sábado, 7 de setembro de 2013

Moradores da Praia do Sossego fecham a PE-35.

                                                                      Foto: Divulgadora Ilha Mar.

  Moradores da Praia do Sossego fecharam por volta das 15h a rodovia PE-35, principal acesso e saída da Ilha de Itamaracá. Cerca de 60 pessoas atearam fogo em pneus e colocaram mato e pedaços de pedras e paus no meio da pista em protesto contra o atraso de pavimentação da estrada de acesso à Praia do Sossego. Essa é a segunda manifestação realizada pelos moradores. A última aconteceu no dia 22 de junho. 


   De acordo com o operador de máquinas, Luiz Carlos Pereira, 36, que reside no Sossegio há 19 anos, em 9 de agosto passado, o secretário-executivo da Casa Civil do estado, Ivys Ribeiro, informou que a obra para construção da estrada, orçada em R$ 12,5 milhões,  já havia sido licitada pelo Prodetur 2, desde 2003, e nunca foi feita. "Estamos revoltados com essa situação, que não é resolvida", disse.

  Nelson Coutinho dos Santos, 34, também morador da mesma praia, denunciou que o acesso precário até o Sossego já provocou mortes. "Em novembro, um morador teve um infarto e acabou morrendo porque a ambulância não chegou a tempo. A estrada é muito esburacada", comentou. O fechamento da pista já provocou engarrafamento de grande extensão. O Batalhão de Polícia Rodoviária está na área tentando organizar o trânsito.

Do: DP.

Aviões abandonados há 8 anos são recolhidos do Aeroporto do Recife.

 Retirada ocorre depois de acordo firmado entre Infraero e poder judiciário.
 Motivo da 'faxina' é garantir terminais livres de entulhos na Copa do Mundo.


   Começou nesta sexta-feira (6) a retirada de dois aviões da Vasp que estavam abandonados há oito anos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife
  A empresa de aviação faliu e os aviões sucateados estavam sob custódia da Justiça. A retirada deles ocorre depois de um acordo firmado entre a Infraero e o poder judiciário.
  De acordo com um levantamento feito pela Infraero, 53 aeronaves estão abandonadas em 11 aeroportos brasileiros. A previsão é que ate o fim deste ano o material retirado seja leiloado.

  "A Justiça está permitindo que todos esses aviões, que estão parados há décadas nos aeroportos brasileiros, da Vasp, Transbrasil, de companhias menores, até de proprietários particulares, sejam tirados do sítio aeroportuário", disse o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

   O motivo da faxina é garantir aeroportos livres de entulhos na Copa do Mundo de 2014. "Um aspecto [desse desmonte] é tirar aeronaves de aeroportos, abrindo espaço para novas aeronaves. 

   Aqui mesmo [no Recife], será feito o pátio de aeronaves da Aviação-geral, visando a Copa do Mundo, por isso que estamos com pressa. Outro aspecto é que dá um embelezamento aos terminais", explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

   Equipamentos especiais foram usados para cortar em pedaços as carcaças velhas dos aviões. Primeiro, a máquina arranca as asas, e, depois, a cauda. "Esta é uma importante contribuição que o Conselho Nacional de Justiça [CNJ], através da Corregedoria, presta à sociedade brasileira no momento em que o País se prepara, com grandes obras de infraestrutura, para a Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2016", disse o corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão.
Do: G1/PE.

Temporada de praias começa com sol em Pernambuco.

  O verão só começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Porém, para pernambucanos e turistas, a temporada de praias no Estado já se inicia neste sábado (7). É no primeiro feriado do mês em que as chuvas diminuem na faixa litorânea de Pernambuco que as praias começam a ficar lotadas. E o sol já deve aparecer no primeiro sábado de setembro.
  De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve ser de períodos de sol no feriado da Independência no litoral pernambucano. No entanto, quem estiver no Grande Recife ou na Zona da Mata e no Agreste pernambucano pode esperar também que haja chuva em áreas isoladas. A temperatura na capital deve variar de 29ºC a 21ºC.
Apac 
Fonte: Apac

  O prognóstico para o domingo (8) ainda é de dia com nebulosidade variável, com probabilidade maior de sol. Continua a previsão de chuva em áreas isoladas do Litoral. As temperaturas se mantêm no mesmo patamar.

MENOS CHUVA
 - Depois do período chuvoso no Litoral pernambucano, o sol começa a aparecer durante mais dias em setembro. Segundo números do Inmet, julho tem, em média, 25 dias com chuva, sendo o mês mais chuvoso; agosto tem 22 e setembro, 18. A média pluviométrica deste mês é de 122 milímetros, enquanto o julho possui aproximadamente 388 milímetros e novembro - menor índice - tem 35,6 mílímetros.

  "A expectativa é de que este mês esteja dentro da média. Setembro, outubro e novembro são os menos chuvosos do ano", afirma o meteorologista Flaviano Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A explicação é que os sistemas atmosféricos só começam a atuar sobre as áreas de praia de Pernambuco em dezembro.
AB190106018
Os comerciantes devem começar a vender mais aos banhistas neste sábado (Foto: Alexandre Belém/JC Imagem)
  Para o meteorologista Ednaldo Correia de Araújo, a probabilidade de o índice de chuva ficar dentro do normal é de mais de 30%. "A chuva nos primeiros dias já foi considerada dentro da normalidade e, como não há frentes frias se aproximando e a nebulosidade também está dentro do normal, acredita-se que a chuva nos próximos meses não deve ter grandes alterações", afirma. Araújo explicou, no entanto, que a frente que vem do Oceano Pacífico e geralmente perde a força na Bahia pode estar consistente e conseguir provocar chuva em Pernambuco entre outubro e novembro.

ESTAÇÕES DO ANO - Apesar de as diferenças entre verão, outono, inverno e primavera não sejam facilmente percebidas pelos pernambucanos, os meteorologistas contam as novas estações a cada três meses. Embora o fluxo de pessoas na praia já aumente a partir deste fim de semana, o período de chuvas só dá espaço à estação das flores em 21 de setembro. O sol só chega oficialmente um trimestre depois, em 21 de dezembro, e fica até março.
Do: NE 10.