domingo, 20 de janeiro de 2013

Projeto Celpe em Ação chega a Itamaracá, São Lourenço da Mata e Moreno.


 Projeto passará dois dias em cada cidade com palestras, negociação de débitos e filme.


 A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lança na terça-feira (22) o Projeto Celpe em Ação. Os primeiros municípios contemplados com a iniciativa serão Itamaracá, São Lourenço da Mata e Moreno, ambos na Região Metropolitana de Recife. O Projeto passará dois dias em cada cidade.
 Segundo a Companhia, a iniciativa tem como finalidade oferecer educação, cidadania e lazer à população por meio da visita das equipes da concessionária e a utilização do caminhão do Projeto Educação com Energia e das Agências Móveis.
 No primeiro dia, os moradores terão acesso a orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. Para isso, a concessionária adaptou um caminhão e transformou-o em uma sala climatizada, com recursos de vídeo, áudio e pequenas experiências.
 À noite, a unidade itinerante da Celpe se transformará em um cinema ao ar livre para a população local. O público que comparecer ao evento assistirá ao filme Gonzaga, de Pai para Filho, patrocinado pelo Grupo Neoenergia.
 No segundo dia, a Agência Móvel da concessionária ocupará o espaço do caminhão para oferecer todos os serviços comerciais de uma agência física normal, como inscrição na Tarifa Social, negociação de débito, atualização cadastral, emissão de segunda via, entre outros.
 Durante os dois dias, os clientes da concessionária que participarem das palestras, negociarem débitos, se cadastrarem na Tarifa Social, atualizarem o cadastro ou realizarem pagamento de faturas, receberão até quatro lâmpadas eficientes de forma gratuita.
 De acordo com a companhia, o Projeto Celpe em Ação percorrerá 20 municípios do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão até o dia 28 de fevereiro.
 Itamaracá – 22 e 23 de janeiro – Praça do Pilar, Centro;

 São Lourenço da Mata – 23 e 24 de janeiro – rua Pedro Correia de Araújo, s/n, Centro (próximo ao Pátio de Eventos);

 Moreno – 24 e 25 de janeiro – Praça da Bandeira, bairro Liberdade. 

Da: Folha Pe.

Governo proíbe captura e venda do caranguejo-uçá no Nordeste.


 O Ministério da Pesca e Aquicultura proibiu a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá no Pará e nos estados do Nordeste no período de “andada”. A regra foi publicada na edição da quinta-feira (10) do Diário Oficial da União.

 A “andada” ocorre quando os animais saem das tocas e andam pelo manguezal para se reproduzir. O caranguejo-uçá é um importante recurso pesqueiro na região Nordeste, que gera emprego e renda para milhares de famílias das zonas litorâneas.

 Segundo a instrução normativa, assinada também pelo Ministério do Meio Ambiente, as atividades ficam proibidas nas seguintes datas: de 12 a 17 de janeiro; de 28 de janeiro a 2 de fevereiro; de 11 a 16 de fevereiro; de 26 de fevereiro a 3 de março; de 12 a 17 de março e de 28 de março a 2 de abril.

 Pessoas e empresas envolvidas na atividade deverão entregar ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), até o último dia útil antes dos períodos de proibição, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes, preenchida conforme o anexo divulgado no Diário Oficial da União. 

Do: Fernando Melo.

Membro da Inferno Coral é assassinado na praia do Janga.


 Segundo testemunhas, a vítima vinha sofrendo

ameaças através das redes sociais.


 Um jovem que aparentava ter 17 anos foi morto a tiros na praia do Janga, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR) neste domingo (20) durante um luau. 
 Segundo informações de testemunhas, o rapaz foi atingido na cabeça após cinco disparos.
 Testemunhas disseram que a vítima, identificada como Danilo Albuquerque, fazia parte de uma torcida organizada e tinha se envolvido em uma briga. 
 Ele já havia sido anteriormente atingido por disparos na mão e no pé, mas conseguiu resistir. A vítima estava sendo ameaçada através das redes sociais.
Do: Leia Já.

Comércio nas calçadas de Paulista está proibido.


 Vendedores tiveram barracas retiradas pela 

prefeitura.


Barracas foram retiradas na noite do último sábado (19)


 Cerca de 45 barracas foram retiradas na noite do último sábado (19) das calçadas da cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os pontos comerciais que dificultavam a passagem de pedestres.
 Os comerciantes farão uma reunião na próxima terça-feira (22), às 15h, com alguns secretários da prefeitura. 
 Na ocasião serão apresentadas as propostas por parte dos vendedores para discutir soluções juntamente com a prefeitura, já que os comerciantes não poderão mais vender seus produtos nas vias de acesso público.
Do: Leia Já.

Jovem morre com tiro na cabeça após reagir a assalto em Jaboatão.


 Jovem morre com tiro na cabeça após reagir a assalto em Jaboatão.


 A polícia investiga a morte de um jovem de 18 anos ocorrida na madrugada neste domingo (20), no Centro de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia, ele teria levado um tiro na cabeça após reagir a um assalto, se negando a entregar um boné e um colar ao assaltante, que estava armado e efetuou o disparo.

 De acordo com a Força Tarefa Sul da Polícia Civil, o adolescente voltava de uma festa no Clube Jaboatonense com mais quatro amigos, por volta das 5h, quando foram abordados por outro grupo de nove jovens. As vítimas estavam esperando ônibus em uma parada próxima ao Hospital Memorial.

 Um homem armado anunciou o assalto e quis levar o boné e colar do jovem, que teria reagido. Segundo a polícia, o criminoso deu um tiro na cabeça do rapaz e fugiu em um ônibus. Outra parte do grupo fugiu a pé.

 Testemunhas disseram que duas unidades de saúde próximas ao local do crime afirmaram não ter médico plantonista e ambulância para realizar o socorro do jovem, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Do: G1/PE.

Irmãos adolescentes são detidos com 34 kg de maconha em Paulista.


 Uma diarista de 29 anos também foi presa, segundo a PF, comprando droga.

 Garota disse que ganhava R$ 3.000,00 por mês para guardar produto.

Segundo a PF, maconha teria vindo do Paraguai (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Segundo a PF, maconha teria vindo do Paraguai
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
 A Polícia Federal (PF) apresentou neste domingo (20), no Recife, três pessoas detidas por tráfico de drogas. Uma mulher de 29 anos que trabalha como diarista e dois irmãos, um rapaz de 15 anos e uma jovem de 17. 
 Um total de 34 quilos de maconha foram apreendidos. Segundo a PF, a mãe dos adolescentes e um terceiro irmão estão presos por tráfico de drogas e o pai, por assalto.
 Os adolescentes e a diarista moram em Pau Amarelo, Paulista, e foram detidos na última sexta-feira (18) por policiais federais que atuam na Delegacia de Repressão de Entorpecentes (DRE). Segundo a PF, investigações indicavam que a venda de drogas era comandada por um detento que cumpre pena no Presídio Aníbal Bruno, no Recife. Os adolescentes seriam responsáveis por repassar a droga.
 A diarista e a adolescente foram detidas quando iam para o local de armazenamento das drogas. Estariam negociando dez quilos de maconha. No local, foram encontrados vários tabletes de maconha prensada que teriam origem no Paraguai, totalizando 34 quilos. 
 Nas redondezas foi apreendido o irmão dela, que teria jogado no quintal da casa, por cima do muro, um tablete de maconha momentos antes. Em depoimento, a garota disse que ganhava R$ 3 mil por mês para guardar a droga. Além da droga também foi apreendida uma balança eletrônica e três aparelhos celulares.
 Os suspeitos foram levados para a Superintendência da Polícia Federal no cais do Apolo. Os dois adolescentes foram encaminhados para a Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) de Paulista. 
 Um inquérito policial foi instaurado e a droga, apreendida. A diarista foi autuada por tráfico e associação para o tráfico (artigo 33 e 35 da Lei 11.343/06). Caso seja condenada, poderá pegar vinte anos de reclusão.
  Ela foi levada à Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, onde fica à disposição da Justiça Estadual de Paulista.
DO: G1/PE.

Jovem é preso com 54 pedras de crack e 38 papelotes de maconha em Jardim Paulista.


 Outros dois traficantes fugiram do local ao avistar viaturas da PM.


 Três homens levantaram suspeitas de duas viaturas da Polícia Militar que realizavam uma ronda na tarde deste sábado (19) na Travessa São Sebastião, no bairro de Jardim Paulista, na cidade do Paulista.
Bruno Campos

Com o traficante, foram encontrados 38 papelotes de maconha e 54 pedras de crack

 De acordo com informações fornecidas pelos policiais do 17° Batalhão, já na Delegacia de Plantão do Paulista, os jovens portavam uma bolsa e levantaram suspeitas. 

 Aos PM's retornarem para realizar uma abordagem, dois deles teriam fugido, enquanto o terceiro, Edmílson Nascimento de Lima, de 19 anos, tentou disfarçar suspeitas aproximando-se de um morador, e assim fazer com que os policiais acreditassem que ele estivesse em sua companhia.


 O truque, entretanto, não deu certo e Edmílson foi levado pelos policiais ao local onde se encontrava a bolsa. Nela, os policiais descobriram 38 papelotes de maconha e 54 pedras de crack. 
 Sem mais alternativas, Edmílson confessou que estava traficando e foi conduzido em seguida para a Delegacia, no Centro do Paulista, de onde será conduzido para o Centro de Triagem COTEL, em Abreu e Lima, ainda na na noite deste sábado. Os outros dois traficantes permanecem foragidos.

Da: Flha Pe.

'Vovô dos cachorros' precisa de ajuda para cuidar de abrigo no Recife.


 Severino Chaves, 70 anos, acolhe dezenas de filhotes e cães abandonados.

Voluntárias criaram grupo na web para divulgar iniciativa e pedir doações.


 Nas ruas do Recife, há muitos cães abandonados esperando por um gesto de carinho. 
  Um gesto de solidariedade semelhante ao do funcionário público aposentado Severino Chaves, 70 anos. 
  Ele é conhecido no bairro onde mora, a Imbiribeira, na Zona Oeste da cidade, como “vovô dos cachorros” ou “encantador de cães”.

 É que Severino não resiste: se vê um animal precisando de cuidado, na rua, leva para um abrigo improvisado, criado por ele mesmo. 

 O dinheiro da aposentadoria não é muito, mas a dedicação não tem tamanho. O trabalho dele chamou atenção de um grupo de voluntárias. 
 Agora, eles trabalham juntos para salvar cães que estavam desnutridos, pedir doações e ajudar na adoção deles.

 Severino Chaves cuida quase de 70 cachorros que foram abandonados. Todo dia passeia com eles pelas ruas do bairro, cantando músicas e distribuindo sorrisos. “Eu até converso com os animais, eles entendem tudo”, brincou.

 Alguns filhotes ficam em uma espécie de abrigo provisório, uma cerca construída na rua com materiais velhos, jogados no lixo, como madeira, papelão e plástico. Se o dinheiro é pouco, não falta amor para proteger quem já sofreu maus tratos.

 Uma luta que emociona a voluntária Silvana Silva, empregada doméstica que mora perto de Severino. “Tem dois anos que estou aqui ajudando ele. Eu sofro por esses animais, às vezes choro porque fico sensibilizada.
  Eu queria que o pessoal não abandonasse nem maltratasse os bichos, tem uns que chegam em situação deplorável aqui, dói no coração”, falou.
 A protetora de animais Rafaela Leôncio conheceu Severino depois de adotar, sem saber, uma cadela que estava guardada na cerca.
  “Um menino pegou uma cadelinha daqui, disse que ia levar para casa, mas abandonou em frente a minha casa. Acolhi e quis saber de onde ela tinha vindo, foi quando descobri a história de seu Severino”, disse.
  Rafaela contou que foi a mãe dela quem teve ideia de criar um grupo na internet para ajudar os animais de Severino. 
  “Nós recebemos doações e doamos animais, apenas com um termo de adoção responsável, onde a gente visita os animais e fala sobre a importância da castração”, explicou.

  "A gente faz campanhas na internet, onde pedimos doações, fazemos rifas e apelos. Graças às pessoas solidárias, ganhamos leite, porque abandonam muitos filhotes aqui, por isso falamos muito da campanha da castração, do abandono, que é crime. 

 Também ganhamos medicações, castrações de graça em parceria de alguns veterinários”, complementou outra voluntária e protetora animal, Juliana Caramez.

 Perto do abrigo provisório onde os cachorros são abandonados, há também um terreno onde Severino cuida de outros animais. “Aqui, às vezes, vêm cachorras no cio, aí prendo separada dos machos, para não ter aquela ninhada. Alguns animais do CVA [Centro de Vigilância Animal] também ficam aqui por um tempo. [O lugar] é pequeno mas o coração é tão bom, que se torna grande”, falou.

 O grupo na rede social chama-se SOS Abrigo de Animais Seus Chaves. Outro meio de contato é por meio do número de telefone de Severino Chaves, o (81) 8443.6922. 

 “Ele canta para os animais, ele acalma de um filhote a um pitbull. Seu Severino é o encantador de cães”, disse Juliana Caramez.
Do:G1/PE.

Homem morre após colocar cabeça para fora da janela de ônibus no TI Joana Bezerra.


 Eudes José, estava em um coletivo que fazia a linha Jardim Brasil/Joana Bezerra.


Motorista responderá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar
 Um homem de 42 anos, identificado como Eudes José da Silva, estava em um ônibus que fazia a linha Jardim Brasil/Joana Bezerra (Caxangá), e, de acordo com testemunhas, trafegava com a cabeça para fora do coletivo.


 Ele acabou se chocando com a lateral de outro ônibus, que fazia a linha Rio Doce/Joana Bezerra (Borborema), que estava estacionado na faixa de desembarque do TI.
 O motorista, Sílvio César da Conceição, na Caxangá há dois anos, de acordo com o delegado da força-tarefa do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), José Paulo Clemente, responderá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Da: Folha PE.

Durante assalto a loja em Paulista, mulher é baleada no abdômen.


 Polícia diz que dois adolescentes anunciaram assalto e dono da loja reagiu.

 Mulher estava no estabelecimento e suspeitos teriam atirado nela.


 Uma mulher de vinte anos foi baleada durante uma tentativa de assalto a um armarinho no bairro de Maranguape II, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, na noite de sexta-feira (19). 

 Segundo a Polícia Civil, dois adolescentes anunciaram o assalto, mas o dono da loja reagiu e um deles atirou.

 A mulher estava dentro da loja e foi atingida no abdômen. Segundo informações do Hospital Miguel Arraes, também em Paulista, ela passou por uma cirurgia, se recupera na enfermaria e não corre risco de morrer.

 O delegado Eraldo Alves, da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), informou que um dos menores suspeitos do assalto foi detido e encaminhado para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Ele tem 13 anos.

Do: G1/PE.