quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Escola Nordeste da CUT planeja Curso de Formação para dirigentes conselheiros de políticas públicas,


  A CUT é uma central sindical que atua em diversas frentes de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Qualificar a intervenção dos/as trabalhadores/as no controle social das políticas públicas se constitui como um dos desafios do sindicalismo CUTista no processo de democratização do Estado com participação ativa da sociedade civil. 

  Em Recife, nos dias 5 e 6 de setembro, aconteceu uma oficina pedagógica com Marco Levay, Emanoel Sobrinho (educadores) e Lúcia Silveira (coordenadora geral) da Escola Nordeste e Martinho da Conceição, coordenador geral da Secretaria Nacional de Formação da CUT, para planejar o 1º módulo do Curso de formação para dirigentes conselheiros de políticas públicas, que será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em Itamaracá-PE. 

  O curso de formação de conselheiros tem como público prioritário os/as dirigentes sindicais da base de representação das Estaduais da CUT na região Nordeste e integra a estratégia do Programa Desenvolvimento Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR) da Política Nacional de Formação da Central. Cada Estadual da CUT poderá indicar três dirigentes que atuem nos conselhos, fóruns e colegiados de políticas públicas, representando o movimento sindical CUTista na capital ou no interior. 

  Estão previstas três etapas modulares para o desenvolvimento do curso, visando fortalecer a perspectiva do sindicalismo cidadão da CUT. Nesta proposta, a prática sindical está desafiada a ir além da representação dos interesses imediatos e econômicos da classe trabalhadora. Portanto, os sindicatos CUTistas devem ser capazes de impulsionar a participação ativa da sociedade civil na definição dos rumos das políticas de cidadania e de desenvolvimento, no âmbito do Estado, com vistas à garantia e ampliação de direitos e qualidade de vida para a população. 

Confira a programação: 

25 de setembro (quarta-feira) 
9h – Abertura do Curso 
9h30 – Acordo de Convivência e Autogestão do Curso 
10h – Perfil Diagnóstico dos/as dirigentes cursistas 
11h – Estratégia do Programa DPPAR e Diagnóstico da Representação da CUT no Controle Social das Políticas Públicas 
12h30 – Intervalo do Almoço 
14h – Formação do Estado brasileiro 
16h30 – Lutas da classe trabalhadora no Brasil 
18h – Encerramento do 1º dia. 

26 de setembro (quinta-feira) 

8h30 – Novos movimentos sociais e o sindicalismo da CUT na década de 1980. 
10h30 – Desenvolvimento em debate 
12h15 - Intervalo de Almoço 
14h – Cont. Desenvolvimento em debate 
16h – Elementos da Mocroeconomia e Indicadores de Desenvolvimento (PIB e IDH). 
18h – Encerramento do 2º dia. 

27 de setembro (sexta-feira) 

8h30 – Laboratório para montagem de planos de desenvolvimento 
12h30 – Intervalo de Almoço 
14h – Cont. Laboratório para montagem de planos de desenvolvimento 
16h45 – Enfoque territorial do desenvolvimento e das políticas públicas 
18h – Encerramento do 3º dia. 

28 de setembro (sábado) 

8h30 – Formas de participação política e disputa pelos rumos do Desenvolvimento 
11h – Avaliação e Encaminhamentos 
13h – Encerramento com Almoço 

Da: CUT.

Na Rádio JC News, Mário Ricardo diz que PTB tem projeto para Estado e Armando Neto pode encabeçar Frente Popular.



                                   Foto: BlogImagem
 O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, não se fez de rogado e defendeu o nome de Armando Neto como opção para 2014, no Estado, mas sem peitar os socialistas, como alguns setores dos dois partidos tem feito, nos bastidores, numa antecipação do que deve ser o embate das próximas eleições.


 “Armando Neto é uma grande liderança e o PTB tem um projeto para o Estado de Pernambuco (como o PSB diz ter um para o Brasil). O PTB está discutindo Pernambuco e colhendo informações, para termos a possibilidade de encabeçar um projeto. O próximo governador não pode deixar de estar preparado”, afirmou, em uma possível referência ao lançamento de nomes sem maior experiência política.

 Nas últimas eleições municipais, o PTB elegeu em Pernambuco 40 prefeitos, sendo 25 próprios e 15 aliados, além de 16 vice-prefeitos. Depois deste resultado, o PTB analisou que saiu fortalecido das eleições. O senador e presidente estadual do PTB, Armando Monteiro, - cotado para candidatar-se a governador em 2014 - lembrou que foi um dos primeiros a defender o lançamento de uma candidatura alternativa no Recife, movimento que acabou elegendo Geraldo Julio (PSB) no primeiro turno.


 O PTB saiu vitorioso em cidades como Igarassu e Itamaracá, no Grande Recife; Goiana, que será um novo polo industrial do Estado, e Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte; Rio Formoso, na Mata Sul; Garanhuns, Gravatá, São Caetano, Brejo da Madre de Deus e João Alfredo, no Agreste; e Arcoverde, Tabira e Exu, no Sertão.

 Armando Neto atribui o bom resultado à postura mais aberta do partido, que fez alianças amplas com as mais diversas legendas do Estado.

 "O PTB se situou muito bem neste contexto, porque o partido pôde, entre candidaturas próprias e chapas que ele compôs, estar presente em composições vitoriosas em 40 municípios do Estado: 25 com prefeitos eleitos pela legenda, o que dá a ele a segunda posição no Estado", já afirmou.

PREFEITOS ELEITOS PTB 2012


1. Alagoinha - Maurílio

2. Arcoverde – Madalena

3. Brejo da Madre de Deus – Dr. Edson

4. Brejão - Ronaldo

5. Caetés – Armando Duarte

6. Camocim de São Felix – Uilson de Tetê

7. Exu – Léo Saraiva

8. Garanhuns – Izaias Regis

9. Gloria do Goitá – Dr. Miranda

10. Goiana – Fred Gadelha

11. Gravatá – Bruno Martiniano

12. Iati – Padre Jorge

13. Igarassu – Mario Ricardo

14. Itamaracá – Paulo Batista

15. Jucati – Gerson Henrique

16. João Alfredo – Maria Sebastiana

17. Lagoa dos Gatos - Veronica

18. Nazaré da Mata - Nado

19. Panelas – Sergio Miranda

20. Pedra – Zeca Vaz

21. Rio Formoso – Dr. Hely

22. Santa Cruz da Baixa Verde – Zé Bezerra Filho

23. Santa Terezinha – Delson Lustosa

24. São Caetano – Dr. Neves

25. Tabira- Sebastião Dias

Do: Blog do Jamildo.

Inscrições abertas para curso gratuito de informática para comerciários.


   Comerciários interessados em participar de um curso profissionalizante de computação básica podem fazer a inscrição para as aulas, realizadas em dois turnos no sindicato que representa a categoria nas cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá, todas na área norte do Grande Recife.

   Não há data limite ou número de vagas para as turmas, formadas de acordo com as inscrições. O curso tem dois horários disponíveis: das 8h às 12h e das 13h às 17h, ambos com duração de três meses.

   As aulas e a inscrição são realizadas no Sindecom, que fica na Rua 53, 40, no bairro de Jardim Paulista Baixo, em Paulista. Não é necessário ser sindicalizado para se candidatar. Mais informações estão disponíveis pelo telefone  (81) 3487.6170.

Do: NE 10.

Expedição mapeia focos de transmissão da esquistossomose no litoral pernambucano.


  Pesquisadores, técnicos e estudantes da Fiocruz Pernambuco visitam o litoral pernambucano nesta terça-feira, quarta e quinta-feira, com o objetivo de identificar focos e criadouros de caramujos transmissores da esquistossomose no Estado. 

   Na expedição também será validado o aplicativo Schisto Track, ferramenta que será utilizada pelo Laboratório de Esquistossomose da instituição para coleta de dados em inquéritos epidemiológicos. Esse aplicativo foi desenvolvido em sistema android e utiliza tablet como instrumento de coleta. 

     Oferece como vantagens a visualização da distribuição espacial do registro dos dados em campo, a anulação dos erros de transcrição e facilidade de manuseio. Ainda integram o grupo, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professoras das universidades federais de Pernambuco e de Sergipe. 

    Essa é a segunda edição da expedição. A primeira ocorreu em 2008 e passou por 15 municípios litorâneos, sendo identificadas 12 áreas com caramujos infectados pelo parasita causador da doença, o Schistosoma mansoni: Carne de Vaca e Ponta de Pedras (Goiana); Enseada dos Golfinhos e Forte Orange (Itamaracá); Janga e Pau Amarelo (Paulista); Apipucos (Recife); Dom Helder e Sotave (Jaboatão); Enseada dos Corais (Cabo de Santo Agostinho); Porto de Galinhas (Ipojuca) e Tamandaré.

     De acordo com a coordenadora do Serviço de Referência Regional em Esquistossomose da Fiocruz PE, Constança Simões Barbosa, a equipe sairá do Centro de Pesquisas nesta terça-feira, às 8h, em direção ao litoral sul. Os trabalhos começarão por Porto de Galinhas, área onde há 13 anos ocorreu um surto da doença e desde essa data são realizados estudos no local e tratamento dos casos diagnosticados. Depois a equipe segue para São José da Coroa Grande.

    Na quarta-feira, pesquisadores e alunos partem para Serrambi (Ipojuca), Pau Amarelo (Paulista) e praias do Forte Orange e Enseada dos Golfinhos (Itamaracá). Na quinta-feira os destinos são Carne de Vaca (Goiana) e Mangue Seco (Igarassu). “Visitaremos Serrambi porque recentemente recebemos amostras de caramujos coletados naquela localidade que são da espécie mais eficaz do vetor”, afirmou Constança. No município de Goiana será realizado um trabalho de divulgação popular sobre a prevenção da doença com a contribuição da Rádio Difusora de Goiana.

SOFTWARE - Desenvolvida para smartphones e tablets, o Schisto Track cadastra informações dos domicílios, moradores e criadouros. Possui recurso para registro fotográfico, armazenamento de dados como número de caramujos, classificação do nível da água, salinidade e PH, além de traçar o mapa de deslocamento da equipe de trabalho. Todos os dados são armazenados automaticamente em um banco de dados nas nuvens (serviço de armazenamento na rede mundial de computadores – internet). 

  “Estamos desenvolvendo uma segunda versão da ferramenta que inclui a leitura de QR Codes (código de barra bidimensional que armazena informações e pode ser scaneado) que serão deixados nos domicílios cadastrados. Assim, portando uma impressora bluetooth os exames das famílias poderão ser impressos numa nova visita”, explica Onício Leal, que está validando esse aplicativo no Mestrado em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco.

   A ferramenta será apresentada em Londres, nos dias 23 e 24 de setembro, no 6º Congresso Mundial de Mídias Sociais, Aplicativos Móveis, Internet 2.0 em Saúde e Pesquisa Biomédica - Medicine 2.0. Esse é considerado o maior evento da área de inovação tecnológica em saúde. Apesar de estar sendo utilizada para o controle da esquistossomose, o Schisto Track pode ser adaptado para  inquéritos epidemiológicos de outras doenças, como filariose e leishmaniose.

Do: DP.

Jovem é morto a tiros em Itamaracá.


Imagem: TV Jornal
  Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na frente de casa, no Alto da Felicidade, em Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. 

  Lucas Alves de Moura estava conversando com a esposa no portão quando foi abordado pelo assassino. Há alguns meses, a vítima sofreu um atentado praticado pela mesma pessoa.


  O rapaz, que estava em liberdade condicional há um mês, ainda tentou correr depois de ser atingido nas costas. Já no chão, ele levou outros tiros. 

  A polícia acredita que uma discussão banal tenha motivado a rixa. 

Do: JC Online.

 



Pai é preso suspeito de estuprar filha de 13 anos em Paulista.

  Abuso sexual ocorria há pelo menos dois anos, segundo a vítima.

  Homem negou crime e disse que denúncia é invenção de madrasta.


  Um homem de 34 anos foi autuado em flagrante, nesta terça (10), por estupro de vulnerável, em Maranguape I, Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ele é suspeito de violentar a filha de 13 anos há pelo menos dois anos, segundo denúncia da própria vítima.

 De acordo com o delegado Jorge Ferreira, da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na última segunda (9), a madrasta flagrou o pai saindo do quarto da filha. "Ela pressionou ele para saber o que tinha acontecido, mas ele disse que ela estava louca, vendo coisas. Então, ela marcou de conversar com a menina, fora de casa, e a convenceu em denunciá-lo", explicou.

 Na manhã de hoje, a jovem e a madrasta se encontraram novamente na rua e foram juntas à GPCA. "O pai tinha dito que a menina ligasse para ele quando saísse da escola, porque queria conversar a sós com ela. Então, nós a orientamos ir para casa e, momentos depois, entramos no local, e flagramos os dois sentados no sofá e ele alisando a perna dela, excitado", contou Jorge Ferreira.

 O homem foi levado à GPCA de Paulista, onde negou o crime em depoimento. “Ele negou tudo, diz que é invenção da mulher e ciúme da filha, que percebeu que o pai gosta de uma coleguinha dela”, informou. Ele será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Denúncias sobre crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas no telefone: (81) 3184.3479.

Do: G1/PE.

Técnico de radiologia é encontrado carbonizado em Paulista.


                                                                                                Imagem: TV Jornal.
  Um técnico em radiologia foi encontrado morto embaixo de um viaduto na PE-15, em Paulista, no Grande Recife, na noite dessa segunda-feira (9). Ronaldo Barbosa de Lima, 54 anos, teve o corpo carbonizado com gasolina. Ele estava desaparecido desde às 18h e, segundo a família, era depressivo e vinha sendo tratado em um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).


  Junto do corpo, que foi achado ainda em chamas, foram encontrados um isqueiro e um saco de combustível. Pelos comportamentos recentes de Ronaldo, a esposa dele acredita em suicídio. O técnico trabalhava no Hospital Otávio de Freitas e havia apresentado problemas na unidade de saúde em que trabalhou anteriormente.

  O delegado responsável pelas investigações ainda não descarta a hipótese de homicídio, mas diz que as evidências realmente apontam para suicídio. O delegado vai esperar o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) para concluir o caso.

Do: NE 10.