quarta-feira, 20 de março de 2013

Moradores de Paulista não querem nome em inglês para shopping.


 A comunidade não digeriu bem North Way e faz uma

 consulta popular, hoje, para provocar o debate.



Chaminé da Companhia de Tecidos Paulista será o símbolo do shopping / Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Chaminé da Companhia de Tecidos Paulista será o símbolo do shopping.

Rodrigo Lôbo/JC Imagem

 O shopping center em construção na cidade de Paulista mexeu com a identidade cultural de moradores do lugar, ao Norte do Grande Recife. Nada contra o empreendimento, que vai gerar emprego e renda no município. 

 O problema é o nome escolhido para batizar o centro de compras: North Way. A comunidade não digeriu bem as duas palavras grafadas em inglês e faz uma consulta popular, hoje, para provocar o debate.

 Promovida pelo Movimento Pró-Museu, defensor do patrimônio histórico de Paulista, a pesquisa será realizada na missa do meio-dia, na Igreja de Santa Isabel, Centro da cidade. Cada pessoa vai receber uma folha de papel para dizer qual nome colocaria no shopping. 

  As sugestões serão encaminhadas aos empreendedores, como contribuição da cidade.
“Esperamos contar com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, para referendar nossa proposta”, diz o coordenador do Movimento Pró-Museu, Ricardo Andrade. 

 Segundo ele, a enquete vai se repetir outros dias, em locais a serem definidos. “North Way Shopping é um estrangeirismo desnecessário, o centro de compras ocupa uma área histórica e não deveria estar desconectado dessa realidade”, destaca.

 Ricardo Almeida cita o Camará Shopping, em Camaragibe (Grande Recife), e o Vitória Shopping, em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul), como exemplo de centros de compras que preservam no nome a ligação com as cidades onde estão sendo construídos. Camará, palavra de origem indígena, é um arbusto de flores pequeninas. Um dos bairros mais famosos do município é denominado Aldeia dos Camarás.

 O North Way Shopping ocupará o terreno da antiga Companhia de Tecidos Paulista (CTP), construída no fim do século 19, como empresa de pequeno porte. Em 1904, as ações da CTP foram compradas pelo sueco naturalizado brasileiro Herman Lundgren. A família expandiu a indústria têxtil em Pernambuco e influenciou a vida dos habitantes de Paulista.

 O grupo ACLF não quis comentar a iniciativa, antes de ser procurado pelo Movimento Pró-Museu. Informa que a construção do shopping já foi iniciada e as primeiras 112 lojas entram em funcionamento no início de 2015. No ano seguinte, abrem mais 93.

Do: JC Online.

7 mulheres são detidas com droga escondida nas partes íntimas.


 Sete mulheres e uma menor foram pegas com maconha, nesta quarta (20).


 De acordo com polícia, elas levariam a droga para dentro de penitenciária.


 Sete mulheres foram presas e uma menor foi apreendida na manhã desta quarta-feira (20), numa ação do 17º Batalhão da Polícia Militar (PM) e da Delegacia de Cruz de Rebouças, distrito de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
 De acordo com a PM, duas mulheres estavam em uma parada de ônibus em Abreu e Lima, também no Grande Recife, com aproximadamente 150 gramas de maconha escondidos nas partes íntimas. 
 Elas foram presas em flagrante e levaram os policiais à casa de uma outra suspeita, que tinha cerca de 20 kg da droga em casa. Em Cruz de Rebouças, mais quatro mulheres foram presas em uma parada de ônibus, também com maconha escondida nas partes íntimas. 
 A última detida foi descoberta com o entorpecente na fila de visitas do Presídio ASP Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa).
 "Elas são as chamadas "mulas", que são as pessoas que levam cartuchos de droga com poucos gramas introduzidos na vagina para dentro do presídio", afirmou o delegado responsável pelas investigações, Roberto Geraldo. 
 O delegado diz que há um presidiário que será autuado também, assim como as mulheres, por tráfico de drogas e associação para o tráfico. "A pena para o crime de tráfico vai de cinco a 15 anos, já para a associação vai de três a 10 anos. 
  Desse jeito, eles podem pegar mais de vinte anos de prisão", explicou Geraldo.
 As sete mulheres autuadas em flagrante serão encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor. 
 Já a menor, de 17 anos, que foi apreendida pela polícia, será encaminhada para uma Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).
Do: G1/PE.

Pesquisa aponta causa da dificuldade de reinserção social dos ex-presidiários.


  Para Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, a falta de laços

 familiares das pessoas que saem do cárcere é o motivo dos

 problemas de reintegração social.


 / Foto: Alexandro Auller/Acervo JC Imagem

Foto: Alexandro Auller/Acervo JC Imagem.

 Retomar a vida social e ingressar no mercado de trabalho é um desafio para todos aqueles que deixam o sistema penitenciário brasileiro após o cumprimento de suas penas. 

  E a causa para essa dificuldade pode estar no rompimento dos laços familiares dos ex-presidiários. Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, apresentada na manhã desta terça-feira (19).

 Os pesquisadores do instituto chegaram a essa conclusão após analisar o comportamento dos ex-detentos da Penitenciária Professor Barreto Campelo e da Unidade Prisional Feminina Bom Pastor, localizadas em Itamaracá e no Recife, respectivamente. 

 Eles ainda desenvolveram uma proposta de reinserção social dessas pessoas. Além de preocupar-se com a oferta de trabalho, a proposta considera fundamental o processo de reconciliação do ex-presidiário com sua família.

 Todo o estudo foi realizado sob a coordenação de Carina Vasconcelos, do Conselho Penitenciario de Pernambuco, e de Estéfano Toscano, professor de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Os resultados estão sendo divulgados no Seminário Nacional "Sistema Prisional e Reinserção Social", que acontece no Golden Tulip Recife Palace Hotel, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nesta terça (19) e quarta-feira (20).

 Mais de 100 inscritos de diversos estados brasileiros participam do evento, que também conta com o lançamento do documentário Têta. 

A produção narra o cotidiano da Unidade Prisional Feminina Bom Pastor e apresenta a ex-detenta Têta. 
Após o cumprimento de sua pena, ela conseguiu reintegrar-se à sociedade e hoje trabalha no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Veja o documentário Têta:

Do: JC Online.

Pescadores denunciam prática irregular em Itapissuma.


 Abaixo assinado com mais de 400 assinaturas pede o fim

 da pesca predatória.


  Uma reunião foi marcada esta quarta-feira (20) com cerca de 150 pescadores da colônia Z-10, em Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR) por conta de uma denúncia de crime ambiental no canal de Santa Cruz. O encontro acontece na casa de eventos Quintal Bar, às 14h.
  Pescadores da colônia Z-10 realizaram um abaixo assinado, que colheu mais de 400 assinaturas, solicitando a proibição de pesca predatória no canal de Santa Cruz. 
  O documento foi entregue a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
  Ainda de acordo com os pescadores, no último fim de semana foi flagrada a pesca de 700 quilos de tainha juvenil, com tamanho menor que dois centímetros. Logo em seguida, o responsável pela pesca despejou as tainhas mortas no rio. 
 De acordo com os pescadores, desde outubro de 2012 a colônia vem recebendo denúncias de pesca com malhas miúdas em pescaria de Camboa. Segundo os pescadores, este tipo de pesca é predatória e os praticantes são o da comunidade do Gamba e Carrapicho, na cidade de Goiana. 

Do: Leia Já.

Começa recadastramento do programa Bolsa Família em Itapissuma.


 Cadastro deve ser atualizado até o fim do ano para perder o beneficio.


 Os interessados em fazer o recadastramento no programa Bolsa Família na cidade de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR), podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. 
 As famílias que começaram a receber o benefício em 2011 e 2012 devem atualizar seu cadastro até o fim do ano para não perderem o direito de receber a ajuda de custo mensal do Governo Federal.
 Para se recadastrar, é preciso levar RG, CPF e Título de Eleitor, bem como a Certidão de Nascimento e Comprovante Escolar atualizado dos filhos, além de uma conta de água, luz ou telefone. 
 Aos pais que tem filhos estudantes e que mudaram de escola é extremamente importante comunicar ao Cras sobre a alteração. Segundo a coordenadora do projeto, Simone, quem perder o prazo pode ter o benefício cancelado.
Serviço:
Cras

Avenida David Guerra Nº 209 Próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Mais informações pelo (81) 3548-1274