sábado, 12 de outubro de 2013

Rodovia danificada.



  A BR 101 norte entre as cidades de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu apresenta grande dificuldade de trafegabilidade devido aos buracos na rodovia. 

  Os motoristas e passageiros já perderam as contas de tantas reclamações e veículos danificados.

   Acredito que o Governo Federal esqueceu que neste pedaço do Brasil existem cidadãos. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Estudantes protestam em frente a Prefeitura de Paulista.

Os manifestantes pediram a aprovação do passe livre.

  Cerca de 25 estudantes mascarados ocuparam, no final da tarde desta quinta-feira (10), a frente da Prefeitura do município do Paulista, situada na Região Metropolitana do Recife. O objetivo do manifesto era pedir a aprovação projeto que fornece o passe livre no local. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o protesto foi pacífico e durou cerca de 20 minutos. 
  Ainda segundo o órgão, a manifestação aconteceu porque nesta quinta aconteceu uma plenária com os vereadores da cidade. A Polícia Militar estava ciente da manifestação, mas não recebeu nenhum chamado. 

Do: G1/Pe.

Motociclista morre após colidir com poste de propaganda na PE-22.

  Ele teria se envolvido em um acidente com um carro e perdido controle.


  Acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Alameda Paulista.


Motociclista atingiu poste de metal de publicidade e faleceu. (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Motociclista atingiu poste de metal de publicidade e
faleceu. (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
  Um motociclista morreu após colidir com um poste de propaganda na PE-22, próximo ao cruzamento com a Alameda Paulista, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu por volta das 6h30 desta quinta-feira (11). Uma equipe do Batalhão Rodoviário de Trâsito (BPRV) foi ao local acompanhar a ocorrência e auxiliar no fluxo do trânsito.
  A motocicleta estaria pela pista da esquerda, quando se envolveu em um acidente com um carro e acabou subindo o canteiro, atingindo o poste. Segundo o motorista do carro, que preferiu não se identificar, a motocicleta seguia pela pista da esquerda, próxima ao meio-fio, quando acabou guinando e batendo no carro, que freou. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal foi encaminhada para o local.
Do: G1/PE.

No Janga, demolição de prédio ameçado será feita andar por andar

Bloco B1 do Conjunto Beira Mar será demolido. (Foto: Vitor Tavares / G1)Bloco B1 do Conjunto Beira Mar será demolido
(Foto: Vitor Tavares / G1)
   Os moradores do Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga, em Paulista, Grande Recife, foram informados nesta sexta (11) sobre como será feita a demolição do bloco B, interditado com risco de desabamento desde 2004. A partir da próxima segunda-feira (14), a prefeitura do município irá iniciar um cadastramento dos moradores que moram num raio de 15 metros do edifício, para que sejam relocados quando o processo de demolição começar. Ainda não há data definida para o início da derrubada da estrutura.
  De acordo com engenheiro civil Wellington Martins, que fez a perícia a pedido da Justiça no bloco B, não há a possibilidade de o edifício, de 14 andares, ser recuperado,  devido ao avançado estágio de desgaste da estrutura. "Ele possui muitos vícios de construção, com pilares e vigas desalinhados, desaprumados, fazendo com que a estrutura esteja trabalhando forçadamente. Somado a isso, temos um solo muito frágil na região", comentou.
   O processo de demolição será feito andar por andar. Inicialmente, será preciso realizar um escoramento com uma estrutura metálica, para excluir os riscos de o edifício desmoronar. Em seguida, as paredes externas serão removidas, até sobrar apenas o esqueleto da estrutura — a demolição ocorrerá de cima para baixo. Ao final do processo, serão retiradas as estruturas da fundação do edifício.
Secretário e perito conversaram como moradores do Conjunto Beira Mar (Foto: Vitor Tavares / G1)
Secretário e perito conversaram como moradores do
Conjunto Beira Mar (Foto: Vitor Tavares / G1)
 Atualmente, dez blocos estão interditados no Conjunto Beira Mar. Nos três considerados mais críticos, analisados pelo perito Wellington Martins, apenas o B1 possui uma situação crítica de risco de desabar. "O mais importante é que essa situação do Beira Mar comece a ser resolvida judicialmente. E o B1 seria o exemplo para os outros. Só em prejuízo aos cofres da seguradoras, incluindo a Caixa Econômica, já se vão R$ 5,721 milhões", comentou o secretário de defesa civil de Paulista, Manoel Alencar. As duas seguradoras são a Caixa Econômica e a Sul América.
    A decisão judicial de demolir o edifício foi do juiz Otoniel Ferreira, da 1ª Vara Cível de Paulista, e saiu em 27 de setembro. Ele deu um prazo de 24 horas para início do processo de preparação para a demolição do prédio. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), não houve movimentação judicial desde a decisão do magistrado. Nesta sexta, já podiam ser vistos no local tapumes isolando o prédio que será demolido. Presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar, Janete Ferreira, foi a voz dos moradores durante a reunião desta sexta, quanto à preocupação sobre a demolição do Bloco B1. "A gente não aguenta mais viver nesse clima de apreensão, porque dá para ver claramente o risco que ele tem de cair", disse. De acordo com a perícia, o escoramento que será feito diminuirá os riscos de o prédio desabar. Após o início da derrubada, a previsão é de que o serviço seja concluído em um prazo de seis meses.
   O Bloco B1 foi interditado em 2004 pela Defesa Civil de Paulista após serem constatadas rachaduras na parede. Na ocasião, 309 famílias tiveram que sair correndo do edifício, que foi construído há 29 anos. Um delas era a de Ester Almeida, que até hoje recebe auxílio-moradia de R$ 438. "Desde quando a gente começou a morar no prédio que ele apresenta problemas. Antes de ser interditado, sentíamos ele tremer, sofríamos com inundações", comentou.
Do: G1/PE.

Moradores de Igarassu têm desconto de 100% em juros e multas no IPTU.

 Ação servirá para que população retire multas, parcele e negocie dívidas do imposto.


   Um desconto de 100% dos juros e multas no IPTU atrasado dos moradores de Igarassu será oferecido até o dia 31 deste mês. A campanha tem como foco a regularização do imposto na cidade, visto que cerca de 90% dos imóveis estão em débito com o tributo. A ação é promovida pela Prefeitura do município.
   Segundo a Prefeitura, a ação servirá para a retirada de multas, parcelamento e negociação das dívidas da população. Para isso, o proprietário precisa trazer os documentos que comprovem a existência do imóvel, como boletos de pagamento do IPTU antigos ou contas de luz, água, telefone, além da carteira de identidade.
   A campanha também será realizada nas escolas municipais com distribuição de panfletos e cartazes para as crianças colorirem. A intenção é de que o desenho ilustrado volte a cada residência conscientizando os moradores da importância da quitação do IPTU. Como forma de conscientização, todos os funcionários estarão vestidos com camisetas alusivas à campanha.
Serviço
Para negociar o IPTU: 
Balcão de atendimento da Secretaria Municipal da Receita
Das 7h às 13h

Da: Folha PE.