quinta-feira, 14 de junho de 2012

Secretaria Nacional de Defesa Civil alerta sobre risco iminente de deslizamentos na RMR.

Informação foi divulgada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres nesta quinta-feira.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou uma atualização do alerta de risco de deslizamentos de nível moderado e alto para a Secretaria da Casa Militar de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (14). A informação foi divulgada juntamente com o balanço dos danos causados pelas precipitações das últimas 24h. Segundo a Casa Militar, a Região Metropolitana foi a mais devastada. Os municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata foram os inseridos no alerta do centro nacional. As Coordenadorias de Defesa Civil das cidades já foram informadas do risco iminente para a adoção das providencias necessárias. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) a previsão de tempo para a Região Metropolitana, Mata Norte e Mata Sul é de possibilidade de pancadas de chuva nas próximas 24 horas.

O ponto mais atingido pelas chuvas nesta quarta (13) e quinta foi o Alto da Bondade, em Olinda, onde foi registrado o maior índice pluviométrico, 130 mm. No Recife, o índice pluviométrico registrado foi de 116 mm e 120 chamados foram designados à Coordenadoria de Defesa Civil do Recife. Foram 32 deslizamentos de arreiras, 82 pontos de alagamento, quatro transbordamentos de canais, um dano a muro, um desabamento parcial de canaleta. Duas famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casa de parentes.Em Jaboatão dos Guararapes, a chuva foi mais amena, atingiu a marca dos 79,5 mm, mas as consequências também foram graves. Foram registradas 15 ocorrências pela Coordenadoria de Defesa Civil, sendo um desabamento de residência, um desabamento de muro de arrimo, dois deslizamentos de barreiras e 11 solicitações de reposição de lona plástica. As ocorrências foram sem vítimas. Também foram constatados pontos isolados de alagamentos na cidade.

Olinda teve precipitação de 130 mm que ocasionaram 134 ocorrências, das quais 127 foram solicitações de reposição de lonas plásticas e sete pedidos de vistoria.No Paulista, choveu 129,9 mm. Foram registradas 26 ocorrências, sendo seis deslizamentos de barreiras, oito vistorias de residências, duas vistorias em edificações multifamiliares, dez vistorias em barreira (onde em duas ocorrências o deslizamento atingiu residências no bairro da Mirueira e na Vila Torres Galvão). Também houve pontos isolados de alagamentos. No Cabo de Santo Agostinho, foi registrado índice pluviométrico de 127 mm sem registro de desabrigados ou desalojados. Camaragibe registrou 113,4 mm de chuva e 14 ocorrências. Seis de solicitação de vistorias em barreiras e oito de deslizamento de barreira (na travessa Minas Gerais, na Rua Realeza, na Rua Guarani, no bairro do Timbi, em Aldeia, no bairro de Tabatinga).

Em Abreu e Lima, a precipitação foi de 126,5 mm, foram registradas sete ocorrências. Uma solicitação de vistoria em barreira, seis deslizamentos, sendo quatro no bairro do planalto, um no bairro de Caetés e um em Desterro). Por sua vez, Igarassu teve 80 mm de chuva e só registrou um desabamento de muro de alvenaria. Em Ipojuca, choveu apenas 25 mm, mas ainda assim houve 15 chamados à Defesa Civil, sendo um desabamento de muro de alvenaria e o restante vistoria em barreiras.

Na praia de Itamaracá houve 46,3 mm de chuvas com 14 chamados, sendo uma vistoria e 13 pontos de alagamento. Itapissuma teve mais chuvas, foram 59,9 mm, mas só houve o desabamento de um muro de alvenaria.

Prefeitura de Igarassu, realiza ações combate de ao trabalho infantil.





 Doze de junho é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Nesta área a  Prefeitura de Igarassu, por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Social, vem realizando diversas ações visando eliminar este tipo de atividade no município.

 Em Igarassu, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, funciona em  sede própria, além disso, possui núcleos espalhados pela cidade, em virtude da  necessidade de abrangência dos usuários que participam do programa.    

 Hoje são atendidas 320 crianças em situação de trabalho Infantil. O CREAS presta assistência, sensibiliza e esclarece as famílias que estão descumprindo as condições do PETI.

 O principal objetivo dos esforços da prefeitura é condicionar e incentivar estas pessoas em relação aos estudos dos filhos. O baixo rendimento e a evasão escolar provocam perda de elevação na escolaridade, e consequentemente, falta de oportunidades de emprego e renda ao longo da vida.

 O trabalho infantil tem consequência na saúde das crianças, pois causam frequentes dores de cabeça e estresse emocional. O Ministério de Combate à Fome e a Pobreza acompanha todo o processo de realização do PETI. Os esforços não têm sido em vão. De acordo com informações oficiais, em  2000, cerca de 1,6 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos trabalhavam. Em 2012 houve redução de 10,8%.  Já entre as pessoas de 16 a 17 anos a redução foi maior, de 15,7%.
Da: Prefeitura.

Em Igarassu, Prefeitura já pagou primeira parcela do 13º.


O milho do São João dos 3.317 servidores efetivos e comissionados da Prefeitura de Igarassu está garantido. Desde o dia 7 de junho, eles receberam a primeira parcela do 13º salário. Por meio desta iniciativa foram injetados mais de R$ 1,9 milhão na economia local.
Da: Prefeitura.

Invasões às Margens do Rio Ambar, e as nossas autoridades o que fazem?

   Se não bastasse a falta de planejamento e organização dos espaços da cidade, ainda encontramos situações criadas por alguns poucos comerciantes que se acham no direito de invadir áreas públicas e com o agravante de crime ambiental. As duas imagens abaixo, são claras e comprovam o ato. As margens do Rio Ambar, invadidas e sendo utilizadas como mostruário.
Isso é ou não um absurdo?!!! 


Do: Ilha Mulher.

Mulher grávida e filho de 1 ano morrem em desabamento de casa no Cabo.

Vítimas dormiam quando parte da casa caiu. Os dois ficaram soterrados e foram socorridos por vizinhos, mas não resistiram.


Mãe e filho morreram soterrados no Cabo / Foto: Eduardo Machado/JC
Mãe e filho morreram soterrados no Cabo

Foto: Eduardo Machado/JC

 As fortes chuvas que caíram durante a tarde/noite de quarta-feira (13) e a madrugada desta quinta-feira (14) deixaram vítimas na Região Metropolitana do Recife (RMR). No bairro Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho, Gleice Ferreira dos Santos, de 20 anos, grávida de cinco meses, o o filho dela, Diogo Gabriel Ferreira de Amaral, de 1 ano, morreram na noite dessa quarta-feira (13), após a residência onde moravam ser atingida por destroços arrastados pela água da chuva. O acidente acorreu por volta das 23h, na Rua 10. Já em Águas Compridas, Olinda, Nicory Cleiciane dos Santos Xavier, 19 anos, morreu após a casa onde morava ser soterrada por uma barreira.

No caso das mortes do Cabo, a Defesa Civil do município disse que a residência foi construída há cerca de dois meses e estava em situação irregular. "A casa foi construída em cima do córrego por onde escoa a água que desce dos morros da região. Infelizmente, devido às fortes chuvas que caem no Grande Recife desde o início da tarde dessa quarta,  a força da água aumentou e trouxe entulhos como lixo e pedaços de madeira. A parede da residência não suportou a pressão provocada pela força da água e do material e acabou desabando", explicou a coordenadora da Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Arruda. O desabamento foi parcial, apenas o quarto da casa foi destruído.

As vítimas dormiam em um colchão, no chão do quarto, quando a casa foi atingida. Eles ficaram soterrados e foram socorridos pelos vizinhos para a Unidade de Prontoatendimento (UPA) do Cabo, mas não resistiram e já chegaram sem vida. NO momento do acidente, apenas as duas vítimas estavam em casa - o marido de Gleice, identificado como Diego, não estava em casa porque trabalha à noite.

O pai de Gleice Ferreira, o gari Romoaldo Emídio dos Santos, de 43 anos, que mora em Charnequinha, também no Cabo, foi avisado por telefone sobre o acidente e correu para o hospital. "Estou muito triste. Perdi três vidas", disse o gari, referindo-se à filha, ao neto de 1 ano e ao bebê que Gleice esperava. Ele confirmou que a casa foi construída recentemente, mas disse que a mesma estava localizada ao lado do córrego, e não em cima. "Realmente a casa era bem próximo do córrego. A parede do quarto foi destruída por um tronco de bananeira que foi arrastado pela água", contou o gari.

Galeria de imagens

No Cabo, mãe e filho morreram após deslizamento de barreira
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
Próximas 
OLINDA - O caso de Águas Compridas aconteceu por volta das 3h30. Segundo o Corpo dos Bombeiros, Nicory Cleiciane dos Santos Xavier estava dormindo no momento em que a barreira, de aproximadamente 18 metros, deslizou e acabou destruindo toda a sua casa.

Além de Nicory, que era funcionaria da Mc Donalds do Shopping Tacaruna, a mãe vítima, que não foi identificada, também estava na casa. Ela conseguiu se salvar graças a um guarda-roupa que "segurou" a parede no momento do deslizamento.

Após o ocorrido, pelo menos dez vizinhos tentaram retirar Nicory dos escombros, mas não conseguiram. A jovem só foi encontrada cerca de duas horas e meia depois do deslizamento, por soldados do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o deslizamento ocorreu por volta das 3h30, devido às fortes e intensas chuvas que caem no Grande Recife desde a tarde de quarta-feira (13).

O corpo da atendente ainda encontra-se no local. De acordo com informações do Instituto de Medicina Legal (IML), uma equipe está a caminho.

 
BARREIRA NA UR/7 - Uma casa no bairro de UR-7, no Recife, foi parcialmente destruída por um deslizamento de barreira na madrugada desta quinta-feira (14). Três pessoas de uma mesma família, sendo um casal e uma criança, ficaram feridas e foram socorridas para a UPA da Caxangá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos tiveram ferimentos leves e passam bem.

O casal foi identificado como Robson e Tainá. Já o nome do filho do casal é Lucas, 10 anos.

O deslizamento ocorreu por volta das 2h30 desta quinta, na Rua Pelopidas Arroxelas Galvão, próximo ao Terminal de Ônibus de Jardim Teresópolis.  A área do acidente foi isolada pelo Corpo de Bombeiros.
Do: NE 10.