segunda-feira, 26 de maio de 2014

Itamaracá é um canteiro de obras.

Com recursos federal, estadual e com recursos próprios, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá está realizando um verdadeiro canteiro de obras na cidade. São obras de recuperação, pavimentação e drenagem de ruas e limpeza de canais. Confira as principais ações da Secretaria de Infraestrutura de Itamaracá:
 A prefeitura concluiu o serviço na Rua Benigno Cordeiro Galvão, em Jaguaribe. Através da Secretaria de Infraestrutura, foi realizada a reposição do calçamento e drenagem no local. Com o serviço de drenagem, as águas das chuvas não ficarão acumuladas. Serviço realizado com recursos da Prefeitura de Itamaracá. Com recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (EM1) a prefeitura está executando o calçamento na Rua Capitão Guerra, em Jaguaribe.  
 Já na Rua da Alegria, o calçamento está sendo realizado, com recursos próprios. Na Rua Hermano Cordeiro Galvão, em Jaguaribe o calçamento já foi totalmente concluído. Serviço concluído também na Rua Campo Santo, no Pilar, onde foram realizados os serviços de pavimentação e drenagem. O Trecho da Rua João de Barros, na Vila Eldorado também foi terminado. 
Com recursos municipais, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá está recuperando o calçamento da Rua Capitão Vicente Madureira, na Vila Eldorado. A secretaria realizou desobstrução e limpeza de canais, nas localidades Roque Santeiro, Baixa Verde e Pilar. 
Da: Prefeitura.

Festa em comemoração ao Dia das Mães, na Praça do Pilar‏.




  Uma linda festa foi realizada na Praça do Pilar, no último dia 23/05, em comemoração ao Dia das Mães. Realização Prefeitura da Ilha de Itamaracá, através da Secretaria de Assistência Social. 

   Na ocasião, foram distribuídas rosas numeradas para todas as mães e em seguida foi realizado o sorteio de brindes. Entre os brindes estavam: ventiladores, sanduicheiras, microondas, geladeiras, televisão, liquidificador, fogão, batedeira, máquina de lavar entre outros. 







Da: Prefeitura.

Cartão-postal de Igarassu ameaçado de desaparecer por desprezo da Prefeitura.

  A queda dos jambeiros do Sítio Histórico, além da alteração na paisagem, pessoas correm o risco de sofrerem acidentes.


  A qualquer momento, não por falta de aviso, os jambeiros que compõem a belíssima paisagem do Sítio Histórico da Cidade de Igarassu, RMR, podem cair. Parte do cartão-postal da Cidade empobrecerá.  Além de se correr o risco de que no momento da queda dos jambeiros, pessoas passando pelo local podem vir a sofrer grave acidente.

  Há anos que o local onde ficam as árvores vem passando por um processo de erosão, deixando as raízes cada vez mais expostas, e sem forças para manter os jambeiros em pé. Além de ainda sofrerem com a quantidade enorme de fungos, que vem contribuindo com a lenta morte dessas quatro belas árvores, que há décadas dão frutos, sombras e embelezam o cenário do local.

  Após receber denúncia, o Jornal PE da Gente fez contato com o Presidente da URBI, um dos órgãos responsáveis pelo caso. Em entrevista, o Sr. Márcio Rodrigues informou que em parceria com o IPHAN estariam trabalhando num projeto simples e de eficaz solução para o problema. Aguardava-se apenas alguns trâmites legais de licitação, mas que em torno de 10 dias daria início ao trabalho de cuidados com os jambeiros e contenção da erosão.

  A entrevista com o Presidente se deu no dia 26 de abril/14. Hoje, 28 dias já se passaram e nada foi feito. No entanto, as chuvas chegaram e há qualquer momento os jambeiros podem vir ao chão.

Do: Pernambuco da Gente.

Até o dia de São Nunca.

  Infelizmente viemos falar novamente da obra da Praça dos Esportes e da Cultura em Jaguaribe, Itamaracá, esta obra que deveria estar inaugurada e funcionando a todo vapor desde junho do ano passado, não passa de um monte de material de construção jogado as moscas e sem vigilância, local este que já está sendo usado para o consumo de drogas e encontros conjugais, trazendo perigo para os cidadãos de bem que moram nas proximidades, é sabido que toda a verba já foi sido liberada pelo Governo Federal, mas hoje está obra se encontra parada e sem previsão de reinício, pois agora nem vigias da empresa ganhadora da licitação, vemos, foi citado no Jornal "o Jaguar", a empresa contratada não estava recebendo mais a verba para pagar seus funcionários, por isto que esta obra estaria para paralisada, enquanto isto vemos a prefeitura investindo em outras obras e o povo de Jaguaribe mais uma vez prejudicado, como vem acontecendo sempre, desde que a Ilha é Ilha.

   Esta prefeitura que não investe em quadras poliesportivas ou outros tipos de lazer para que nossos jovens não façam da ociosidade uma desculpa para o uso de drogas ilícitas e o cometimento de crimes cada vez mais hediondos. Temos que dar aos jovens meios de usar seu tempo livre com alguma coisa útil para ele e para nossa sociedade, mas o que vemos cada vez mais são jovens se prostituindo e fazendo coisas que nos deixam cada vez assustados, pois estes jovens não respeitam ninguém, não tem consideração; as jovens cada vez mais se depravam e usam um linguajar podre e desrespeitoso.

   A educação que seria o meio primordial para tirar estes jovens da ociosidade,  vem sendo apenas para capitação de verbas que são desviadas e usadas para outros fins. antigamente, quem não aprendia era reprovado, mas hoje não se pode mais reprovar os estudantes, usavam-se planilhas e maqueiam-se os números para que as verbas não deixem de serem pagas e o que vemos cada vez mais são pessoas que terminam os estudos sem o mínimo de conhecimento e cultura, mas para o governo está tudo bem, pois os números dizem que os alunos não estão sendo reprovados, infelizmente enxergamos isto, mas não fazemos nada e estão ai nossos jovens despreparados e a mercê dos nossos governantes cada vez mais inescrupulosos. 













Do: Itamaracá em Foco.








Recuperação do calçamento da Rua Capitão Vicente Madureira‏.

  Com recursos próprios, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá está recuperando o calçamento da Rua Capitão Vicente Madureira, na Vila Eldorado.



Da: Prefeitura.


Trecho concluído da Rua João de Barros, Vila Eldorado.‏

Trecho concluído da Rua João de Barros, Vila Eldorado. Recursos do FEM 1.




Da: Prefeitura.

Paciente denuncia situação precária do atendimento no Hospital Getúlio Vargas.

  Vendedor também denunciou um esquema de aluguel de macas na unidade de saúde.

Paciente denuncia situação precária no HGVCrédito: Cleiton Douglas/WhatsApp
  Falta de insumos, medicamentos, macas, leitos, médicos e longas tempos de espera por atendimento. Essa é a situação do Hospital Getúlio Vargas (HGU), situado na avenida General San Martin, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, e que foi mostrada através de uma denúncia feita por um leitor do FolhaPE, via WhatssApp (81879290), nesta segunda-feira (26).


  O vendedor Cleiton Douglas Lemos dos Santos, de 35 anos, foi até a unidade de saúde no dia 15 de maio, por conta de uma erisipela em uma das pernas, e se deparou com a precariedade dos serviços oferecidos no local. Além de esperar mais de 12 horas sentado em uma cadeira de rodas que nem pneu tinha, o paciente relatou que faltavam medicamentos, médicos, leitos e macas no hospital. “Depois que esperei esse tempo todo pra tomar a injeção, a enfermeira disse que não tinham mais seringas, caso fosse necessário ser aplicada outra dose”, explanou.
  Ele denunciou também que só conseguiu ser transferido da cadeira de rodas para uma maca, depois que pagou a quantia de R$ 20 a um funcionário. “Uma enfermeira chegou pra mim e me deu o ‘toque’ que tinha um maqueiro lá que conseguia um lugar melhor pra ficar, no caso uma maca, mas só que pra isso, eu tinha que pagar. É um absurdo, eu sei, mas não podia mais esperar naquela cadeira de rodas desconfortável, porque estava sentindo muita dor”, disse.
  Nas imagens é possível observar pacientes deitados em macas numa espécie de leito improvisado, que fica em um dos corredores da unidade de saúde. O HGV realiza mensalmente mais de 2 mil atendimentos na emergência e outros 12 mil no ambulatório; dispõe de 445 leitos, 17 salas no centro cirúrgico, 31 leitos de UTI e conta com o apoio de 2, 555 mil funcionários.
 Confira na íntegra a nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde, acerca da situação do HGV:
  "O Hospital Getúlio Vargas (HGV) reconhece que está atendendo uma grande demanda de pacientes, mas que todos estão sendo assistidos com o cuidado médico necessário. A lotação existe porque o hospital acolhe todos os doentes, mesmo quando não dispõe de leitos suficientes. Atualmente, a situação é agravada porque a emergência do hospital está em reforma e os pacientes foram transferidos para outro setor, com espaço reduzido. Quando a emergência nova for inaugurada, até o final do ano, o Getúlio passará de 50 para 100 leitos no setor, aumentando sua capacidade de atendimento e também possibilitando mais conforto aos doentes.
 O Hospital esclarece ainda que está abastecido de insumos e que as escalas de profissionais estão completas. Também é importante alertar que todos serviço prestado pelo HGV, como em todo o SUS, é gratuito. Então, se a população flagrar algum funcionário cobrando qualquer quantia, deve anotar o nome e denunciar, de imediato, à direção do hospital ou à Ouvidoria da Saúde, pelo 0800-2862828 (o anonimato é resguardado). De posse de informações e da comprovação dos fatos, o responsável será punido não somente administrativamente, como denunciado à Polícia".
Da: Folha PE.

Quatro peixes-bois marinhos deixam hoje a Ilha de Itamaracá.

Foto: ICMBio/Divulgação
  Será realizada segunda-feira a translocação de quatro peixes-bois marinhos da Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, para o município de Porto de Pedras, em Alagoas. Os mamíferos deveriam ter mudado de endereço desde o dia 14 de maio, mas o transporte foi adiado por conta da greve dos policiais militares.


  Os animais devem deixar na noite de hoje o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) para o cativeiro em ambiente natural, localizado em Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas.  A ação faz parte das comemorações de 20 anos de reintrodução e o 46º animal a ser translocado para os cativeiros em ambiente natural.



  Raimundo, Natália, Quitéria e Clara, nomes dos peixes-bois marinhos, foram encaminhados ao CMA com menos de 30 dias de nascidos. O macho foi encontrado, em 2011, encalhado na Praia do Mangue/RN e resgatado pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN).



 Já as duas fêmeas foram resgatadas pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) no litoral do município de Icapuí, no Ceará: uma em 2010 e a outra em 2011. Enquanto que Clara foi encontrada, em 2010, pela AQUASIS, encalhada na praia de Retirinho município de Aracati, no Ceará.



 Agora, os quatro juvenis estão em condições clínicas favoráveis para translocação aos cativeiros em ambiente natural. Depois do período de adaptação no cativeiro em ambiente natural, a próxima etapa será a reintrodução dos peixes-bois marinhos na natureza para contribuir para conservação da espécie. 



 A localização do estuário do Rio Tatuamunha foi decisivo na escolha para a construção do cativeiro de adaptação de peixe-boi marinho em ambiente natural e vem sendo utilizado como principal ponto de soltura desta espécie.



 O lugar foi concebido de forma a provocar o mínimo impacto possível aos peixes-bois marinhos, porém passíveis das ações naturais de forma a permitir o aprendizado dos animais cativos às alterações, como mudanças de marés, temperatura, salinidade e turbidez da água.



 Os espécimes reintroduzidos constantemente freqüentam os arredores do recinto, interagindo com os animais cativos, o que proporciona uma vocalização dos animais já adaptados com os em fase de adaptação, possibilitando o aprendizado.



 Em 1994, o litoral alagoano registrou a primeira soltura de peixe-boi marinho no Brasil. Desde então, foram translocados 31 dos outros 42 animais já translocados perfazendo 73,8% da população no local.



Espécie - O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) possui a distribuição geográfica da costa leste do México e América Central, nas Antilhas, e no norte da América do Sul até o nordeste do Brasil, no estado de Alagoas.



 Estes animais chegam a medir quatro metros de comprimento e na idade adulta pesam em média 500 quilos. O peixe-boi-marinho tem a pele rugosa, com a cor variando entre cinza e marrom-acinzentado.



 É o mamífero aquático mais ameaçado no Brasil. Sendo os encalhes, os atropelamentos por embarcação e a ingestão de lixo as principais causas do comprometimento da conservação do peixe-boi marinho. Entre as causas de mortalidade da espécie destacam-se a interação com o homem e as doenças como viroses e parasitoses.



Confira a programação:


26 de Maiode 2014 (Itamaracá/PE)



18h40 - Treinamento e simulação da retirada dos animais



20h30 - Reunião com funcionários



22h - Início do Processo de Translocação Esvaziamento do cambiamento 1



22h40 - Inicio retirada de Raimundo



23h20 - Retirada dos animais de dentro da piscina 4 (Natália e Quitéria)



0h30 - Retirada de Clara da piscina 4



1h15 - Saída do comboio




27 de Maio de 2014 (Porto de Pedras/PE)



7h45 - Chegada dos animais em Porto de Pedras/AL



8h - Averiguação da logística para a soltura dos animais no recinto e posicionamento dos equipamentos



9h45 - Término da soltura dos animais no cativeiro e inicio do monitoramento de 24h dos animais soltos.



Do: DP.

Pedestre é atropelado e morto em Abreu e Lima.

  Vítima seguia pela BR-101 quando foi atingida por uma

 motocicleta.

  Um pedestre foi atropelado e acabou morrendo nesse domingo (25). O acidente foi registrado no quilômetro 50,2 da BR-101, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
  O homem, de 64 anos, passava pela rodovia federal quando foi atingido por uma motocicleta. A vítima chegou a ser levada para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
    Balanço – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, ao longo das últimas 24 horas, um total de 18 acidentes, envolvendo 31 veículos, resultando em nove feridos e um morto.
   Os agentes fiscalizaram 758 veículos, 686 pessoas e aplicaram 117 multas. Na operação Lei Seca foram realizados 122 testes de alcoolemia, com sete multas e três prisões.
   CBMPE – Já a central do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) atendeu, até às 0h de hoje, a 74 ocorrências, todas consideradas de rotina.
Do: Leia Já.

Igreja São Francisco de Assis é invadida e roubada em Paulista.

  Duas cestas básicas e uma mesa de som foram roubadas do templo religioso.

Reprodução/WhatsApp
Acesso se deu através de uma janela lateral, que teve sua barra de ferro arrombada







  Tudo parecia normal quando o Padre Hélio do Nascimento, administrador da Igreja São

 Francisco de Assis, em Paulista, entrou no templo nesta manhã de segunda-feira (26). Mas

 só parecia. Isto porque, na madrugada desta segunda, a Igreja, localizada na Vila Torres

 Galvão, às margens da PE-15 foi roubada, como apontou denúncia enviada ao WhatsApp

 da Folha de Pernambuco (8187-9290).


  De acordo com o Padre Hélio, foram roubadas duas cestas básicas e uma mesa de som. Além disso, armários e gavetas de vários cômodos da Igreja foram revirados, inclusive a “sala do dízimo”, onde, apesar do nome, nenhum dinheiro é guardado. Não há registro de nenhum outro material roubado. O acesso teria sido através da barra de ferro de uma janela lateral, que amanheceu arrombada.
  Na manhã desta segunda (26), um boletim de ocorrência sobre o roubo foi registrado na Delegacia de Paulista. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Da: Folha PE.

Dois são presos por tráfico de drogas, em Carne de Vaca.


  Dois homens foram presos por tráfico de drogas, ontem (22),
 em Carne de Vaca, distrito de Goiana. Janilson Francisco Diniz,
 de 48 anos, e Manoel Eugênio da Silva, de 40 anos, foram
 presos em flagrante em uma operação realizada por policiais
 militares do GATI e da GT 11315 de Tejucupapo.

   Com a dupla a polícia encontrou 5kg de crack e três  balanças
 de precisão. Além de ácido bórico (usado no refino da
 droga). Eles foram encaminhados a Delegacia de Goiana onde
 foram autuados por tráfico de drogas. Em seguida foram
 recolhidos ao Presídio de Igarassu, na RMR.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Suspeitos de traficar drogas em Paulista são detidos.

  Agentes também apreenderam um adolescente de 17 anos.

  Três homens foram presos e um menor apreendido por policiais militares na noite desse domingo (25). O grupo foi localizado no bairro de Jaguarana, na cidade do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
  Dentre os detidos estão Italo Correia dos Santos, de 19 anos, conhecido como “Pingo”, Manoel Luiz Araújo de Barros Correia, 23, o “Mago”, Luiz Carlos Freire do Nascimento, 24, além de um adolescente de 17 anos.

   Os detidos e todo o material apreendido pelos PMs foram encaminhados para a delegacia de Plantão de Camaragibe.Com os suspeitos foram apreendidas sete pedras de crack, um papelote de maconha, duas balanças de precisão, R$ 22 e vários saquinhos plásticos. Segundo informações repassadas à polícia, o grupo é responsável por comandar o tráfico de drogas na localidade.

Do: Leia Já.

Homem acusado de duas tentativas de homicídio é preso em Goiana.

Josenildo Lopes da Silva, de 20 anos, ainda foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Divulgação
Munições e uma espingarda de calibre 12 foram encontradas no momento da prisão























   Foi preso no último domingo (25) em Goiana, na Zona da Mata Norte pernambucana,

  Josenildo Lopes da Silva, de 20 anos, acusado de ter praticado duas tentativas de

 homicídio na cidade no mês de março.


 No momento da prisão, realizada na residência do acusado na localidade de Flexeiras, Josenildo foi flagrado com munições e uma espingarda de calibre 12, sendo autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munições.
  O acusado foi recolhido ao Presídio de Igarassu, onde permanece à disposição da Justiça Pública.
Da: Folha PE.

Moradores e comerciantes realizam ato contra imagem negativa após onda de saques.

Foto: Juscelino Silva/Rádio Jornal
Foto: Juscelino Silva/Rádio Jornal

  Neste domingo (25), moradores e lojistas de Abreu e Lima se reuniram na Praça São José, área central do município, para tentar tirar a imagem negativa que ficou após as ondas de saques ocorridas durante a greve dos policiais militares nos dias 14 e 15 de maio. Vestidos com camisas eles reforçavam a ideia de que os abreu-limenses são pessoas de bem.

  Os professores da rede municipal realizam um trabalho de reflexão com os alunos sobre o ocorrido. Na ocasião a prefeitura lançou a campanha de autoestima “sou abreu e lima, sou do bem”.

Da: Rádio Jornal AM.