segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Motorista capota na BR-101.

 Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Olinda.

 No final da tarde desta segunda-feira, o motorista de uma Hilux Toyota, de placa KMA-9536, cujo o nome não foi divulgado, capotou na BR-101 Norte, nas imediações do Hotel Bariloche, em Paratibe, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

 De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista teve escoriações pelo corpo e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda.

Do: Leia Já.
 

Mulheres dão voz à política.

 Elas são a maioria do eleitorado brasileiro que foi às urnas no domingo passado (51,9% dos votantes são mulheres) e a participação na vida pública vem aumentando a cada eleição. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil teve 356 candidatas a mais para prefeituras em relação ao pleito municipal passado, o que resultou em um aumento de 159 prefeitas eleitas em relação às eleições de 2008. Em Pernambuco, o número de prefeitas foi reduzido de 17 para 16, contudo a quantidade de vereadoras nos legislativos municipais passou de 202 para 259.

Peu Ricardo
Priscila Krause, Aline Mariano e Marília Arraes renovaram seus mandatos, por mais quatro anos, na Câmara de Vereadores do Recife.


  Das prefeitas eleitas, três conquistaram o direito de reeleição: Eugênia Araújo (PSD), de Betânia; Rorró Maniçoba (PSB), Floresta; e Cida (PSD), Solidão. O PSB foi a legenda que mais elegeu mulheres para prefeita, totalizando quatro, seguido do PTB e PSD, que elegeram três cada. Sendo que a sigla pessedista conseguiu eleger três das suas cinco canditatas. Na Câmara Municipal do Recife, a bancada feminina passará de quatro representantes para seis dos 39 vereadores. Marília Arraes (PSB), Priscila Krause (DEM) e Aline Mariano (PSDB) renovaram os seus mandatos, enquanto Isabella de Roldão (PDT), Missionária Michelle Collins (PP) e Irmã Aimeé (PSB) vão estrear no Legislativo a partir do próximo ano.

  Mesmo com o crescimento do público feminino na política, as mulheres não conseguiram ser a maioria em nenhuma casa legislativa do Estado. Mas, em alguns municípios, elas conquistaram uma representação equilibrada. Em Barra de Guabiraba, Joaquim Nabuco e Casinhas, por exemplo, as vereadoras conquistaram quatro das nove vagas. Outros casos fo­ram: Bom Conselho (quatro das 11 cadeiras); Bom Jardim (cinco das 13); Goiana (cinco das 15); e Camocim (cinco das 11). Em Olinda, a Câmara Municipal terá duas vereadoras: Mônica Ribeiro (PDT) e Graça Fonseca (PR), após quatro anos composta apenas de homens.

  Na contramão deste quadro de crescimento está o Legislativo de Petrolina. O município sertanejo elegeu em 2008 a maior bancada feminina da sua história, mas viu este ano o número de parlamentares mulheres ser reduzido para apenas duas. Já municípios como Araçoiaba, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá, localizados na Região Metropolitana, não conseguiram eleger nenhuma vereadora.

  O cientista político Hely Ferreira destaca que Pernambuco tem uma tradição de reconhecer mais cedo os direitos políticos das mulheres. “Existe uma  visão de sociedade de que os espaços deveriam ser ocupados apenas por homens e a politica é uma delas. Em Pernambuco, houve casos como a esposa de Duarte Coelho que assumiu a Capitania de Pernambuco por duas vezes. Na primeira Constituição republicana, foi discutida a possibilidade da mulher votar, sendo que com duas condições: que ela tivesse independência financeira e curso superior. Lógico que na época era muito difícil e eles acabaram retirando isso da pauta”, destacou.


Da: Folha Pe.
 

Em Itamaracá, Polícia prende suspeito de estupro.

 Atendente de Telemarketing foi abordada pelo suspeito em uma parada de ônibus.

 O percurso realizado diariamente por uma atendente de telemarketing foi interrompido no fim da madrugada de ontem, na Ilha de Itamaracá, localizada no Litoral Norte do Estado. 

 A mulher foi abordada por um homem e depois estuprada. Ela conseguiu fugir e chamou a atenção de vizinhos, que acionaram a Polícia Militar. Jean Carlos Júnior de Mendonça, de 27 anos, foi levado para a Delegacia de Itamaracá, mas negou a acusação. 

  Segundo ele contou em depoimento para a polícia, a mulher teria ido até a casa dele por espontânea vontade. A vítima, no entanto, além do trauma da violência, apresentava escoriações, especialmente no pé, devido a queda do 1º andar da residência onde o fato aconteceu.

  Por volta das 4h30, a mulher aguardava um ônibus para o Recife, onde trabalha, quando foi abordada por um homem. Segundo a vítima contou para a Polícia Civil, o suspeito estava com a mão por debaixo da blusa e afirmava estar armado. 

 O delegado titular de Itamaracá, Adelson Barbosa, contou que a vítima estava bastante abalada. “Ela afirmou que o suspeito disse para ela subir na moto dele. Ela teve os olhos vendados e só pode ver alguma coisa quando chegaram na casa dele”. A vítima foi levada para uma casa na rua Barcelos, localizada na comunidade do Pilar.

  Depois de ser violentada sexualmente, a mulher conseguiu escapar, pulando pela janela do 1º andar da casa em que eles estavam. “Os vizinhos viram e foram nos chamar. Quando chegamos, a vítima estava machucada e o suspeito trancado dentro da residência”, contou o cabo do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), Antônio de Pádua. 

 O policial contou ainda, que o suspeito apresentava sinais de embriaguez. A vítima foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, onde foram realizados todos os exames. 

 Ela também foi encaminhada para o Hospital Correia Picanço para serem concluídos os procedimentos médicos. Jean Carlos não quis falar com a Imprensa. Ele foi autuado em flagrante delito por estupro doloso e conduzido ao Centro de Triagem (Cotel) de Abreu e Lima.

Da: Folha PE. 
 

 Polícia começa a investigar explosão de cilindro em frente ao zoo do Recife.

 Perícias e depoimentos de testemunhas são fundamentais para inquérito.


 Três pessoas ficaram gravemente feridas, uma delas teve morte cerebral.


 
 A Delegacia da Macaxeira, no Recife, abriu um inquérito, nesta segunda-feira (15), para apurar a explosão de um cilindro de encher balões, que ocorreu em frente ao Horto Dois Irmãos, na Zona Norte da cidade, na última sexta-feira (12). Uma pessoa morreu no acidente.

  De acordo com o delegado Sérgio Nunes, o resultado de duas perícias é fundamental para o avanço da investigação, bem como o depoimento de algumas testemunhas. "Nós vamos arrolar testemunhas para saber quem era o responsável pelo cilindro, que devia estar adulterado. O recomendado é utilizar gás hélio, que é raro, caro, mas deve ter usado outro tipo de gás", disse.

  Sete pessoas ficaram feridas quando um cilindro usado para encher bolas explodiu na frente do Parque Dois Irmãos, no Dia das Crianças. Uma delas foi Luanderson José da Silva, de 19 anos, que era ajudante do dono do cilindro. Ele ficou internado no Hospital Getúlio Vargas por dois dias. Chegou sem as pernas, perdeu muito sangue, com um quadro de saúde extremamente grave.


  De acordo com o diretor do hospital, Roberto Cruz, os médicos chegaram a fazer duas cirurgias para salvar a vida do rapaz, mas, às 17h do domingo (14), constataram a morte cerebral. A família foi avisada e, às 20h15, o coração do jovem parou. Por conta disto, não houve doação de órgãos. "O intervalo entre a detecção da morte cerebral e o óbito clínico foi muito pequeno para haver a possibilidade de doação", explicou.

  A explosão também provocou a amputação das duas pernas de Marcelo de Paulo, de 42 anos, dono do cilindro. Ele continua internado no Hospital Getúlio Vargas, respirando sem a ajuda de aparelhos. A previsão é que a alta médica seja dada na terça-feira (16).

  O Instituto de Criminalística fez perícias no local do acidente, mas o gás que era utilizado para encher os balões ainda é desconhecido. Mas conhecidos do dono do cilindro disseram que os comerciantes usavam soda cáustica e limalha de alumínio para produzir o gás que enchia os balões. A mistura não produzia o gás hélio, que é seguro e normalmente é utilizado com esta finalidade, mas hidrogênio, um gás altamente inflamável.


  A terceira vítima grave do acidente está internada no Hospital da Restauração (HR), no Derby. De acordo com informações da unidade, o homem de 32 anos está na unidade de queimados, consciente e orientado. Ele teve queimaduras em 10% do corpo, em especial queimaduras profundas nas duas pernas, mas não corre risco de morrer e deve ficar internado durante essa semana devido aos cuidados necessários com os ferimentos.

Explosão:

 
  O cilindro utilizado para encher balões de gás explodiu, na tarde da última sexta-feira (12), próximo à entrada do Horto Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, onde funciona um zoológico. Sete pessoas ficaram feridas no acidente, três em estado mais grave, tendo duas sido socorridas para o Hospital Getúlio Vargas e uma, com queimaduras, para o Hospital da Restauração.


  De acordo com a Unidade de Pronto Atendimento do bairro da Caxangá, um jovem de 17 anos chegou ao local com queimaduras de primeiro grau por conta da explosão no horto. Ele foi medicado e liberado.

  Três crianças deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, mas passaram pouco tempo dentro da unidade. Elas receberam os primeiros atendimentos - apresentavam algumas escoriações. De acordo com a UPA, foi preciso retirar alguns estilhaços arremessados pela explosão e fazer curativos. Os responsáveis levaram os menores para hospitais particulares não informados.

  A administração do Parque Dois Irmãos enviou uma nota oficial na sexta, lamentando o acidente e esclarecendo que é proibida a entrada de visitantes com balões e bexigas no local, além da venda desses produtos dentro do zoológico. De acordo com os administradores, aos estourarem, os restos de balões podem chegar aos recintos dos animais e serem ingeridos por eles.


  A Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), responsável pela fiscalização e licenciamento dos comerciantes, divulgou uma nota no sábado (13)  informando que o comerciante envolvido no incidente não estava devidamente licenciado para atuar no local.

  O Instituto de Criminalística (IC) deve divulgar nos próximos dias o laudo da perícia, que vai apontar quais eram os materiais utilizados pelos comerciantes que podem ter causado a explosão.

Do: G1/PE.

 

Excesso de velocidade pode ser causa de acidente em Goiana.

 Tacógrafo marcava que veículo seguia a 80 km/h, 20 km a mais que o limite.


 Uma vítima ainda está internada no Hospital da Restauração, no Recife.

 
 A  Delegacia de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, abriu um inquérito para investigar a causa do acidente que matou cinco pessoas da mesma família, no último domingo (14). As vítimas estavam dentro de um ônibus que tombou na BR-101 Norte, na altura de Goiana, por volta das 5h. Existe a suspeita de que o motorista ultrapassou o limite de velocidade. A empresa Juca Tour, dona do ônibus, informou que não vai se pronunciar sobre o acidente.

  Os corpos das vítimas chegaram a ser levados para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, mas foram liberados para os parentes ainda na noite do domingo. Morreram Izabel dos Santos Conceição, 73 anos, os filhos dela Aída dos Santos Conceição, 43, e Magno Heider dos Santos Conceição, 59 anos, e também as netas de dona Izabel: Ana Aída Tomaz, 19, e Clara Beatriz dos Santos Gomes, sete anos.

  Alguns passageiros que tiveram ferimentos foram atendidos no Hospital Regional Belarmino Correia, em Goiana, no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e na UPA de Igarassu. Eles já receberam alta. A passageira Francisca Francinete, de 46 anos, foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece internada. O estado de saúde dela é estável, de acordo com os médicos do HR. Ela está com o rosto inchado e um dreno no tórax. Ainda não há previsão de alta.

Acidente:


 O ônibus tombou no quilômetro três da rodovia, por volta das 5h do domingo. Nele viajavam 50 romeiros católicos. O grupo vinha do município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, visitariam primeiro a Igreja de São Severino dos Ramos, em Paudalho, na Zona da Mata Norte, e depois o Santuário Mãe Rainha, no bairro de Ouro Preto, em Olinda.


  O acidente foi próximo à cidade de Goiana. O tacógrafo, aparelho que registra as variações de velocidade, marcava que o veículo seguia a 80 quilômetros por hora, 20 quilômetros a mais do que o permitido no local. De acordo com Polícia Rodoviária Federal, chovia muito quando ônibus perdeu o controle ao fazer uma curva e se chocou com uma estrutura de concreto, às margens da rodovia.

  A aposentada Sebastiana Muniz, que estava no ônibus no momento do acidente, contou que o motorista foi atencioso antes de deixar a cidade. "Antes de sair, o motorista se apresentou, pediu para todo mundo colocar o cinto de segurança", lembra a aposentada. A estudante Vanessa Katiucha tentou ajudar às vítimas. "Quando aconteceu, eu fiquei desesperada, só queria sair do ônibus, depois fui ajudar", diz.


Do: G1/PE.

Mulheres são mortas na frente de duas crianças em Paulista.


Imagem: TV Jornal
Duas mulheres foram mortas a golpes de faca dentro de uma casa em Maranguape 2, Paulista, Região Metropolitana do Recife, nesse domingo (14). As jovens Carusca Araújo da Silva, 22 anos, e Tatiane da Silva foram mortas na frente de duas crianças, uma de seis meses e outra de dois anos, filhas de Carusca.

O principal suspeito do homicidio é o ex-marido de Carusca, que estava desconfiado de um relacionamento homossexual entre as duas vítimas.

Da: TV Jornal.