quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Candidatos a prefeito e vereador ainda podem ter mandatos cassados pela justiça.

 Postulantes que concorreram sub judice esperam decisão favorável do TSE para assumir cargos. Confira a lista dos que estão na "berlinda".




 Em Pernambuco, não há segundo turno nos municípios. Mas as eleições não terminaram para os candidatos que enfrentaram as urnas e tiveram a votação anulada. Só ontem, por exemplo, o prefeito eleito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), recebeu a confirmação de que seu principal adversário, Armando Almeida Souto (PDT), perdeu os recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não tem mais chance de sair como vencedor do pleito. A expectativa, contudo, ainda permanece para outros concorrentes. 

 Mais de 150 candidatos no estado tiveram os votos anulados no último dia 7 de outubro e alguns torcem por reviravoltas. Eles disputaram, porém ficaram com “zero votos” na divulgação oficial dos resultados.


Confira a lista completa de candidaturas sub judice em Pernambuco

 A maioria dos postulantes indeferidos pela Justiça eleitoral levou as ações até a última instância. Nem todos conseguiram votos suficientes para se eleger. Mas alguns ainda têm esperanças de ver seus argumentos acatados pelo TSE e alterar o resultado da eleição em municípios como Araripina, Bezerros, Tamandaré e Itapissuma, respectivamente no Sertão, no Agreste, no Litoral Sul e no Litoral Norte. Esperam nem que seja para ajudar a sua coligação e tirar a vaga de adversários.

 O caso de Água Preta, município localizado na Mata Sul, é um dos mais emblemáticos até agora, porém sem sucesso. O candidato a prefeito Armando Almeida Souto e dois postulantes a vereador de seu partido – Sérgio Lira e Sérgio Ricardo – tiveram votos acima dos concorrentes, mas não foram reconhecidos como vencedores pela Justiça Eleitoral. Os vereadores ainda esperam o julgamento dos recursos no TSE, porém Armando já teve todas as ações negadas, mesmo tendo 988 votos a mais que Coutinho.

 “A decisão do TSE nos deu a vitória na eleição. Ele (Armando) concorreu sub judice porque não tinha a legenda, mas resolveu forçar a barra e disputar mesmo assim. O PDT estava conosco”, afirmou Coutinho, referindo-se ao fato de o presidente estadual pedetista, José Queiroz, ter anulado a convenção municipal da sigla em Água Preta e lhe dado apoio.

Do: Pernambuco.com. 

Moradores reclamam de falta de calçamento e iluminação em Paulista.


Imagem: TV Jornal.
 
Os moradores de Paulista, no Grande Recife, estão revoltados com a falta de calçamento e de iluminação pública nas ruas da Vila Torres Galvão. Segundo eles, a escuridão facilita a ação de assaltantes. Além disso, as vias constam como pavimentadas na Prefeitura, mas na realidade os buracos tomaram conta da comunidade.

A prefeitura de Paulista informou que vai mandar técnicos vistoriarem as ruas que foram citadas na reportagem para em seguida providenciar a pavimentação. Sobre a incidência de assaltos, será providenciada a instalação de postes de iluminação para reduzir a insegurança. Já a Secretaria de Defesa Social informou que uma viatura da patrulha nos bairros já faz a cobertura da área, mas solicitou que a comunidade entre em contato com o 17° batalhão de Polícia Militar, que atende a localidade, pra informar as ocorrências e quais os pontos de maior incidência de assaltos, pra que haja reforço.


Se você também enfrenta problemas na sua comunidade, ligue pro telefone do Boca no Trombone: 3421-1256. O atendimento é das 7h às 11h.


                                                                                      
Da: TV Jornal.


Mulher diz ter sido agredida por vigilante em posto de saúde de Igarassu.


Imagem: TV Jornal.
 
  Uma mulher denunciou ter sido agredida por vigilante de um posto de saúde quando esperava ser atendida, em Cruz de Rebouças, Igarassu, no Grande Recife. Segundo Ana Claúdia, as agressões foram motivadas por uma discussão por causa das fichas de atendimento.

Ela diz que chegou cedo ao local, pegou uma ficha e depois foi levar o filho na escola. Quando voltou viu que o segurança redistribuiu as fichas, aumentando o tempo de espera da vítima. Durante a discussão, Ana Claúdia conta que foi espancada pelo homem e pelas filhas dele com socos e pontapés, chegando a desmaiar.


Da: TV Jornal.

As crônicas do esquecimento no Pátio do Sebo.

 Criado há 31 anos por trás da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, espaço está abandonado e sem atrativos.

Cleide Alves

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem.


 Esquecido, abandonado e sem atrativos, o Pátio do Sebo continua brigando por mais visibilidade no Centro do Recife. O espaço, criado há 31 anos por trás da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, tem 19 boxes para comercialização de livros usados. Apesar da longevidade, não há uma placa de sinalização na cidade indicando a existência do lugar. O caminho de acesso é cheio de buracos nas calçadas e o entorno repleto de bares barulhentos.

 “Só vem aqui quem conhece. Eu achei porque estava fuçando as ruas do Centro. A praça deveria ser mais aberta à população”, afirma a estudante de pedagogia Maria Luzinete de Oliveira Bezerra, frequentadora do local e moradora da Ilha de Itamaracá, ao Norte do Grande Recife. “É lamentável, mas a prefeitura não incentiva o pátio de leitura da cidade, o lugar é muito escondido, mesmo no Centro”, acrescenta o estudante de direito Tiago Rodrigo de Lima, outro habitué.

 Variedade e preço acessível são apontados pelo consumidores como pontos positivos do sebo. Mas, para circular por lá é preciso ignorar a precariedade das calçadas, as fachadas enferrujadas dos boxes, os desocupados dormindo nos bancos, os papelões espalhados no chão e o som alto das músicas que vêm dos bares e das carroças de vendedores de CDs. O clima não combina com leitura, destaca Heitor Medeiros, um dos comerciantes do pátio.

 Quando precisa explicar o endereço, ele usa o oitão do Banco do Brasil da Avenida Guararapes como referência. “Toda vez, escuto o mesmo comentário: ali não tem apenas bar, não?”, diz Heitor. Ele aponta o quadro de luz dos banheiros todo quebrado e com ferros expostos na entrada de um dos boxes. Aliás, os sanitários públicos passam até uma semana interditados, por falta de água, informa. A iluminação falha obriga os comerciantes a encerrarem o expediente às 17h30.

Sebos

 As lâmpadas são acesas após às 18h, mas só uma ou duas funcionam, avisa Leonilda Daniel da Silva, que administra um boxe há seis anos. “Sem iluminação não há segurança, ficamos ao deus-dará. Ninguém vê um guarda municipal no Pátio do Sebo”, comenta. A implantação de faculdades particulares nas Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, em volta da praça, começa a criar novos ânimos. “A clientela tende a aumentar, mas faltam atrativos e infraestrutura”, reforça Leonilda.

 ABAIXO-ASSINADO - Ela entregou um abaixo-assinado pedindo limpeza e recuperação do Pátio do Sebo à prefeitura e a candidatos que concorreram nas últimas eleições municipais. “Não surtiu efeito”, informa a comerciante. A falta de manutenção verificada no pátio é extensiva à feira de livros usados da Rua Marquês do Recife, separada da pracinha pela Avenida Dantas Barreto. Os comerciantes fazem as mesmas queixas e esperam o ordenamento das barracas.

 O sebo da Marquês do Recife, também no bairro de Santo Antônio, funciona há 25 anos, de acordo com trabalhadores do lugar. “Mesmo assim, estamos de mal a pior, nenhuma melhoria é feita”, declara o comerciante Adriano Pereira de Souza. Cercadas por bares populares e música alta, as barracas estão sempre envoltas em cheiro de urina. “O odor é insuportável, as pessoas que frequentam os bares fazem xixi nas calçadas. Não é o mesmo público do sebo”, diz ele.

 Edleusa da Silva Passos, cliente da local há 15 anos, gostaria de “barracas mais bonitas, um lugar mais atrativo e um ambiente para receber as crianças e estimular a leitura desde cedo.” Ela chama a atenção para as calçadas quebradas e a ausência de sanitários públicos. “O cheiro de xixi é horrível”, reforça. “O novo prefeito herdou um pepino para resolver”, diz Adriano Pereira. Há mais de 30 fiteiros para venda de livros e discos de vinil, enferrujados. Lonas protegem o local de chuvas. O movimento nos dois pontos é maior no período de matrícula nas escolas e início do ano letivo.

Em nota enviada pela Assessoria de Comunicação, a prefeitura informa que a revitalização do Pátio do Sebo e da Rua da Roda (via que leva à praça) está incluída num programa do Ministério das Cidades, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O contrato entre o BID e o município encontra-se em fase de conclusão e a elaboração dos projetos deve começar em janeiro de 2013. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) limitou-e a dizer que pretende inserir a praça na programação de reforma de espaços públicos da cidade.


 

Seis pessoas são presas com armas em blitz em Paulista.

 Homens estavam numa Kombi, onde foram encontradas armas e drogas.


 Entre os detidos estava um adolescente de 16 anos.

  Cinco homens foram presos e um adolescente de 16 anos, detido numa blitz de trânsito de rotina, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar (PM), na abordagem, foram encontradas uma espingarda calibre 12 e duas armas, uma delas de uso restrito da Polícia Federal e do Exército. O veículo havia saído do município de Ipojuca, no Litoral Sul do estado, e seguia para Itamaracá, no Litoral Norte.

  Ao passar pelo bairro de Jardim Paulista Baixo, uma Kombi foi parada por policiais militares e agentes de trânsito, que estavam fazendo a blitz. Os PMs que ajudavam na operação revistaram os homens e o carro. Além das armas, foram encontrados 100 gramas de maconha, munições, R$ 60 em dinheiro e algumas joias. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que os homens estivessem planejando assaltar um banco.

  Os cinco homens e o adolescente foram levados para a Delegacia de Paulista. Segundo a PM, um dos suspeitos é foragido da Justiça e o adolescente já responde por ato infracional análogo a homicídio. A quadrilha deve ser autuada e vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Do: G1/PE.

 

Ação integrada resulta na prisão de latrocida.

 Em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pela Justiça Pública do município de Goiana, policiais civis da Delegacia de Polícia da 44ª Circunscrição do município, juntamente com policiais da Equipe Malhas da Lei, prenderam na noite da última terça – feira (23), um homem identificado com Luiz Carlos da Silva, de 27 anos, mais conhecido como “maguila”.

 Luiz Carlos foi condenado a 22 anos de prisão pelo crime de Latrocínio (roubo seguido de morte), cometido na cidade de Goiana, no ano de 2004 e estava foragido da Penitenciária Barreto Campelo desde Abril deste ano. Capturado, o acusado foi recolhido à referida penitenciária onde ficará a disposição da Justiça Pública, para os devidos fins legais.

Da: SDS/Pe.

Grupo é preso com armas em Paulista.

foto-noticia

Grupo foi preso com armas, droga, dinheiro e celulares.


 Policiais militares do 17º BPM realizando uma operação na manhã desta quinta-feora (25) com abordagens na Avenida Tancredo Neves, bairro de Jardim Paulista Baixo, Paulista, prenderam cinco pessoas acusadas de assaltos e prática de homicídios. 

 Um adolescente de 16 anos foi apreendido por estar na companhia do grupo, que trafegava numa Kombi, branca, placa KLP-3334, nessa localidade da Região Metropolitana do Recife.

 Foram presos Gustavo André dos Santos, Guilherme Luiz da Silva, ambos de 18 anos, Alessandro José da Conceição, Anderson Correia da Silva, esses de 21 anos, além de Rafael dos Santos, 23.

 Em poder dos acusados, os policiais militares apreenderam, um revólver calibre 38, outro de calibre 357, e uma espingarda 12, bem como uma pequena quantidade de maconha, dinheiro, joias e seis aparelhos celulares.

 Os envolvidos e todo material apreendido foram encaminhados para a delegacia de polícia de Paulista, onde foram entregues para averiguação.

Fonte: Foto: web/PMPE.

Armas apreendidas em Monjope.

foto-noticia

Armas foram entregues na delegacia


 Por volta das 8h dessa quarta-feira (24), uma operação envolvendo policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (GTAI/CIPOMA) num sítio abandonado em Monjópe, Igarassu, resultou na apreensão de cinco armas de fogo. 

 Entre elas, duas espingardas calibre .12, um rifle calibre .22 com 45 cartuchos, um revólver calibre .38 (sete cartuchos) e um revólver calibre .32 (com dois cartuchos e um estojo).

 As armas foram encontradas em situações diferentes, duas escondidas dentro do mato do referido Sítio e três no mato próximo a uma fábrica de cimentos. As armas foram entregues na 33ª DP de Cruz de Rebouças.

Fonte: FOTO: CIPOMA/PMPE.

Homem é preso em Igarassú, no Grande Recife, por mentir que era policial militar.

 A delegacia do município de Igarassu, no Grande Recife, está investigando um falso policial militar que foi preso usando farda e distintivo da corporação.

 Jaelson Gonçalves de Souza, 21 anos, foi detido na Estrada da Engrenagem, no Alto Bela Vista. Ele já era investigado por andar armado, usando um fardamento completo da Polícia Militar para extorquir dinheiro da população.

 Ele chegou a reagir, mas foi preso e levado para a delegacia de plantão do Paulista, no Grande Recife. Ele vai responder por falsa identidade e desacato à abordagem policial.
Do: NE 10.

Mais um homicídio em Jaguaribe.

Segundo populares, suspeitos do crime são traficantes da área.

 

  Já passava das 23h da noite da última quarta-feira quando a vida de Manoel Erivelton da Costa, 21 anos, chegou ao fim.

 O rapaz foi assassinado com cinco tiros de revolver calibre 38 e um de espingarda calibre 12 nas proximidades de sua residência localizada na Travessa Amazonas, na praia de Jaguaribe, localizado na Ilha de Itamaracá, litoral Norte do Estado.

 Ainda de acordo com as testemunhas que não quiseram se identificar, o crime foi praticado por dois homens que chegaram a pé e efetuaram os disparos contra a vítima. Ainda segundo a testemunhas, um dos suspeitos seria um traficante que mora na Comunidade do Chié.

 O corpo do rapaz foi recolhido e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A ocorrência foi registrada pelos policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar. Todavia, será o a polícia civil de Itamaracá que concluirá o inquérito em que apontará os autores e motivação do crime.

Da: Folha PE.

Uma ideia que gera negócios e salva vidas.

 EMPREENDIMENTO Família cria empresa, investe em unidades móveis de combate ao câncer de mama e já planeja expansão.

 Foi com o “pé no chão” que a empresa Amigo do Peito Unidade Móvel de Mamografia colocou na última terça feira seu quarto caminhão para circular. “Financiamos por meio de bancos. Uma unidade só é comprada quando a outra não aguenta mais a demanda”, explica a administradora do negócio, Renata Medeiros. A empresa é um exemplo de empreendedorismo voltado para a saúde pública. Os caminhões, devidamente equipados, atendem a mulheres humildes interessadas em realizar exames nas mamas. Os procedimentos são pagos por prefeituras que têm contrato com a empresa.O faturamento cresce junto com a ajuda à comunidade: a expectativa é aumentar o atendimento de 4.500 para até 7 mil mulheres por mês e que os rendimentos aumentem em um terço com a nova unidade.

 O primeiro caminhão foi comprado em junho de 2011. A ideia surgiu com o médico Renato Medeiros. Dono de três clínicas de radiologia vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), ele percebeu que poderia empreender e, ao mesmo tempo, ajudar comunidades carentes. Venceu licitações e hoje tem contratos com as prefeituras do Recife, Olinda, Jaboatão, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Goiana e Cabo.

 Os filhos de Renato, Renata e Márcio Medeiros, administram o negócio. Para colocar na rua os três caminhões mais novos, a empresa investiu R$ 2,310 milhões. Considerando apenas veículos e carrocerias, o custo foi de R$ 600 mil (R$ 200 mil, cada um). As adaptações alcançaram R$ 210 mil. A maior parte do dinheiro foi gasta em equipamentos: cerca de R$ 1,5 milhão. “Como os aparelhos são vendidos em dólar, são caros”, explica Márcio.

 A previsão é que os financiamentos para as atuais unidades sejam quitados em três anos, mas a família tem planos de pôr outro caminhão em circulação até o fim do ano. “Queremos duplicar a frota no ano que vem”, planeja Márcio.

 Por ser uma empresa, a Amigo do Peito não se limita ao setor público. Neste fim de semana, por exemplo, as quatro unidades estão na praia de Boa Viagem em evento realizado pelo Instituto Avon contra o câncer de mama.

Da: Prefeitura.