sábado, 8 de junho de 2013

Vereadores de Igarassu visitam escolas municipais e se deparam com uma triste realidade.

 Iniciativa tem obtido apoio da população que vem depositando credibilidade nessa nova legislatura municipal.
 Uma comissão de parlamentares municipais formada por Ademar de Barros (PDT), Helmilton Bezerra (PCdoB), Edinho Martins (PMN), Maria dos Prazeres (PT) e Érica Uchôa (PTB), no cumprimento de suas prerrogativas de representantes do povo, o que os coloca na condição de acompanhar e fiscalizar todas as ações do Poder Executivo, estiveram visitando algumas escolas do Município, conversando com diretores, professores, pais e alunos, e o que constataram não foi nada agradável.

 Insegurança com roubo de computadores, salas de informática sem ar-condicionado, muitos alunos e poucos espaços para abrigá-los, descargas sanitárias quebradas, cadeiras quebradas, alunos portadores de necessidades especiais sem acompanhamento de profissionais especializados e infiltrações no teto, foram alguns dos problemas encontrados.

 Das quatro escolas visitadas, a Jaime Bezerra Lins, localizada na Vila Luiz Freire II, apresentou o problema mais agravante. O telhado está todo comprometido, oferecendo riscos de morte a todos que ali estudam e trabalham. Além de enormes buracos no telhado, tendo que se conviver ora com chuvas ora com sol.

 Os vereadores procuraram uma reunião com a Vice-Prefeita, Elcione Ramos, uma vez que o Prefeito Mário Ricardo encontrava-se em viajem internacional, e com o Secretário de Educação Dario Uchicawa, e solicitaram, além de que todos os problemas encontrados tenham suas devidas soluções, o Vereador Ademar de Barros solicitou a imediata interdição da Escola Jaime B. Lins e que um outro espaço seja alugado para que o ano letivo não tenha prejuízos.


 As visitas feitas fazem parte de um programa de visitas aos órgãos públicos municipais, como escolas, creches, postos de saúde, hospital e outros.

Do: Pernambuco da gente.

Ferrovias viabilizam a logística de polos.


  Duas novas ferrovias poderão passar por Pernambuco e colocar em alta as possibilidades logísticas de dois grandes polos de desenvolvimento do estado, Suape e Goiana. A primeira, em estudos mais avançados, contempla 893 quilômetros e ligará Ipojuca até Feira de Santana, na Bahia. 

 Já a segunda malha ferroviária, ainda em estágio embrionário e sem projeto pré-definido, partiria de Goiana até Aratu, também na Bahia e teria aproximadamente 800 quilômetros.

 “Já existia a possibilidade dessa ferrovia partindo do entorno de Complexo de Suape até a Bahia, quando foi criado PLI (o Programa de Investimentos em Logística), e como a ideia é otimizar a infraestrutura logística, apresentamos os avanços que chegavam na região de Goiana e a possibilidade de um novo modal ferroviário a ser incluído no programa”, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Márcio Stefanni Monteiro. 

 Segundo ele, o próprio presidente da Fiat, Cledorvino Belini, conversou com gestores federais e com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, para que essa nova ferrovia fosse integrada ao processo de otimização da logística nacional.

 “Fazendo analogias, a importância das estruturas ferroviárias serão equivalentes à rodovia BR-101. A BR-232, mais importante rodovia do estado, seria a ferrovia Transnordestina, projeto bilionário que corta todo o estado e terá grande relevância para o desenvolvimento produtivo pernambucano e nordestino”, comparou.

 A ferrovia Transnordestina, porém, está emperrada e não deve chegar tão rápido a Suape, extremo do projeto em Pernambuco. As mudanças de traçado fizeram os cálculos das desapropriações travarem e as indenizações serem suspensas. 

 O cálculo do custo total da obra também tem causado atrasos nas remobilizações dos canteiros. Apesar de o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) divulgar R$ 7,5 bilhões, a empresa responsável pela obra afirma que o orçamento ainda está em negociação e, por isso, não comenta mudanças da construção.

  Os dois novos projetos entrarão na lista de modais a serem viabilizados pelo Ministério dos Transportes, via Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 A ligação ferroviária com estudos mais avançados possui 893 quilômetros de extensão e atravessa 33 municípios, sendo 17 na Bahia, cinco em Sergipe, seis em Alagoas e cinco em Pernambuco (Rio Formoso, Gameleira, Ribeirão, Sirinhaém e Ipojuca), onde faz conexão com a Transnordestina. 

 A própria ANTT está recebendo até 3 de julho sugestões aos estudos preliminares que irão reger o processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário entre Feira de Santana (BA) e Ipojuca (PE). 

 As sugestões são abertas a qualquer pessoa ou instituição da sociedade por meio do site www.antt.gov.br. Ainda não há prazos para publicações de editais para a concessão dos projetos.

Do: DP.

Água na Integração de Igarassu.


  Venho pelo presente solicitar do Consorcio Grande Recife a implantação de bebedouros públicos no Terminal Integrado de Igarassu. 

  Assim como melhoria na higiene dos banheiros, que mesmo depois da limpeza continuam com um odor insuportável. 

Do: Fernando Melo.

Moradores de Abreu e Lima amargam resultado de obra de péssima qualidade executada pela Prefeitura.

 No Alto da Bela Vista parece que um terremoto visitou a comunidade. 

 E o Vereador Éden Pedro se revolta e cobra solução.

 Recentemente moradores do Bairro Alto da Bela Vista, Centro, Abreu e Lima, RMR, tiveram a infeliz surpresa de abrir suas portas e verem que um asfalto construído há pouco mais de 4 meses, no valor de 179 mil reais, se desmanchava como casquinha de sorvete, descendo rua abaixo.

 Segundo moradores, a Rua principal da Comunidade foi asfaltada pela Prefeitura, sem a devida preocupação de antes buscar solucionar um escoamento de água no local de responsabilidade da COMPESA. O que resultou, somado ao serviço de baixa qualidade e as chuvas dos últimos dias, numa completa destruição do asfalto.

 O Vereador Éden Pedro esteve visitando o local. Tomado imediatamente pela indignação de ver o dinheiro público jogado na lama e o respeito às pessoas completamente ignorado, conversou com os moradores e se comprometeu em cobrar da Prefeitura e a quem mais for de direito, que as providências sejam tomadas.

 Com as condições que ora se encontra a Rua, os moradores ficam prejudicados  com dificuldades de mobilidade. Principalmente para a filha da Sra. Silva Batista, uma jovem cadeirante. 

 Que inclusive precisou ser socorrida nesses dias e teve que contar com a solidariedade de amigos para ser conduzida a uma unidade hospitalar.

Do: Jornal Pernambuco da gente.

CIPOMA realiza prisão e apreensão, em Paulista.

  O Grupamento Tático Ambiental da Companhia Independente do Meio Ambiente (GTA/CIPOMA) prenderam em flagrante um homem acusado de homicídio, na tarde dessa quinta-feira(06), Alexsandro Freire da Silva, de 24 anos, na comunidade conhecida como Vila Feliz, bairro de Arthur Lundgren, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.
Alesxandro foi encontrado portando um revolver calibre 38, que estava com três munições intactos, sendo uma pinada.
O acusado confessou à polícia ter ameaçado diversos moradores da comunidade, e no momento da prisão ele estava preparado para tirar a vida de um desafeto.
Alesxandro e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Policia de Paulista, onde foi autuado em flagrante delito, de onde foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, em Abreu e Lima.
Da: SDS/PE.

Paulista promove conferência sobre o meio-ambiente.

 A primeira etapa da pré-conferencia do meio-ambiente, debatendo questões relativas ao Governo e Poder Legislativo, acontece nesta segunda-feira (10), no Plenário da Câmara, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A iniciativa faz parte da programação da primeira Conferencia para cuidar de assuntos ambientais da cidade.
 O evento está programado para ocorrer entre os dias 26 e 27 de junho deste ano. Das quatro fases preparatórias sairão os delegados que irão participar da Conferencia. O encontro trabalhará o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos” e pretende desenvolver propostas no âmbito do município. 

Do: Leia Já.

Funcionário é feito refém em assalto a agência dos Correios em Abreu e Lima.

 Bandidos armados fizeram refém um parente e um funcionário da agência dos Correios de Abreu e Lima, no Grande Recife, nessa sexta-feira (7), para realizar um assalto ao estabelecimento. A ação, investigada pela Polícia Federal (PF) durou cerca de 30 minutos.


 De acordo com a assessoria de imprensa da PF, os suspeitos, que ainda não foram identificados, foram armados em dois veículos até a casa do atendente dos Correios. 

  O funcionário e um parente foram levados à força até a agência, onde ele foi obrigado a abrir o cofre e retirar uma quantia não informada em dinheiro e as filmagens do computador.


 Depois do assalto, os dois continuaram sob o poder dos criminosos e liberados em outro ponto da cidade. O carro deles também foi roubado.

 Segundo a PF, a ação foi semelhante a uma investida realizada em fevereiro deste ano contra a mesma agência. Pelo menos cinco funcionários que chegavam para o início do expediente foram rendidos por três homens que chegaram a trocar tiros com a Polícia Militar para não serem presos. A quantidade de dinheiro roubado nesse assalto não foi divulgada.

  PAUDALHO - A PF informou, através de nota enviada à imprensa, que a mesma quadrilha foi responsável por outro assalto aos Correios poucos minutos depois. Desta vez, a investida foi contra o estabelecimento que fica em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

  No assalto em Paudalho, dois suspeitos chegaram em uma moto. Ao entrar na agência, um deles rendeu o vigilante e roubou o seu revólver calibre 38. O outro ficou na porta fazendo reféns as pessoas que chegavam ao estabelecimento. O suspeito que rendeu o vigilante foi ao cofre, mas resolveu não concluir o roubo ao perceber que havia um dispositivo de retardo para a sua abertura.


 Os dois fugiram apenas com o dinheiro que havia no guichê de atendimento, uma quantia não divulgada pela PF; a arma do vigilante; e o relógio do gerente da agência. 

 A ação dos dois durou aproximadamente quatro minutos e foi registrada pelas câmeras de segurança, o que deve ajudar a polícia a localizá-los.

Do: JC Online.

Acidente envolvendo três veículos deixa um motociclista morto em Itamaracá.

 Motorista de caminhonete perdeu o controle e atingiu o piloto de uma Shineray.


  Um acidente envolvendo três veículos deixou um motociclista morto na manhã deste sábado (8), no trecho da PE-35, que dá acesso a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 
  O motorista de uma caminhonete Hilux perdeu o controle e capotou, atingindo um veículo Montana e o piloto da moto Shineray. Alberto Santos da Silva, de 26 anos, foi arremessado e morreu no local.
  Segundo o soldado Ivo Gabriel, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), o acidente aconteceu na pista sentido Itamaracá-Recife, que foi interditada por cerca de 2 horas. O soldado afirma que o motorista da Hilux teve ferimentos leves, e foi atendido no local por uma unidade do Corpo de Bombeiros. 
  Já o condutor da Montana não se feriu. Ambos passaram por um teste do bafômetro, mas nenhum deles havia ingerido bebidas alcoólicas. Alberto Santos morava em Itapissuma, município próximo a Itamaracá. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Da: Folha PE.

Preso na Itália integrante de quadrilha condenada por tráfico de órgãos em Pernambuco.

b0e161d07b249af369d02dfb332fe27b.jpg
O israelense foi preso pela polícia italiana em Roma. PF tenta trazê-lo ao Brasil
Foto: PF/Divulgação

  Foragido desde 2009, o israelense Gedalia Tauber, 77 anos, foi preso no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, na Itália, nessa quinta-feira (6). 

  O ex-oficial do exército de Israel foi condenado a 11 anos e nove meses de reclusão, mas recebeu, em janeiro de 2009, um aval da Vara de Execuções Penais de Pernambuco para viajar e não retornou.

  A quadrilha, segundo a Polícia Federal (PF), aliciava pernambucanos em situação financeira difícil e os levavam para realizar cirurgias na África do Sul. Lá, o grupo aplicava um golpe no sistema de saúde, que indenizava cada paciente de cirurgias em um valor de US$ 150 mil.

  No entanto, as pessoas que se submetiam aos transplantes precisavam assinar um termo para transferir a doação aos acusados. Com o valor indenizatório em mãos, eles entregavam uma parte pequena para o transplantado.

  Gedalia Tauber foi apontado pelas investigações da Operação Bisturi, iniciada em março de 2003 para apurar a atuação do grupo, como o responsável por trazer o dinheiro para cooptar as pessoas para realização das cirurgias.

  No Recife, o esquema era comandado por Ivan Bonifácio e sua esposa Eldênia, presa em maio deste ano, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

 O israelense foi preso essa semana na Itália quando policiais desconfiaram que o seu passaporte seria falso e, após fazer um interrogatório, fizeram uma pesquisa na base de dados da Interpol pelo seu nome. 

 Em nota, a PF afirmou que "está envidando todos os esforços necessários no sentido de cooperar com juiz responsável pelo processo para a extradição do preso, da Itália para o Brasil, o mais rápido do possível, a fim de que ele possa cumprir sua pena em presídio pernambucano".

 No total, foram presas e condenadas 12 pessoas no Brasil, duas em Israel e 20 na África do Sul. Ao menos 47 pessoas foram aliciadas. 
 A Polícia Federal estima que, aproximadamente, $ 4 milhões de dólares foram desviados pela quadrilha nas intervenções cirúrgicas.
DO: Ne 10.