quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em Itamaracá, Atividades comemoram a Semana Nacional do Meio Ambiente.




Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, iniciada no dia 04 de junho, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza diversas ações em promoção da biodiversidade.
 
Na terça-feira, cem alunos das escolas municipais participaram de uma visitação ao Centro de Mamíferos Aquáticos e puderam conhecer melhor o Projeto Peixe-Boi. Uma aula de educação ambiental para conscientizar os mais jovens sobre a preservação da fauna e da flora brasileira.

Na quarta, uma demonstração de cidadania invade a Praia do Forte Orange com um mutirão da limpeza. E no dia 08 de junho, as atividades comemorativas serão encerradas com um passeio ciclístico pelo município.
Da: Prefeitura.

Programação do Dia Mundial do Meio Ambiente vai até 6ª feira, no Recife.

Em algumas empresas, evento se estende por todo o mês de junho.
Programações incluem palestras, plantio de árvores e exposições.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é 5 de junho e as comemorações se estendem por toda esta semana, em diversas empresas e ONGs do Recife. Palestras e ações como o plantio de árvores ou o cuidado com o manguezal são apenas alguns dos itens da programação disponível para o público até sexta-feira (8). Algumas empresas, inclusive, continuam a reflexão sobre a natureza ao longo do mês, como é o caso da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Rio Beberibe, no Recife, é um dos oito de Pernambuco que contém áreas de mangue (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)
Preservação do meio ambiente é alvo de várias atividades, durante esta semana, no Grande Recife; na foto, o rio Beberibe, um dos que corta a região (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE).
 
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que fica na Avenida Professor Luiz Freire, 700, na Cidade Universitária, começou sua programação ainda em maio, e segue com ela até sexta. O tema central do evento é “Biodiversidade e Gestão de Resíduos Sólidos”, e conta com atividades também em Garanhuns, Serra Talhada e Olinda. A agenda da capital pernambucana teve início na terça (05), com as mostras fotográficas “Faces do Lixo” e “Cenários da Mata Sul”, além da Exposição das Espécies dos Estudos Ambientais. Ambas segue, até o dia 8, no Bloco B do Itep, pela manhã e à tarde.

Na quinta (07) e sexta (08), o hall do Bloco B receberá também a exposição “Arte com Lixo”, formada por obras feitas a partir de materiais recicláveis de artesãos de Casa Amarela e da Várzea. Ainda na quinta, haverá apresentação de esquetes sobre a coleta seletiva de papel. Na sexta o público poderá ver uma mostra com 22 trabalhos de conclusão de curso e projetos de dissertação das pesquisas desenvolvidas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Itep.

A programação do Itep se encerra com um seminário no auditório Pelópidas Silveira. O debate começa às 9h, e tem como tema a “Biodiversidade e Gestão de Resíduos Sólidos”. Após a conversa acontecerá a apresentação e o lançamento do novo modelo do programa de coleta seletiva da instituição, o Recicle Itep.

Enquanto isso, a filial do Itep em Garanhuns, no Agreste pernambucano, realiza, até o dia 8 de junho, uma oficina de arte com materiais recicláveis. As atividades vão das 13h às 18h, na Casa do Artesão de Garanhuns, e são voltadas para alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), catadores de materiais recicláveis e artesãos locais. Para ter acesso à programação completa, acesse o site do instittuto.

Já a Emprel, órgão responsável pelo gerenciamento de políticas de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura do Recife, deve envolver seus servidores em atividades até o dia 13 de junho. As atividades programadas envolvem o plantio de uma árvore na quarta-feira (6), às 15h30.

A programação, que conta ainda com uma gincana sustentável e incentivos à carona e outros meios de transporte, como a bicicleta, termina no dia 13, com uma visita ao Jardim Botânico, para um dia de conscientização ambiental. A Emprel fica na Rua 21 de Abril, 3370, no bairro dos Torrões.

Quem circula pelo Shopping Guararapes, na Avenida Barreto Menezes, em Piedade, Jaboatão, vai poder ver uma exposição elaborada por alunos de cinco colégios da Região Metropolitana. Feitas de garrafas pet ou a partir de material reciclado e sucata, as obras ficam expostas até sexta-feira (8), para as cerca de 47 mil pessoas que passam pelo centro de compras todos os dias.

A CPRH, que fica na Rua Santana, 367, no bairro de Casa Forte, também conta com agenda extensa, com palestras, apresentações teatrais, contadores de histórias, jogos ambientais, oficinas, exposição de práticas ambientalmente corretas, minicurso de Educação Ambiental e outras iniciativas. Uma delas é a campanha de combate ao comércio ilegal de lenha para fogueiras juninas.

A Campanha Madeira Legal terá início no dia 18 de junho e segue até o período de festas. Durante essas datas, as equipes de fiscais da CPRH vão percorrer a RMR e o interior de Pernambuco, combatendo o comércio ilegal de lenha advinda de espécies nativas. Além de fiscalizar e punir infratores, a Agência vai distribuir folderes explicativos e orientar a população.

As atividades realizadas pela CPRH acontecem até 29 de junho, e são gratuitas. Além do Recife, serão realizadas também nos municípios de Carpina, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá, Ipojuca, Itapissuma, Olinda, Paulista, Sirinhaém, Tamandaré e Toritama. Os interessados em ver a programação completa devem acessar o site da Agência.

Polícia prende foragido da Justiça de PE suspeito de dois homicídios em Itamaracá.

Ele teria cometido crimes em 2001 e 2009, em Camaragibe.
Suspeito foi preso em Itamaracá enquanto trabalhava numa construção.

Um homem de 33 anos foragido da Justiça foi preso na terça-feira (5), na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. O caso foi apresentado na manhã desta quarta (6), na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, na capital. De acordo com informações da Polícia Civil, a suspeita é de que o homem teria assassinado duas pessoas.

Segundo o delegado Cláudio Castro, responsável pelo caso, o suspeito estava trabalhando em uma construção no bairro de Jaguaribe, em Itamaracá, quando foi abordado pelos policiais. “Através de colaborações, chegou informações de que ele estaria possivelmente escondido na área do Pilar ou Jaguaribe. Então, aos policiais foram checar alguns endereços e, coincidentemente, quando passaram nas proximidades, reconheceram ele de cara”, contou o delegado. O suspeito estava no seu primeiro dia trabalho.

Segundo as investigações, o suspeito teria roubado e matado um homem no dia 6 julho de 2001, no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, no Grande Recife. “Em companhia de outra pessoa, que já morreu, ele matou e roubou uma carteira onde havia R$ 200”, falou o delegado Cláudio Castro. Desde esse primeiro crime que o suspeito era procurado pela polícia, através de mandado de prisão expedido pela Comarca de Camaragibe.

Em 2009, o suspeito teria voltado a cometer outro crime e assassinado um homem, também em Tabatinga. Ele teria matado a vítima por conta de um roubo de uma bicicleta. O homem já foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Do: G1/PE.

Paulista comemora o dia mundial do Meio Ambiente.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista realiza nesta terça-feira (05), às 9h, uma caminhada educativa em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema: Natureza. Somos todos responsáveis, o objetivo da caminhada é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. 
Da: Prefeitura.

No Dia Internacional do Meio Ambiente, todos os veículos de comunicação noticiaram algo a respeito do assunto, e não poderia ser diferente. Daí você deve estar se perguntando: "E na Ilha de Itamaracá, em minha cidade, o quê está sendo feito a este respeito?


No Dia do Meio Ambiente, Dilma pede crescimento sem agressões à natureza
http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5815457-EI188,00-No+Dia+do+Meio+Ambiente+Dilma+pede+crescimento+sem+agressoes+a+natureza.html

Desmatamento da Amazônia é o menor da história, diz ministra
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-06-05/desmatamento-da-amazonia-e-o-menor-da-historia-diz-ministra.html

Tema de Dia Mundial do Meio Ambiente é a economia verde
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/06/05/tema-de-dia-mundial-do-meio-ambiente-e-a-economia-verde.htm


Registramos algumas cenas de como está sendo tratada a questão ambiental na Ilha de Itamaracá.







 Pelas imagens, a história e mais ou menos assim...
Esgoto a céu aberto, detritos de animais, somados ao esgoto não tratado, mais o lixo jogado nos canais e ruas...e tudo desemboca no mar.

Quanto a fauna da Ilha, antes riquíssima, por pertencer ao bioma da Mata Atlântica, não existe ação efetiva de prevenção, orientação e punição dos casos de "ataque" ao meio ambiente.
Nossa fauna e flora em constante degradação.




Do: Ilha mulher.