quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jovem morto a pauladas e pedradas em Cruz de Rebouças.

 Itamar Sena Bezerra, de 19 anos, era envolvido com o tráfico de entorpecentes.


 Um homem foi morto a pauladas e pedradas na noite desta terça-feira (13), nos fundos da casa onde vivia, na Zona Rural de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

 De acordo com informações de familiares, Itamar Sena Bezerra, de 19 anos, tinha envolvimento com o tráfico de entorpecentes e já teve passagem pela polícia quando adolescente, chegando a ficar internado na Funase.

 Uma equipe do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) deu início às investigações. Logo após os trabalhos da Polícia Civil, o corpo de Itamar Sena Bezerra foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

 Os policiais da delegacia da cidade darão continuidade às investigações para identificar os possíveis suspeitos e saber a verdadeira motivação do crime.

Da: Folha PE.

Desconhecido encontrado morto no Janga.

Polícia encontrou faca peixeira perto do corpo.

 Um homem de identidade desconhecida foi morto a facadas nesta quarta-feira (14) no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a polícia, ninguém quis dar informações sobre o crime. Ao lado do corpo, a polícia encontrou uma faca peixeira de aproximadamente dez polegadas.

 A perícia preliminar do Instituto de Criminalística (IC) identificou cinco ferimentos no corpo da vítima. Segundo os peritos, o cadáver tinha uma lesão na mão da direita, três no tórax e uma nas costas.

 As investigações foram iniciadas pela Força Tarefa do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

 Após a realização dos procedimentos legais, o corpo do desconhecido, que trajava uma bermuda camuflada e uma camiseta azul, seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

Da: Folha PE.

 

Álcool é a "porta de entrada" para outras drogas, diz estudo.


 Perfil dos usuários de drogas que buscam ajuda nos Caps instalados no Recife foi divulgado nesta terça-feira.



Marcos Pastich/Arquivo/Folha
 O perfil dos usuários de drogas que buscam ajuda nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) instalados no Recife foi divulgado nesta terça-feira (13) junto com o resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GEAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
 O estudo aponta que na Capital 70% dos viciados que procuram tratamento apresentam o álcool como a “porta de entrada”. O levantamento inédito, intitulado “Entre pedras e tiros: perfil dos usuários, estratégias de sobrevivência e impacto social do uso do crack”, foi realizado sob a coordenação da professora da UFPE Roberta Uchôa.
 O estudo revela que, entre os pacientes com registros nos Caps, a predominância é de homens (78%), sendo 22% apenas de mulheres; estão na faixa etária dos 37 aos 59 anos; em sua grande maioria (72%) residem com familiares; são solteiros (61%) e 86% deles apresentam quadros de transtorno mental devido ao uso das substâncias psicoativa.
Da: Folha PE.

Ações integradas de cidadania cada vez mais perto da população.



Ações integradas de cidadania cada vez mais perto da população
R$ 1 milhão foi investido na aquisição de um ônibus e de três caminhonetes que facilitarão e aproximarão as ações do Projeto Resgatando Cidadania a diversas comunidades em todo o Estado. 
 Com o objetivo de aproximar ainda mais as ações integradas de cidadania, desenvolvidas pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, da população pernambucana e tornar o atendimento ainda mais acessível, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - SDS realizou mais um investimento. Desta vez a aquisição de um ônibus totalmente equipado e adaptado para facilitar o acesso aos diferentes tipos de serviços oferecidos pelo Projeto Resgatando Cidadania.
 O ônibus possui 10 cabines de atendimento, equipadas com um notebook de 14 polegadas, cada, onde os servidores realizarão o atendimento ao público, na emissão de documentos, pelo Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, e nos demais serviços, disponibilizados pelos parceiros do projeto. Além das cabines, o ônibus possui um estúdio fotográfico, para as pessoas que precisarão de foto para a emissão dos documentos; sistema de videomonitoramento interno e externo, impressora, sistema de climatização e um painel eletrônico, com dispensador de senhas, que facilitará a ordem dos atendimentos a serem realizados.
 Enquanto espera a vez de ser atendido, o cidadão poderá se acomodar em uma das 20 cadeiras que serão colocadas do lado de fora da unidade móvel e acompanhar sua vez através de um monitor de LED, que exibe o número de sua senha. Além da mobilidade, o projeto pensou na acessibilidade. O ônibus foi totalmente adaptado para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência física, com elevador exclusivo para cadeirantes.
 De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a aquisição é mais um investimento do Governo do Estado na qualidade da segurança pública. “É a SDS cada vez mais se aproximando da comunidade. Com este equipamento vamos poder prestar um serviço de maior qualidade e estar presente com maior frequência em razão da mobilidade, possibilitando um atendimento durante toda a semana, não somente aos finais de semana, como vinha sendo feito”, justificou.
 O secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Alciomar Goersh, adiantou o valor investido no projeto. “Ao todo R$ 1 milhão foi empregado na aquisição do ônibus, que é, como pode-se observar, totalmente equipado, inclusive com gerador de energia, e em três caminhonetes S-10, novas, para serem usadas nas ações do Núcleo de Prevenção, no agreste, sertão e na capital. O ônibus é mais um investimento para a garantia da cidadania e da segurança do nosso estado”, informou.
 Para o gerente de prevenção e articulação comunitária da SDS, João Evangelista, o investimento foi visando atender o maior número de pessoas dentro do território pernambucano. “Esse ônibus é um ganho muito grande em cidadania para todo o Pernambuco, pois irá atender não somente a capital, mas também o agreste, o sertão e lugares de difícil acesso”, comentou.
 Evangelista explicou ainda que a unidade atuará integrada com outras secretarias do estado no atendimento que já vem sendo feito à população. “Não é apenas a SDS que vai disponibilizar seus serviços, como a expedição de carteiras de identidade, pelo IITB, mas também as demais secretarias e parceiros do Resgatando Cidadania, atuarão no ônibus, como por exemplo, a Defensoria Pública de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Balcão de Direito, dentre outros.
 Jandir Carneiro, gestor do IITB fez suas considerações sobre a nova aquisição. “Considero um grande avanço no atendimento às comunidades do nosso estado, sobretudo as do interior, que necessitam da presença do IITB no que tange ao direito que cada um tem de ter seu documento de identificação”, ressaltou.

Cursos gratuitos em Abreu e lima.

 Estão abertas as inscrições para os cursos de auxiliar de lanchonete e de vendedor. Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação de Abreu e Lima, localizada na Avenida Duque de Caxias, s/n, Centro. 

 Os cursos são gratuitos frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Abreu e Lima (RMR), Senac e o Governo do Estado. Os candidatos a uma das vagas devem ter 18 anos, fundamental completo (auxiliar de lanchonete) ou cursando ensino médio (vendedor), apresentar no ato da inscrição documentos como CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade.

Da: Prefeitura.

Artistas de Abreu e Lima dão show de solidariedade e talento.


 Na noite da última quarta, dia 07, os artistas de Abreu e Lima deram um show de solidariedade e de talento. O Minha Cidade é Solidária, evento beneficente organizado pela Prefeitura de Abreu e Lima, na sua terceira edição, foi um dos mais belos e emocionantes. O evento  tem o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 

 Artistas da cidade, sem cobrar cachê, fizeram uma grande apresentação no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. A AACD hoje atende mais de 127 crianças portadoras de deficiência. “O total da bilheteria será revertido para a instituição”, diz o prefeito Flávio Gadelha, que faz a entrega do valor, arrecadado no show e durante a 8a. edição do Multicultural, na manhã deste sábado, no programa ao vivo exibido pela TV SBT/TV Jornal.

 Subiram ao palco e deram o seu recado os artistas da família Marques,  Dió, Diocira e Dionete além de Diógenes Serafim, vocalista da banda Túnel do Tempo Marques. Ednalda Lourenço, Elias Mota, João Salviano, Roberta Barros, Katyúscia Lima, Paulo Freitas, Denise Luna, Wellington Rios, Ivan Eremita e as bandas A Caverna e Forró do Raça.

 A abertura foi a tarefa do grupo vocal Inspiração (Igreja Adventista do 7º. Dia de Abreu e Lima). Suas cançoes gospel deram o tom do que seria a noite.  A banda marcial Vânia Araújo, da Escola Polivalente de Abreu e Lima, ganhadora do concurso estadual de banda show, deu um brilho a mais no evento.

Da: Prefeitura.

Mulheres da Colônia Z 33 de Abreu e Lima participam de feira no Rio de Janeiro.

 As mulheres integrantes dos grupos Marearte e Aquarius, da Colônia Z 33, de Abreu e Lima estão ansiosas para a chegada do dia 20. Neste dia elas partem rumo ao Rio de Janeiro, onde vão participar entre os dias 21 e 25, da Feira Nacional da Agricultura Familiar. 

 A Z33 será a única do Estado a participar do  evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os dois grupos vão representar o Ministério da Pesca como exemplo de economia sustentável. Marearte faz artesanato produzido com sobras de pesca como escama de peixe, casca de marisco, sururu, ostra, entre outros. 

Enquanto a Aquarius produz pratos (paella) e salgados (coxinha, empada, e outros) a base de frutos do mar. Todos os produtos serão expostos e comercializados pelas integrantes dos dois grupos que aprenderam os novos ofícios através de cursos feitos pelo Ministério da Pesca em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Abreu e Lima.

Da: Prefeitura.

Abreu e Lima no combate a febre aftosa.


Image
 Prefeitura de Abreu em parceria com a Adagro deu início a campanha de vacinação contra febre aftosa. 

 Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Mateus, a vacinação segue até o dia 30 deste mês, com previsão de imunizar mais de 2 mil animais da cidade. 

 Ainda de acordo com ele a intenção é repetir o desempenho dos anos anteriores quando vacinou 100% do rebanho.

Da: Prefeitura.