.

"Guga" foi conduzido para a Delegacia de Goiana e recolhido ao Presídio de Igarassu.

Do: Blog do Anderson Pereira.

As batalhas pelo caju.


  O cajueiro é uma árvore originaria da região litorânea do Brasil que se espalhou por diversas

regiões do país através das castanhas levadas pelos índios. O caju chamado pelos nativos 

em tupi-guarani de “acayu” ou “aca-iu”, que significa “noz que se produz”, é visto como o fruto 

do cajueiro, entretanto o fruto é apenas a castanha do caju, que possui proteínas ricas em 

aminoácidos, uma grande concentração de ferro e ainda no aumento dos níveis do bom

 colesterol. 


  Os índios não tinham esse conhecimento cientifico porem sabiam que as castanhas de caju

 lhe proporcionavam um bem estar, inibindo o cansaço físico. O consumo da castanha do caju 

foi uma herança dos povos nativos que viviam no litoral brasileiro. No século XVI com a

 chagada dos colonizadores portugueses em Pernambuco, percebeu-se que duas

 comunidades indígenas disputavam territórios onde existia a predominância do caju. 

  
Os Caetés e os Tabajaras travaram inúmeras batalhas pelo domínio de áreas cobertas por

 cajueiros, e muitas dessas disputas ocorreram em terras Igarassuenses. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Sesi abre inscrições para 1.150 vagas.

 Inscrições começam nesta sexta (29). Vagas são para o ensino

médio e, a partir do 2º ano, os aprovados assistirão aulas de 

curso técnico.


  Começam nesta sexta-feira (29) as inscrições para preencher 1.150 vagas nos ensinos médio e técnico do Sesi. Os aprovados cursarão o 1º ano do ensino médio no Sesi e depois, a partir do 2º ano, terão aulas de curso  profissionalizante no Senai.

   As inscrições custarão R$ 20 e serão feitas no site do Senai a partir de sexta-feira. Seguem até o dia 15 de dezembro. Podem concorrer alunos com, no máximo, 17 anos. Durante a inscrição, o (a) candidato (a) deverá escolher qual curso técnico ele (a) começará a cursar no 2º ano e a unidade onde ele assistirá as aulas. 

  As oportunidades são para as Escolas do Sesi de Ibura, Paulista, Cabo, Camaragibe, Goiana, Escada, Casa Amarela, Araripina, Caruaru e Petrolina e para as Unidades do Senai do Recife e Região Metropolitana (Areias, Cabo e Santo Amaro), Agreste (Caruaru) e Sertão (Petrolina e Araripina). 

 Nos cursos de técnico em Eletrotécnica, Rede de Computadores, Administração, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Vestuário, Produção de Moda, Química, Refrigeração e Climatização, Manutenção Automotiva, Alimentos e Mecânica.

  As instituições concederão isenção do pagamento da taxa de inscrição de até 10% do total de vagas ofertadas para os candidatos de baixa renda. As provas acontecerão no dia 12 de janeiro de 2014.

Do: JC Online.

Em Itapissuma, Moradores sofrem com falta d'água e cobram uma atitude do Prefeito e Vereadores.

Já são mais de duas semanas que a Cidade está sem água

 e apenas promessas são ditas que o problema será 

resolvido.


  Não tem sido nada fácil para os moradores da pequena Cidade de Itapissuma, RMR, terem que conviver com a falta de água nas torneiras há mais de duas semanas. E o mais grave é que não se tem uma resposta concreta da COMPESA para resolução do problema.

  Segundo o morador Antônio Barbosa, é triste e revoltante você passar horas fora de casa trabalhando, e ao chegar em casa não se ter uma gota d'água para tomar um banho.

  Donas de casa, crianças, comerciantes, além das escolas, unidades de saúde e outros serviços a população, amargam as consequências do problema.

  Segundo o Sr. Antônio, a resposta que a COMPESA tem dado é que a bomba quebrou. Mas que será consertada.

  As incertezas e falta de informações, prejuízos constantes e riscos à saúde que a falta de água proporciona, tem revoltado a população que reclama da falta de atitude do Prefeito Cal Volia (PSDB) e dos vereadores. Pois são essas autoridades que representam o povo, e deveriam cobrar a pronta resolução do problema.

  Diante do silêncio das autoridades municipais e da morosidade da COMPESA, moradores já começam a se articular para a realização de atos públicos, os famosos protestos, a fim de que se dê um basta nesta falta d'água.

Do: Jornal Pernambuco da Gente.