segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Funcionário dos Correios denunciado por furtar mercadorias enviadas por Sedex.

Em menos de um mês, o suspeito foi flagrado subtraindo smarthphones, iphones e máquina fotográfica.

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco denunciou à Justiça Federal um funcionário dos Correios de Recife pelo crime de peculato. Ele é suspeito de subtrair mercadorias postadas armazenadas no Centro de Distribuição. A pena prevista para o crime é de 2 a 12 anos de prisão, que poderá ser aumentada em um sexto em razão de o crime ter sido praticado em pelo menos duas datas distintas, além do pagamento de multa.

No dia 11 de julho deste ano, o acusado foi preso em flagrante pela Polícia Federal e levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima.

De acordo com o processo, o denunciado aproveitou-se da função de inspetor de segurança para roubar mercadorias que se encontravam no interior de Sedex's. No prazo curto de 30 de junho a 11 de julho foram furtados bens de relevante valor comercial, como smarthphones e iphones, máquina fotográfica e Speedlite (flash para câmeras fotográficas).

Uma investigação iniciada pelos Correios acabou descobrinho a fraude após o aumento das reclamações de extravio feitas pelos clientes. Diante dos fatos, a empresa resolveu instalar câmeras extras de segurança e passou a monitorá-las diariamente, capturano imagens que mostravam o acusado abrindo as encomendas e colocando os objetos dentro da sua mochila.

Depois de confessar o crime na Polícia Federal, o denunciado informou que vinha praticando o crime  há quatro meses e que chegou a vender parte dos produtos furtados a comerciantes que trabalhavam na avenida Dantas Barreto, no centro do Recife.
Do: Pernambuco.com

Em Paulista, Jovem é morto á tiros na porta de casa.

Vítima estava em casa e foi tirada à força pelo suspeito de praticar o crime.

 O jovem Tiago Fortunato dos Santos, de 23 anos, foi assassinado a tiros, na tarde dessa sexta-feira (03/08), em frente à própria residência, na Avenida Benjamin, no bairro do Sítio Fragoso, em Paulista, Grande Recife.

 Segundo informações repassadas à Polícia, a vítima estava em casa e foi tirada à força pelo suspeito de praticar o crime, um homem identificado apenas por Charles, que permanece foragido.

 Os motivos do homicídio não foram informados. O corpo de Tiago Fortunato foi encaminhado ao Instituto de Medicinal Legal (IML), após levantamento realizado por uma equipe do Instituto de Criminalística (IC).
Do: 180 Graus.

Dois homens são presos com crack e cocaína em Paulista, PE.


Eles foram detidos em Maria Farinha e Pau Amarelo, no domingo.


Carro de um dos suspeitos tinha moderno sistema para guardar drogas.

Delegada Maria Helena Couto (Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste)
Delegada Maria Helena Couto apresentou o caso
(Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste)

 
 Dois homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas em Paulista, no Grande Recife, no domingo (5). A Polícia Civil do estado, por meio de Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), apresentou o caso nesta segunda-feira (6). Com eles, foram apreendidos 3 kg de cocaína e 7 kg de crack.

 Segundo a delegada Maria Helena Couto, o Denarc já vinha investigando a dupla há alguns meses. Eles traziam a droga de São Paulo. O primeiro suspeito preso, de 32 anos, foi detido em Pau Amarelo, após a polícia identificar a placa do veículo. A droga – 1 kg de cocaína – estava escondida dentro do painel do carro. “Era um sistema muito sofisticado. Ele apertava um botão, perto do freio, o painel levantava, feito filme. Nunca tinha visto nada parecido”, contou a delegada.

 Em frente à casa do homem detido, estava o carro do segundo suspeito, de 34 anos. Dentro do veículo, estavam mais 2 kg de cocaína. “Identificamos a casa dele, em Maria Farinha, e o encontramos. Ele ainda tentou jogar a droga para um terreno baldio, mas conseguimos prender”, informou a delegada Maria Helena Couto. Cerca de 7 kg de crack foram apreendidos.

 Além dos entorpecentes, a polícia encontrou ainda um revólver calibre 38, quatro balanças de precisão e mais de 1,2 mil ampolas utilizadas para colocar cocaína. Os dois homens seguiram para o Centro de Triagem e Observação Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Do: G1/PE.

Mulher é presa tentando entrar com drogas em presídio de Itamaracá, PE.

Suspeita estava com um quilo de maconha e 250 gramas de crack.
Ela teria afirmado que drogas eram para o companheiro preso.

Uma mulher foi presa em flagrante, suspeita de tentar entrar com drogas na penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na manhã deste domingo (5). Durante a visita domenical, a suspeita estaria com um quilo de maconha e 250 gramas de crack, misturados a vasilhas de arroz e feijão, segundo a polícia.

A droga apareceu durante a revista na entrada do presídio. “O agente desconfiou na hora da passagem pelo raio-x e verificou que ela trazia drogas. A mulher alegou que [as drogas] seriam para o companheiro dela. Os dois foram levados para a Delegacia de Paulista para serem autuados”, disse o coronel Benício Caetano, gerente da penitenciária.

Os dois foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O homem foi encaminhado de volta ao presídio de origem, e a mulher para a Colônia Penal Feminina, no Recife.
Do: G1/pe.

Homem morre após atropelamento na PE-22.

Vítima é Nilson José da Silva, 28 anos. Motorista fugiu do local sem prestar socorro.

 Um homem morreu depois de ser atropelado, por volta das 19h40, na PE-22, próximo à entrada do bairro de Maranguape II, no município do Paulista. A vítima foi Nilson José da Silva, 28 anos.

 Segundo testemunhas, ele atravessava a rua quando foi atingido pelo veículo, que vinha em alta velocidade. Após a batida, o motorista fugiu do local sem prestar socorro. Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), até agora nenhum parente do homem chegou ao local.
Do: Pernambuco.com

O lado B do emprego no Brasil.

 Araçoiaba (PE) e RIO - No mesmo país que reúne 1.133 cidades em condições de pleno emprego, há outras 32 com taxas de desocupação acima de 20%, apontam os dados do Censo 2010. É fato que elas são uma minoria, representando menos de 1% dos 5.565 municípios brasileiros. Mas, sem dúvida, são um retrato das desigualdades regionais que, mais uma vez, persistem, a despeito do crescimento econômico dos últimos anos. Enquanto mais da metade dessas cidades está no Nordeste, o Sul não tem sequer um município com taxa de desemprego tão elevada.

 - O mercado de trabalho no Sul é mais organizado, num reflexo do desenvolvimento econômico dos seus estados - resumiu João Saboia, professor do Instituto de Economia da UFRJ.

 Campo Alegre do Fidalgo, no interior do Piauí, ostenta a pior taxa de desemprego do país, de 41,82%, de acordo com o último Censo. Na pequena cidade, moram cerca de 4.600 pessoas, boa parte vivendo na zona rural. A lista dos municípios com elevada desocupação passa ainda por outros estados do Nordeste e Norte do país. Pernambuco contribui com três nomes, sendo que o pior cenário aparece em Araçoiaba, a 60 quilômetros de Recife. Lá, a desocupação atinge taxa de 23%.

 Em Araçoiaba, oferta de trabalho é coisa rara na cidade, onde só há um grande empregador: a prefeitura. O município, que é dono do pior Índice de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana, não tem uma só indústria. Seus 21 mil habitantes vivem do pequeno comércio (cerca de 60 lojas) e da agricultura de subsistência.

 Para o secretário de Infraestrutura e Habitação de Araçoiaba, José Rinaldo Silva Rufino, os números do desemprego levantados pelo IBGE podem estar defasados, por causa da nova realidade econômica vivida em Pernambuco, onde estão sendo implantados polos de desenvolvimento na Região Sul (como o complexo industrial de Suape) e Região Norte do estado (que vem sendo preparada para sediar a sua primeira indústria automobilística, a Fiat). Ele afirma que o dinamismo da economia pernambucana começa a mudar o marasmo em que Araçoiaba vivia antes mergulhada.

 - Temos três usinas próximas que empregam mais durante os períodos de colheita, mas há trabalho na entressafra, quando precisam de lavradores para o trato cultural nos plantios de cana. Muitas pessoas da cidade estão trabalhando na construção do presídio de Itaquitinga (cidade vizinha). E há muita gente empregada na construção da Hemobrás (na cidade de Goiana) e de indústrias que vêm se instalando no porto de Suape (no litoral sul pernambucano). São soldadores, montadores, pedreiros e serventes.

 Diariamente, quatro ônibus deixam a cidade para conduzir esse pessoal aos seus postos de trabalho, afirma ele. Alguns dos que têm empregos, como os filhos de Maria de Lourdes Gomes, só vêm a Araçoiaba nos fins de semana:

 - Eles procuraram muito emprego por aqui. Não acharam nada, foram tentar lá em Suape. Como a passagem de ônibus é cara, ficam por lá mesmo - afirma a pensionista, referindo-se a Severino Augusto e José Augusto.

 Ex-morador de favela, Gerson de Freitas, de 35 anos, mora há dois anos em uma casa de alvenaria, cedida pelo poder público e construída em um terreno doado por uma usina. Ele tem cinco filhos e a mulher está doente. Analfabeto, nunca teve carteira assinada e até já desistiu de procurar emprego:

 - Tem dia que trabalho como moto-táxi com uma moto emprestada por um amigo. Em outros, preparo lambedor (xarope para tosse) para vender em casa. Mas, para fazer o lambedor, fico feito o menino da abelha, tenho que ir para a mata procurar mel - disse Freitas, acrescentando que a carteira profissional nunca teve serventia. - É tão velha que até a foto já se apagou. Mas não tem nada de emprego escrito.

Prefeitura, maior empregador.

 Além das 60 lojas que existem na cidade (mercadinhos, farmácias, armarinhos), das lavouras de subsistência e do corte de cana durante os quatro meses de moagem, os moradores de Araçoiaba contam apenas com os 737 empregos da prefeitura, dos quais 419 são efetivos. Os demais - comissionados ou temporários - são recrutados na cidade, cuja receita mensal (incluindo os repasses) chega a R$ 2,95 milhões.

 Taxas de desemprego muito elevadas, acima de 20%, são a realidade de inúmeras cidades da Europa, em especial na Grécia e na Espanha. Entretanto, os cenários são bem distintos. Enquanto as cidades brasileiras sem emprego são marcadas por boa parte da população sem sequer o nível médio, o contingente de desempregados na zona do euro tem alto nível de qualificação.

Especialistas lembram, contudo, que o país ainda colhe no mercado de trabalho as benesses do crescimento econômico dos anos recentes.

- O mercado de trabalho é um ponto de orgulho da economia brasileira. A fotografia, ainda que tenha sido tirada em 2010, permanece boa. Foi o emprego que segurou os efeitos da crise internacional e, agora, passado o vale, quando não houve demissões, mas menos contratações, é de esperar que o país consiga sustentar esse indicador - afirmou Maria Andreia Parente, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Do: Yahoo.