sábado, 5 de janeiro de 2013

Transição: Desfibriladores eram guardados no banheiro em hospital de Igarassu.


 Continuam as denúncias de novos prefeitos em relação ao abandono nos prédios públicos. Em Igarassu, o alvo das acusações é o Unidade Hospitalar de Igarassu. Em visita à unidade de saúde, o novo prefeito, Mário Ricardo (PTB), se disse chocado com o que encontrou no local. 

 A estrutura física do prédio, segundo ele, está comprometida, apenas 20% dos serviços estão em funcionamento e vários equipamentos estão abandonados. Além disso, dois desfibriladores novos estavam sendo armazenados dentro do banheiro. 

 Outro grave problema é que há 4 anos a Unidade de Saúde não interna um paciente, como também a maternidade que foi reformada em 2006, está desativada e não recebe as pacientes da região. 

 O gestor municipal registrou ainda, a presença de mofos e infiltrações nas paredes do espaço destinado a saúde. Diante desta situação, o novo prefeito da cidade, Mário Ricardo que desde o início da semana vem realizando vistorias nos órgãos públicos de Igarassu, assumiu o compromisso de mudar a situação.  

 A prefeitura já iniciou um mutirão de limpeza, os aparelhos de ar condicionado serão relocados para suprir a deficiência da unidade, os equipamentos novos estão sendo retirados do banheiro e serão testados.  

 “Aguardamos a visita no próximo dia 10, do secretário estadual de saúde, Dr. Antônio Figueira, vamos mostrar o abandono do local e fazer um planejamento em conjunto com para mudar esse quadro deplorável que nos foi deixado”, frisou o trabalhista.


Do: Pernambuco.com.

Final de semana animado na Praia do Forte.

População vai poder participar de jogos e oficinas na tenda. Foto: Divulgação
População vai poder participar de jogos e oficinas na tenda. Foto: Divulgação.


















 Este final de semana a Praia do Forte, em Itamaracá, vai ser animado. Durante todo o dia do sábado e domingo será armada uma tenda da Tang, onde o público poderá interagir através de um jogo de videogame com sensor de movimentos.



 Nos dois dias, quem conferir o espaço vai poder participar com oficinas de reciclagem para construção de instrumentos musicais utilizando material reutilizável.

A expectativa é que circulem em média 800 por dia.

Do: Pernambuco.com

Levada de São Gonçalo será realizada neste domingo.

 Imagem do santo será transportada da Igreja Matriz de Itapissuma até a capela de São Paulo no Forte Orange, onde fica por uma semana.




 A Festa de São Gonçalo do Amarante, uma das maiores do Litoral Norte, irá movimentar Itapissuma no próximo dia 13 de janeiro, com a Buscada de São Gonçalo, procissão realizada por via marítima, com a participação de dezenas de barcos. A tradição existe há 152 anos. 


 Antes disso, neste domingo, dia 6 de janeiro, é dia da Levada de São Gonçalo, quando a imagem do santo será transportada da Igreja Matriz da cidade, localizada na Praça Agamenon Magalhães, para a Capela de São Paulo, no Forte Orange. A concentração está marcada para as 10h, na Igreja Matriz.


 A tradição teve origem a partir do surgimento da imagem de São Gonçalo do Amarante, nas proximidades da praia. Foi recolhida diversas vezes pelos pescadores da vila, e levada para uma capela mais próxima do lugar. 


 Os moradores relatam que duas a três vezes a imagem foi encontrada de volta ao local diante do mar. A partir daí, os devotos reuniram-se e ergueram naquela localidade uma igreja para São Gonçalo.

Do: Pernambuco.com

Em Itapissuma, Rapaz é encontrado desacordado em canavial.


 Um rapaz aparentando ser menor de idade foi encontrado num canavial, neste sábado, desacordado e com múltiplas lesões provocadas por arma branca. 
 O crime aconteceu próximo ao bairro do Grêmio, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Emerson Oliveira Soares foi atingido no tórax e na área pélvica. 
 O garoto foi encaminhado para o Hospital Miguel Arraes de Alencar, em Paulista. Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, a vítima está passando por uma série de exames e continua inconsciente. 
 A vítima está na ala vermelha do hospital, o que indica que seu caso é considerado muito grave. O cadastramento de internamento do rapaz está incompleto e não foram fornecidos mais dados sobre ele.
Do: Pernambuco.com

Motorista capota e fica em estado grave na BR-101, em Goiana.


Por Jota Júnior

 Pista molhada, cochilo ao volante e alta velocidade podem ter sido a causa de um capotamento na BR-101, km 5, nas proximidades da Usina Maravilhas, por volta das 9h30 da manhã de hoje (04), em Goiana. Um Chevrolet Montana de placas PEU-7969, de Recife, teria colidido no guard rail da ponte e por pouco não caiu no rio. 

 O motorista identificado apenas por Irandir, foi socorrido pela equipe do SAMU em estado grave e encaminhado para o Recife. Segundo parentes, ele pode ter cochilado ao volante. Na última quarta-feira (2), um caminhão de concretagem também perdeu o controle e tombou, a cerca de 300 metros do local.

Do: Blog Anderson Pereira.

Vigilante tenta ajudar vítima de capotamento e acaba assassinado com três tiros.


 Algoz fugiu em uma moto deixando para trás uma caminhonete prata.



Nathália Bormann/Folha de Pernambuco
Rapaz dirigia caminhonete com placa de São Bernardo do Campo - SP
 
  A solidariedade de um homem acabou levando-o a morte, na madrugada deste sábado (05). Isso porque o vigilante Manoel dos Santos Lira, de 44 anos, tentou ajudar um motorista que havia capotado na BR-232, no município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, e acabou sendo assassinado a tiros pelo próprio motorista, após uma discussão. O algoz fugiu em uma moto deixando para trás uma caminhonete prata, de placa EAT-6175, de São Bernardo do Campo, São Paulo. A policia ainda desconhece a identidade do suspeito.
 Segundo a polícia, Manoel e outras pessoas que presenciaram o acidente correram para prestar socorro à vítima, que estava sozinha na caminhonete. Após chegar ao local e perceber que o motorista estava com uma arma em punhos, o vigilante tentou convencê-lo a largar o revólver. A partir daí, eles começaram a discutir e Manoel terminou sendo assassinado com três tiros, sendo um na cabeça.
 O suspeito chegou a informar a algumas testemunhas que é filho de um policial militar, porém nada foi confirmado. As investigações ficarão à cargo dos agentes da Delegacia de Vitória de Santo Antão. O corpo do vigilante foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife.
Da: FolhaPE.

Mãe de duas meninas, mulher dá à luz trigêmeas em hospital do Recife.


 O casal, desempregado, está preocupado com o futuro das cinco filhas.


 No fim do ano passado, família foi despejada de onde morava.




 Um casal pernambucano recebeu 2013 junto com o nascimento das filhas, trigêmeas idênticas, no Recife. O problema é que agora o número de membros da família subiu para sete - o casal já tinha outras duas meninas. A gravidez não foi planejada. Um filho a mais não estava nos planos do casal, muito menos três.
 A família está preocupada com o que vai acontecer quando os bebês receberem alta do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Lindinalva de Lima, 24 anos, não trabalha. Rui Gomes, 23, também é desempregado. "A primeira coisa que vou fazer quando sair do hospital é arrumar um emprego. Vai ser a melhor coisa", diz Rui.
 A situação é ainda mais grave: a família foi despejada de casa no fim do ano passado, pouco antes do parto. Mas mesmo com tanta preocupação, a mãe das trigêmeas segue otimista. "Foi aquele choque, mas fiquei feliz com a bênção que Deus me deu. Não é pra todo mundo, muitos querem ter um e não têm. Eu fui privilegiada nesse ano de 2013", declara.
 Até mesmo no hospital a alegria é grande e todo mundo conhece as três crianças. A coordenadora da enfermagem, Fabiana Villachan, diz que a maternidade está agitada. 
 "Da diretoria geral até a portaria, é um evento muito feliz na maternidade. Trigêmeos não é uma condição tão comum. Fomos abençoados por esse casal ter vindo ter bebê aqui conosco", diz.
 Quem quiser ajudar a família de Lindinalva e Rui pode entrar em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Barão de Lucena, através do telefone (8) 3184.0065.
Do: G1/PE.

Como uma terapia, kitesurf conquista os pernambucanos.



 Quando você entra no mar, esquece tudo: os aperreios, os aborrecimentos, as pendências, porque aquele momento é só você e a natureza. Quem faz kitesurf não precisa de psicólogo, nem de terapia. 
 Quando você está dentro d’água, é você e o kite, o vento, o mar e mais ninguém. Está preparado para esta aventura ou prefere ficar na areia da praia? Quem pratica diz que a sensação é de planar.
 Esse esporte relativamente novo tem conquistado muitos pernambucanos. Na visão de um leigo, o que seria o kitesurf? “É tipo um surfe com vento, muito interessante, muito bonito”, explica a analista paulista Raíssa Hukai. Os esportistas precisam respeitar as condições da praia, porque a natureza muda muito rapidamente e é preciso estar atento para não causar ou sofrer um acidente.
Kitesurf tem conquistado cada vez mais pernambucanos
Kitesurf tem conquistado cada vez mais pernambucanos
 Os equipamentos são: prancha, trapézio, um kite, barra de comando, leashe. Agora nada disso vai funcionar se faltar o principal: o vento. Antes de levantar voo, é preciso inflar o kite. “Já entro aquecido, já estou pronto. Essa é a parte ruim, mas depois o prazer compensa”, comenta o gerente administrativo Sandro Cunha.
 “É um esporte que você pode trazer a sua família. A minha filha mesmo tem 15 e há dois anos que ela faz kite”, reitera o representante de vendas Pierre Antônio Moraes Alves. Se é um esporte de pai para filha, também pode ser de marido para mulher. 
 Antes Cleytiany Saad achava que só homens podiam praticá-lo. “Eu achava que era um esporte super difícil, só que eu acabei me apaixonando. Achava que não ia aprender porque no início é muito complicado, é muita informação”, conta.
 Para aprender, Cleytiany fez um curso na ilha de Itamaracá, pagou R$ 600 por 10 aulas, comprou equipamento que custa em média R$ 3,5 mil e começou a velejar com o marido. “É mais técnica do que força. Depois que você realmente recebe todas as orientações, percebe que o comando do kite é tudo, você regula a força, sabe para onde ele vai lhe puxar ou não, e tem todas as técnicas de segurança também para evitar os acidentes. Isso é muito importante, porque é muito perigoso tentar aprender um esporte sozinho”, enfatiza o empresário Emílio Saad Neto.
Cleytiany Saad descobriu que estava grávida e teve que dar um tempo no kite
Cleytiany Saad descobriu que estava grávida e teve que dar um tempo no kite
 Mas Cleytiany não está mais velejando por um motivo especial. “Ela não vai cair [na água] hoje porque está esperando o kiterider mais novo do mundo, que conseguiu velejar com duas semanas de gravidez”, brinca Emílio Saad. “Eu fiz dois finais de semana estando grávida e depois de uma semana descobri e velejei normal, tranquila, mas por orientação médica tive que parar. Com certeza ele [o bebê] vai adorar o esporte”, diz Cleytiany.
 Além de ser um esporte para todas as idades, o kite já tem estrada suficiente para possuir muitos estilos: manobras, velejo, kite old school. “Essa manobra old school é a velha guarda do kite. Você salta, tira a prancha do pé, gira, diferente de freestyle, que é mais agressiva”, explica o empresário Fábio Fontes.
 Agressividade: é disso que o adolescente Raul Macedo de Albuquerque gosta. “É o freestyle, manobras, saltos, sensação de liberdade”, fala. Já o jovem Rafael Gusmão está em outra vibe. “Eu adoro fazer donwind, pegar o kite e sair de Olinda para Itamaracá e para João Pessoa. Meu estilo é esse, pegar o kite, velejar, alto mar e curtir o velejo. E curtir as belezas, ver o fundo do mar, ver os corais, essa é a curtição do kitesurfe”, conta o representante comercial.
 O ‘coroa’ Gilvan Rezende fala sobre a preferência dos mais maduros no esporte. “Eu prefiro as ondas. E no kite é o seguinte: qualquer ondinha vira brincadeira. Os caras mais jovens gostam de voar mais, tem uns joelhinhos melhores para cair. Eu vou mais de leve, vou mais nas ondas”, brinca. Há também outros estilos. Márcio Tartaruga inventa manobras de kite com nomes diferentes. “A gente tenta fazer essa brincadeira, depois eu vou batizar uma manobra aí”, brinca.
Dizem que quem faz kitesurf não precisa de terapia. Será?
Dizem que quem faz kitesurf não precisa de terapia. Será?
Do: G1/PE.

Em paulista, Matuto: “Quero ensinar o povo a pescar o peixe”


 Em um cenário de arrocho fiscal e de incertezas na economia, o novo prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), assumiu o posto em meio a uma série de pedidos de emprego.
 Contudo, o inchaço na máquina pública é tamanho que a gestão do socialista tem que enxugar R$ 3 milhões por mês na folha salarial para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para tanto, Matuto pretende atacar numa área para tentar reverter o quadro: investimento em cursos profissionalizantes.
 De olho na contenção de gastos por conta da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e diante da falta de qualificação profissional, o prefeito Júnior Matuto revelou que a gestão planeja capacitar oito mil jovens em cursos profissionalizantes.
 ”Quero ensinar o povo a pescar o peixe. Com esse objetivo vou capacitar oito mil jovens para o mercado de trabalho”, garantiu o socialista.
 Para se ter uma ideia de gastos, entre o período de setembro de 2011 a agosto de 2012, a Prefeitura de Paulista utilizou R$ 142 milhões com folha pessoal, de uma receita corrente líquida na ordem de 257 milhões. Estudos mostram que é preciso reduzir os gastos em R$ 3 milhões por ano para o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Do: Blog da Folha PE.

Em Itamaracá, dia 26, vai ter luta.

 Dia 26, as 16:00 horas na quadra do Colégio Pradines, no Pilar em Itamaracá, vai acontecer a terceira Copa Kyukushinkaikan, que  envolve algumas modalidades de Artes marciais e terá a participação do Itamaracaense Andrey Mahatma Monteiro (foto á direita), lutador de Kick Boxing, sua academia de lutas fica no Pilar ao lado da antiga farmácia de Gilson(falecido), estaremos torcendo por você Andrey.
Foto

A partir de domingo, passagens de ônibus terão reajuste; Anel A custará R$ 2,25.


e9981154f5ef3d6a6d8003ccde1a7da2.jpg
Foto: JC Imagem

 A Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) divulgou os preços arredondados das passagens de ônibus após o reajuste aprovado nesta sexta-feira (4). Os valores foram homologados e passam a valer a partir da zero hora deste domingo (6). Confira abaixo os preços:


Anel A – R$ 2,25
Anel B – R$ 3,45
Anel D – R$ 2,75
Anel G – R$ 1,50
Tarifa dos Serviços – Opcional e Especial:
Aeroporto (OPCIONAL) – R$ 2,80
Candeias (OPCIONAL) – R$ 4,20
Recife/Porto de Galinhas – R$ 7,50
Cabo/Porto de Galinhas - R$ 4,20
Gaibu/Barra de Jangada  (Paiva) - R$ 4,20
Recife/Porto de Galinhas (OPCIONAL) – R$ 11,00
Recife/Porto de Galinhas (IMIP) – R$ 6,00

Tarifa especial aos domingos:

A, D E G – R$ 1,15

B – R$ 1,75

 O encontro que definiu o ajuste em 5,53% nesta manhã foi marcado por protestos. Realizado no prédio do 16º Batalhão da Polícia Militar, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, a reunião foi realizada enquanto grupos estudantis gritavam frases como "o povo não é bobo, aumento de passagem é roubo."


Do: NE 10.

BNDES aprova financiamento de R$ 2,4 bilhões para Fiat.


 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira que aprovou financiamento de R$ 2,4 bilhões para a construção de uma nova fábrica da Fiat, com capacidade para 250 mil unidades por ano. Segundo o BNDES, a fábrica deverá ser construída no município de Goiana, em Pernambuco. O BNDES estima que serão gerados 4,5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.
 De acordo com o banco, além da nova unidade, o projeto aprovado também prevê a instalação de fábrica de motores, campo de provas e de parque de fornecedores para desenvolvimento de novos veículos – o financiamento também prevê investimentos sociais na comunidade local. 
 No total, a montadora planeja colocar R$ 6,7 bilhões na região - R$ 4 bilhões para a montagem de veículos, R$ 2,2 bilhões em desenvolvimento de novos produtos e pesquisa, e R$ 500 milhões na fábrica de motores. A terraplenagem começou em janeiro de 2012. 
 Além de recursos próprios, o investimento da Fiat será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil/FDNE (Sudene) e Banco do Nordeste do Brasil/ Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
O BNDES afirma ainda que o governo de Pernambuco, em parceria com as entidades industriais Sesi e Senai, promoveu programa de qualificação de mão de obra local para atuação na construção da unidade. 
 “Além disso, as universidades do Estado de Pernambuco e o Politécnico de Turim, na Itália, promoverão cursos de qualificação para atendimento às necessidades de mão de obra especializada para o polo automotivo”, diz o comunicado do órgão.
A previsão é que as obras da fábrica sejam concluídas no primeiro semestre do ano que vem e a planta tem previsão de entrada em operação no primeiro semestre de 2015. 
 A fábrica ocupará área de 3,3 milhões de m² e será estruturada para atender as principais etapas de produção, que são: estamparia, funilaria, pintura e montagem final, além das áreas de utilidades. O projeto inclui a produção de novos modelos para o mercado nacional e para exportação.
 O campo de provas terá 11 tipos de pistas e diferentes pavimentos para testes tecnológicos, diz o BNDESC. Já a fábrica de motores ocupará área de 50 mil m² e terá capacidade para a fabricação de 150 mil motores por ano – a expectativa é que sejam gerados 550 empregos diretos. 
 De acordo com o projeto, a nova planta industrial utilizará conceitos de sustentabilidade, como: a água utilizada no processo industrial será tratada e reutilizada; haverá aproveitamento de luz natural e da energia solar, entre outros.  
Clínica

 O BNDES informa ainda que a Fiat vai construir uma unidade de atendimento em especialidades médicas no município de Goiana para consultas, serviços de diagnóstico, orientação terapêutica e cirurgias. O investimento total está estimado em R$ 23 milhões.

Do: Terra.

Paulista monta esquema especial para recolher lixo.


 Operação será desenvolvida na Avenida Cláudio 

José Gueiros Leite (PE-01) e transversais.


 A Secretaria de Serviços Públicos de Paulista intensifica neste sábado (5), às 8h, o mutirão de limpeza para normalizar o recolhimento de lixo na cidade. 
 A operação será desenvolvida na Avenida Cláudio José Gueiros Leite (PE-01) e transversais, no bairro do Janga, Região Metropolitana do Recife (RMR). 
 Serão utilizadas 15 caçambas, duas retroescavadeiras e uma pá carregadeira. O trabalho tem início na ponte do Janga e segue até Maria Farinha. 
 Trinta homens vão desenvolver um pente-fino nas áreas de difícil acesso. Posteriormente, o esquema especial ocorre no bairro de Maranguape.
 Em apenas três dias do mutirão adotado pela nova gestão foram recolhidas cerca de 600 toneladas de entulhos das vias públicas do município.

Do: Leia Já.


Funcionários são presos em flagrante por furtar equipamentos em depósito de loja, em Abreu e Lima.


 Grupo foi surpreendido, nesta sexta, quando seguia com notebooks escondidos.


Maurício Ferry/Folha de Pernambuco
13 notebooks foram apreendidos em operação
 Um esquema criminoso de desvio de produtos, entre eles, equipamentos eletrônicos e de informática, foi desfeito pela polícia, nesta sexta-feira (04), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. 

 Quatro funcionários da rede de lojas Eletroshopping foram presos, no momento em que furtavam computadores portáteis em um dos depósitos da empresa.  

 De acordo com as investigações, desde o mês de maio de 2012, já haviam desaparecido cerca de 160 itens da unidade. Situação que já tinha sido alvo de queixas à polícia pela direção da loja. 

 Joel Argemiro da Silva, de 36 anos; Roberval Nivaldo da Silva, 35; Leandro da Silva Melo, 30 e ainda Carlos da Conceição, de 20 anos, foram surpreendidos pelos policiais quando deixavam o local em uma Kombi. Na abordagem foram encontrados quatro notebooks, escondidos em caixas de fogões. 

 Segundo o delegado Alberes Félix, titular da delegacia de Abreu e Lima e responsável pela autuação, o grupo ainda conduziu a equipe para outros locais, onde foram encontrados mais nove notebooks.

 “As investigações seguirão para apurar a possível participação de outras pessoas no grupo. Ainda é cedo para precisar se todo o material furtado seria de responsabilidade do grupo preso”, pontuou. 

 Os quatro homens foram autuados em flagrante por furto qualificado e conduzidos ao Centro de Observação e Triagem Professor Evaldo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima, onde permanecerão a disposição da Justiça.

Da: Folha PE.

Igarassu na São Silvestre.

 



O pernambucano Ubiratan dos Santos, natural de Igarassu foi o oitavo colocado na Corrida de São Silvestre 2012. 

 Ele foi o segundo melhor brasileiro na prova e por muito pouco não conseguiu um lugar no pódio. 

 Ubiratan completou o percurso de 15Km com o tempo de 46min38s. O primeiro desafio dele em 2013 será a Maratona do Chile, em abril, pelas ruas de Santiago. 

 A cidade de Igarassu vai ficar na torcida pelo sucesso do seu ilustre corredor.

Do: Fernando Melo.

MPE recorre das diplomações do prefeito e vice de Abreu e Lima.


 Recurso contra petista já foi protocolado no TRE-PE, em dezembro.


 Sem alarde, o promotor de Justiça do Ministério Público Eleitoral (MPE), Roberto Brayner,    ingressou a segunda ação contra o prefeito eleito, Pastor Marcos José (PT), e o vice, Josias Pereira (PMDB), por suposto abuso de poder político e econômico. 
  De acordo com a investigação, foi comprovada a captação e o gasto ilícito durante a campanha. Entre as alegações, Brayner cita a ausência de comprovação de gastos com guia eleitoral, propaganda e até jingle. O jurista também ressalta que panfletos e cartas foram confeccionados com uso de verbas da prefeitura, então comandada por Flávio Gadelha (PMDB), que apoiou o petista.
 Um recurso contra o petista já foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em dezembro, pedindo a anulação da diplomação de Marcos e do vice peemebista.
 Segundo o promotor, há suspeitas de que verbas da prefeitura foram usadas para bancar material de campanha do Pastor Marcos José, entre eles um DVD, onde o então prefeito Flávio Gadelha (PMDB) utiliza prédios e serviços públicos para pedir votos para o candidato petista. Durante a campanha, Gadelha “abençoou” a postulação de Marcos José. 
  Além disso, Roberto Brayner acusa que o município financiou a confecção de panfletos e cartas em favor do petista. O material continha conteúdo ofensivo contra os adversários. Por último, há uma denúncia de doação de material de construção no período eleitoral.
 “Uma coligação fez denúncias de que os panfletos foram confeccionados com uso da verba da prefeitura. Descobrimos a gráfica que produziu o material e ela era fornecedora da gestão. 
 Na busca, ficou comprovada que a encomenda foi feita pela prefeitura e prestação de contas do prefeito eleito não aparecia à gráfica como prestadora de serviço”, afirmou o promotor Roberto Brayner, ressaltando que o partido fez uma prestação retificadora, onde assume o débito com a empresa.
  “Foi uma manobra para tentar comprovar que eles contrataram o serviço, mas que não ocorreu”, disparou.
Da: Folha PE.