sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Educação da Ilha de Itamaracá sobe no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2013.


O município de Itamaracá tem muito que comemorar. É que saiu o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De 3,6, em 2011, o município passou para 4,2, em 2013, o segundo maior da Região Metropolitana, na frente de municípios como: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Araçoiaba, Camaragibe, Moreno, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Cabo, Jaboatão e ficando atrás apenas de Recife. Com esse índice, a ilha de Itamaracá atingiu a meta projetada pelo MEC para o ano de 2013.


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O último Ideb, realizado em 2011, declara a nota do Brasil sendo 5,0 nos anos iniciais, 4,1 nos anos finais e 3,7 no Ensino Médio.

Da: prefeitura.

Mais investimentos para pavimentação de ruas em Itamaracá‏.


  Nesta sexta-feira, 19/09, a Prefeitura de Itamaracá e a Caixa Econômica Federal assinaram convênio de dois milhões de reais, destinado à pavimentação com drenagem de mais de trinta ruas em nosso município. 

  Essa é mais uma parceria da Prefeitura Municipal e do governo Federal. Entre as ruas que receberão calçamento estão: Possidônio J. de Lima, Araras, Cruz de Malta, Serra Talhada, Timbaúba, São Lourenço da Mata, Canhotinho, Caruaru, Desembargador Ângelo Vasconcelos Filho, Girassol, entre outras. 

  Participaram do evento o Prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista, o Superintende da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery, funcionários e a população em geral. “O município de Itamaracá recebe mais investimentos visando o turismo. 

  Fico muito feliz pelo esforço político para assinatura do contrato”, comemorou Paulo Nery. A assinatura aconteceu na frente da Prefeitura Municipal, às 9h.  

Da: Prefeitura.

Audiência discute Plano Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Itamaracá‏.


  Na última quinta, 18/09, aconteceu Audiência Pública para apresentação e discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Ambiental da Ilha de Itamaracá. O encontro aconteceu no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio-Peixe Boi), no Forte Orange. Foi estabelecido que em dezembro de 2012 seria o prazo final para que os lixões fossem extintos. Caso os municípios não se adequassem até a data estabelecida, eles ficariam impedidos de receber verbas do governo Federal. Hoje, menos de 10% das cidades cumpriram o plano de saneamento, com isso, Itamaracá chega à frente de todos os municípios da Região Metropolitana. 


  A implantação do projeto será de extrema importância para o turismo, infraestrutura e principalmente a saúde do nosso município. Atualmente 1,5 (um milhão e meio) de crianças morrem por ano, de doenças decorrentes da falta de saneamento. 


  "Vale a pena investir em saneamento. Melhora o desenvolvimento e a cidade cresce”, afirmou o Diretor Técnico da empresa responsável pelo projeto, Francisco Lopes. Na ocasião, o Prefeito do município, Paulo Batista, assinou a ordem de serviço para início dos serviços na cidade, um passo muito importante para o futuro de Itamaracá, pelos próximos 20 anos. 


  Todo plano de PMSB da ilha de Itamaracá está em consonância com a Lei Federal, nº 11. 445, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

Da: Prefeitura.