quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fornecedores de serviços para obra de presídio de Itaquitinga protestam na PE-59.


Obras estão atrasadas. (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
Obras estão atrasadas. (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
   Funcionários de 10 empresas que fornecem serviços para obra do Complexo Penitenciário de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado, bloquearam a PE-59, na manhã desta quinta-feira (14), e impediram o acesso de outros funcionários à construção, colocando fogo em pneus.
  Os fornecedores de transporte alegam que estão há mais de 1 ano e meio sem receber pagamentos atrasados. Há três meses eles haviam dado uma trégua nos protestos, após promessa do governo para negociar as dívidas, mas continuaram sem receber.
   Quando a contribuição do presídio foi retomada, na última segunda-feira (11), o grupo decidiu realizar os protestos. O líder do movimento, Antônio Carlos de Souza, afirma que novas ações vão ser feitas até que o caso seja solucionado.
   Por causa da ação, as obras do presídio foram paralisadas esta quinta-feira (14). O complexo penitenciário em Itaquitinga deveria ter sido entregue em 2011, mas as obras estão atrasadas. A Secretaria do Governo foi procurada pela nossa reportagem, mas não tivemos resposta.
Da: Rádio Jornal.

Em Igarassu, acusado de estuprar a própria filha é detido pela PM.

 Policiais militares do Serviço de Inteligência da Corporação em conjunto com o 17º Batalhão conseguiram deter um pai acusado de estuprar a própria filha de 17 anos. A prisão aconteceu no município de Igarassu, no Grande Recife, na terça-feira (12), após familiares da vítima acionarem a PMPE.

 Deolindo Galdino Alves, de 67 anos, foi detido escondido na casa de outra filha e não reagiu à ação policial, sendo apontado como o autor do estupro praticado na última segunda-feira (11) e cometido em sua filha adolescente na residência onde habitavam, que fica na Rua Itapuã em Cruz de Rebouças.

 Deolindo chegou a passar mal e foi socorrido pelos PMs para a UPA de Igarassu e após ser medicado foi entregue a Polícia Civil, sendo levado para prestar depoimento na Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente de Paulista (GPCA).

Da: PM PE.

Indignação.



  Olhe bem para esta foto! Lindo n é? O primeiro cartão postal de Itamaracá está ao chegar na ponte. Mas repare bem numa coisa lá no fundo que ESTRAGA quase q por completo essa paisagem. Reparou? Já sabem do que se trata? Pois é, o PRESÍDIO! Há 15 anos me mudei para essa terra MÁGICA e é durante esse mesmo tempo que ouço que os presídios sairão da ilha! 

 Boa parte das nossas terras estão vendidas e reservadas para a construção d HOTÉIS e RESORTS mas, os empresários falam que com presídios e PRESOS não existem possibilidades de investimentos! o que diz nosso GOVERNADOR? Nosso PREFEITO o que diz? e você POVO?

Do: Itamaracá sem vergonha.

Patrulha Maria da Penha realizou 95 atendimentos em um mês.


 O primeiro balanço mensal, do período de 25 de setembro a 30 de outubro, sobre as atividades da Patrulha Maria da Penha mostra que foram realizadas 95 visitas às mulheres vítimas de violência das 130 medidas protetivas expedidas informadas pelas Delegacias de Atendimento a Mulher (DEAMs) do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. 
  As informações foram sistematizadas pela Diretoria Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher (DGEVG) e discutidas durante a reunião da Câmara Técnica para Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres do Pacto pela Vida.
  A Patrulha Maria da Penha faz parte do Programa Justiça para Mulheres: Agora e Sempre, como sendo uma das estratégias de reforço ao Plano Estadual para Punir, Prevenir e Erradicar a Violência contra as Mulheres. 
  A proposta da Patrulha Maria da Penha é garantir a segurança das mulheres, evitando a reincidência das agressões, enquanto aguardam o deferimento das medidas protetivas de urgência pelo Judiciário. 
ENCONTRO - Participaram da reunião de avaliação da Patrulha Maria da Penha, além de técnicos da Secretaria da Mulher, os representantes da Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Militar (DIM) e do Departamento de Polícia da Mulher da Polícia Civil (DPMUL), com a presença de patrulheiros e patrulheiras. 
 Além de avaliar o andamento das atividades do projeto, também foram debatidas as dificuldades e os ajustes necessários para um melhor funcionamento da Patrulha. Ao final da reunião foi apresentado um vídeo documentário ‘O Silêncio das Inocentes’ sobre a criação e  aplicação da lei Maria da Penha.
  No primeiro momento da reunião, a coordenação dos trabalhos da reunião ficou por conta da Diretora Geral de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher, Fábia  Lopes, que apresentou os resultados obtidos no primeiro mês de funcionamento da Patrulha. 
  Em seguida, ocorreram as apresentações da Subcoordenadora Regional da DEGVG, Wedja Martins, sobre ‘escuta acolhedora às mulheres’ e da delegada da DPMUL, Marluce Ferreira, sobre ‘detecção de risco’ durante as visitas.

Além disso, a SecMulher enviou três ofícios para as Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher solicitando urgência no deferimento das Medidas Protetivas e seis para às Delegacias Especializada no Atendimento à Mulher (DEAMS) solicitando nova intimação das partes para averiguar a necessidade de representação em favor do monitoramento eletrônico. 
Da: Sec. da Mulher/PE.

Depósito de lixo.

Diariamente o lixo vem se acumulando por traz do ginásio de esportes J.Raposo, em Igarassu. O local muito frequentado por jovens da cidade virou deposito de lixo. Além do mau cheiro, a sujeira tem contribuído para a proliferação de ratos e insetos na comunidade vizinha. Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Homem é detido com 32 kg de maconha no Grande Recife.

  Ele foi abordado na Zona Oeste da capital e tem um sítio no Grande Recife.
 Também foram apreendidos dois veículos e uma prensa para a droga.


   Um homem de 26 anos foi detido com 32 quilos de maconha e 100 gramas de crack. O jovem estava em um carro no bairro do Barro, Zona Oeste do Recife, com 5 quilos da droga. Depois de abordado, ele levou os policiais até um sítio em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, onde foram encontrados mais 27 kg do entorpecente, os 100 g de crack e uma prensa dentro de outro veículo. Ele foi capturado na terça (12), mas os detalhes do caso só foram divulgados pela Polícia Civil nesta quarta (13).
  Os dois carros, a droga e a prensa foram apreendidos. De acordo com a delegada do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Maria Elisabeth Barreto, o homem era o dono dos produtos e pagava outras duas pessoas para tomar conta dos entorpecentes enquanto ele estava fora. "Em depoimento ele disse realmente que pagava os dois homens. Quando a polícia chegou ao local, eles fugiram, mas já foram identificados. Vamos pedir a prisão preventiva deles", afirmou.
  A delegada acredita, ainda, que ele estaria no local onde foi abordado aguardando um possível receptador da droga. O jovem foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), Grande Recife, e autuado por tráfico de drogas.
Do: G1/PE.

Acidente entre carro e ônibus deixa um morto e três feridos em Paulista.


  Um acidente entre um ônibus um carro deixou uma pessoa morta e três feridas no fim da tarde desta quarta-feira (13). A colisão aconteceu na Estrada da Mumbaca, no Km-08 da PE-16, nas proximidades do Sítio do Pica Pau, em Paulista.

   Quatro pessoas que vinham em um Gol, de placas KGQ-7486, foram atingidas. Três ficaram feridas e uma morreu na hora.

 O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate das vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Miguel Arraes e para  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu.

Quatro viaturas de resgate foram para o local. 

Do: DP.