sexta-feira, 15 de maio de 2015

Praias impróprias para o banho.

PERÍODO DE 15 A 21 DE MAIO DE 2015.

Em Goiana:
Praia de Catuama, em frente à Igreja Matriz.

Em Itamaracá:
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.

Em Itamaracá:
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.

Em Paulista:
Praia de Maria Farinha, em frente ao Cabanga Iate Clube,
Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo.


CLASSIFICAÇÃO

A classificação das praias e rios está baseada nas normas estabelecidas pela Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000, que revoga os artigos de nº 26 ao 34 da Resolução Conama nº 20 (18/06/86) e define os padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.  


Segundo essa Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. O critério de enquadramento, nessas categorias, baseia-se nas concentrações de coliformes fecais ou totais, em um conjunto de amostras de cinco semanas consecutivas. As categorias excelente, muito boa, satisfatória podem ser reunidas em uma única categoria, denominada própria.

Segundo o laboratório de análise da CPRH, uma praia considerada imprópria não está necessariamente infectada por doenças, porém os riscos de contaminação são considerados significativos. A CPRH aconselha aos banhistas que guardem uma distância mínima de 100 metros dos pontos e extremidades das áreas divulgadas como medida preventiva.

Da: CPRH.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Nacional Cepe de Literatura.

Foram prorrogadas até o  dia 26 de junho as inscrições para o Prêmio Nacional Cepe de Literatura - concurso que selecionará obras inéditas em quatro categorias - Romance, Conto, Poesia e Literatura Infantojuvenil. Criado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o prêmio tem inscrições gratuitas e pagará um total de R$ 80 mil (R$ 20 mil por categoria) aos vencedores.  O resultado será divulgado no dia 16 de novembro e a premiação acontecerá em cerimônia prevista para o mês de dezembro. O Prêmio Nacional Cepe de Literatura faz parte da programação comemorativa dos cem anos da Imprensa Oficial.

Poderão participar do certame literário brasileiros residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados. O edital do prêmio pode ser encontrado nos sites da Companhia Editora de Pernambuco ( www.cepe.com.br, seção Licitações) e da Secretaria de Administração do Estado (www.portais.pe.gov.br/web/seadm, seção Painel de Licitações). Ele também pode ser solicitado através do e-mail cpl@cepe.com.br ou diretamente na sede da Cepe (Rua Coelho Leite, nº 530, Santo Amaro, na sala da Comissão Permanente de Licitação), bastando levar um  pen drive ou CD para que o conteúdo seja copiado. Informações pelo telefone (81) 3183-2712. 

Você também poderá ter acesso ao conteúdo do edital clicando aqui ( http://goo.gl/XooCaX).  

Inscrições -  As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Companhia, no horário das 8h às 17h (segunda a quinta-feira) e das 8h às 16h (sextas-feiras) ou através dos Correios, lembrando que a data de postagem atestada por carimbo da empresa é que será considerada.

Até o momento, mais de 60 trabalhos já foram recebidos pela comissão julgadora - com participação de escritores de diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco.

Da: CEPE.

Turismo de PE percorre regiões do Estado para traçar panorama do setor.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), irá realizar ainda este mês o Seminário Destino PE, que consiste em percorrer todas as regiões do Estado para conhecer o atual cenário da atividade turística de Pernambuco.
Um encontro com dirigentes, secretários de Turismo e empresários do segmento servirá para perceber as dificuldades enfrentadas por cada município e quais as perspectivas de desenvolvimento; qual o atrativo turístico que mais atrai fluxo de visitantes em cada cidade; e como estão acontecendo os investimentos públicos e privados em cada localidade.
O projeto visa também, de forma conjunta, encontrar soluções que possibilitem acelerar o desenvolvimento nos municípios e regiões. Os encontros irão acontecer em 13 municípios pernambucanos, do Sertão ao Litoral (Petrolina, Ouricuri, Floresta, Gravatá, Pesqueira, Garanhuns, Fernando de Noronha, Triunfo, Afogados da Ingazeira, Tamandaré, Nazaré da Mata, Itamaracá e Recife), entre os dias 19 de maio e 3 de julho.
“As 13 cidades foram escolhidas pela localização geográfica e infraestrutura de apoio turístico que oferecem, porém, os representantes de todos os municípios do Estado poderão participar dos seminários. A ideia é que todos os municípios de Pernambuco participem”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado.
Os participantes irão passar, para os técnicos da Empetur, informações de cada município sobre temas específicos, como estrutura básica e de apoio; organização da cadeia produtiva do turismo; recursos e atrativos turísticos; sensibilização e capacitação dos recursos humanos; gestão pública do turismo; e ações de esportes.
 No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. “O relatório final subsidiará o planejamento e as propostas de ação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer”, destaca Carreras.

Da: EMPETUR