Desse total, 1.920 contemplam interessados em
estudar nas escolas técnicas. Outras 260 são para
centros tecnológicos.
Inscrições, até dia 24, ocorrerão
só pela internet.
Foto: Tiago Calazans/Acervo JC Imagem
O governo estadual publicou, nesta terça-feira, o edital da seleção que vai disponibilizar mais de duas mil vagas para cursos técnicos oferecidos na Região Metropolitana e interior. Desse total, 1.920 oportunidades contemplam escolas técnicas de ensino médio. As outras 260 são para os centros tecnológicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 24, no site www.fadurpe.com.br/seep2013.
Os estudantes que não têm acesso à internet poderão efetuar as inscrições nas escolas técnicas estaduais e nos centros tecnológicos de educação, das 8h ao meio-dia ou das 13h às 17h, onde computadores estarão disponíveis. As provas serão realizadas no dia 10 de março.
Interpretação e tradução em libras, segurança do trabalho, saúde bucal, prótese dentária, análises clínicas, enfermagem, administração, logística, redes de computadores, comércio, informática, meio ambiente, agropecuária, vestuário e informática para a internet são os cursos oferecidos nas escolas técnicas, todos eles voltados para estudantes que já concluíram o ensino médio.
Comunicação visual, química, modelagem do vestuário, alimentos, desenho da construção civil, química e eletrotécnica serão oferecidos nos centros tecnológicos para candidatos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio. Alunos de escolas públicas concorrerão a 80% das vagas e 20% ficarão disponíveis para estudantes de instituições privadas. Os cursos duram entre um ano e seis meses e dois anos.
O processo seletivo será realizado pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional e os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa.
As inscrições custam R$ 20 e podem ser pagas em casas lotéricas ou agências bancárias até o dia 25. Beneficiários de programas sociais devem comprovar cadastro para garantir a isenção de pagamento da taxa. Já os cartões de inscrição estarão disponíveis no site a partir do dia 4.
Para o secretário-executivo de educação profissional, Paulo Dutra, os cursos representam oportunidades para jovens que querem garantir a sua inserção no mercado de trabalho.
“Em diversos cursos, os alunos têm a chance de passar por um estágio nos últimos períodos e, a partir daí, ingressar no mercado”, ressaltou.
“Em 2007, havia apenas cinco escolas técnicas em Pernambuco, hoje são 25. O Estado passa por uma transformação econômica grande e, para acompanhar, é necessário promover transformações sociais”, afirmou Dutra.
Do: JC Online.