quinta-feira, 21 de março de 2013

Itaquitinga: Presídio será entregue em agosto.



 Cercado de atrasos e paralisações, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), localizado na Zona da Mata Norte, já tem mês confirmado para ser entregue. Segundo a Secretaria do Governo, o presídio será entregue em agosto deste ano.

  As obras do CIR de Itaquitinga pararam entre o fim de agosto e o início de setembro do ano passado, e o reinício dos trabalhos está previsto para o fim deste mês.

 Com um contrato de R$ 1,9 bilhão, a construtora que mantém o maior controle acionário das obras deverá também gerenciar cinco pavilhões, um prédio administrativo e o projeto de ressocialização por um prazo de quase 33 anos. 

 Atualmente, a empresa que detém o poder acionário é a DAG Construtora. No início, a Avance Construções e Participações era a empresa responsável pela obra, mas como passava por problemas financeiros, ocorrendo até casos de atrasos de dois meses e do 13ª salário dos operários, foi afastada e agora detém uma pequena parte das ações do projeto. Por meio de nota, a Secretaria do Governo informou que não há mais atrasos de salários. 

 Considerado um grande projeto de ressocialização em Pernambuco, cerca de 3.126 reeducandos deverão preencher as vagas da unidade prisional. Lá, é pretendido que projetos voltados para a educação, qualificação profissional e reinserção social sejam realizados.

 Fruto de uma parceria público-privada, o projeto Itaquitinga vinha com a proposta de resgate do turismo da Ilha de Itamaracá retirando  os três presídios do local. 

 Porém, ainda não existe a certeza das penitenciárias do local serem desativadas com a inauguração do centro prisional.

 “Ainda vamos discutir com o Governo sobre essa possibilidade”, revelou o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro. Atualmente, há quatro mil detentos na Ilha. 

 Atualmente, Pernambuco conta com 27 mil reeducandos. Com este novo projeto, haverá um considerável desafogamento do grande contingente de detentos que sufocam as unidades prisionais do Estado. 

 Contudo ainda não será suficiente para terminar com a superlotação dos presídios. De acordo com o secretário Romero Ribeiro, entre este ano e o próximo, cerca de sete mil vagas estarão disponíveis para transferir os apenados. 

  As obras dos presídios, tanto os que serão construídos quanto os que serão ampliados, tem prazo de entrega entre um ano e um ano e meio.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Alunos do CFS 2013 comemoram Páscoa com ação solidária para a criançada.


 Uma manhã de solidariedade e muita diversão. Os alunos do Curso de Formação de Sargentos – CFS da Polícia Militar de Pernambuco, realizam nesta sexta – feira (22), a partir das 8h no Pátio do Campus de Ensino Metropolitano I – Anexo – CEMET I, localizado em Paulista, a distribuição de Ovos da Páscoa para 260 alunos das comunidades vizinhas, em comemoração a Páscoa.
 De acordo com o Diretor do CEMET I – Anexo, major Wellington Pires, o principal objetivo é proporcionar um dia especial e de diversão para a criançada além de intensificar a filosofia da polícia amiga, aproximando cada vez mais a polícia da comunidade. Participarão da ação, 540 policiais militares do CFS 2013.
 A atividade será iniciada com uma breve explicação sobre o sentido da Páscoa, logo após haverá a apresentação das Escolas participantes e além dos Ovos de chocolate, os alunos do CFS também distribuirão lanches para as crianças.
Da: SDS.

Operação da CIPOMA resulta na apreensão de várias armas de fogo.



Operação da CIPOMA resulta na apreensão de várias armas de fogo
 Policiais do Grupo Tático Ambiental – GTA da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA da Polícia Militar de Pernambuco, realizaram uma operação na manhã dessa terça-feira (19), na Mata do Barro Branco em Caetés III. O objetivo da ação foi desmanchar um ponto de encontro de bandidos de alta periculosidade no local.
 Na investida os policiais conseguiram apreender sete armas de fogo sendo, sendo duas espingardas calibre 12; dois rifles calibre 22; uma espingarda calibre 36; Além de um revólver calibre 38, uma pistola do tipo Beretta, de calibre 22 e várias munições de diversos calibres. As armas foram encontradas em um carro que havia sido abandonado e depenado no local.
 Todo o material foi entregue na 28ª Delegacia de Paulista, onde será dada continuidade nas investigações necessárias, para se chegar aos responsáveis pelas armas.
 O Comandante da CIPOMA, o major Gildo Tomé da Silva, orienta que denúncias de delitos ambientais sejam feitas através do telefone 3181-1700. “Todas as informações recebidas serão devidamente verificadas”, adianta o comandante.
 De acordo com o capitão Lúcio Flávio, que comandou a operação, as ações para combater os crimes ambientais continuarão ocorrendo.
  “A intenção é que as operações concorram para a diminuição dos crimes violentos contra a vida e o patrimônio. Essas operações têm caráter permanente e continuarão sendo desenvolvidas em todo o território pernambucano”, destaca o capitão.
Da: SDS

Saguis morrem eletrocutados em fio de alta tensão em Marinha Farinha.



16d7ca4e883d1fff088c4a8a6dba426a.jpg
Técnico da Celpe retirou os saguis do fio.
Foto: Adriano Artoni/Divulgação

 Um fio de alta tensão causou a morte de dois saguis na tarde desta quinta-feira (21) na praia de Maria Farinha, no Grande Recife. 



 De acordo com o ambientalista e voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Adriano Artoni, os bichos morreram eletrocutados.  

 O dono de um bar, situado na Avenida Rui Barbosa, observou uma movimentação de cerca de 35 saguis em torno do fio e percebeu que os animais estavam correndo risco. Dois deles já haviam sido eletrocutados, quando um técnico da Celpe - que não estava a serviço - passou pelo local e conseguiu afastar os demais saguis a tempo. 


Ambientalista tentou salvar os saguis, que não resistiram ao choque. Foto: divulgação.

 "Enquanto o técnico da Celpe retirava os bichos do fio, eu tentava reanimá-los fazendo massagem cardíaca e respiração boca a boca com um canudo, mas infelizmente eles não resistiram", lamentou Adriano Artoni. 

 Os saguis foram encaminhados para estudos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Do: NE 10.

Dezoito presos fogem do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Itamaracá.


 Dezoito presos pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado em Itamaracá, fugiram na madrugada desta quinta-feira. 

 De acordo com a Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres), dez deles já foram recapturados pela Polícia Militar (PM). 

 Buscas continuam sendo realizadas para encontrar os oito pacientes que permanecem foragidos. Ainda não se sabe como os detentos conseguiram escapar do hospital. 

  A direção da unidade ainda não sabe por onde os pacientes fugiram e se eles pertecem ou não a uma única ala. O HCTP se pronunciou sobre o caso por meio de uma nota oficial.Confira o documento na íntegra: 
  A Secretaria de Ressocialização - Seres, informa que 18 pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Itamaracá, fugiram do local na madrugada desta quinta-feira (21). Dez já foram recapturados.

  Na medida em que surjam novas recapturas e informações, repassaremos aos veículos de comunicação. Uma Sindicância será aberta para investigar em que circunstâncias a fuga aconteceu.

Do: Pernambuco.com.

Quatro homens são presos em Paulista, PE, por 'saidinha de banco'.

 Suspeitos esperavam clientes saírem da agência para realizar assalto. 


 Imagens do circuito de segurança vão ajudar na identificação de 'olheiros'.


 A polícia apresentou, nesta quinta-feira (21), a prisão de quatro homens em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, acusados de praticar o golpe conhecido como "saidinha de banco". Eles eram de duas quadrilhas que atuavam na cidade e estavam sendo investigados desde janeiro deste ano.

 Os quatro homens foram presos pela polícia quando estavam em agências bancárias no centro de Paulista. Um dos presos, de 51 anos, já responde por assalto e formação de quadrilha e estava em liberdade condicional.


 Ele atuava como 'olheiro' numa agência bancária, que tem a função de ver quem está saindo com muito dinheiro e avisar aos comparsas, para que façam a abordagem.


 Outro homem, de 31 anos, também era olheiro e estava em outra agência bancária. Esperando um sinal dele, do lado de fora, a polícia encontrou mais dois homens, de 23 anos e 32 anos – este último tem um histórico de três fugas de unidades prisionais.


 A ação desses dois grupos vinha sendo investigada desde janeiro. Nos últimos 30 dias, dez pessoas foram presas e outras estão sendo identificadas.


 De acordo com a delegada Érica Bezerra, as imagens de câmeras de dentro dos bancos irão ajudar o trabalho da polícia. “A câmera é fundamental, porque normalmente o olheiro não é identificado, as pessoas não sabem ainda da existência de uma pessoas ali dentro para repassar informações a respeito das vítimas.


 É essencial o fornecimento das imagens do banco para a gente analisar e tentar identificar, através delas, quem foi o olheiro", disse.


 Os quatro homens foram levados para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel), na Região Metropolitana do Recife.


Do: G1/PE.