Dedicada ao público feminino, a 20ª edição da Ação Global reuniu uma multidão no Centro Histórico de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, durante este sábado (18).
O projeto é uma pareceria entre a Rede Globo e o Sesi. Foram feitos 42 mil atendimentos, 16% a mais do que no ano passado. A Defensoria Pública da União deu orientação jurídica e esclareceu sobre direitos. Pelo menos 12 mil pessoas passaram pelos vários estandes durante o sábado.
Neste ano, a Ação Global Mulheres luta para fortalecer a consciência sobre os direitos da mulher, além de disponibilizar informações sobre aleitamento materno e exames preventivos. Aproximadamente 900 voluntários se dividiram, para oferecer 80 serviços.
Logo na entrada, cem clientes da tarifa social da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) trocaram a geladeira antiga por uma nova, para reduzir o consumo de energia. Muita gente aproveitou o mutirão para tirar documentos.
É o caso da dona de casa Severina Josefa, que tirou a segunda via da certidão de nascimento. “De graça, está tudo ótimo”, comemora a dona de casa.
O evento proporcionou também a oportunidade para fazer um check-up e ver como anda a pressão, aferir a glicose, saber se está no peso correto, ouvir dicas de saúde e nutrição. A dona de casa Ana Braga guardou bem os conselhos.
“Vou mesmo ter que fazer dieta, é a saúde da gente”, afirmou.Pela primeira vez, o evento contou com um espaço voltando só para o público feminino, com apresentação de maquiagens e dicas de combate à violência doméstica, além de informações sobre a saúde da mulher.
“Eu vim tirar a carteira de identidade e aproveitei para dar um grau no visual também”, conta a dona de casa Ângela Lúcia. Já a autônoma Maria da Conceição Silva aproveitou a massagem.
O sábado foi um dia diferente também para a criançada, que teve o ‘Escovódromo’ para incentivar a higiene bucal, oficina de desenho, pintura, atividades esportivas, brincadeiras e música com os adolescentes do pró-jovem.
Como é tradição, uma atriz do elenco da Rede Globo participou do projeto, que aconteceu neste sábado em 27 cidades brasileiras. Em Igarassu foi Luana Martau. A atriz esteve em 'Avenida Brasil', atua em 'Louco por Elas' e vai estar na próxima novela das seis.
“É um evento que aproxima a população dos direitos básicos do cidadão, que muitas vezes não exerce esses direitos por causa da burocracia ou porque não tem noção dos direitos que tem”, acredita Luana.
Do: G1/PE.