quinta-feira, 12 de julho de 2012

Oficinas gratuitas do radiotube chegam a pernambuco.


Inscrições abertas para oficinas gratuitas de rádio, vídeo e internetcom foco na cidadania
O Radiotube ( www.radiotube.org.br), a rede social da cidadania por todas as ondas, realiza nos próximos dias 17 e 18, em Recife/PE, a sua terceira Capacitação para Comunicadores Comunitários deste ano de 2012. A iniciativa do Criar Brasil é direcionada para radialistas, jornalistas, lideranças locais, jovens e ativistas dos direitos da criança e adolescente. O programa terá como foco conteúdos relacionados à produção de rádio, produção de conteúdos colaborativos e realização de oficinas praticas – rádio, vídeo e internet -, além de espaço também para refletir sobre a comunicação comunitária no Brasil.
A capacitação será realizada no Movimento Pró-Criança, na Rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, na cidade de Recife, em Pernambuco, e pretende reunir produtores de conteúdos colaborativos de toda a região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. As inscrições já estão abertas, mas são limitadas, e podem ser feitas a partir do envio de email para radiotube@criarbrasil.org.br.
O Radiotube chega ao Nordeste depois de realizar atividades no Centro Oeste (Brasília) e no Sudeste (Rio de Janeiro). Em seguida, a oficina será realizada na região Sul (Florianópolis, em agosto) e Norte (Belém, em setembro). A intenção desta ação é capacitar 100 produtores de conteúdos colaborativos nas cinco regiões do país.
A terceira capacitação acontece já com a nova versão do Radiotube que rompeu fronteiras e agora conta também com área reservada para inclusão de conteúdo em espanhol, unindo comunicadores de toda a América Latina. No Recife, em dois dias, o encontro, realizado em parceria com o Movimento Pró-Criança (MPC), vai não só discutir o papel do comunicador e as técnicas de produção, mas transformar os participantes numa equipe de produção integrada para a criação de materiais de rádio e de vídeo sobre os direitos da criança e do adolescente.
O Radiotube.org.br se transformou em referência para comunicadores de todo o país que, na prática, constituíram uma agência de notícias colaborativa, onde são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania. Para a oficina, as despesas com transporte, hospedagem e alimentação são financiadas pelo projeto, que tem patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras. O projeto conta com média de 40 mil acessos por mês, recebendo mais de três mil novos conteúdos mensalmente.
Serviço:
Oficina RADIOTUBE Região Nordeste – Rio de Janeiro – RJ
Local: Rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, Recife/PE (Movimento Pró-Criança)
Data: Dias 17 e 18 de julho de 2012
Horário: das 9 às 18h
Inscrições: radiotube@criarbrasil.org.br
Informações: Criar Brasil: (21) 2508-5204 André Lobão ou Filipe Cabral
Informações para a imprensa:
Hélio Araújo
Assessor de Imprensa
(21) 9946-2821.
Do:Dinheiro na conta.

Irmãos de 20 e 17 anos confessam estupro contra irmã de 11 anos.

Desconfiados, funcionários da escola acionaram o Conselho Tutelar, que levou o caso à polícia.

Dois irmãos foram detidos por suspeita de estuprar a própria irmã de apenas 11 anos de idade. O crime aconteceu na Paranatama. Os jovens de 17 e 20 anos foram denunciados pela direção da escola onde a vítima estuda.

Desconfiados, funcionários da unidade de ensino questionaram a criança, que admitiu que sofria abusos por parte dos dois irmãos.

Acionado pela escola, o Conselho Tutelar do município levou o caso à polícia. Nos depoimentos, os irmãos confessaram que praticavam a violência sexual contra a irmã quando os pais não estavam em casa. O irmão mais velho foi encaminhado à Cadeia Pública de Saloá e adolescente para a Funase de Garanhuns.
Do: Pernambuco.com.

HIV detectado em doze pessoas durante as festas juninas no Recife.


e57d8fbae0a5dd6822d3cc9ba136393c.jpg
O número de confirmações de HIV durante as festas juninas equivale a quase 1,3% dos testes realizados
Foto: Internet

Doze pessoas descobriram que têm o vírus HIV, da imunodeficiência humana, durante as festas juninas no Recife. Segundo a secretaria municipal de Saúde, que divulgou o balanço nesta terça-feira (3), 926 pessoas foram submetidas à coleta de uma amostra de sangue para o teste nos finais de semana de São João e São Pedro. Os exames foram realizados na Praça do Arsenal e no Sítio da Trindade, os dois mais importantes polos.

Dez dos pacientes infectados serão encaminhados à Policlínica Lessa de Andrade, localizada no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, onde fica o Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids. Os outros serão atendidos em Olinda, onde moram. Para preservar a privacidade, a identidade deles foi mantida em sigilo. Segundo o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife, Acioli Neto, a primeira fase do tratamento ao qual todos serão submetidos é realizar uma bateria de exames e a vacinação contra a Hepatite B.

ESPECIAL
» Filhos do laço


O vírus pode causar a Aids, uma doença que ataca o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável a várias outras infecções. Mas, de acordo com Acioli Neto, a presença do HIV não representa que a pessoa tem a Aids. "O teste não serve para detectar a doença, mas a presença do vírus", aponta. Mesmo sendo assintomática em muitos soropositivos, o HIV pode ser transmitido.

Há alguns tipos de exames, entre eles o teste rápido, usado na campanha. Uma gota de sangue é retirada da ponta do dedo e o resultado sai em poucos minutos. Se for positivo, é feita uma nova coleta como prova. "Posso dizer que tem 95% de confiança", garante o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife.

O exame deve ser feito, principalmente, quando há um dos comportamentos de risco: relações sexuais sem o uso do preservativo e contato com sangue contaminado, seja através do compartilhamento de agulhas e seringas ou de transfusão. No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, o teste deve acontecer um mês depois, já que é o tempo que o organismo leva para o produzir anticorpos suficientes para serem detectados.

Segundo Acioli Neto, o exame deve ser feito por homens e mulheres que tenham vida sexual ativa anualmente. "O intervalo fica a critério da pessoa, mas o que todos têm que saber é que o exame não é uma prova de sorte. Mesmo que o resultado seja negativo, se não mantiverem práticas seguras, devem parar de se expor", adverte.

 
O teste rápido coleta uma pequena amostra de sangue do dedo e o resultado sai em alguns minutos. A partir do final do mês, serão realizados também para detectar Sífilis e Hepatite B, na Policlínica Gouveia de Barros (Foto: JC Imagem)

A Secretaria Estadual de Saúde indica que o exame seja feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). No Recife, fica na Policlínica Gouveia de Barros, localizada no Pátio de Santa Cruz, Boa Vista, Centro.

Os outros municípios que têm CTA são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Camaragibe, Ipojuca e São Lourenço da Mata, no Grande Recife; Goiana, Vitória de Santo Antão, Itambé, Palmares e Timbaúba, na Zona da Mata; Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Belo Jardim e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste; além de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Ouricuri.

NÚMEROS
 – O número de confirmações de HIV durante as festas juninas equivale a quase 1,3% dos testes realizados. As estatísticas da Aids no Recife são feitas a cada dois anos. A última é de 2010, quando foram notificados 470 casos. O primeiro na capital pernambucana foi em 1984. Em 26 anos, mais de 6,6 mil pessoas foram detectadas com a doença.

Em Pernambuco, foram diagnosticados 16.976 casos de Aids de 1983 até o final de abril de 2012, segundo dados da secretaria estadual de Saúde, dos quais 11.174 são homens e 5.802, mulheres. Em 2011, foram registrados 1.090 novos casos, sendo 699 em homens e 391 em mulheres.

A Aids atinge mais pessoas do sexo masculino entre 25 e 49 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde. Mas a incidência da doença entre as mulheres vem aumento. Se era de 6 homens para uma mulher no final da década de 1980, vinte anos depois chega a 1,7 homens para uma mulher.

Entre 2000 e 2010, o número de casos de Aids no Nordeste subiu de 7,1 para 12,6 a cada 100 mil habitantes. Em todo o País, entre 1980 e junho de 2011, foram registrados 608.230 casos da doença.
Do: NE10.

Homicida foragido é encontrado em Goiana.

Em uma operação conjunta, policiais civis e militares da Equipe Malhas da Lei de Goiana, na Zona da Mata Norte, conseguiram prender um suspeito de homicídio que aparece no livro dos alvos mais procurados do estado feito pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). Ricardo José de Souza, de 30 anos, foi detido em Carpina nesta terça-feira (03), após dois meses de investigação. 

O suspeito estava foragido desde outubro do ano passado. Segundo a polícia, ele mudava constantemente de endereço para não levantar suspeitas. As informações da denúncia do Ministério Público apontam que ele e outro comparsa, que já está preso, bebiam num bar e após uma discussão com duas pessoas efetuaram vários disparos de arma de fogo. O crime ocorreu no dia 21 de outubro de 2011, em Carpina. José Joaquim da Silva Júnior não resistiu aos ferimentos e faleceu. Desde então, Ricardo José estava foragido. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Lagoa do Carro.

Do: Pernambuco.com.

Rapaz é morto com tiro na cabeça em Itapissuma.


Vítima estava em uma festa com várias pessoas, no centro do

 município, perto de onde morava, quando sujeito não

 identificado executou o disparo.


Na próxima quarta-feira (4), o jovem de 24 anos Lucas da Silva Nascimento, completaria os 25 se sua vida não tivesse sido tirada por volta da meia noite desta terça-feira (3).


A Força Tarefa Norte do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) registrou na tarde de segunda-feira (2) um homicídio no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Um rapaz estava em uma festa com várias pessoas quando um sujeito não identificado baleou a vítima, levando-a à morte.

Segundo informações da polícia, Alexandre Lucas da Silva Nascimento, que completaria 25 anos nesta terça (3), estava bebendo com amigos, no centro de Itapissuma, perto de onde morava. De repente, uma pessoa desconhecida se aproximou portando uma espingarda e executou um disparo na cabeça de Alexandre Lucas, perto do rosto. O rapaz morreu na hora, não chegando a ser socorrido.

Após a ação, o acusado correu e conseguiu fugir. Até agora, a polícia não tem informações sobre a autoria ou o motivo do crime. A família da vítima disse que também não tem ideia de quem possa ter cometido o crime. De acordo com os familiares, o rapaz era bem quisto na localidade, não tendo envolvimento com drogas, inimizade ou passagem pela polícia. 

O corpo de Alexandre Lucas foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), no Recife, após perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC).
Do: NE 10.

Polícia desarticula quadrilha de traficantes formada por adolescentes.

Jovens de 15 a 17 anos foram apreendidos na Rua Aracatu, no centro de Itapissuma com três revólveres e uma pistola.

A polícia desarticulou na noite de ontem uma quadrilha de traficantes formada por adolescentes. Os jovens, de 15 a 17 anos, foram apreendidos na Rua Aracatu, no centro de Itapissuma com três revólveres e uma pistola.

De acordo com os policiais, os adolescentes pertecem à comunidade Ferro Velho, em Itapissuma, que rivaliza com a comunidade do Sossego, ambas localizadas em Itapissuma, na Região Metropolitana Norte do Recife.

Os jovens disseram que eram o verdadeiro alvo de um assassinato cometido na madrugada de ontem. Alexandre Lucas da Silva Nascimento foi assassinado no dia em que faria 25 anos de idade. O crime aconteceu na Rua do Cravo, na comunidade do Sossego.
De acordo com a polícia, a vítima estaria bebendo em uma tenda quando foi baleado no rosto, na altura de um dos olhos. A perícia do Instituto de Criminalística (IC) identificou um tiro de espingarda calibre 12. O rapaz morreu na hora.
Do: Pernambuco.com.

Bombeiros localizam corpo de criança sumida em praia em Paulista.

Vítima é um menino de 8 anos que desapareceu no último sábado (7).
Local onde garoto tomava banho não tem posto de salvamento.

O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta segunda-feira (9) o corpo de uma criança que estava desaparecida desde o sábado (7), na Praia de Marinha Farinha, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A vítima é um menino de 8 anos - inicialmente, a informação da coorporação era de que se tratava de uma menina, de 9 anos.

O trabalho foi realizado por mergulhadores do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Pernambuco. O corpo foi localizado próximo ao Iate Clube de Maria Farinha. Não há sinais de mordidas de animais no cadáver.
A criança sumiu por volta das 16h do sábado, quando tomava banho com a família na área em que o mar se encontra com o Canal de Santa Cruz, nas proximidades do Hotel Amoaras Resort. Não há posto de salvamento no local, segundo os Bombeiros.

"A suspeita é de que a criança tenha ido tomar banho em algum lugar fundo ou pisou em algum buraco. Aquela área tem correnteza por causa do canal, mas não é considerada um local de risco. Por causa disso e por conta de não ter muitos banhistas naquela praia, não há posto dos Bombeiros", explicou o coronel Valdir Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

O coronel ainda orienta os banhistas. "Aquela área não tem um histórico de afogamento, mas é sempre preciso prestar atenção no local onde se toma banho, nunca entrar no mar sozinho e a água não deve passar da altura do umbigo", disse.

O Instituto de Medicina Legal (IML), bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi acionado para recolher o corpo.
Do: G1/PE.


Comerciante é assassinado dentro de bar em Paulista. Recife.

Sogro da vítima também foi atingido pelos tiros e está em hospital.
Polícia suspeita que motivação pode ter sido problema com agiotagem.

Um comerciante foi assassinado, na noite de quarta-feira (11), dentro de seu estabelecimento, um bar na Avenida Colibri, no bairro de Maranguape I, em Paulista, Região Metropolitana doRecife. De acordo com o delegado Josedite Ferreira, da Força-Tarefa Norte de Homicídios, a vítima, de 39 anos, estava acompanhada de seu sogro, de 59, quando um homem entrou com uma arma em punho e efetuou os disparos.

O suspeito teria atirado na nuca do comerciante, que faleceu na hora. Em seguida, atirou contra o sogro da vítima, que foi atingido nas costas e está internado no Hospital Miguel Arraes, também em Paulista. Ele passou por cirurgia e está se recuperando.

Ainda segundo o delegado, o suspeito entrou sozinho no local, já pronto para atirar. O primo da vítima ainda foi atrás do suspeito, mas ele atirou contra o rapaz e conseguiu fugir. Josedite Ferreira comentou também que, segundo a família da vítima, ele não teria inimigos. “Nos primeiros depoimentos que colhemos, surgiu um possível problema com agiotagem, o que pode ter levado ao crime, mas ainda estamos investigando. Devemos concluir o caso com os depoimentos que serão ouvidos esta semana”, informou.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, no centro do Recife. O caso continua sob investigação da Força-Tarefa Norte.
Do: G1/PE.

Nordeste terá 1ª indústria do Brasil de combustível feito com algas marinhas.


Usina em Pernambuco vai produzir e vender biodiesel e bioetanol de algas.
Projeto tem investimento de R$ 19 milhões e reduz emissão de CO2.

O estado de Pernambuco, no Nordeste, deve receber a partir do último trimestre de 2013 a primeira planta industrial de biocombustível produzido com algas marinhas, que promete contribuir na redução do envio de CO2 à atmosfera.
O projeto, uma parceria entre o grupo brasileiro JB, produtor de etanol no Nordeste, e a empresa See Algae Technology (SAT), da Áustria, contará com investimento de 8 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) para montar em Vitória de Santo Antão – a 53 km de Recife -- uma fazenda vertical de algas geneticamente modificadas e que vão crescer com a ajuda do sol e de emissões de dióxido de carbono (CO2).
Segunda a empresa, é a primeira vez no mundo que este tipo de combustível será fabricado e comercializado. Atualmente, a tecnologia só é desenvolvida para fins científicos. Laboratórios dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil já pesquisam a respeito.
O sistema de iluminação das Fazendas de Algas concentra a luz do sol e a transmite por fibras óticas até reatores fechados, onde as algas realizam a fotossíntese (Foto: Divulgação/See Algae Technology)
O sistema de iluminação da fazenda de alga
concentra a luz do sol e a transmite por fibras óticas
até reatores fechados, onde as algas realizam a
fotossíntese (Foto: Divulgação/See Algae Technology)

No caso da usina pernambucana, o biocombustível será produzido com a ajuda do carbono proveniente da produção de etanol, evitando que o gás poluente seja liberado na atmosfera e reduzindo os efeitos da mudança climática.
De acordo com Rafael Bianchini, diretor da SAT no Brasil, a unidade terá capacidade de produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel ou 2,2, milhões de litros de etanol ao ano a partir de um hectare de algas plantadas.
O produto resultante poderá substituir, por exemplo, o biodiesel de soja, dendê, palma ou outros itens que podem ser utilizados na indústria alimentícia aplicado no diesel -- atualmente 5% do combustível é biodiesel.
“É uma reciclagem [do CO2 emitido] e transformação em combustível. Um hectare de algas consome 5 mil toneladas de dióxido de carbono ao ano. O CO2, que é o vilão do clima, passa a ser matéria-prima valorizada”, explica Bianchini.
Mas como funciona?
Em vez de criações de algas expostas, a SAT planeja instalar módulos fechados com até cinco metros de altura que vão receber por meio de fibra óptica a luz do sol (capturada por placas solares instaladas no teto da usina). Além disso, há a injeção de CO2 resultante do processo de fabricação do etanol de cana.
De acordo com Carlos Beltrão, diretor-presidente do grupo JB, a previsão é que projeto comece a funcionar a partir de 2014 e seja replicado para outra unidade, instalada em Linhares, no Espírito Santo. “Hoje nossa missão é tentar trabalhar e chegar ao carbono zero. Nós produzimos CO2 suficiente para multiplicar esse investimento em dez vezes”, disse Beltrão.

O biocombustível de algas ainda precisa ser aprovado e validado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Bioquímicos de algas geneticamente modificadas ajudam a reduzir as emissões de carbono para a atmosfera (Foto: Divulgação/See Algae Technology)
Bioquímicos
Além dos combustíveis, outros produtos resultantes do processamento de algas marinhas geneticamente modificadas são os bioquímicos como o ácido graxo ômega 3, utilizados pela indústria alimentícia e de cosméticos
O ômega 3, que contribui para reduzir os níveis de colesterol no corpo humano e combate inflamações, é normalmente encontrado em óleos vegetais ou em peixes.
Com a extração desse ácido das algas processadas e comercialização com empresas brasileiras, Bianchini espera contribuir com a redução da pesca de espécies marinhas que já sofrem com o impacto das atividades predatórias. “Seria uma alternativa para reduzir a sobrepesca e também para não haver mais dependência somente do peixe”, disse.
Da: Revista toda Ilha.