quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Criminosos arrombam hortifruti, no Janga, e levam o dinheiro dos caixas.

 Estabelecimento fica localizado na avenida Cláudio José Gueiros Leite.


  O hortifruti Verdão foi arrombado na madrugada desta quarta-feira (21), no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 
 O estabelecimento, que fica localizado na avenida Cláudio José Gueiros Leite, teve o dinheiro dos caixas levado. A quantia não foi divulgada.
  De acordo com a polícia, os criminosos entraram no local por volta das 3h e arrombaram a porta da frente. O local possui câmeras de segurança. 
  O proprietário do estabelecimento não deu entrevista. Moradores do local informaram que o hortifruti já foi assaltado outras duas vezes. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Paulista.
Da: Folha PE.

Abreu e Lima ganha cursos do Programa Chapéu de Palha.

  Começaram as aulas na última quarta, 14, do Programa Chapéu de Palha no município de Abreu e Lima. 

  Cerca de 150 pescadores da colônia Z-33, localizada no Porto Jatobá, estão participando dos cursos, com a duração de um mês, distribuídos nos turnos da manhã e tarde. 

  Além do curso de reforma de redes de pesca, os alunos também podem participar dos cursos de gestão e alfabetização. 

  As aulas são ministradas por um professor e um auxiliar. O Programa do governo estadual executado pela Secretaria de Planejamento tem parceria com a Prefeitura de Abreu e Lima.

Do: Abreu e lima em destaque.

Sesc Ler de Goiana deve ser inaugurado em setembro.


  A unidade do Sesc Ler de Goiana, em obras há dois anos, deve ser entregue no início de setembro deste ano. O projeto, que promete provocar uma transformação no município da Mata Norte,está em fase de acabamento. O empreendimento funcionará em um terreno de 54 mil metros quadrados doado pela prefeitura e vai atender comerciários e a população local.


  "Foram R$ 35 milhões investidos em uma mega estrutura que vai oferecer educação, esporte e lazer, com salas para ensino infantil, de jovens e adultos, laboratórios, quadra poliesportiva e campo de futebol  oficial, pista de corrida e piscinas para vários perfis de uso", explicou o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, em visita realizada nesta terça (20).

  A unidade receberá, ainda, o museu de arte sacra de Goiana e um teatro. Alguns equipamentos serão abertos à comunidade, mas outros exigem cadastro e matrícula. O Sesc Goiana já possui central de informações in loco.

  Segundo Albuquerque, a proposta é que a sétima unidade do grupo tenha a mesma função que as outras, provocar intervenções no entorno da região, apesar dos entraves. “Não foi fácil implantar esse projeto, principalmente com a restrição orçamentária que temos.  

  Cerca de 150 pessoas foram contratadas para a unidade no nosso último processo seletivo e já estão sendo treinadas. Isso inclui professores e profissionais que vão atuar nas áreas administrativa, de esportes, recreação, cultura, nutrição, trabalho com grupos, serviços gerais, entre outros. 

  Tudo isso pagando salários competitivos”, pontuou, citando que novas contratações serão realizadas em 2014. 

  Sobre os gastos da construção, para se ter ideia da disparidade financeira, o estado de São Paulo detém 40% do orçamento nacional do Sesc para investimentos. De acordo com Albuquerque, “os nove estados do Nordeste juntos não consomem sequer 10% da verba nacional”.

  Apesar de ter iniciado as obras de construção do complexo em 2011, a ideia de instalar um complexo em Goiana, inclusive nesta amplitude de campus, é  antiga. “O terreno era do Estado e foi doado para a prefeitura há muito tempo, quando passou para nós. 

 O nosso projeto tem mais de seis anos. A Fiat nem tinha anunciado investimento aqui. Não tinha esse volume de investimento e desenvolvimento para cá. Só se falava da Hemobrás por aqui. A ideia mesmo era cobrir uma necessidade local”, afirmou.

Do: DP.

Curso de marceneiro.

  Estão abertas inscrições para curso de marceneiro em Abreu e Lima. As aulas estão previstas para começar no dia 16 de setembro nos turnos tarde e noite, e terminar em janeiro de 2014. 


  Os interessados devem fazer a inscrição presencial na Escola João Paulo II, na Rua Seis, nº 85 – Caetés II. O curso será realizado graças a mais uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal dentro do Pronatec, no SENAI de Paulista (Rod. BR 101 Norte, Km 52,3 – Paratibe - em frente à fábrica da Bombril).


  O interessado, entre 18 e 59 anos, deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (o candidato deve ter no mínimo fundamental II e idade entre 18 e 59 anos), nº. do NIS e conta-poupança da Caixa Econômica Federal (Op. 023 ou 013)

Para maiores esclarecimentos ligar para (81) 3542-3369.


Do: Abreu e Lima em destaque.

População de Abreu e Lima revoltada por falta d'água.

DENÚNCIA DE LEITOR - A falta de água nas torneiras tem trazido transtornos para moradores.

 Há mais de 8 dias os moradores das comunidades de Abreu e Lima Centro e Boa Esperança, convivem com a falta de atenção da COMPESA.

 As torneiras sem água têm trazido vários transtornos aos moradores. Sobretudo às crianças, trabalhadores e donas de casa.

 Segundo o Sr. Gerfson Gois, 28 anos, morador do Bairro Boa Esperança, várias ligações têm sido feitas para a COMPESA, que insiste em dizer que a água vai chegar. Com isso já se passam oito dias.

  Solicita-se que a Câmara de Vereadores de Abreu e Lima, legítimos representantes do povo, tomem uma providência. E que se cobre dos órgãos competentes um posicionamento, a fim de resolverem essa situação absurda.

Do: Pernambuco da Gente.

Abandono de animais.


 
 O Movimento Ambientalista de Igarassu formado recentemente por um grupo de cidadãos vem pelo presente convidar a todos para um encontro onde serão formuladas propostas de políticas públicas em Defesa da Vida Animal.

Dia 27 de agosto de 2013, às 13h, na Sede do Grupo de Escoteiros de Igarassu.

Do: Fernando Melo.

Homem violenta neta e família é presa por acobertar abusos em Goiana.

   Parentes ameaçava criança para que ela não comentasse com ninguém.

  Garota vivia com os avós, pai, madrasta, uma tia e a irmã de seis anos.


  Policias da Delegacia da Mulher de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, prenderam um idoso de 74 anos suspeito de abusar sexualmente da neta de 9 anos. 
 A polícia chegou ao homem após receber denúncia repassada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e encaminhada ao Ministério Público estadual. 
 Outras quatro pessoas da família- o pai da garota, a madrasta, a avó e uma tia - também foram detidas por tentarem acobertar a violência sexual.
 As prisões ocorreram na terça-feira (20), mas o caso foi divulgado nesta quarta (21). De acordo com a delegacia, os abusos teriam ocorrido durante quatro meses.
 Quando familiares descobriram os atos praticados pelo avô teriam ameaçado de forma física e psicologicamente a criança para que ela não comentasse com ninguém sobre os abusos. 
 A irmã da vítima, de 6 anos, também foi submetida a exames, que não atestaram abuso sexual.
 Após prestar depoimento, a avó, a madrasta e a tia da garota foram encaminhadas para a Colônia Penal Feminina, no Recife. 
 O avô e o pai foram levados para o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana. A mãe ficou responsável pela guarda da menina de 9 anos.
Do:G1/PE.