sábado, 12 de setembro de 2015

Convênio para shows em Bezerros e Itamaracá é julgado regular pelo TCE.

Foto: reprodução Internet

Por Paulo Veras do Jornal do Commercio
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular com ressalvas uma tomada de contas especial para averiguar a realização ou não de shows fantasmas nas cidades de Bezerros, no Agreste, e Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), entre os dias 3 e 4 de julho de 2008.
O conselheiro João Campos, relator do processo, entendeu que não ficaram evidentes nos autos danos decorrentes de preços superfaturados ou a não realização dos eventos.
Os shows nos dois municípios são resultado de um convênio com o Ministério do Turismo da ordem de R$ 220 mil. Desse valor, R$ 200 mil foram financiados pela União, em uma parcela única. O restante do dinheiro era de contrapartida estadual.
A auditoria do TCE apontou irregularidades na dispensa de licitação para contratação das bandas e na não comprovação dos eventos. Segundo o Ministério do Turismo, apontado como responsável pela fiscalização, disse que as fotos apresentadas para comprovação das apresentações em Bezerros não identificam os eventos ou as cidades em que foram realizados. Para Itamaracá, foi entregue um documentário sobre o trabalho da cantora Lia.
O Ministério Público de Contas (MPCO) alerta ainda que a resposta da Polícia Militar à socilitação de informações sobre os dois eventos é de que não houve registro de atuação de policiais militares em shows nos dois municípios nos dias 3 e 4 de julho de 2008.
Para o conselheiro João Campos, que teve o voto seguido pelos colegas da Primeira Câmara do TCE, porém, não foi possível comprovar que os shows não aconteceram, o que o levou a considerar as contas regulares com ressalvas e propor medidas para que a Secretaria de Turismo melhore sua fiscalização.
“Mais uma vez, o que se constata é a falta de controles adequadros na Secretaria de Turismo, especialmente, com relação à fiscalização contratual”, escreveu o conselheiro-relator.
Do: Blog do Jamildo.

Praias impróprias.


PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO 


Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal, as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho.    

PERÍODO DE 11 A 17 DE SETEMBRO DE 2015

Em Goiana:
  • Praia de Carne de Vaca, em frente à Igreja Santana na Rua E. M. Lourenço Albuquerque.
  • Pontas de Pedra, na Praia do Meio, em frente aos chuveiros públicos.
Em Itamaracá:
  • Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros,
  • Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.
  • Praia do Forte, em frente ao Forte Orange.
Em Paulista:
  • Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo.
  • Praia do Janga, em frente à Rua Betânia.
Da: CPRH.

Poluição em Itapissuma.


A pesca artesanal é uma importante fonte de renda na economia da Cidade de Itapissuma, que garante a subsistência de milhares de famílias. Entretanto a ausência de saneamento básico tem ocasionado muitos problemas na saúde da população. Diariamente uma enorme quantidade de esgoto domiciliar é despejado sem tratamento, no canal de santa cruz, causando a contaminação de todo ecossistema da região. Em alguns anos toda a produção pesqueira poderá estar afetada pela poluição. A terra da calderada precisa por um fim a essa agressão ambiental. A sujeira da cidade não dever continuar sendo jogada na natureza. 


Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Primavera dos museus.


O Museu Histórico de Igarassu estará participando da 9ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), realizando uma palestra com estudantes do ensino médio, com o tema: (des)construindo as representações e esteriótipos sobre os índios do Nordeste.

Dia 25 de setembro de 2015 - inicio as 14h
Local: Centro de Artes de Igarassu
Palestrante: Carlos Fernando dos Santos Junior - Professor da Rede Pública de Pernambuco e sócio efetivo do Instituto Histórico de Igarassu. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE

Trânsito perigoso em Itamaracá


A volta do feriadão para quem foi a Itamaracá foi bastante perigoso, isso porque alguns motoristas apressados realizam manobras perigosas na PE-35. Essa rodovia deveria possui câmeras de monitoramento para registrar os flagrantes, como o do transporte alternativo e até mesmo o ônibus da Policia militar numa ultrapassagem perigosa. Precisamos de mais fiscalização nessa rodovia, por favor. 


Do: Fernando Melo - Igarassu / PE.

Cresce violência nas áreas litorâneas e veranistas ficam mais expostos.



Nas cidades litorâneas de Pernambuco, aumentou o número de crime contra o patrimônio
Foto: reprodução

Os dias de sol chegaram e, com isso, a movimentação nas casas de veraneio sofre um aumento considerável. No entanto os dias de lazer podem se transformar em momentos de terror, como o que aconteceu no último fim de semana com uma família na Praia de Serrambi, no município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Alvo de arrombamentos no inverno, por causa do pequeno fluxo, as casas de praia passam a ser locais propensos a assaltos.

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apontam que, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o número de crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) cresceu nas cidades litorâneas. É o caso de Ipojuca e Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, e Goiana, no Litoral Norte.


Em Ipojuca, onde ficam praias como Serrambi, Porto de Galinhas e Maracaípe, os CVPs - que englobam todo tipo de roubo (transeunte, veículos, residências etc) e extorsão mediante sequestro - passaram de 418 para 504. Já em Tamandaré, o crescimento foi de 98 para 112. Em Goiana, onde estão praias movimentadas como Pontas de Pedras e Carne de Vaca, o índice subiu de 323 para 380.

Itamaracá, no Litoral Norte do Estado, foi uma das poucas cidades onde o número de CVP nos primeiros meses do ano diminuiu, passando de 96 para 55 até agosto. Para o titular da Delegacia de Itamaracá, Evaristo Ferreira Neto, os criminosos evitam atacar pessoas e preferem o arrombamento de casas desocupadas, mas não descarta que esse tipo de crime possa sofrer aumento com a maior movimentação dos veranistas. 

"Na Ilha, é muito mais comum haver arrombamento das residências do que assalto, mas em outras cidades esse tipo de delito tem se tornado comum. É importante que todos estejam atentos para não dar chance a qualquer tipo de violência”, pontuou o delegado Evaristo Ferreira.
Proprietária de uma casa em Serrambi há 12 anos, Graça Figueira, 66 anos, diz que nunca foi vítima de assaltos ou teve seu imóvel invadido, mas relaciona isso ao fato de não dar “chance ao azar”. Para se proteger, ela colocou grades nas portas e janelas e paga um segurança particular por mês. “A única coisa importante que tem na minha casa sou eu. Uma televisão ou algum outro bem material não se compara às nossas vidas. Mas, mesmo assim, não fico à toa pelo terreno da casa, facilitando”.
Ainda segundo ela, outra tática para se proteger de possíveis atos de violência é não ir sozinha para a casa de praia. “Nunca aconteceu nada de mau no condomínio onde tenho casa e espero que continue assim, mas sei que já houve casos nas redondezas. A verdade é que nunca estamos totalmente seguros.”

Do: NE 10.

Bichos: Perigo voador.

Pesquisa: avanço do Aedes aegypti ameaça pets com verme do coração.

O mosquito causador da dengue, zika e chikungunya não tem se revelado apenas um perigo para os humanos. Uma pesquisa realizada por um pool de especialistas na área de veterinária e zootecnia e pelo laboratório Zoetis mostrou que, só nas regiões litorâneas da Bahia, cerca de 20% dos cães são vítimas de uma doença parasitária provocada pela picada desses mosquitos que infectam o animal com a dirofilariose, conhecida como verme do coração (Dirofilaria immitis) que se alojam no coração e nas artérias pulmonares dos cães e gatos.

Ilustração: Correio Gráficos
De acordo com a pesquisadora Norma Labarthe, da Fundação Oswaldo Cruz e uma das responsáveis pelo estudo, em Salvador, o número de animais atingidos passou de 5% para 20%. “Esse tipo de parasitose era muito comum até o início de 2000 e depois desapareceu a ponto de registrarmos apenas 2% de casos, no entanto, o avanço dos mosquitos Culex e Aedes terminou propiciando um crescimento nos casos da doença em cães”, diz.
Os exames que identificaram casos de dirofilariose também foram feitos em outras áreas litorâneas do país como Florinópolis, Recife, Itamaracá,Guarapari, Cabo Frio, Rio de Janeiro, entre outros, e os resultados foram alarmantes. “Só em Búzio, litoral fluminense, a incidência da parasitose estava em 60% dos animais”, esclarece a pesquisadora.
Para a veterinária, os resultados do estudo servem como alerta importante não apenas para os profissionais de saúde, mas para os guardadores de cães. “Infelizmente, não há tratamento contra a dirofilariose e a saída para evitar a contaminação reside na prevenção”, esclarece. Norma Labarthe faz questão de ressaltar que, no início, a doença é silenciosa, mas que, aos poucos, o animal vai ficando menos ativo, perdendo peso, apresenta quadros de tosse e falta de ar, ampliando a insuficiência cardíaca. “Tem gente que chega a pensar que o cão está apenas envelhecendo e esquece de verificar a verme do coração”, pontua.
O veterinário e gerente técnico da unidade de animais de companhia da Zoetis, Alexandre Merlo, lembra que o diagnóstico do verme do coração deve ser feito por meio de um exame de sangue. “O teste é simples, mas o controle da doença é complicado, porque exige a contenção do vetor, que é o mosquito”, esclarece, destacando que a parasitose não é transmitida por lambedura ou fezes, apenas pela mordedura do mosquito.
Além dos cuidados que já são adotados para combater o inseto, que também infecta humanos com viroses, o veterinário chama atenção para um lançamento da Zoetis: o antiparasitário Revolution, que pode ser usado em animais a partir de seis semanas de idade. “Além de combater a dirofilariose, Revolution também age contra vermes intestinais, sarna de ouvido, sarna sarcóptica, piolhos, pulgas e carrapatos”, diz. O veterinário explica que a medicação age com uma aplicação mensal sobre a pele do pescoço. O produto é absorvido cerca de duas horas após o uso e, logo após a secagem do produto, o animal já pode voltar ao convívio familiar. “O Revolution é um medicamento e não um inseticida”, faz questão frisar, ressaltando que o produto pode ser usado após o banho.
Melhores amigos - Buko: o sedutor traquina

Buko exige atenção total da ‘mãe’ humana, que se declara apaixonada (Foto: Arquivo pessoal)











Esse enigmático felino de olhos azuis se chama Buko, uma homenagem ao escritor Charles Bukowski, uma vez que, segundo a guardadora do felino, ele também é bem safado. Com cinco meses, ele chegou à casa de Francis de Oliveira há dois meses, depois que um amigo ofereceu a companhia, que havia sido encontrado na rua. “Estava sujinho, com carrapatos, feridinhas e pulgas, o que deu a entender que não estava perdido e sim abandonado”, conta, destacando que quando viu as fotos do filhotinho com cara de medo e aqueles olhinhos azuis pedindo carinho não pensou duas vezes. “Fiquei com medo de perder a chance, mas fui busca-lo assim que pude e a partir daí minha vida mudou”, conta. O pequeno é ávido, esperto, mas também é dócil, amável e adora um colo. O peludinho adora rasgar papéis e mexer em plásticos.
NOTAS
Competição de groomers
No próximo dia 13, Salvador sediará o 1º Campeonato de Tosa LCB Estética Pet. O evento  será realizado no Shopping Paralela  e contará com a participação do juíz Sérgio Villasanti.Serão dez tosadores (groomers) que trabalharão sobre diversas raças de cães. Os melhores participam da etapa final em São Paulo e o ganhador irá para Milão, na Itália. O regulamento está disponível no site do LCB Estética Pet.O objetivo da competição é estimular os profissionais da área para mostrarem a arte.
Cartilha pró Pets
Para orientar quem já tem ou pretende ter um animal de estimação, a Proteste Associação de Consumidores está lançando a Cartilha do Pet. O lançamento alerta que, antes de se levar para casa um animal, é fundamental conhecer e saber que os cuidados duram toda uma vida. Acesse o site em smartphones e confira informações exclusivas sobre Direito do Consumidor:www.proteste.org.br/institucional.
Boa para cachorros
O Brasil já conta com a primeira cervejaria criada exclusivamente para animais de estimação: a Dog Beer. Até então, a cerveja para pet era produzida pelo Senai em uma cervejaria artesanal humana adaptada.A nova estrutura possui uma capacidade produtiva de 7 mil garrafas ao dia e 100% da produção do petisco líquido - que não leva álcool e gás carbônico, substâncias que trazem danos à saúde dos animais. A Dog Beer está disponível em unidades de 355 ml e o preço médio do produto é de R$ 9,99.

Do Jornal Correio.

Moradores de Itamaracá protestam contra interrupção das obras no Forte Orange.


Do: G1/PE.

Em Itamaracá, praias e parque no centro são as atrações do feriado.


Do: G1/PE.