quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Mulher é presa depois de se passar policial e tentar entrar armada no Aníbal Bruno.

Uma mulher foi presa na tarde desta quarta-feira depois de tentar entrar no Presídio Professor Aníbal Bruno com uma pistola 357, que é de uso exclusivo das Forças Armadas. Ela tentou se passar por policial militar durante a revista e informou que estava ali para visitar o filho de sua empregada doméstica que estaria na unidade prisional.

De acordo a Polícia Civil, ela tentou de todas as formas conseguir a autorização para entrar no presídio com a arma. Chegou, inclusive, a falar com o diretor do Aníbal Bruno, coronel Geraldo Severiano, para que liberasse a entrada dela com a pistola. Quando o coronel não autorizou, Mônica Maria Fraga, 26 anos, se negou a deixar a arma em uma sala enquanto fizesse a visita.
Diante disso, o coronel Severiano pediu o número de matrícula da supostal policial, mas como ela não soube dar as informações, a farsa montada por ela acabou vindo à tona. Mônica foi encaminhada para a Delegacia de Tejipió, onde foi autuada por porte de arma de uso restrito e usurpação da função pública.
Fonte:pernambuco.com.

Balanço do Disque Denúncia em PE aponta 4,5 mil presos, em 11 anos.

Neste mesmo período, 2,5 mil armas foram apreendidas.
Maior parte das denúncias são de porte ilegal de armas (24%).


  Em Pernambuco, o Disque Denúncia recebeu 360 mil ligações em 11 anos, prendeu 4.500 pessoas e apreendeu 2.500 armas. O Disque Denúncia é um serviço de combate ao crime, em operação em alguns estados no Brasil. O cidadão pode colaborar com informações que ajudem a diminuir o tráfico de drogas, na apreensão de armas e na prisão de foragidos da polícia.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (28), a coordenadora do serviço, Carmela Galindo, afirmou que não há como avaliar a veracidade da informação que chega ao banco de dados. “Ao fazer a denúncia, a pessoa recebe uma senha e pode acompanhar a investigação e depois a informação é repassada para a autoridade resolver o caso. Após o resultado de denúncia, ele volta para o denunciante e, só assim, é que pode se descobrir se a informação é verdadeira ou não, mas o importante é repassar toda e qualquer denúncia”, afirmou.

Ela apontou que os números são considerados altos e que o serviço recebe 200 ligações por dia, chegando a 37 mil no ano. “O nosso banco de denúncias é o maior do Norte e Nordeste e, com ele, já conseguimos retirar quase uma tonelada de drogas de circulação”.

Dentre os casos mais denunciados, estão o de porte ilegal de armas (24%), tráfico de drogas (20%), violência doméstica (12%) e poluição sonora (10%). Esta tem sido realizada em parceria com o Ministério Público estadual, com a campanha “Som sim, barulho não”, que também estimulou as denúncias. “Apesar do legislador tratar o problema como de menor potencial ofensivo, ela [poluição sonora] pode gerar um crime de proximidade, agressão ou homicídio”, disse.

Ela lembra que a denúncia de violência doméstica não precisa ser feita pela vítima. Qualquer pessoa que tiver conhecimento do fato pode ligar para o Dique Denúncia. Outro dado revelado pela coordenadora é que o trafico de drogas não acontece isoladamente. Geralmente, ele envolve outros crimes como porte ilegal de armas, grupos de extermínio, lavagem de dinheiro.

A partir de janeiro, o serviço funcionará 24 horas por dia. O Disque Denúncia Região Metropolitana e Zona da Mata Norte é o (81) 3241-9595 e o do Agreste e Zona da Mata Sul é o (81) 3719-4545. O Sertão não conta com o serviço.
Fonte: g1/pe.